capa do post sobre o dia da arvore
|

A Indústria da Moda e as Emissões de Carbono

Comemorado no dia 21 de Setembro, o Dia da Árvore surgiu com a necessidade  de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos.

A indústria têxtil é considerada como a segunda mais poluente do planeta, sendo responsável por emitir uma grande porcentagem de carbono na atmosfera, além de gerar uma significativa quantidade de resíduos nos oceanos.

Confira mais sobre o dia da árvore e a responsabilidade da indústria da moda nas emissões de carbono no meio ambiente:

Por Que Dia da Árvore?

O Dia da Árvore  surgiu no final do século XIX, mais precisamente no dia 10 de abril de 1872. Foi nessa data que Julius Sterling Morton (1832-1902), político e jornalista estadunidense, decidiu plantar uma grande quantidade de árvores no estado do Nebraska, nos Estados Unidos.

O “Day Arbor”, como ficou conhecido, foi um marco ecológico da conscientização e preservação das espécies arbóreas. Desde aquela época, as árvores vinham sofrendo com o desmatamento e a extinção, ocasionando problemas ambientais e a destruição da biodiversidade.

Pelo fato do dia da árvore ser comemorado mundialmente com a chegada da primavera, muitas nações adequam esse dia a partir das características físico-climáticas de seus países. Como é o caso do Brasil, que comemora a data no dia 21 de Setembro.

foto de árvores em floresta

Impacto da Indústria no Meio Ambiente

A indústria têxtil contribui com aproximadamente 2,1 bilhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em um único ano, o equivalente a 4% de todas as emissões globais. Esse número impressionante é comparável às emissões anuais de GEE da França, Alemanha e Reino Unido combinados.

Essas estimativas são baseadas em dados do Fashion on Climate de 2018, mas espera-se que o setor continue crescendo no futuro. Ou seja, se nossos esforços para reduzir o impacto da moda não forem acelerados rapidamente nos próximos 10 anos, as emissões deverão aumentar para 2,7 bilhões de toneladas por ano até 2030.

O imenso impacto de carbono das roupas ocorre em todas as etapas da cadeia de suprimentos da moda e do ciclo de vida do produto. No entanto, 70% das emissões da moda se originam de atividades como produção e processamento de matérias-primas.

Apesar destes números alarmantes, a maioria das grandes marcas ainda não tomam medidas básicas para a devida diligência ambiental em seus fornecedores. De um modo geral, as fases de tingimento e acabamento, preparação de fios e produção de fibras tendem a ser as que mais deixam pegadas de carbono na atmosfera.

fotos de peças de lã

Esses processos de alto impacto ambiental são massivamente subestimados pelas marcas, que na maioria das vezes apenas contabilizam as emissões de suas próprias operações, como transporte e varejo. A indústria têxtil tem um impacto devastador no planeta, e os trabalhadores mais vulneráveis do sistema deste setor geralmente correm um risco desproporcional de experimentar esses impactos em primeira mão.

Ao longo de toda a cadeia de fornecimento, os recursos naturais são extraídos, os habitats são explorados, as emissões tóxicas são produzidas, a água é poluída e os resíduos são despejados de forma descuidada.

De acordo com o Índice de Transparência da Moda 2021, criado pelo Fashion Revolution Global, as maiores marcas e varejistas do mundo falam muito sobre seus esforços de sustentabilidade, mas ainda há falta de transparência nas ações e resultados nos principais indicadores ambientais. Se as marcas não medirem e divulgarem seus dados em todas as operações, não podemos responsabilizá-las por suas metas climáticas.

Toda a indústria da moda precisa ser mais transparente sobre o que está fazendo para enfrentar a escala do desafio climático global, especialmente quando se trata de impactos ambientais na cadeia de suprimentos e as consequências da produção e consumo insustentáveis.

Como fazer sua parte

Por mais que as grandes marcas da indústria da moda sejam as grandes responsáveis pelas alarmantes emissões de carbono no meio ambiente, o consumidor também pode fazer a sua parte para ajudar o meio ambiente. Uma das maneiras mais fáceis é se tornar adepto do mercado second hand.

Este é um nicho que cresce a cada ano e está se tornando o queridinho de centenas de pessoas. Confira abaixo algumas das principais vantagens de se comprar em brechós:

1. Você pode encontrar peças que não são mais comercializadas por marcas

Existe alguma peça que era seu sonho de consumo que fez parte de uma coleção especial e limitada ou de uma linha antiga que não é mais confeccionada? Há uma grande chance de você encontrar algum deles em brechós de luxo! Muitas pessoas acabam não usando-as mais e resolvem se desfazer delas e colocá-las a venda.

Dois grandes exemplos sãos os modelos Shopper Tote da Chanel e a Swing Tote da Gucci, que foram e ainda são bolsas muito queridas por diversas mulheres, porém só podem ser encontradas em brechós de luxo, como o Etiqueta Única!

