capa do post sobre estratégias sustentáveis da prada
|

As estratégias de sustentabilidade da Prada!

A sustentabilidade é um assunto muito importante atualmente, e não se trata apenas de cuidar do meio ambiente, mas também de estarmos mais conscientes do que e de quem consumimos.

Empresas de moda, principalmente do ramo de luxo, têm tido a preocupação de tomar medidas se tornem mais sustentáveis, seja adotando novas matérias primas ou ações que assegurem que suas produções tenham menor impacto no meio ambiente (tendo em conta que a indústria têxtil é a segunda mais poluente do planeta).

A Prada é uma das marcas mais comprometidas em ter um futuro mais sustentável, e vem criando ações importantes que reforçam seu compromisso com a sustentabilidade, como ter abolido o uso de pele animal de todas as suas criações.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confira abaixo algumas das estratégias de sustentabilidade da Prada e como ela está se tornando mais verde:

A Sustentabilidade da Prada

Segundo o site oficial da própria marca, a sustentabilidade “é um elemento fundador da identidade do Grupo Prada e está profundamente enraizada em seus valores, bem como na estratégia da empresa. O compromisso de sustentabilidade do Grupo visa contribuir para “Pessoas”, “Planeta” e “Cultura”.”

O Grupo Prada tem a ambição de desempenhar um papel impactante na indústria e se alinhar perfeitamente à crescente demanda de seus clientes e de todas as partes interessadas por diálogo, transparência e prática sustentável.

Para tornar essa ambição realidade, a marca italiana desenvolve diversos projetos dos mais diferentes cunhos e com variados objetivos. Confira mais detalhes de diferentes projetos sustentáveis abaixo:

Prada Re-Nylon

A linha Prada Re-Nylon representa o compromisso da Prada com a sustentabilidade e práticas verdadeiramente responsáveis.

Lançada em Junho de 2019 como uma coleção cápsula, a linha Re-Nylon foi a primeira coleção de produtos que possuem uma responsabilidade social e que são éticos.

Em um primeiro momento, foram lançadas seis modelos de bolsas clássicas da marca que foram produzidas em nylon reciclado a partir de plásticos coletados de oceanos, redes de pescar e fibras têxteis descartadas que foram confeccionadas em parceria com a produtora de fibras sintéticas Aquafil (empresa que já trabalhou com grandes marcas de luxo como Stella McCartney e Gucci). Segundo ela, a cada 10 mil toneladas produzidas de sua fibra ECONYL®, 70 mil barris de óleo são salvos.

Com o grande sucesso da coleção cápsula, a Re-Nylon se tornou uma linha recorrente da Prada, que expandiu a linha de produtos, contando hoje não apenas com bolsas, mas também roupas, acessórios e sapatos, todos criados com nylon regenerado.

Produtos da linha Prada Re-Nylon. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)
Produtos da linha Prada Re-Nylon. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)

Estratégia Climática

O Grupo Prada vem investido há muitos anos em energia eficiente, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de Efeito Estufa (GEE), contribuindo positivamente para a meta global de combate às mudanças climáticas.

Diversos projetos foram implementados em diferentes níveis em instalações industriais, sedes corporativas e espaços comerciais: desde a compra de eletricidade renovável certificada até à instalação de sistemas fotovoltaicos, desde a conversão para iluminação LED até à sensibilização dos colaboradores para uma utilização racional e correta de energia. O grupo também obteve inúmeras certificações LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), confirmando a liderança entre os pares do setor.

Em 2021, para fortalecer ainda mais a estratégia climática do Grupo, duas ambiciosas metas de redução de carbono foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi):

  • Reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa de escopo 1 e escopo 2 em 29,4% até 2026 em relação ao ano base de 2019;
  • Reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa do escopo 3 em 42% até 2029 em relação ao ano base de 2019.

Dentro do SBTi, o Grupo Prada também assinou a meta mais ambiciosa do Acordo de Paris, Business Ambition for 1,5°C, e se comprometeu a atingir Net Zero até 2050.

