capa do post sobre marcas de moda e o desmatamento
|

A ligação das marcas de moda ao desmatamento

Comemorado no dia 04 de Outubro, o Dia da Natureza foi criado com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da preservação do meio ambiente. O dia foi escolhido por conta da celebração a São Francisco de Assis, um frade católico e santo que se destacou por ser defensor da natureza e dos animais.

Infelizmente, a consequência de nossos atos e também da indústria, principalmente da moda, já são visíveis nos dias atuais e só se intensificam com o passar do tempo. A indústria têxtil é conhecida por ser uma das mais poluentes que existem, não apenas poluindo as águas, mas também gerando grandes quantidades de resíduos e possui ligação direta com o desmatamento de florestas.

Confiram mais sobre o papel da moda e sua ligação com o desmatamento da natureza:

Moda e Desmatamento

Não é novidade para ninguém que a indústria da moda é considerada uma das maiores contribuintes para a poluição do Planeta Terra. Em um relatório inédito publicado pela ONG Stand.earth, em Novembro de 2021, foi divulgada a relação de pelo menos 50 grandes marcas de moda e fornecedores cuja atividade contribui para a destruição da floresta amazônica, sendo a principal causa a confecção de peças e acessórios em couro.

A atividade pecuária não é apenas uma das grandes responsáveis pelas emissões de gases do efeito estufa (GEEs) no país, mas também é o principal motivo de desmatamento no bioma, onde árvores são destruídas para transformar as terras em pastagens (53 milhões de hectares destruídos na bacia amazônica em 2017, em comparação com 14 milhões em 1985, segundo a plataforma Mapbiomas).

Como falamos acima, indústria pecuária é o maior impulsionador do desmatamento da floresta amazônica e das florestas tropicais em todo o mundo. O desmatamento causado pela pecuária na Amazônia é responsável por quase 2% das emissões globais de CO2 anualmente, o equivalente às emissões de todos os voos de avião em todo o mundo. E estamos falando apenas da floresta Amazônica, desconsiderando regiões de destaque para a pecuária, como o Cerrado. Ou seja, na realidade, esse valor tende a ser muito maior.   Vale lembrar que a indústria da moda emite 2,1 bilhões de toneladas de GEEs anualmente – 4% das emissões globais que podem ser volumes maiores, tendo em vista a dificuldade em rastrear sua rede.

A partir de uma das principais fornecedoras brasileiras, a JBS (conhecida por seu impacto no desmatamento da Amazônia), a investigação, que ainda estava em curso quando o relatório foi publicado, resultou em mais de 400 conexões individuais da rede de suprimento entre diversas empresas, como curtumes brasileiros, processadores de couro em vários países, fabricantes de produtos e marcas de moda em todo o mundo. Dentre os nomes mencionados no documento, estão as marcas Louis Vuitton, Dior, H&M, Nike, Zara, Tiffany & Co e Tommy Hilfiger, dentre muitas outras.

A produção de artigos de couro é uma das principais causas do desmatamento.
A produção de artigos de couro é uma das principais causas do desmatamento.

Embora o estudo da ONG não demonstre uma relação direta entre cada grife e o desmatamento da Amazônia, os pesquisadores encontraram múltiplas conexões nas cadeias globais de abastecimento da indústria da moda. Na verdade, para atender à demanda do consumidor por bolsas, sapatos e outros artigos de couro, a indústria da moda terá que abater 430 milhões de vacas por ano até 2025, segundo um artigo do jornal inglês The Guardian.

Entre incêndios e atividades agrícolas intensivas, a maior floresta tropical do mundo tem experimentado um declínio alarmante nos últimos anos. Segundo um estudo publicado no último mês de abril pela Nature Climate Change, entre 2010 e 2019, a Amazônia emitiu cerca de 18% a mais de carbono do que absorveu, com 4,45 bilhões de toneladas liberadas, ante 3,780 milhões de toneladas armazenadas.

A atividade pecuária é uma das principais responsáveis pelo desmatamento da Floresta Amazônica.
A atividade pecuária é uma das principais responsáveis pelo desmatamento da Floresta Amazônica.