Em lojas secondhand você pode encontrar peças que não são mais comercializadas ou que fizeram parte de colaborações limitadas!
Em lojas secondhand você pode encontrar peças que não são mais comercializadas ou que fizeram parte de colaborações limitadas!

2. Peças Exclusivas

Se exclusividade é o que você procura, dê adeus aqueles cabides de lojas de confecções grandes que empoleiram várias peças iguais. Normalmente os itens de luxo vendidos na Etiqueta Única tem peças limitadas nas coleções das principais marcas de luxo de moda.

Por exemplo, devido à elaboração manual lenta e precisa destes produtos, junto aos materiais e couros que são de difícil acesso, apenas um número limitado de bolsas Hermès  são feitas a cada ano e alguns exemplares podem ser encontrados no EÚ!

Nos brechós de luxo você encontra peças em quantidade limitada e exclusiva.
Nos brechós de luxo você encontra peças em quantidade limitada e exclusiva.

3. Você pratica o consumo consciente!

Atualmente, a sustentabilidade e o consumo consciente são algumas das pautas de maior importância no momento. Em uma época onde, infelizmente, ainda há grande desperdício de resíduos e tecidos devido à produção em massa, ter consciência do que está consumindo é um passo muito importante. E, por que não consumir peças de luxo em brechós de luxo? Além de você você ajudar o ambiente, você também faz com que itens continuem a ficar em circulação.

Uma das principais vantagens de comprar em lojas secondhand é a prática do consumo consciente!
Uma das principais vantagens de comprar em lojas secondhand é a prática do consumo consciente!

O que acha da responsabilidade da indústria no quesito de deteriorização do meio ambiente? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • O Calendário do Advento da Saint Laurent que virou Objeto de Desejo

    Não é exagero dizer que a marca que detém o icônico logo YSL encontrou uma forma inesperada de aquecer o fim de ano. O novo calendário do Advento Saint Laurent Rive Droite chegou sem alarde, mas com aquele magnetismo silencioso típico das peças que já nascem colecionáveis. O formato é familiar — a surpresa diária…
  • As Joias Louis Vuitton na Black Week: Pequenas no tamanho, Grandes no Impacto

    Para muitos, as bolsas são as grandes joias da Louis Vuitton, mas a maison também possui uma linha de joalheria que inclui anéis, pulseiras, colares, broches e braceletes que traduzem o espírito fashion da marca. Assim como acontece com seus modelos clássicos, as joias da LV combinam herança, design marcante e aquele toque parisiense que…
  • Gucci irá realizar desfile da coleção Cruise em Nova York

    A temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está começando a ganhar forma! Conhecida por escolher lugares pitorescos para suas apresentações de coleções Cruise,…
  • 4 Peças da Dior que são imperdíveis na Black Week

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de sete décadas de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
  • As bolsas Louis Vuitton para investir na Black Week

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • Louis Vuitton X Timberland: Tudo sobre as Botas de Ouro de R$420 mil!

    Quando a Louis Vuitton decidiu revisitar a clássica bota Timberland sob a direção de Pharrell Williams, o resultado ultrapassou qualquer expectativa, inclusive do mercado de luxo. A peça, apresentada na coleção masculina de inverno 2024 e que chegou recentemente para venda a um seleto grupo de clientes , não é apenas mais uma colaboração entre…
  • Os Tênis Gucci Femininos Favoritos das Fashionistas na Black Week

    Ao observar a evolução da Gucci nos últimos anos, fica claro que a marca domina a arte de transformar o cotidiano em moda. Esse olhar aparece com força no universo dos tênis femininos, onde o design encontra funcionalidade sem renunciar a detalhes que revelam a essência da maison. São modelos que misturam referências esportivas, nostalgia…
  • As melhores peças da Gucci na Black Week

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • 5 Bolsas de Luxo queridinhas da Black Week

    Um dos acessórios mais importantes que existem, a bolsa tem sua criação datada desde os tempos da pré-história, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Desde então, ela foi reinventada centenas de milhares de vezes, sendo…
  • Dior irá realizar desfile Cruise em Los Angeles!

    A temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, irá começar em alguns meses. Porém, diversas marcas já estão anunciando suas escolhas de local para suas…
  • Miu Miu e Oakley se unem e agitam o mundo da moda

    O encontro entre Miu Miu e Oakley não nasceu para ser óbvio e talvez por isso tenha se tornado um dos lançamentos mais comentados dessa temporada. Quando a marca italiana, conhecida como a “irmã mais nova da Prada” e por seu olhar sofisticado e irônico sobre o vestuário, decidiu mergulhar no universo técnico dos esportes…
  • As Bolsas Especiais da Chanel na Black Week

    Há algo magnético nas bolsas especiais da Chanel. Quando a maison decide revisitar um clássico com bordados artesanais, estampas exclusivas ou acabamentos produzidos em tiragem reduzida, cada peça ganha um novo capítulo dentro da própria história da marca. Esses modelos fogem do lugar-comum, falam diretamente com colecionadores e mostram como a Chanel preserva seu DNA…