capa do post sobre estratégias sustentáveis da prada
|

As estratégias de sustentabilidade da Prada!

A sustentabilidade é um assunto muito importante atualmente, e não se trata apenas de cuidar do meio ambiente, mas também de estarmos mais conscientes do que e de quem consumimos.

Empresas de moda, principalmente do ramo de luxo, têm tido a preocupação de tomar medidas se tornem mais sustentáveis, seja adotando novas matérias primas ou ações que assegurem que suas produções tenham menor impacto no meio ambiente (tendo em conta que a indústria têxtil é a segunda mais poluente do planeta).

A Prada é uma das marcas mais comprometidas em ter um futuro mais sustentável, e vem criando ações importantes que reforçam seu compromisso com a sustentabilidade, como ter abolido o uso de pele animal de todas as suas criações.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confira abaixo algumas das estratégias de sustentabilidade da Prada e como ela está se tornando mais verde:

A Sustentabilidade da Prada

Segundo o site oficial da própria marca, a sustentabilidade “é um elemento fundador da identidade do Grupo Prada e está profundamente enraizada em seus valores, bem como na estratégia da empresa. O compromisso de sustentabilidade do Grupo visa contribuir para “Pessoas”, “Planeta” e “Cultura”.”

O Grupo Prada tem a ambição de desempenhar um papel impactante na indústria e se alinhar perfeitamente à crescente demanda de seus clientes e de todas as partes interessadas por diálogo, transparência e prática sustentável.

Para tornar essa ambição realidade, a marca italiana desenvolve diversos projetos dos mais diferentes cunhos e com variados objetivos. Confira mais detalhes de diferentes projetos sustentáveis abaixo:

Prada Re-Nylon

A linha Prada Re-Nylon representa o compromisso da Prada com a sustentabilidade e práticas verdadeiramente responsáveis.

Lançada em Junho de 2019 como uma coleção cápsula, a linha Re-Nylon foi a primeira coleção de produtos que possuem uma responsabilidade social e que são éticos.

Em um primeiro momento, foram lançadas seis modelos de bolsas clássicas da marca que foram produzidas em nylon reciclado a partir de plásticos coletados de oceanos, redes de pescar e fibras têxteis descartadas que foram confeccionadas em parceria com a produtora de fibras sintéticas Aquafil (empresa que já trabalhou com grandes marcas de luxo como Stella McCartney e Gucci). Segundo ela, a cada 10 mil toneladas produzidas de sua fibra ECONYL®, 70 mil barris de óleo são salvos.

Com o grande sucesso da coleção cápsula, a Re-Nylon se tornou uma linha recorrente da Prada, que expandiu a linha de produtos, contando hoje não apenas com bolsas, mas também roupas, acessórios e sapatos, todos criados com nylon regenerado.

Produtos da linha Prada Re-Nylon. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)
Produtos da linha Prada Re-Nylon. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)

Estratégia Climática

O Grupo Prada vem investido há muitos anos em energia eficiente, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de Efeito Estufa (GEE), contribuindo positivamente para a meta global de combate às mudanças climáticas.

Diversos projetos foram implementados em diferentes níveis em instalações industriais, sedes corporativas e espaços comerciais: desde a compra de eletricidade renovável certificada até à instalação de sistemas fotovoltaicos, desde a conversão para iluminação LED até à sensibilização dos colaboradores para uma utilização racional e correta de energia. O grupo também obteve inúmeras certificações LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), confirmando a liderança entre os pares do setor.

Em 2021, para fortalecer ainda mais a estratégia climática do Grupo, duas ambiciosas metas de redução de carbono foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi):

  • Reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa de escopo 1 e escopo 2 em 29,4% até 2026 em relação ao ano base de 2019;
  • Reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa do escopo 3 em 42% até 2029 em relação ao ano base de 2019.

Dentro do SBTi, o Grupo Prada também assinou a meta mais ambiciosa do Acordo de Paris, Business Ambition for 1,5°C, e se comprometeu a atingir Net Zero até 2050.

Prada Eternal Gold

Uma das estratégias de sustentabilidade mais recente da marca italiana, a Prata Eternal Gold foi lançada em 2022 e é a primeira coleção de joias verdadeiramente sustentável de uma marca global de luxo usando 100% de ouro reciclado certificado.

Para esta coleção, o Grupo Prada colabora com os principais fornecedores da cadeia de fornecimento de metais preciosos e diamantes para promover transparência radical e melhoria real das práticas sustentáveis na indústria de joias finas.

O ouro reciclado da Prada é extraído apenas de fontes de materiais reciclados elegíveis, em conformidade com a devida diligência. 100% do ouro usado nas joias finas da Prada é Ouro Reciclado Certificado, atendendo aos padrões de “Cadeia de Custódia” estabelecidos pelo Conselho de Joias Responsáveis e demonstrando a convicção de que é possível criar joias finas contemporâneas em escala com a sustentabilidade como ponto central.

Joias Prada Eternal Gold. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)
Joias Prada Eternal Gold. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)

Estas são apenas algumas das estratégias e ações de sustentabilidade da Prada! Já conhecia alguma delas?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre curiosidades sobre a tiffany & co

As Peças Tiffany & Co para presentear no Dia das Mães

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. Ela é uma das joalherias mais conhecidas…
capa do post sobre onde são feitas as bolsas Louis Vuitton

Onde são feitas as bolsas da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa-post-conheca-a-prada-arque-nova-bolsa-da-prada-041023

Quantas lojas da Prada tem no Brasil? Descubra onde estão localizadas!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post sobre peças clássicas para usar em looks de trabalho

4 Peças Clássicas para usar no look de trabalho

Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
capa do post de best of louis vuitton black week

Editor’s Choice: Peças Louis Vuitton Clássicas

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre mini bags para presentear sua mãe

As Mini Bags de Marcas de luxo para presentear sua mãe!

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

Vivienne Westwood: O Guarda-Roupa Pessoal da Estilista vai a Leilão!

Atenção, fashionistas de plantão! Uma notícia empolgante está sacudindo o mundo da moda: o acervo pessoal da icônica estilista Vivienne Westwood estará disponível para arremate em um leilão. O evento que acontecerá em breve, está agendado para junho, em Londres. Para os admiradores de uma das grifes britâncas mais importantes do século, essa será uma…
capa-post-gucci-e-sustentabilidade-180123

Quantas lojas Gucci existem no Brasil?

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
capa do post sobre acessórios queridinhos para apostar

Favourite Accessories: 4 Acessórios queridinhos para investir

Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
capa do post de modelos de bolsas chanel queridinhos do momento

Quanto custa uma bolsa da Chanel nos Estados Unidos?

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Gabrielle Chanel, a maison foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de modelos de sapatos de luxo para investir

4 Sapatos de Marcas de Luxo para presentear sua mãe

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

A Nova Bolsa Bottega Veneta: Conheça a Lauren 1980, o Modelo do Momento!

Prepare-se, pois a sua lista de desejos por acessórios de luxo está prestes a ganhar um novo item de destaque. A nova bolsa Bottega Veneta, a Lauren 1980, promete conquistar os corações de fashionistas em todo o mundo. Fundada em 1966 em Vicenza, por Michele Taddei e Renzo Zengiaro, a etiqueta italiana rapidamente se tornou uma…