As Top Marcas de Carteiras de Luxo!
Carteiras são acessórios indispensáveis na vida de qualquer pessoa, seja homem ou mulher. Elas estão presentes desde a antiguidade, claro, não da maneira como conhecemos, eram mais parecidos com saquinhos de tecidos para guardar moedas.
Foi apenas no século XVII que elas começaram a se parecer como nós a conhecemos atualmente. Esta mudança se deu por causa do surgimento de notas no continente europeu, fazendo assim a necessidade de se adaptar a nova realidade.
Atualmente, existem diversas marcas de luxo que possuem modelos de carteira que são sofisticados, elegantes e muito cobiçadas, como Louis Vuitton, Chanel e Gucci. Que podem ser dos modelos mais discretos e minimalistas, até os mais divertidos e um pouco mais extravagantes.
Confiram as top marcas de carteira de luxo que valem o investimento!
Louis Vuitton
A Louis Vuitton foi fundada em 1854 por Louis Vuitton em Paris, França.
Nascido em 4 de Agosto de 1821 em uma pequena aldeia na região de Jura, localizada perto da fronteira da França com a Suiça, o jovem Vuitton veio de uma família humilde de moleiros e carpinteiros. Aos 16 anos, no entanto, decidiu percorrer a pé a distância de 400km até Paris com a intenção de aprender, em apenas dois anos, a trabalhar com madeira.
Após algum tempo depois de chegar à cidade, foi contratado por Monsieur Maréchal (um fabricante de baús de viagem que tinha como clientela a alta sociedade parisiense) como aprendiz. Sempre muito dedicado e trabalhador, Louis tentou ao máximo criar algo que fosse diferente, útil, prático e bonito para se diferenciar dos produtos já oferecidos, algo pioneiro para época.
Sua vida mudou quando, em 1851, começou ser levado ao Palais des Tuilleries para embalar as bagagens da Imperatiz Eugênia todas as vezes que o Imperador Napoleão III viajava. Três anos mais tarde, abriu sua primeira oficina própria, a Maison Louis Vuitton Malletier, localizada no número 4 da Rue Neuve dês Capucines, perto da icônica Praça Vendôme.
Como tinha o anseio e talento para inovação, não foi surpresa para a sociedade quando Louis Vuitton apresentou materiais e peças inovadoras em sua marca, como, por exemplo, um tecido que fosse altamente resistente e revestido (uma lona encerada impermeável, surgindo assim o conceito de “malas a prova d’água”) para ser o substituto do couro.
Na próximas décadas e século, a empresa não parou de crescer e abrangeu os produtos oferecidos pela marca, que vão desde chaveiros, bolsas (que são um dos maiores sucessos de venda), acessórios para casa e até mesmo livros. As carteiras são acessórios muito procurados. Com diferentes designs, elas são, em sua maioria, confeccionadas no característico canvas e possuem sempre elementos referentes à Louis Vuitton, podendo ser a estampa de monograma (no clássico ou damier) ou a icônica flor de lis.
Prada
A marca Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre).
Os irmãos abriram sua primeira loja na prestigiada Galleria Vittorio Emanuele II em 1913, onde vendiam e produziam acessórios de luxo exclusivos, como malas de viagem, bolsas e acessórios em couros exóticos, como couro de leão marinho, que era importado da Inglaterra.
A marca ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da aristocracia italiana. Além de ser apontada como fornecedora oficial da Família Real Italiana.
Em 1978, Miuccia Prada, neta de um dos fundadores, assumiu o comando da empresa junto com seu futuro marido, Patrizio Bertelli, em um momento em que o status da mesma já não era o mesmo.
Miuccia e Patrizio então introduziram produtos inovadores e contemporâneos, o que fez com que a Prada voltasse a ter o reconhecimento que sempre teve: produtos de alta qualidade, elegantes, sofisticados e luxuosos.
As carteiras e acessórios da marca seguem estas qualidades que a Padra é conhecida, com designs refinados, discretos e muito glamurosos. Com diferentes modelos que atendem as mais diversas necessidades de seus clientes e são, sua maioria, confeccionados em couro saffiano, a marca registrada da maison itaiana.
Gucci
A marca Gucci foi fundada pelo italiano Guccio Gucci na cidade de Florença em 1921.
Guccio trabalhou como Maitrê no famoso hotel Savoy, em Londres, ainda na virada do século 19. No ano de 1921, de volta à Florença abriu sua primeira loja, utilizando todas as economias que conseguira guardar enquanto trabalhava em Londres.
Começou a vender acessórios de viagens (malas e valises de alto padrão), sempre feitos em couro de alta qualidade que vinham da região de Toscana, confeccionados pelos melhores artesãos da cidade.
A marca ganhou rápida notoriedade na alta sociedade de Florença e se tornou um grande fenômeno e sucesso. Ainda hoje se mantém como referência em bolsas, artigos de viagem, roupas e acessórios de luxo. Seus produtos são objeto de desejo e cobiça para muitos.
