capa do post sobre marcas de moda e o desmatamento
|

A ligação das marcas de moda ao desmatamento

Comemorado no dia 04 de Outubro, o Dia da Natureza foi criado com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da preservação do meio ambiente. O dia foi escolhido por conta da celebração a São Francisco de Assis, um frade católico e santo que se destacou por ser defensor da natureza e dos animais.

Infelizmente, a consequência de nossos atos e também da indústria, principalmente da moda, já são visíveis nos dias atuais e só se intensificam com o passar do tempo. A indústria têxtil é conhecida por ser uma das mais poluentes que existem, não apenas poluindo as águas, mas também gerando grandes quantidades de resíduos e possui ligação direta com o desmatamento de florestas.

Confiram mais sobre o papel da moda e sua ligação com o desmatamento da natureza:

Moda e Desmatamento

Não é novidade para ninguém que a indústria da moda é considerada uma das maiores contribuintes para a poluição do Planeta Terra. Em um relatório inédito publicado pela ONG Stand.earth, em Novembro de 2021, foi divulgada a relação de pelo menos 50 grandes marcas de moda e fornecedores cuja atividade contribui para a destruição da floresta amazônica, sendo a principal causa a confecção de peças e acessórios em couro.

A atividade pecuária não é apenas uma das grandes responsáveis pelas emissões de gases do efeito estufa (GEEs) no país, mas também é o principal motivo de desmatamento no bioma, onde árvores são destruídas para transformar as terras em pastagens (53 milhões de hectares destruídos na bacia amazônica em 2017, em comparação com 14 milhões em 1985, segundo a plataforma Mapbiomas).

Como falamos acima, indústria pecuária é o maior impulsionador do desmatamento da floresta amazônica e das florestas tropicais em todo o mundo. O desmatamento causado pela pecuária na Amazônia é responsável por quase 2% das emissões globais de CO2 anualmente, o equivalente às emissões de todos os voos de avião em todo o mundo. E estamos falando apenas da floresta Amazônica, desconsiderando regiões de destaque para a pecuária, como o Cerrado. Ou seja, na realidade, esse valor tende a ser muito maior.   Vale lembrar que a indústria da moda emite 2,1 bilhões de toneladas de GEEs anualmente – 4% das emissões globais que podem ser volumes maiores, tendo em vista a dificuldade em rastrear sua rede.

A partir de uma das principais fornecedoras brasileiras, a JBS (conhecida por seu impacto no desmatamento da Amazônia), a investigação, que ainda estava em curso quando o relatório foi publicado, resultou em mais de 400 conexões individuais da rede de suprimento entre diversas empresas, como curtumes brasileiros, processadores de couro em vários países, fabricantes de produtos e marcas de moda em todo o mundo. Dentre os nomes mencionados no documento, estão as marcas Louis Vuitton, Dior, H&M, Nike, Zara, Tiffany & Co e Tommy Hilfiger, dentre muitas outras.

A produção de artigos de couro é uma das principais causas do desmatamento.
A produção de artigos de couro é uma das principais causas do desmatamento.

Embora o estudo da ONG não demonstre uma relação direta entre cada grife e o desmatamento da Amazônia, os pesquisadores encontraram múltiplas conexões nas cadeias globais de abastecimento da indústria da moda. Na verdade, para atender à demanda do consumidor por bolsas, sapatos e outros artigos de couro, a indústria da moda terá que abater 430 milhões de vacas por ano até 2025, segundo um artigo do jornal inglês The Guardian.

Entre incêndios e atividades agrícolas intensivas, a maior floresta tropical do mundo tem experimentado um declínio alarmante nos últimos anos. Segundo um estudo publicado no último mês de abril pela Nature Climate Change, entre 2010 e 2019, a Amazônia emitiu cerca de 18% a mais de carbono do que absorveu, com 4,45 bilhões de toneladas liberadas, ante 3,780 milhões de toneladas armazenadas.

A atividade pecuária é uma das principais responsáveis pelo desmatamento da Floresta Amazônica.
A atividade pecuária é uma das principais responsáveis pelo desmatamento da Floresta Amazônica.

O desaparecimento gradual da Amazônia  é um dos “pontos de inflexão” identificados pelos especialistas, que pode causar uma mudança dramática e irreparável no sistema climático. Por isso, marcas de moda necessitam continuar seus esforços para encontrar formas mais sustentáveis de produção para que seu impacto na natureza seja menor.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

A Origem da Marca MK: Quando e Onde surgiu a Michael Kors?

Se você é apaixonado pelas famosas bolsas de luxo como, por exemplo, a Jet Set, a Hamilton ou a Selma da Michael Kors, provavelmente já se perguntou sobre a origem da marca MK. Afinal, a grife conquistou o coração de inúmeras mulheres ao redor do mundo, competindo até mesmo com grandes nomes da moda europeia….

Onde Desapegar de Peças de Decoração e outros Itens de Luxo ?

Você já olhou em volta da sua casa e percebeu que está repleta de peças de decoração que não combinam mais com seu estilo? É hora de fazer uma limpeza e liberar espaço para novas inspirações. E o melhor de tudo é que você pode desapegar dessas peças e ainda lucrar para renovar sua home…

3 Bolsas de Luxo para apostar nesse Inverno!

As temperaturas caíram, anunciando o início do inverno 2024, que começou oficialmente dia 20 de junho. Com a chegada da estação, é hora de atualizar o guarda-roupa com cashmere, trench coats – melhor ainda se for um clássico Burberry – e adicionar acessórios que combinem com a temporada mais fria do ano. E quando se…
capa do post sobre a bolsa gucci mais cara

Qual é o valor da bolsa mais cara da Gucci?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre looks coringas para o outono/inverno

6 Peças essenciais para a mala de inverno!

Arrumar a mala para uma viagem durante o inverno pode ser uma tarefa muito complicada e trabalhosa para muitas pessoas, que requer as vezes até dias para ser completada! Você quer estar confortável, quentinha, mas também quer estar estilosa e bem vestida, não é? Seja qual for a duração da sua viagem, podendo ser de…

Top 5 Maxi Bags para enfrentar os dias frios com estilo!

Os dias mais frios chegaram ao Brasil e, com eles, a necessidade de renovar o guarda-roupa com peças-chave que combinem estilo e funcionalidade. Entre as melhores opções para a temporada que os termômetros despencam, destacam-se as maxi bags de luxo. Além de estarem em alta, essas bolsas espaçosas oferecem uma infinidade de possibilidades de uso….
capa do post sobre bolsas da chanel para o dia a dia

Os modelos de bolsas pequenas na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre curiosidades sobre christian dior

Quantas lojas da Dior existem no mundo?

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…

Sicily: A Bolsa Mais Famosa da Dolce & Gabbana

Embora nos útimos dias, a D&G Logo Bag tenha tomado o feed das influenciadoras de moda de todo o mundo, é a Sicily a bolsa mais famosa da Dolce & Gabbana. E quando se trata de investimentos para o guarda-roupa não há nada como uma bolsa de grife. Escolha a it bag certa, cuide bem…
capa do post sobre quantas lojas louis vuitton existem no mundo

Quantas lojas Louis Vuitton existem no mundo?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post bolsas chanel para investir super sale

As bolsas Chanel para investir na Super Sale do Mês dos Namorados!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…