banner summer sale

capa do post sobre curiosidades da givenchy
|

5 Curiosidades sobre a Givenchy que você não imagina!

Uma das maiores casas de moda da França, a Givenchy é atrelada à sofisticação e ao requinte, ao corte perfeito, ao equilíbrio, acima de tudo. A extrema elegância sempre foi a principal marca das criações clássicas de Hubert de Givenchy, um francês reconhecido mundialmente por seu trabalho coerente e requintado, e cuja marca é sinônimo de alto luxo.

Confiram abaixo cinco curiosidades sobre a Givenchy:

5. A marca inventou o “chic desconstruído”

Embora Hubert de Givenchy tenha vindo de uma família aristocrática, seu início na moda foi algo aquém da riqueza e do glamour. Ele começou com um orçamento pequeno e confeccionou roupas usando camisas. Esse material era frequentemente usado para produzir protótipos antes de finalizá-los em materiais mais caros, como a seda.

Curiosamente, essa diferença de tecido deu ao designer uma ‘vantagem’ assim como sua ideia inovadora de criar peças para serem misturadas e combinadas para construir um guarda-roupa versátil. Não é preciso dizer que o lançamento de sua primeira coleção foi um grande sucesso – os compradores adoraram suas camisas de algodão e logo ele conseguiu reembolsar seus investidores e assumir totalmente a casa de alta costura.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Hubert de Givenchy foi o responsável pela criação do chic desconstruído. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @atelierprk)
Hubert de Givenchy foi o responsável pela criação do chic desconstruído. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @atelierprk)

4. O estilista não tinha a intenção de trabalhar na indústria da moda

Originalmente, Hubert de Givenchy estudou direito, no entanto, posteriormente se deu conta que ele simplesmente não era apaixonado o bastante pelo campo. Então, em 1944, ele decidiu se mudar para Paris para seguir seu desejo de se tornar estilista.

Foi lá que conseguiu um estágio com Jacques Fath e estudou na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, a escola nacional francesa de artes visuais. Através dos anos, ele trabalhou ao lado de alguns dos maiores nomes da moda, incluindo Pierre Balmain, Christian Dior e Elsa Schiaparelli. Estas experiências o ajudaram a estabilizar sua própria casa de alta costura epônima.

Hubert de Givenchy. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @atelierprk)
Hubert de Givenchy. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @atelierprk)

3. O icônico vestido preto de “Bonequinha de Luxo” foi criado pela Givenchy

Talvez um dos looks mais emblemáticos e reconhecidos do cinema, o vestido preto que Audrey Hepburn usou no clássico filme “Bonequinha de Luxo” é uma das criações mais emblemáticas da Givenchy. Na verdade, pode-se dizer que Givenchy é o culpado pelo slogan LBD (little black dress).

Além disso, também é o designer responsável pelo casaco balão e pelo vestido baby doll. O costureiro francês é conhecido por influenciar diretamente a maneira como percebemos a moda dos anos 50 e 60.

Audrey Hepburn com o icônico vestido preto de "Bonequinha de Luxo". Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @soaudreyhepburn)
Audrey Hepburn com o icônico vestido preto de “Bonequinha de Luxo”. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @soaudreyhepburn)

2. Audrey Hepburn foi uma musa da casa

O que nos traz para outra curiosidade sobre a Givenchy! A atriz Audrey Hepburn foi uma grande amiga do fundador da marca, Hubert de Givenchy, e, consequentemente, sua musa.

Os dois se conheceram em 1953 e o estilista a vestiu em diversos filmes, incluíndo Sabrina e, é claro, o icônico vestido preto de “Bonequinha de Luxo”. A amizade do estilista com a atriz – que ele descreveu certa vez ao relembrar seu primeiro encontro como “essa pessoa muito magra, de olhos lindos, cabelo curto, sobrancelhas grossas, calça muito pequena, sapatilhas de bailarina e uma t-shirt” – durou até a morte dela, aos 63 anos.

Hubert de Givenchy e Audrey Hepburn. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @soaudreyhepburn)
Hubert de Givenchy e Audrey Hepburn. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @soaudreyhepburn)

1. Estava à frente de seu tempo nas estacas femininas da moda

Hubert de Givenchy se focou em roupas que acentuassem a beleza feminina, optando por elegância e chiqueza ao invés do estilo de conformidade que estava em alta na década de 1950 após a Segunda Guerra Mundial.