As carteiras e outros acessórios da marcas começaram a ser produzidos em 1938, após Aldo, filho de Guccio, o convencer a abrir uma nova loja em Roma. As carteiras da marca são confeccionadas em couro e muitas vezes possuem o monograma da marca estampados nela. Também podem conter um detalhe característico da maison italiana, que é o detalhe em bambu.
Chanel
A maison Chanel foi fundada por Gabrielle Bonheur Chanel em 1910.
Antes de abrir sua primeira loja, Gabrielle trabalhou como balconista em uma loja de tecidos (onde aprendeu a profissão de costureira e manejar a agulha com perfeição) e no Café Beuglant de la Rotonde.
Com grande ambição de crescer na vida, Chanel começou a se envolver com homens ricos que podiam lhe ajudar. Seu envolvimento com o oficial da cavalaria Etienne Balsan a levou à Paris e a inseriu na alta sociedade da capital francesa. Com a ajuda do cobiçado playboy inglês Arthur Capel, conseguiu abrir sua primeira loja em 1910.
O caminho para o sucesso não foi fácil. Chanel teve de enfrentar a sociedade machista do século XX, e uma mentalidade onde as mulheres não tinham muito espaço na sociedade.
Com seus modelos de roupas esportivas femininas como blusas com golas rolês, inspiradas nas roupas dos marinheiros, feitas de malha e tricô e roupas simples, práticas e ao mesmo tempo elegantes, a Chanel se tornou uma das marcas mais famosas do mundo.
Além de suas roupas que foram revolucionárias para a época, a Chanel ficou conhecida por suas icônicas bolsas, como a double flap e a boy. Suas carteiras, por consequência, também são acessórios de muito sucesso na marca. Seus modelos são elegantes e sofisticados e muitas vezes possuem textura matelassê, que se tornou característico da maison.
Burberry
A Burberry foi fundada em 1856 por Thomas Burberry em Basingstoke, Inglaterra.
Aos 21 anos de idade, Thomas abriu uma pequena loja especializada em roupas para atividades esportivas, como a caça e a pesca. Aprendiz de tecelão, preocupava-se muito com a qualidade de seus produtos e, com menos de 20 anos de história, se tornou muito popular entre os ingleses. Sua loja se tornou um grande empório, onde tinha uma clientela sofisticada e rica.
Sua grande inovação se deu na criação do gabardine, tecido impermeável, respirável e extremamente resistente para dias de chuva. O tecido virou matéria-prima de guarda-chuvas e indumentária para facilitar a vida de exploradores e esportistas e logo caiu no gosto de todos os clientes da Burberry.
Em 1891, sob o nome de Thomas Burberry & Sons, a marca abriu sua nova loja na região de West End, em Londres. No ano de 1895, Thomas foi “convocado” pelo exército britânico para desenvolver um casaco para os oficiais, que seria o antecessor do trench coat. Era o surgimento da famosa capa de chuva, adaptada ao estilo militar.
Ao longo dos anos, a Burberry não parou de crescer e introduziu inúmeros itens que viraram clássicos e referência, como trench coat e seu famoso xadrez. As carteiras também são acessórios muito procurados na marca, principalmente os modelos com a estampa característica da marca britânica.
Kate Spade
A Kate Spade foi fundada em Janeiro de 1993 por Katherine Noel Brosnahan e Andy Spade.Em seu começo, a marca produzia bolsas em design prático, com características retrô e em 6 modelos diferentes. As bolsas, mesmo práticas, sempre eram cheias de personalidade, combinando estampas diversas e elaboradas com cores vibrantes. Entretanto, nos três primeiros anos, a marca não gerou lucro algum.
O ano de 1996 foi um ano crucial na história da marca. Kate ganhou o prêmio de melhor Novo Talento de Acessórios pela CFDA (Conselho dos Estilistas Norte-Americanos). No mesmo ano, o casal decidiu abrir sua primeira loja física, localizada em um dos bairros mais modernos de Nova York, o Soho, e Andy decidiu deixar seu trabalho na área de publicidade e se dedicar totalmente a marca.
A marca então começou a ir para frente e ganhar enorme notoriedade, aparecendo nas páginas de revistas de moda, como a Vogue, e se tornou rapidamente a queridinha de celebridades, como Julia Roberts e Gwyneth Paltrow.
Com as vendas e a procura aumentando, a marca decidiu expandir sua linha de acessórios, começando a produzir carteiras, cintos e agendas.
Com o crescimento da empresa, seus principais valores de design foram reforçados por meio do logotipo icônico de naipe de espada e elementos gráficos modernos, o que se tornou a marca registrada da Kate Spade ao redor do mundo. Em 1998, Kate foi premiada, mais uma vez, pelo CFDA, desta vez como Melhor Designer de Acessórios.
Suas carteiras possuem designs práticos, estilosos e sofisticados, mas sem deixar de serem divertidos e lúdicos. Podem ser estampadas com coloridas e modernas, mas também podem ser mais discretas e minimalistas.
Qual a sua marca favorita? Qual combina mais com seu estilo? Nos conte nos comentários!