|

A primeira bolsas das principais marcas de luxo!

A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura.

Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares de vezes, sendo imaginada nos mais variados formatos, tecidos e detalhes. Um dos grandes marcos foi quando Coco Chanel criou a bolsa tiracolo na década de 50, a fim de dar mais autonomia para a mulher, deixando seus braços livres.

Quando falamos sobre modelos de marcas de luxo, você sabe qual foi o primeiro modelo lançado por algumas das mais importantes casas de moda?

Confira abaixo as primeiras bolsas lançadas das principais marcas de luxo:

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Chanel – 2.55

Lançada em Fevereiro de 1955, a Reissue foi o primeiro modelo de bolsa lançado por Coco Chanel. Ela foi, na verdade, uma releitura de um modelo que a estilista havia criado para si mesma em 1929. A Reissue também é conhecida como 2.55 (em celebração do mês e ano de criação) e é considerada por muitos um do modelos mais clássico da marca.

Muito semelhante à Double Flap, ela possui as marcantes alças em corrente, além da aba e do fecho mademoiselle. Ao longo dos anos, a bolsa ganhou diversas versões em diferentes materiais e cores, sendo a versão em couro preto com ferragens douradas a de mais sucesso. Está disponível nos tamanhos Small, Medium, Large e Maxi.

Hermès – Haut à Courroies

A bolsa Haut à Courroies, frequentemente abreviada como HAC, tem a distinção de ser a primeira bolsa criada pela Hermès. Esta peça icônica nasceu no início do século XX, com suas raízes remontando a 1892 em uma oficina de arreios francesa.

O objetivo principal do modelo era atender às necessidades dos cavaleiros, oferecendo um meio sofisticado de carregar selas e botas de montaria. Seu design era prático e engenhoso, tornando a vida consideravelmente mais fácil para os cavaleiros, ao mesmo tempo em que estendia uma expressão inicial de elegância a eles.

Seu nome se traduz em ‘cintos altos’ em francês, o que é uma referência ao design da bolsa que apresentava tiras de fechamento (sangles) circundando a parte superior da bolsa. A estrutura dela era inicialmente imponente em tamanho, com uma dimensão horizontal ligeiramente alongada, enquanto as alças superiores curtas a tornavam confortável de segurar. Esta bolsa não era apenas um acessório funcional, mas também uma marca registrada da tradição da Hermès de fabricação de selas, simbolizando a herança da marca e seu foco inicial em servir a comunidade equestre.

O design desta bolsa foi tão pioneiro que estabeleceu o modelo para muitas bolsas da maison que se seguiram, incorporando a essência da marca de combinar funcionalidade com elegância. Ao longo dos anos, a Haut à Courroies ganhou várias interpretações, evoluindo com o tempo, mas mantendo sua identidade central ligada às raízes equestres da Hermès. Ela é um testamento da tradição duradoura da grife de criar acessórios funcionais, elegantes e atemporais, estabelecendo uma base sólida para a incursão da marca no mundo das bolsas de luxo.

Bolsa Hermès Haut à Courroies. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @thechicselection)
Bolsa Hermès Haut à Courroies. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @thechicselection)

Gucci – Bamboo Bag

A Gucci Bamboo – então conhecida apenas pelo número de produto, 0633 – surgiu em 1947, na Itália do pós-guerra. designer Guccio Gucci e sua equipe de artesãos florentinos responderam ao problema não tão pequeno de escassez de couro equipando sua bolsa mais recente com uma alça distinta (e fecho turnlock) feita de bambu – um material incrivelmente durável e leve que poderia ser facilmente importado do Japão.

Embora sua materialidade tenha surgido da austeridade, a bolsa 0633 era tudo menos isso. Seu formato de sela – uma homenagem às influências equestres da Gucci – era curvilíneo, bonito, e suas características definidoras foram meticulosamente manipuladas à mão, laqueadas e tostadas até a perfeição brilhante.

Um grande hit, a bolsa Bamboo foi usada por grandes nomes como Elizabeth Taylor e Lady Diana. Foi então em 2022, que o então diretor criativo da grife ,Alessandro Michele, decidiu reinventar o clássico, introduzindo então a Gucci Bamboo 1947.

O modelo conta com três tamanhos (médio, pequeno e mini), alças destacáveis com múltiplas possibilidades de styling, e o toque surpreendente fica a cargo do couro intercambiável e das faixas Web que estão presente em algumas versões da peça.

Bolsa Gucci Bamboo. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Stage@Taipei 101)
Bolsa Gucci Bamboo. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Stage@Taipei 101)

Louis Vuitton – Steamer Bag

Introduzida em 1901, a Louis Vuitton Steamer Bag foi originalmente projetada para ser uma companhia menor e mais flexível para os baús maiores usados ​​por viajantes. Seu design prático e inovador rapidamente a tornou um item básico entre a elite.

