banner xmas sale

capa do post sobre o dia da arvore
|

A Indústria da Moda e as Emissões de Carbono

Comemorado no dia 21 de Setembro, o Dia da Árvore surgiu com a necessidade  de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.

A indústria têxtil é considerada como a segunda mais poluente do planeta, sendo responsável por emitir uma grande porcentagem de carbono na atmosfera, além de gerar uma significativa quantidade de resíduos nos oceanos.

Confira mais sobre o dia da árvore e a responsabilidade da indústria da moda nas emissões de carbono no meio ambiente:

Por Que Dia da Árvore?

O Dia da Árvore  surgiu no final do século XIX, mais precisamente no dia 10 de abril de 1872. Foi nessa data que Julius Sterling Morton (1832-1902), político e jornalista estadunidense, decidiu plantar uma grande quantidade de árvores no estado do Nebraska, nos Estados Unidos.

O “Day Arbor”, como ficou conhecido, foi um marco ecológico da conscientização e preservação das espécies arbóreas. Desde aquela época, as árvores vinham sofrendo com o desmatamento e a extinção, ocasionando problemas ambientais e a destruição da biodiversidade.

Pelo fato do dia da árvore ser comemorado mundialmente com a chegada da primavera, muitas nações adequam esse dia a partir das características físico-climáticas de seus países. Como é o caso do Brasil, que comemora a data no dia 21 de Setembro.

foto de árvores em floresta

Impacto da Indústria no Meio Ambiente

A indústria têxtil contribui com aproximadamente 2,1 bilhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em um único ano, o equivalente a 4% de todas as emissões globais. Esse número impressionante é comparável às emissões anuais de GEE da França, Alemanha e Reino Unido combinados.

Essas estimativas são baseadas em dados do Fashion on Climate de 2018, mas espera-se que o setor continue crescendo no futuro. Ou seja, se nossos esforços para reduzir o impacto da moda não forem acelerados rapidamente nos próximos 10 anos, as emissões deverão aumentar para 2,7 bilhões de toneladas por ano até 2030.

O imenso impacto de carbono das roupas ocorre em todas as etapas da cadeia de suprimentos da moda e do ciclo de vida do produto. No entanto, 70% das emissões da moda se originam de atividades como produção e processamento de matérias-primas.

Apesar destes números alarmantes, a maioria das grandes marcas ainda não tomam medidas básicas para a devida diligência ambiental em seus fornecedores. De um modo geral, as fases de tingimento e acabamento, preparação de fios e produção de fibras tendem a ser as que mais deixam pegadas de carbono na atmosfera.

fotos de peças de lã

Esses processos de alto impacto ambiental são massivamente subestimados pelas marcas, que na maioria das vezes apenas contabilizam as emissões de suas próprias operações, como transporte e varejo. A indústria têxtil tem um impacto devastador no planeta, e os trabalhadores mais vulneráveis do sistema deste setor geralmente correm um risco desproporcional de experimentar esses impactos em primeira mão.

Ao longo de toda a cadeia de fornecimento, os recursos naturais são extraídos, os habitats são explorados, as emissões tóxicas são produzidas, a água é poluída e os resíduos são despejados de forma descuidada.

De acordo com o Índice de Transparência da Moda 2021, criado pelo Fashion Revolution Global, as maiores marcas e varejistas do mundo falam muito sobre seus esforços de sustentabilidade, mas ainda há falta de transparência nas ações e resultados nos principais indicadores ambientais. Se as marcas não medirem e divulgarem seus dados em todas as operações, não podemos responsabilizá-las por suas metas climáticas.

Toda a indústria da moda precisa ser mais transparente sobre o que está fazendo para enfrentar a escala do desafio climático global, especialmente quando se trata de impactos ambientais na cadeia de suprimentos e as consequências da produção e consumo insustentáveis.

Como fazer sua parte

Por mais que as grandes marcas da indústria da moda sejam as grandes responsáveis pelas alarmantes emissões de carbono no meio ambiente, o consumidor também pode fazer a sua parte para ajudar o meio ambiente. Uma das maneiras mais fáceis é se tornar adepto do mercado second hand.

Este é um nicho que cresce a cada ano e está se tornando o queridinho de centenas de pessoas. Confira abaixo algumas das principais vantagens de se comprar em brechós:

1. Você pode encontrar peças que não são mais comercializadas por marcas

Existe alguma peça que era seu sonho de consumo que fez parte de uma coleção especial e limitada ou de uma linha antiga que não é mais confeccionada? Há uma grande chance de você encontrar algum deles em brechós de luxo! Muitas pessoas acabam não usando-as mais e resolvem se desfazer delas e colocá-las a venda.

Dois grandes exemplos sãos os modelos Shopper Tote da Chanel e a Swing Tote da Gucci, que foram e ainda são bolsas muito queridas por diversas mulheres, porém só podem ser encontradas em brechós de luxo, como o Etiqueta Única!

Em lojas secondhand você pode encontrar peças que não são mais comercializadas ou que fizeram parte de colaborações limitadas!
Em lojas secondhand você pode encontrar peças que não são mais comercializadas ou que fizeram parte de colaborações limitadas!

