capa do post sobre parcerias-louis-vuitton
|

As Parcerias Louis Vuitton ao longo dos anos!

A parceria entre marcas, sejam de luxo ou não, de diferentes setores não é algo incomum e se tornou muito frequente, principalmente nos últimos anos anos. Uma das grifes que é muito conhecida por fazer colaborações é a Louis Vuitton.

Ao longo dos anos, a maison francesa fez inúmeras parcerias que foram sucesso de vendas e entre os fashonistas, por exemplos a com a Supreme, Stephen Sprouse, Takashi Murakami e Yayoi Kusama.

Confiram abaixo as principais parcerias da Louis Vuitton  ao longo dos anos:

Louis Vuitton x Nike

A parceria entre a Nike a Louis Vuitton é uma das mais recentes da maison francesa e também a última elaborada por Virgil Abloh, que foi diretor criativo da linha masculina da LV, antes de seu falecimento.

A colaboração entre ambas as marcas foi revelada durante o desfile masculino de Primavera/Verão 2022 da Louis Vuitton que aconteceu no dia 24 de Junho de 2021. A coleção contou com 21 modelos diferentes e exclusivos, tendo todos eles sendo apresentados na passarela. O clássico símbolo da Nike (conhecido como swoosh) e também o resto do tênis apareceu com o icônico monograma da maison francesa em cores fortes como verde, branco, azul metálico, amarelo limão, vermelho e até estampa Damier faz uma aparição.

Nas notas sobre coleção que foi divulgada no desfile e onde Virgil define os principais conceitos, definições e inspirações, o Air Force 1 foi definido como “um dos sapatos de maior sucesso que já foram criados”. Mas, o designer está mais interessado na versão do Air Force 1 que aparece na capa do single de Rob Base e do DJ E-Z Rock de 1988 — um que foi customizado para que o swoosh da Nike fosse coberto com o monograma da Louis Vuitton.

Ai Force 1 da parceria Nike x Louis Vuitton. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @dlouisv.co).
Ai Force 1 da parceria Nike x Louis Vuitton. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @dlouisv.co).

Louis Vuitton x Supreme

Esta talvez seja uma das parcerias de maior sucesso e comentadas da Louis Vuitton! Apresentada oficialmente em 2017 durante a coleção de Outono/Inverno 2018 masculina, a collab entre as duas marcas foi uma grande surpresa, já que a grife francesa havia processado a Supreme nos anos 2000 por estar usando, sem autorização, o famoso monograma da maison.

Ao todo, 55 peças compuseram a coleção. Entre elas, estão: jaquetas, bandanas, jeans, pochetes vermelhas, camisas de beisebol, casacos oversized, sneakers, suéteres, calças largas, cintos e camisetas tipo pijama. Entre as estampas utilizadas, destacam-se a militar com tecido denim (tecido de algodão resistente), e o vermelho predominou nas peças da coleção, cor associada à Supreme.

Um detalhe que chamo atenção nos artigos da collab foram as logomarcas da Supreme e da Louis Vuitton que ganharam destaque e apareceram em peso. Algo que já acontece nas coleções tradicionais de ambas as marcas.

A colaboração entre as duas grifes foi vendida exclusivamente em pop-ups especiais localizadas em cidades seletas: Sydney, Tóquio, Paris, Londres, Miami, Los Angeles e Seul.

Peça da collab Louis Vuitton x Supreme. Clique na imagem e confira mais peças da marca! (Fotos: Reprodução/Instagram @louisvuitton)
Peça da collab Louis Vuitton x Supreme. Clique na imagem e confira mais peças da marca! (Fotos: Reprodução/Instagram @louisvuitton)

Louis Vuitton x NBA

Anunciada na segunda semana de Outubro de 2020, a parceria entre a Louis Vuitton e a NBA (National Basketball Association) é inédita e foi concebida pelo então diretor criativo da linha masculina da marca, Virgil Abloh. A coleção cápsula masculina faz parte de uma parceria de três anos entre a maison francesa e a NBA (que teve o time Los Angeles Lakers coroado como campeão da temporada 2020 em que foi divulgada).

