A primeira Birkin fabricada será leiloada em Paris!
A Birkin é um dos modelos de bolsa mais conhecidos e de maior sucesso da Hermès. Com 41 anos de história, ela se tornou um símbolo de elegância e sofisticação, além de ser um objeto de desejo de milhares de mulheres ao redor do mundo.
Considerada uma das bolsas mais caras do mundo, a Birkin possui um estilo clássico, atemporal, prático e funcional.
A história da icônica bolsa começou em um vôo de Paris para Londres em 1981, quando a atriz inglesa Jane Birkin derrubou o conteúdo de sua bolsa de palha na frente de Jean-Louis Dumas, que era chefe executivo da Hermès na época.
Jane então reclamou para Jean-Louis que não havia uma bolsa espaçosa o suficiente no mercado que coubessem todos os itens necessários para o dia a dia, e ele lhe sugeriu um modelo que houvessem bolsos. A dupla então iniciou uma conversa sobre ideias para a bolsa ideal, que resultou na atriz desenhando um protótipo em um saquinho para enjoo.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Três ano após o encontro, em 1984, o primeiro modelo da Birkin foi lançado. E, agora, este primeiro protótipo feito especialmente para Jane Birkin vai ser leiloado!
Confira abaixo mais detalhes sobre o leilão da primeira Birkin fabricada pela Hermès:
Primeira Birkin será leiloada
A primeira bolsa Birkin, desenhada pela Hermès especialmente para Jane Birkin em 1984, será leiloada em Paris no dia 10 de julho, último dia da Semana de Alta Costura, anunciou a casa de leilões Sotheby’s na última quinta-feira, 05 de Junho.
A bolsa grande de couro preta, a versão original de uma das bolsas mais famosas e caras do mundo, será o “item de assinatura” no leilão “Ícones da Moda” da Sotheby’s, como a casa disse em um comunicado de imprensa.
A bolsa será exibida ao público na galeria Sotheby’s, em Nova York, de 6 a 12 de junho, antes de sua apresentação final nos escritórios parisienses da casa de leilões, no 8º arrondissement, de 3 a 9 de julho.

O “protótipo histórico feito à mão”, gravado com as iniciais J.B., se destaca por diversas peculiaridades que a tornam uma peça única: seu tamanho, as argolas de metal fechadas, a alça de ombro não removível e o cortador de unhas incorporado a bolsa.
Jane Birkin era, sem dúvida, um ícone da moda, mas priorizava a praticidade acima de tudo. Em um voo de Paris para Londres, a cantora e atriz britânica, falecida em 2023, reclamou com um passageiro que não conseguia encontrar uma bolsa que atendesse às necessidades de uma jovem mãe.
O passageiro era ninguém menos que Jean-Louis Dumas, então chefe-executivo da Hermès. Uma bolsa tote com compartimento para mamadeiras foi lançada pela Hermès em 1984 e recebeu o nome de Birkin.

Quarenta anos depois, a Birkin se tornou o item mais icônico da grife francesa de luxo, além de ser o sonho de consumo de centenas de milhares de pessoas ao redor do globo.
Além da bolsa Birkin, o leilão contará com peças icônicas de desfiles de estilistas como Christian Dior, John Galliano, Thierry Mugler e Alexander McQueen. O leilão começará online em 26 de junho e prosseguirá até o encerramento em 10 de julho.