2. Peças Exclusivas

Se exclusividade é o que você procura, dê adeus aqueles cabides de lojas de confecções grandes que empoleiram várias peças iguais. Normalmente os itens de luxo vendidos na Etiqueta Única tem peças limitadas nas coleções das principais marcas de luxo de moda.

Por exemplo, devido à elaboração manual lenta e precisa destes produtos, junto aos materiais e couros que são de difícil acesso, apenas um número limitado de bolsas Hermès  são feitas a cada ano e alguns exemplares podem ser encontrados no EÚ!

Nos brechós de luxo você encontra peças em quantidade limitada e exclusiva.
Nos brechós de luxo você encontra peças em quantidade limitada e exclusiva.

3. Você pratica o consumo consciente!

Atualmente, a sustentabilidade e o consumo consciente são algumas das pautas de maior importância no momento. Em uma época onde, infelizmente, ainda há grande desperdício de resíduos e tecidos devido à produção em massa, ter consciência do que está consumindo é um passo muito importante. E, por que não consumir peças de luxo em brechós de luxo? Além de você você ajudar o ambiente, você também faz com que itens continuem a ficar em circulação.

Uma das principais vantagens de comprar em lojas secondhand é a prática do consumo consciente!
Uma das principais vantagens de comprar em lojas secondhand é a prática do consumo consciente!

O que acha da responsabilidade da indústria no quesito de deteriorização do meio ambiente? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • 3 Sapatos Infantis Dolce & Gabbana para Presentear na XMAS Sale for Kids!

    Presentear no Natal sempre envolve encontrar algo que reflita cuidado. Para meninas de 0 a 12 anos, essa busca ganha um toque especial quando passa pelos sapatos infantis da Dolce & Gabbana. Inspirada no imaginário lúdico que sempre guiou sua estética, a marca italiana oferece modelos de luxo para crianças que valorizam o conforto, o…
  • Os Achados de Luxo para Elas na XMAS Sale: 5 Acessórios Icônicos!

    O mercado de resale se tornou uma das formas mais interessantes de acessar o luxo hoje. Em um único portal second hand, é possível encontrar desde clássicos que marcaram a história das grandes grifes até acessórios femininos praticamente intocados, esperando por um novo capítulo. Essa mistura entre oportunidade, autenticidade e sustentabilidade colocou o segmento na…
  • 5 Ideias de Presentes de Natal de Luxo para Mulheres

    Faltando apenas quatorze dias para a véspera de Natal, todos estão correndo com os preparativos para esta data tão importante e amada, seja pensando em qual look irão usar ou comprando presentes para si próprio ou pessoas tão queridas em suas vidas. Por ser uma comemoração especial, muitos gostam de investir um pouco mais no…
  • 4 Peças Clássicas da Hermès para investir no XMas Sale

    Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
  • XMas Sale: Bolsas Vermelhas e Festivas para o Natal

    O vermelho é uma cor intensa e viva. Por ser mais chamativa, muitas pessoas podem ter dúvida de como incorporá-la no dia a dia e montar looks que sejam elegantes e estilosos. Muito versátil e atemporal, pode ser usada em qualquer estação do ano, se adaptando a quase todas as ocasiões! Nos últimos anos a…
  • Os Presentes de Luxo até R$2.000 na XMAS Sale

    No fim do ano, quando as trocas de presentes se tornam quase rituais, surge também o desejo de surpreender com algo especial e, de preferência, com assinatura de uma grande grife. O imaginário coletivo costuma associar o luxo a cifras inalcançáveis, mas a realidade é que o universo das marcas internacionais guarda capítulos menos óbvios:…
  • As Melhores Bolsas Valentino para brindar o Ano Novo!

    Bolsas Valentino + Ano Novo é o match infalível para terminar 2025 em grande estilo! Afinal, quando se fala em sofisticação e elegância, o nome Valentino Garavani não pode faltar. Conhecido como o “Rei do Chic”, o estilista fundou sua etiqueta homônima em 1960 e, ao longo das décadas, a marca se tornou um dos…
  • Bolsas Amarelas para o Réveillon: Modelos que Iluminam o Look de Ano Novo

    O amarelo sempre ganha protagonismo nas produções de fim de ano, mas é nas bolsas de luxo que essa cor encontra seu ponto mais elegante. Para quem deseja entrar em janeiro com luz própria, os modelos em tons solares surgem como aliados certeiros. Do pastel ao amarelo vibrante, selecionamos bolsas amarelas para o Réveillon que…
  • As bolsas Saint Laurent que são imperdíveis no XMas Sale

    A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…
  • 4 Joias Especiais da Cartier para presentear no Natal

    A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com…
  • As Melhoras bolsas da Dior no XMas Sale

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…
  • XMAS SALE: 9 Ideias Presenteáveis para Elas

    Quando dezembro chega, a dúvida é sempre a mesma: o que escolher para surpreender principalmente as mulheres? As melhores ideias presenteáveis para elas passam por peças que acompanham seu ritmo — uma bolsa de luxo que funciona do trabalho ao jantar, uma joia que ilumina o look ou uma bijoux que vira assinatura. O segredo…