O modelo era confeccionado em lona durável com cantos de couro reforçados, garantindo que ele pudesse suportar os rigores da viagem. Seu interior espaçoso e design leve a tornaram ideal para carregar itens essenciais, e ela apresentava um fecho de cordão que mantinha os pertences seguros.

Atualmente, a Steamer Bag ainda é fabricada pela Louis Vuitton, tendo ganhando atualizações ao longo dos séculos. Pode ser encontrada em diferentes tamanhos e variações, tanto como mochila quanto bolsa, e confeccionada em canvas com detalhes em couro e totalmente feita em couro.

Bolsa Louis Vuitton Steamer. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Culture Map Dallas)
Bolsa Louis Vuitton Steamer. Clique na imagem e confira mais modelos da marca! (Foto: Reprodução/Culture Map Dallas)

Estas são as primeiras bolsas de apenas algumas das mais conhecidas marcas de luxo! Conhecia já alguma delas? Qual a sua favorita?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Semana de Moda de Nova York irá Banir uso de Pele

    A Semana de Moda de Nova York (NYFW), que dá início ao calendário internacional de desfiles, acaba de anunciar uma mudança histórica. O Conselho de Designers de Moda da América (CFDA) confirmou que o uso de peles de origem animal estará proibido em todos os eventos e apresentações da programação oficial a partir de setembro…
  • Chanel apresenta Desfile Métiers d’Art 2026 no Metrô de NYC!

    Quando se trata de revelar suas novas coleções, as marcas de moda, principalmente do ramo de luxo, gostam de fazer grandes espetáculos e eventos. Mas, no entanto, ninguém faz algo tão grande como a marca francesa Chanel. A Chanel é conhecida por seus desfiles com cenários e temas extravagantes, nunca poupando esforços para fazer de…
  • Best of Gucci na Cyber Week do Etiqueta Única

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • As bolsas Chanel imperdíveis na Cyber Week

    A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com mais de…
  • Prada conclui a compra da Versace por US$ 1,375 bilhão em data especial. Entenda!

    Aquisição finalizada: o grupo Prada concluiu oficialmente a compra da Versace, em uma transação de US$ 1,375 bilhão (cerca de R$ 7,28 bilhões). A operação encerra meses de negociações e aprovações de órgãos reguladores e marca uma virada histórica para duas das casas italianas mais emblemáticas. Para quem acompanha o setor e também para quem…
  • Tote Bags Chanel na Cyber Week: Modelos Sacolas Práticos e Elegantes

    Quando pensamos em Chanel, o primeiro acessório que vem à mente costuma ser a bolsa tiracolo Classic Flap, com seu matelassê impecável, a corrente longa entrelaçada em couro e o fecho duplo “CC”. Mas o universo da maison francesa vai muito além dessa criação lendária. Para quem precisa de espaço sem abrir mão do DNA de luxo…
  • As Bolsas Chanel que Fogem do Óbvio na Cyber Week: 5 Modelos Diferenciados

    Há um charme particular nos modelos menos óbvios da Chanel, aquelas bolsas que surgem pontualmente com bordados elaborados, tramas inesperadas, aplicações trabalhadas à mão ou combinações de materiais que fogem do repertório mais conhecido da maison. São peças que expandem o vocabulário estético da marca sem abandonar suas raízes, revelando como a Chanel sabe transformar…
  • As bolsas crossbody que você encontra na Cyber Week

    A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…
  • As Bolsas Dolce & Gabbana na Cyber Week que merecem sua atenção!

    Quando pensamos na Dolce & Gabbana, é impossível não associar imediatamente à exuberância do estilo italiano. A grife fundada por Domenico Dolce e Stefano Gabbana construiu um verdadeiro império da moda baseado na celebração das raízes mediterrâneas, na sensualidade e na paixão por detalhes sofisticados. Com um DNA inconfundível, a marca mistura tradição e ousadia,…
  • 4 Peças da Louis Vuitton para investir na Cyber Week

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • As Peças queridinhas na Cyber Week para investir

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
  • A$AP Rocky é o Novo Embaixador Chanel – Conheça o Estilo do Rapper

    Agora é oficial: A$AP Rocky foi anunciado como o mais novo embaixador Chanel. A escolha parece quase inevitável para quem acompanha a relação do rapper com a maison, mas ainda assim carrega um peso simbólico importante. Afinal, não se trata apenas de apresentar um novo rosto, e sim do que esse rosto comunica dentro de…