A Parceria entre a Balmain e a Barbie!
Como já falamos algumas vezes previamente, a parceria entre marcas, sendo estas de luxo ou não e de diferentes setores, não é novidade para ninguém e vem se tornando cada vez mais frequente, principalmente nos últimos anos.
Algumas das principais grifes que atualmente são conhecidas por suas colaborações são Louis Vuitton, Gucci e Balenciaga. Quem entra para o time daquelas que apostam em parcerias é a francesa Balmain, que se junta à icônica Barbie para lançar uma coleção de acessórios e artigos de roupa.
Esta não é a primeira vez que ambas se unem para um projeto, sendo a primeira vez em 2020 quando Olivier Rousteing (diretor criativo da maison de luxo) desenvolveu looks para a Barbie inspirados na modelo Claudia Schiffer e, posteriormente, em 2021, quando convidou a Barbie e o boneco Ken para um desfile digital.
Confiram mais sobre a colaboração que promete ser uma das mais comentadas de 2022:
Balmain x Barbie
A collab entre ambas as marcas está prevista para chegar as lojas físicas e online da Balmain, além da Mattel Creations e em varejistas em todo o mundo no dia 13 de Janeiro de 2022.
De acordo com ambas, a linha apresenta “estética e opulência estabelecidas” que o diretor criativo da Balmain, Olivier Rousteing, construiu na última década “filtrada através das lentes da Barbie”. Seu logo tem como inspiração e referência ao da Barbie no anos 90, e a cor Pantone ‘rosa barbie’, além de uma embalagem da boneca.
Com mais de 50 peças, a coleção “entrelaça as características da Barbie com as marcas registradas da Balmain, tal como as estampas marinière e Labyrinth”.
“É um sonho que se tornou realidade, desde criança eu sempre amei a Barbie e me sinto muito orgulhoso de fazer parte do mundo Barbie”, disse Olivier Rousteing, que ganhou uma versão de si mesmo em brinquedo.
Esta também marca a primeira vez em que a Barbie entra para o mundo da arte digital, uma vez que que os parceiros estão lançando três “NFTs (sigla em inglês para token não-fungível, ou seja, um certificado de propriedade que não pode ser substituído, dividido ou compartilhado.) únicos de avatares Barbie e Ken distintos”.
Estes foram estilizados com looks Balmain, sendo cada um acompanhado por um “conjunto personalizado único de peças Balmain do tamanho da Barbie, criando uma coleção única de arte digital e física”. Eles estarão disponíveis exclusivamente através da Mattel Creations, por meio de um leilão online hospedado no mintNFT.
Apesar de estar associado à Barbie, a coleção não possui gênero. Em um comunicado, Olivier diz que “rejeita qualquer limitação arbitrária de gênero” e a coleção é “quase 100% unissex”. Em entrevista ao jornal The New York Times, o francês contou que sentia vergonha ao brincar com bonecas quando era criança. “Ter a Barbie no meu exército Balmain, fazer uma coleção inspirada nela em que não há roupas de menino ou de menina, é minha pequena vingança”, disse ele. “Para mim, é muito mais do que apenas um projeto comercial. É emocionante”, completou o estilista.
O lançamento da coleção será acompanhado de uma campanha digital que retrata o vestuário e a coleção de acessórios nos avatares da Barbie. Ela foi conceituada e estilizada por Charlotte Stockdale e Katie Lyall, e fotografada por Norbert Schoerner.
Algumas peças que podem ser esperadas na coleção são: conjuntos de alfaiataria, t-shirts, jaquetas bomber e vestidos festivos. As estampas ganham um mix de logos, com direito à estética de 1970 da maison.
O que acharam desta parceria entre a Balmain e a Barbie? Gostaria de alguma peça? Nos conte nos comentários!