capa do post sobre montar guarda roupa cápsula
|

Guarda-roupa cápsula: o que é e como montar o seu!

Quem nunca abriu o guarda-roupa e falou a frase“eu não tenho nada para vestir”, mesmo ele estando cheio de roupas? Saiba que isso é mais comum do que você imagina!

Isso acontece porque estamos sempre comprando novas peças e querendo seguir as tendências de moda que mudam com grande frequência, ou também por que a nossa personalidade e gosto pessoal se modificam com o passar do tempo.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

O conceito do armário cápsula surgiu durante a década de 70 com a estilista Susie Faux. Ela criou a ideia de um guarda-roupa construído apenas com itens que sejam essenciais, atemporais e, principalmente, que combinem entre si. Durante algum tempo, a ideia não foi aderida por muitas pessoas, já que o sucesso das lojas fast fashion era tremendo e impedia que a ideia do guarda-roupa cápsula fosse colocada em prática.

Com a moda sustentável em alta e sendo altamente discutida nos últimos anos, o interesse pelo guarda-roupa capsula e aderir a prática aumenta a cada dia, além de ter se popularizado entre as mulheres.

Confiram abaixo dicas de como montar o seu guarda-roupa cápsula e sua importância:

Principais Diretrizes

  1. Desapegar das roupas que não servem em você, não se enquadram no seu atual estilo de vida ou que estão com algum defeito. Isso pode ser feito a partir de doações ou com a venda em um brechó, como no Etiqueta Única!
  2. Certifique-se que suas roupas favoritas se enquadram ao seu estilo de vida e estação do ano e arrume o armário. Quando uma nova estação climática chegar, também será tempo de reorganizar seu guarda-roupa;
  3. Compre com menos frequência e quando for comprar procure por peças bem feitas, de qualidade e duradouras.

Como criar um guarda-roupa cápsula?

A ideia original do guarda-roupa cápsula é de ter cerca de 30 peças por estação, ou seja, um armário cápsula destinado ao inverno e outro ao verão. Mas se considerarmos o clima brasileiro, esta divisão não é totalmente necessária. O indicado, então, é ter cerca de 70 peças que você poderá utilizar durante todo o ano.

A principal dica na hora de escolher as peças que irão fazer parte do seu armário é investir em itens versáteis, que combinam com diferentes estilos e são possíveis de fazer sobreposições em dias mais frios. A escolha do estilo delas irá depender totalmente do seu gosto pessoal para caimento e cores. Por mais que utilizar tons neutros e sóbrios pode ser a maneira mais fácil, isso não quer dizer que você não pode ter peças coloridas! O indicado é evitar peças que possuam estampas, mas se você é fã do mix de padronagens, está liberado investir em modelos estampados.

O principal ponto é escolher uma paleta de cores que irão conversar entre si, te valorizar e se adequar ao seu gosto. Outro fato importante é investir em mais peças para a parte de cima, já que as de baixo podem ser reutilizadas mais vezes.
As peças do guarda-roupa cápsula devem se adaptar aos seus gostos pessoais, estilo e clima da cidade em que vive.
As peças do guarda-roupa cápsula devem se adaptar aos seus gostos pessoais, estilo e clima da cidade em que vive.

Quais os benefícios do guarda-roupa cápsula?

Há muitos benefícios em se adotar formas de viver minimalista e que vá à contramão do consumismo. Entre os principais benefícios destacamos:

  1. Menor produção de lixo e impacto ao meio ambiente, já que o guarda-roupa cápsula é sustentável e favorece o consumo consciente. Por ano, toneladas de roupas são descartadas e grande parte desse lixo não pode ser reciclado totalmente e vai emitir substâncias tóxicas durante sua degradação por muito tempo;
  2. A ideia é fugir do modelo de consumo das fast fashions e, dessa forma, não apoiar as relações de produção e trabalho degradantes da indústria da moda feita para o consumo rápido (como se sabe, as fast fashions possuem sua produção em economias do terceiro mundo em que a mão de obra é mais barata e não há regularização definida para as condições de trabalho);
  3. Maior economia em peças de roupas;
  4. Você consegue decidir em menos tempo o que vestir;
  5. Mais fácil de arrumar e manter o guarda-roupa em ordem;
  6. Inúmeras possibilidades de combinações criativas e divertidas com as peças do armário.