Sua influência na moda durante as décadas de 50 e 60 foi lindamente deduzida por um jornalista do Washington Post em 1995: “Givenchy é um classicista há muito tempo, um dos últimos da velha guarda da alta costura, onde roupas lindas eram feitas para uma mulher morar, não decorá-la. Suas roupas se moviam com o corpo de uma mulher, em vez de restringi-lo.”

Hubert de Givenchy. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @atelierprk)
Hubert de Givenchy. Clique na imagem e confira criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @atelierprk)

Estas são algumas curiosidades sobre a Givenchy! Já conhecia alguma delas? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Slingback Branco: O Novo Sapato Básico que Já Virou Tendência

    Se antes o scarpin preto era unanimidade no closet de toda fashion girl, 2026 aponta para uma mudança silenciosa e extremamente elegante. Cada vez mais presente no street style internacional, nas passarelas e nas escolhas de mulheres que ditam moda, o slingback branco surge como o novo sapato clássico da vez. Sofisticado sem esforço, atemporal…
  • De Flats a Salto: 4 Sapatos Femininos de Luxo para o Verão na Summer Sale!

    Com propostas que transitam entre flats e rasteirinhas à plataformas e anabelas, os sapatos femininos de luxo para o verão traduzem a estação com leveza, precisão e desejo. Longe de serem meros acessórios, eles definem o tom do look e refletem a maneira como as grifes internacionais respondem ao calor, ao movimento e à vida…
  • 05 Oportunidades de Marcas de Luxo na Summer Sale

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
  • As melhores peças da Hermès na Summer Sale

    Uma das marcas de luxo mais valiosas, renomadas e conhecidas do mundo, a Hermès foi fundada em 1837 pelo seleiro francês Thierry Hermès em Paris, França. Ao longo de seus 187 anos de história, a marca francesa criou modelos icônicos de bolsas, que se tornaram objeto de desejo para inúmeras mulheres ao redor do planeta…
  • As bolsas da Saint Laurent na Summer Sale

    A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…
  • Como a Valentino se tornou uma das Maiores Marcas Italianas de Bolsas de Luxo?

    Poucas marcas italianas de bolsas de luxo conseguem atravessar décadas mantendo uma identidade tão clara quanto a Valentino. Fundada em Roma, em um contexto de reconstrução cultural do pós-guerra, a maison construiu sua reputação muito antes de se tornar referência em acessórios-desejo. Sua base sempre foi a alta-costura, o domínio absoluto da cor e uma…
  • Summer Sale: 4 Peças da Valentino para Investir

    Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
  • Prada na Summer Sale: 6 Acessórios que Transformam o Look de Verão

    A Prada é uma marca de luxo italiana celebrada pelo seu minimalismo calculado e por uma linguagem estética construída a partir de contrastes precisos entre função e sofisticação. Desde que Miuccia Prada assumiu a direção criativa no final dos anos 1970, a grife transformou materiais utilitários em objetos de desejo. Esse gesto redefiniu o mercado…
  • Bolsas da Gucci que são imperdíveis na Summer Sale

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • 4 Looks Clássicos com Blazer para se Inspirar

    O blazer é uma peça originária do guarda roupa masculino, mas que, ao longo dos séculos, começou a ser adotado pelas mulheres e deixou de ser de uso exclusivo dos homens.  Atualmente, se tornou uma peça básica e necessária de se ter no armário de qualquer pessoa. Muito versátil, atemporal e elegante, o artigo deixa…
  • A Nova Embaixadora da Chanel: Conheça o Estilo de Gracie Abrams

    A Chanel começa 2026 com um anúncio estratégico: Gracie Abrams é a nova embaixadora da maison francesa. A cantora e compositora americana, indicada ao Grammy Awards 2024 na categoria Artista Revelação, passa a integrar o time de rostos ligados à coleção de joias Coco Crush, uma das linhas mais importantes da Chanel na última década….
  • Louis Vuitton foi a Marca Mais Usada no Critics Choice Awards 2026

    Não foi Gucci, Prada e nem Dior. Se o Critics Choice Awards 2026 serve como termômetro antecipado para a temporada de premiações, um dado ficou claro já nas primeiras aparições no “black carpet” : a Louis Vuitton foi a marca mais escolhida da noite. A cerimônia, realizada em 4 de janeiro, na Califórnia, teve um…