O início das vendas foi no dia 20 de Novembro do mesmo ano e contou com peças para um guarda roupa completo que foi dividido em três divisões: Viagens e Trânsitos (com peças mais casuais e despojadas), Chegadas de Jogos (peças como jaquetas de couro com capuz, calças jeans como monograma e camisetas) e Conferências de Imprensa (com peças formais, como peças em alfaiataria e camisas), cada uma delas possuindo artigos de vestuário, calçados e acessórios que foram produzidos em um número limitado.

Peças da collab da Louis Vuitton x NBA. Clique na imagem e confira mais peças da marca! (Fotos: Reprodução/Instagram @lvj12)
Peças da collab da Louis Vuitton x NBA. Clique na imagem e confira mais peças da marca! (Fotos: Reprodução/Instagram @lvj12)

Louis Vuitton x Jeff Koons

A colaboração entre a Louis Vuitton e o artista Jeff Koons deu o que falar quando foi lançada em 2017 e se tornou uma das mais emblemáticas da história da maison francesa. Até a data de lançamento da mesma,  possuiu o recorde de preço mais alto pago por uma obra de um artista ainda vivo. Koons criou uma uma série de bolsas e acessórios que foi lançada em 28 de Abril do mesmo ano.

O artista brincou com  sua própria série “Gazing Ball” – onde colocou esferas azuis metálicas em reproduções de cinco pinturas dos grandes mestres como “A Mona Lisa” de Da Vinci; “A caça do tigre” de Rubens; “Jovem com cachorro” de Fragonard; “Campo de Trigo com Ciprestes” de Van Gogh e “Marte, vênus e Cupido” de Tiziano – para desenvolver uma série de bolsas, como a Speedy, Keepall e Neverfull. Cada bolsa ostenta na parte exterior o nome do artista original feito de metal. Os cinco museus que possuem essas obras de arte, incluindo o Louvre, receberam royalties para vendas, que esperavam também que as bolsas animassem os millennials a realmente visitar um museu de arte clássico.

Todos os exemplares da collab Koons/Vuitton também continham uma etiqueta em forma de coelho inflável – um símbolo do trabalho de Koons ao longo dos seus 40 anos de carreira, além das biografias de cada mestre no interior de cada modelo.

Bolsas da collab da Louis Vuitton x Jeff Koons. Clique na imagem e confira mais peças da marca! (Fotos: Reprodução/Instagram @louisvuitton)
Bolsas da collab da Louis Vuitton x Jeff Koons. Clique na imagem e confira mais peças da marca! (Fotos: Reprodução/Instagram @louisvuitton)

Louis Vuitton x Takashi Murakami

Talvez uma das parcerias de maior sucesso e mais duradouras da Louis Vuitton, a collab com o artista japonês Takashi Murakami começou em 2003 e durou 12 anos.  A colaboração teve início com desenhos de arte pop japonesa que estamparam carteiras e bolsas da marca francesa.

Posteriormente, veio o grande sucesso: uma brincadeira com a logomarca LV, criando uma versão colorida e divertida da mesma, batizada de Multicolore, que estampou diversos produtos da maison francesa, virando uma febre entre as fashionistas e algumas das peças mais cobiçadas até hoje.  Ele foi celebrado e também criticado por romper a barreira entre arte e consumo, com um trabalho totalmente comercial. “No Japão essa barreira não existe, mas no Ocidente é certamente perigoso misturar os dois porque as pessoas irão jogar todas as pedras em cima. Mas tudo bem. Estou pronto com um chapéu bem duro na cabeça”, brincou na época em uma entrevista.

A parceria entre a Louis Vuitton e Takashi Murakami existiu até 2015, quando a linha da collab foi descontinuada para a tristeza de milhares de admiradores e colecionadores.

Bolsas da collab LV X Takashi Murakami. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @amore_tokyo)
Bolsas da collab LV X Takashi Murakami. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @amore_tokyo)

Louis Vuitton x Stephen Sprouse

Assim como outras parcerias que mencionamos acima, a com o artista Stephen Sprouse foi um dos grandes sucessos da Louis Vuitton e é aclamada até hoje. Lançada em 2001, ela se configura como a primeira colaboração artística da marca e foi desenvolvida nos primeiros anos de Marc Jacobs na marca. O estilista e Sprouse criaram uma impressão em grafite do adorado monograma da marca com os dizeres “Louis Vuitton Paris” que estampou diferentes modelos de bolsas da maison nas mais variadas cores, que se tornou uma febre entre as fashionistas.