Prada Eternal Gold

Uma das estratégias de sustentabilidade mais recente da marca italiana, a Prata Eternal Gold foi lançada em 2022 e é a primeira coleção de joias verdadeiramente sustentável de uma marca global de luxo usando 100% de ouro reciclado certificado.

Para esta coleção, o Grupo Prada colabora com os principais fornecedores da cadeia de fornecimento de metais preciosos e diamantes para promover transparência radical e melhoria real das práticas sustentáveis na indústria de joias finas.

O ouro reciclado da Prada é extraído apenas de fontes de materiais reciclados elegíveis, em conformidade com a devida diligência. 100% do ouro usado nas joias finas da Prada é Ouro Reciclado Certificado, atendendo aos padrões de “Cadeia de Custódia” estabelecidos pelo Conselho de Joias Responsáveis e demonstrando a convicção de que é possível criar joias finas contemporâneas em escala com a sustentabilidade como ponto central.

Joias Prada Eternal Gold. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)
Joias Prada Eternal Gold. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)

Estas são apenas algumas das estratégias e ações de sustentabilidade da Prada! Já conhecia alguma delas?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post sobre maneiras de criar looks elegantes com peças básicas

5 Maneiras de Criar Looks Elegantes com Peças Básicas

Foi-se o tempo de dizer que produções com peças básicas eram simples, sem graça e que não poderiam ser estilosas! Com o minimalismo (e seu lema de que menos é mais) em alta há alguns anos, estas produções se tornaram mais frequentes entre as fashionistas! Existem diversos truques e maneiras de transformar completamente um look…
capa post bolsas em alta que você encontra no eú

Loewe e On Running lançam nova coleção cápsula!

A Loewe é uma marca de luxo espanhola que tem o artesanato como essencial. Conquistou celebridades e fashionistas ao redor do mundo com sua centenária e rica história repleta de criações exclusivas e desejadas como bolsas e artigos de couro. Ao longo dos mais de cem anos, a qualidade, os designs únicos e a exclusividade…
capa do post sobre a nova it bag da prada

Super Sale: 5 Bolsas de Marcas Italianas para Aproveitar!

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…

Flávia Alessandra usa Vestido Maison Alaia

Se você já se questionou quem são as celebridades adeptas da moda circular, saiba que a atriz e fashionista brasileira, Flavia Alessandra, é uma das mulheres que estão sempre apostando em peças do Etiqueta Única, o maior portal second hand da América Latina. Em suas redes sociais, a atriz exibiu uma de suas últimas escolhas:…
capa do post sobre curiosidades sobre a hermès

5 Dicas de Autenticidade de Bolsas Hermès!

Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès na cidade de Paris, França. Ao longo de seus 186 anos de história, a grife francesa criou modelos icônicos de bolsas que se tornaram objeto de desejo para milhares de mulheres ao…
capa do post sobre parceria dior e parley for the oceans

Dior lança coleção cápsula com a Parley for the Oceans

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
capa do post sobre melhores oportunidades chanel

As Bolsas Clássicas atemporais para investir na Super Sale

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…

Top 5 Sapatos Masculinos de Luxo na Super Sale!

Nos últimos anos, uma tendência interessante tem emergido: a crescente demanda por sapatos masculinos de luxo nos brechós e portais second hand especializados em grifes famosas. A busca por peças exclusivas e de qualidade é uma constante, e isso também se estende aos homens. Essa tendência não apenas reflete uma mudança no comportamento de consumo,…
capa do post sobre bolsas para trabalhar na super sale

Modelos de bolsas para Trabalhar que você encontra na Super Sale

A bolsa é um acessório indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item…

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…

Revelado mais um Embaixador da Dior: Louis Garrel!

Desde sua fundação em 1946, a maison Dior tem sido referência em bolsas e outros artigos de luxo. Com um legado que atravessa décadas, a marca continua a surpreender, expandindo sua lista de embaixadores famosos. Recentemente, a notícia da adição de Louis Garrel ao seu seleto time de representantes masculinos causou alvoroço no mundo da…
capa do post sobre sapatos de luxo para investir na super sale

4 Sapatos de Luxo para investir na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…