capa do post de busca de novos materiais
|

A procura das marcas de moda por materiais ecológicos

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.

Esta pauta também é muito importante para grandes marcas de luxo, que nos últimos anos vêm se preocupando cada vez mais em se tornaram mais sustentáveis e procurar alternativas de materiais que não agridam o meio ambiente.

Confiram abaixo um pouco mais sobre esta busca das empresas por materiais mais ecológicos:

Novas opções para a moda

Um dos materiais inovadores sustentáveis apresentados há pouco tempo são bem simples: folhas de bananeiras. A empresa Bananatex folhas de bananeiras nas Filipinas para fazer bolsas, camisetas e já fez parceria para uma linha de sapatos para a sueca H&M através da marca Good News, que esgotou em duas horas.

Durante a conferência Premiere Vision Paris, onde profissionais da indústria se reúnem para descobrir quais tecidos dominarão as próximas estações, Hannes Schoenegger, cofundador da empresa disse: “Você poderia comer o produto fina. Colhemos apenas as laterais das plantas, e elas já estão crescendo na floresta, então não são usados ​​produtos químicos, pesticidas ou até mesmo água”.

Collab entre a Good News e a H&M usando tecido da Bananatex. (Foto: Reprodução/Instagram @kwofie)
Collab entre a Good News e a H&M usando tecido da Bananatex. (Foto: Reprodução/Instagram @kwofie)

Falando sobre empresas em território nacional, a Nova Kaeru oferece couro feito das escamas descartadas do peixe gigante pirarucu e outro da planta tropical “orelha de elefante”.

Diferentes alternativas

Por mais que esses têxteis possam ser relativamente de nicho, existem algumas empresas que estão determinadas a trazê-los para o mainstream. Como é o caso da empresa espanhola Pyratex®, que oferece várias opções, desde a reciclagem de resíduos da produção de milho e cana-de-açúcar até a fabricação de fibras de algas islandesas, bambu chinês ou madeira austríaca.

“Não se trata de substituir o algodão por uma cultura alternativa. Trata-se de encontrar uma ampla variedade de substitutos para garantir que nada seja usado em excesso”, disse a porta-voz Pilar Tejada Lopez.

Uma planta que desperta um interesse particular em diversas pessoas, é a urtiga, que pode ser transformada em um tecido semelhante à seda e incrivelmente forte que pode ser usado em roupas do dia a dia e peças de luxo.

Pilar destaca o fato de que muitas dessas tecnologias não são novas. “Na verdade, as urtigas são usadas para roupas há séculos, mas nós as esquecemos”, disse ela. “Parte do nosso trabalho é reintroduzir essas ideias que foram perdidas.”

Tecidos Sustentáveis da Pyratex. (Foto: Reprodução/Instagram @pyratex_)
Tecidos Sustentáveis da Pyratex®. (Foto: Reprodução/Instagram @pyratex_)

Necessidade de atenção

Por mais que a descoberta de alternativas eco-friendly para tecidos seja animadora e muito importante, alguns experts alertam para a dependência excessiva de novos materiais na busca pela sustentabilidade das marcas. “Os materiais de substituição não servem pra nada se continuarmos a fabricar a mesma quantidade de roupas”, diz Victoire Satto, da The Good Goods, empresa de mídia especializada em moda responsável. “Eles podem até aumentar o problema se forem ampliados, incentivando mais desmatamento para dar lugar a novas plantas da moda”, completa ela.

É por isso que empresas como a Bananatex se recusam a ir além dos limites da agricultura natural. “Nosso projeto faz parte de um programa de reflorestamento, uma boa forma de revitalizar os solos e dar trabalho às famílias locais”, destaca Schoenegger. “Há um limite natural e não vamos além disso, porque seria prejudicial.”

A Pyratex® também dá muita ênfase à parceria com agricultores responsáveis ​​e evita as cadeias de suprimentos ultracomplexas que dificultam para as empresas de vestuário saber quem cultiva suas matérias-primas e em quais condições.

Vestido Phillip Lim feito com tecido Pyratex de algas marinhas e bambu.  (Foto: Reprodução/Instagram @pyratex_)
Vestido Phillip Lim feito com tecido Pyratex de algas marinhas e bambu. (Foto: Reprodução/Instagram @pyratex_)

Já conheciam algumas desses tecidos inovadores e sustentáveis? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Boss Jewelry chega ao Brasil com Coleção Masculina

    Atenção, homens: o universo das joias masculinas está em expansão. A Boss Jewelry acaba de ampliar sua presença no Brasil com uma coleção dedicada ao universo masculino, reforçando o interesse crescente dos homens por acessórios que ultrapassam a função decorativa e passam a fazer parte da construção do estilo. Integrando o portfólio do Movado Group,…
  • Tudo sobre o Tema do Met Gala 2026!

    m dos eventos mais aguardados do calendário anual do mundo da moda é o Met Gala. Conhecido formalmente como Costume Institute Gala, o evento ocorre toda primeira segunda feira do mês de maio no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque. Organizado pela revista Vogue, ele arrecada fundos para o Instituto de Figurinos do museu, além de…
  • Sapatos Chanel no Black Month: Os Modelos Mais Desejados

    Se no teaser de O Diabo Veste Prada 2 quem domina o enquadramento são os saltos vermelhos da Valentino, na primeira versão do filme o burburinho girou em torno de certos sapatos da Chanel. No título inicial, bastou Andy Sachs (Anne Hathaway) cruzar a porta usando “as Chanel boots” para Gisele Bündchen, no papel de…
  • Saiba como desapegar de suas peças de luxo no Etiqueta Única!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
  • Tênis Louis Vuitton no Black Month: 3 Modelos para Colecionar

    A cada temporada, fica mais claro que os tênis deixaram de ser apenas um detalhe do look — eles contam histórias, revelam gostos e, muitas vezes, marcam um estilo antes mesmo da roupa. No universo da Louis Vuitton, isso ganha outra dimensão. A maison, que começou moldando baús para viajantes do século XIX e depois…
  • 3 Sapatos de Salto Alto para investir no Black Month

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Sapatos de marcas de luxo podem possui um valor bem…
  • Bolsas de Marcas Italianas que são imperdíveis no Black Month

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…
  • Mocassim Feminino: Os Modelos de Luxo no Black Month

    Poucos modelos de sapatos atravessam tantas eras e mudanças de tendências de moda com a mesma força quanto o mocassim feminino. A peça, que surgiu entre povos indígenas da América do Norte e, mais tarde, ganhou espaço no guarda-roupa masculino, hoje domina o closet das mulheres com naturalidade. E os dados confirmam: a Saint Laurent…
  • 5 Combinações para usar no trabalho!

    Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
  • 4 Tênis Clássicos de Marcas de Luxo no Black Month

    Os tênis são calçados que estão presentes no guarda roupa de qualquer pessoa. Eles estão fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres que querem alinhar o conforto com o estilo, aparecendo com frequência nas produções de street style das principais cidades do planeta. E, não é surpresa para ninguém, que diversas marcas de luxo…
  • As bolsas de luxo nada óbvias no Black Month

    A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
  • As Bolsas Hobo Gucci que Valem Cada Clique no Black Month

    Entre curvas suaves e alças arqueadas, as bolsas hobo Gucci conquistaram espaço definitivo no imaginário fashion. Com sua silhueta levemente desestruturada e atitude descontraída, elas traduzem a elegância que não precisa se esforçar e poucas casas dominam esse equilíbrio tão bem quanto a marca italiana. Fundada em 1921, em Florença, a maison agora sob comando…