Infelizmente, Stephen faleceu apenas três anos após a parceria de câncer. Porém, em 2009, Marc Jacobs re-introduziu a linha grafite como uma homenagem à Sprouse. Esta coleção incluiu um novo design com rosas pintadas, que foram baseadas no esboço de uma rosa que Stephen Sprouse desenhou durante a primeira colaboração. Esta coleção se configura agora entre os itens mais raros da marca e também mais cobiçados.

Bolsa da collab Louis Vuitton x Stephen Sprout. Clique na imagem e confira mais peças da marca! (Fotos: Reprodução/Instagram @luxurygaragesale)
Bolsa da collab Louis Vuitton x Stephen Sprouse. Clique na imagem e confira mais peças da marca! (Fotos: Reprodução/Instagram @luxurygaragesale)

Estas são apenas algumas das colaborações da Louis Vuitton! Qual sua favorita? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Top 6 Mochilas de Luxo para Eles e para Elas: Modelos Elegantes e Funcionais

    Entre a pasta masculina pesada de sempre e a bolsa feminina clássica e óbvia, surge um trunfo moderno: as mochilas de luxo. Estilosas e funcionais, elas conquistam ambos os sexos. Mas quais são os modelos imperdíveis das grandes maisons? Listamos 6 ícones que vão do trabalho à escapada no fim de semana.
  • 4 Bolsas Grandes da Louis Vuitton na Super Sale dos Pais Extended

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • As peças Gucci que são imperdíveis na Super Sale dos Pais Extended

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
  • 3 Peças da Balenciaga que são clássicas no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais cools e descoladas que existem, a Balenciaga foi foi fundada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga Eizaguirre em 1937 em Paris. Muito importante para o mundo da moda, suas roupas eram conhecidas por terem confecção e cortes perfeitos, além da grande influência da cultura e história espanhola. Após cair em esquecimento…
  • Quando custa o Acessório da Chanel mais barato hoje?

    Se você já se questionou quanto custa o acessório Chanel mais barato atualmente, saiba que é uma curiosidade comum. Quando pensamos na grife francesa, logo vêm à mente suas bolsas icônicas, como, por exemplo, a 2.55 e a Classic Double Flap, que em 2025 ultrapassam facilmente os US$ 10 mil nas versões em couro de…
  • Novo Embaixador Louis Vuitton é jogador do Real Madrid: Jude Bellingham

    O futebol e a moda de luxo estão cada vez mais próximos, e a estrela do grupo LVMH parece dominar essa ponte como poucas marcas sabem fazer. A mais recente prova disso é a nomeação de Jude Bellingham, meio-campista inglês de apenas 21 anos e craque do Real Madrid, como novo embaixador Louis Vuitton para…
  • 5 Bolsas Estruturadas de Luxo: Rígidas, Geométricas e Desejadas

    O encanto das bolsas estruturadas de luxo está no equilíbrio entre arquitetura e geometria. As box bags são compactas, mas demandam atenção: cada linha, cada fecho, cada detalhe parece pensado para durar, ser admirado e, acima de tudo, usado. Elas não competem com o look, mas elevam tudo ao redor, tornando o simples ato de…
  • Super Sale dos Pais Extended: Bolsas Clássicas para Investir!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • 3 Sapatos de Marcas de Luxo que sempre estão em alta!

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Sapatos de marcas de luxo podem possui um valor bem…
  • 5 Bolsas de Marcas de Luxo Italianas para Trabalhar!

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…
  • Maison Moynat entra no universo Pet de Luxo

    Discreta, raríssima e quase sempre citada em tom de confidência por quem conhece o que há de mais refinado na marroquinaria francesa, a Maison Moynat não costuma fazer movimentos ruidosos. No entanto, ganhou os holofotes recentemente ao lançar uma coleção dedicada aos pets. Conheça melhor a grife e os acessórios luxuosos dedicados aos cães.
  • Balenciaga aposta no “toewear” com Sandália de 5 Dedos

    Balenciaga e sua nova sandália de 5 dedos chegam como um choque de criatividade. Entre debates sobre o futuro da maison, a grife mostra que, mesmo em transição, domina a arte de questionar padrões no luxo e transformar o ordinário em provocação fashion. Descubra todos os detalhes do lançamento que está dando o que falar.