O desaparecimento gradual da Amazônia  é um dos “pontos de inflexão” identificados pelos especialistas, que pode causar uma mudança dramática e irreparável no sistema climático. Por isso, marcas de moda necessitam continuar seus esforços para encontrar formas mais sustentáveis de produção para que seu impacto na natureza seja menor.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Bolsas clássicas e atemporais das grandes marcas de luxo!

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • Cartier lança nova versão da icônica Coleção Love após 56 anos!

    Poucas joias conseguem atravessar décadas mantendo o mesmo fascínio que tinham no dia em que foram criadas. A Cartier LOVE, lançada em 1969 pelo designer Aldo Cipullo em Nova York, é um desses raros exemplos. Criada no auge de uma era marcada pela liberdade cultural e pela redefinição dos relacionamentos, a pulseira ganhou notoriedade não…
  • Desfile Louis Vuitton Verão 2026 é destaque no segundo dia da PFW

    O desfile de Verão 2026 da Louis Vuitton, apresentado nesta manhã em Paris, surpreendeu pela combinação entre história, opulência e intimidade. Sob o olhar de Nicolas Ghesquière, diretor criativo da maison desde 2013, a coleção foi revelada nos aposentos de Ana da Áustria, rainha da França entre 1615 e 1643, um cenário que dialoga diretamente…
  • Saint Laurent Verão 2026: Desfile fecha a primeira noite da Paris Fashion Week

    A primeira noite da Paris Fashion Week (PFW), em 29 de setembro, teve como“grande finale” o desfile da Saint Laurent Verão 2026. Anthony Vaccarello, no comando criativo da maison desde 2016, celebrou seu 30º desfile com um cenário inesquecível: milhares de hortênsias brancas cobriram o Trocadéro e, vistas do alto, formavam o icônico logo YSL….
  • Silvia Venturini deixa a Direção Criativa da Fendi: Quem deve assumir?

    O mundo da moda volta a ser marcado por uma mudança de peso. A Fendi, uma das marcas mais respeitadas do luxo italiano e parte do grupo LVMH, anunciou que Silvia Venturini Fendi deixará a direção criativa da grife para assumir o cargo de presidente honorária a partir de 1º de outubro de 2025. O…
  • 5 Bolsas Dior que são imperdíveis no Etiqueta Única

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…
  • Dario Vitale estreia na Versace e reinventa os anos 1980 para o verão 2026

    Na última sexta-feira, todos os olhares da Semana de Moda de Milão se voltaram para a estreia de Dario Vitale como diretor criativo da Versace. O desfile, de atmosfera intimista, tinha uma missão clara: mostrar como um novo olhar poderia honrar a herança de Gianni Versace, sem deixar de dialogar com a vida de hoje.
  • O Azul Lanvin: A História da Cor Icônica que Está de Volta!

    Poucas cores no universo da moda carregam tanta história quanto o Azul Lanvin. Mais do que um tom, ele se tornou a marca registrada de uma das maiores grifes francesas, atravessando gerações e permanecendo como um dos símbolos mais elegantes da alta-costura. Agora, esse azul distinto e luminoso volta a ganhar destaque e promete ser…
  • 4 Peças de Marcas de Luxo para Investir!

    Quando falamos sobre peças de grandes marcas de luxo, seu preço elevado é uma das primeiras coisas que se vem a cabeça, principalmente se pensamos em bolsas, joias ou itens de coleções especiais e limitadas. Para muitas pessoas, artigos de luxo são considerados investimentos, não apenas por conta do valor, mas também porque certas peças,…
  • As bolsas grandes da Louis Vuitton que são clássicas e icônicas

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • Louis Vuitton Celebra Art Decó em Exposição em Paris

    A Louis Vuitton inaugura nesta sexta-feira (26) uma experiência única em Paris. Trata-se da exposição que homenageia o centenário da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas de 1925. O evento que consolidou o estilo Art Déco e marcou uma virada estética no design de luxo. Localizada no espaço LV Dream, a mostra é…
  • Crocs e Jean Paul Gaultier lançam collab exclusiva no Brasil

    A espera acabou! A tão comentada colaboração entre Crocs e Jean Paul Gaultier finalmente chegou às lojas. Conheça todos os detalhes da coleção, incluindo preços, design e acabamentos que transformam o clássico clog em uma peça de moda icônica disputada por colecionadores e fashionistas ao redor do mundo.