Adotar o guarda-roupa cápsula e vivenciar a redução do consumo é uma forma de seguir a moda sustentável.
Adotar o guarda-roupa cápsula e vivenciar a redução do consumo é uma forma de seguir a moda sustentável.
A mudança para um estilo de vida mais minimalista, certamente, é gradativo. Contudo, estimular o desapego de peças que você não usa mais e o questionamento acerca da moda consciente certamente é um bom começo para a mudança de estio de vida em que o guarda-roupa cápsula possa fazer parte!

Resumo em Storie

Guarda-roupa cápsula: o que é e como montar o seu

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa-lee-know-e-nomeado-embaixador-gucci-entenda-os-motivos-300625

Lee Know é nomeado Embaixador Gucci: Entenda os motivos!

Em mais um movimento estratégico, a Gucci anunciou nesta segunda-feira (30) o cantor sul-coreano Lee Know, integrante do Stray Kids, como seu novo embaixador global. A nomeação acontece em um momento de transição importante para a maison italiana, que se prepara para um novo capítulo criativo com a aguardada estreia de Demna, ex-Balenciaga, como diretor…
desfile-masculino-hermes-verao-2026-na-pfw-semana-de-moda-de-paris-capa-300625

Desfile Masculino Hermès 2026: Novas Bolsas Birkin roubam a cena

Entre a aguardada estreia de Jonathan Anderson à frente da Dior Men e a presença arrebatadora de Beyoncé na primeira fila da Louis Vuitton de Pharrell, quem diria que a Hermès roubaria a cena da Paris Fashion Week Spring Summer 2026? Pois foi exatamente isso que aconteceu — e de um jeito muito à la…
capa do post sobre peças de marcas de luxo francesas no etiqueta única

5 Peças de Marcas de Luxo Francesas para Investir

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Chanel, Christian Dior, Hermès, Louis Vuitton, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a França. Elas ganham grande destaque por diversos motivos: seja por…
capa do post sobre peças tiffany & co que são imperdíveis no etiqueta única

3 Joias de marcas de luxo que são atemporais e clássicas

Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em grandes marcas do setor de luxo, alguns…
capa do post sobre bolsas best sellers no etiqueta única

As bolsas best sellers que você encontra no Etiqueta Única!

Peças de marcas de luxo, sejam elas roupas, calçados, bolsas e principalmente jóias possuem um valor naturalmente bem elevado, sendo considerados por muitas pessoas verdadeiros investimentos, já que muitos itens acabam se valorizando a cada ano, já que existem aumentos de preços anuais, principalmente na categoria de bolsas. Cada grife possui uma extensa gama de…
Por-que-as-Bolsas-de-Camurca-Marrom-sao-os-acessorios-da-Vez-a-gucci-mostra-270625

Por que as Bolsas de Camurça Marrom são os Acessórios da Vez? A Gucci mostra!

Elas surgem quase discretas, mas não passam despercebidas: as bolsas de camurça marrom estão dominando as ruas — e os closets mais elegantes — nesta temporada. Em um cenário onde o luxo se reinventa com mais propósito e menos ostentação, o marrom, com sua sofisticação natural, surge como o novo preto. Versátil, atemporal e profundamente…
marrom-e-novo-preto-bolsas-de-couro-iconicas-que-provam-o-poder-da-cor-270625

Marrom é o novo preto: 4 Bolsas de Couro Icônicas que provam o poder da cor!

As bolsas de couro marrom são o novo preto — e não estamos falando apenas de tendência, mas de permanência. Nos últimos desfiles internacionais e nacionais, os tons terrosos dominaram as passarelas de inverno, com destaque especial para o marrom em todas as suas versões: escovado, polido, camurça, chocolate, café. A cor que antes era subestimada…
capa do post sobre parceria entre a givenchy e a bogs

As curiosidades que você não sabia sobre Hubert de Givenchy!

Uma das maiores casas de moda da França, a Givenchy é atrelada à sofisticação e ao requinte, ao corte perfeito e ao equilíbrio, acima de tudo. A extrema elegância sempre foi a principal marca das criações clássicas de Hubert de Givenchy, um francês reconhecido mundialmente por seu trabalho coerente e requintado, e cuja marca é…
capa do post sobre bolsas de luxo para levar em viagens a praia

4 Bolsas de Marcas de luxo para usar no Verão Europeu

Por mais que o Hemisfério Sul esteja no Inverno, o Hemisfério Norte acabou de entrar no verão, uma das estações mais aguardadas e amadas do ano. Por isso, viagens para o continente europeu são muito frequentes nesta época do ano. Fazer uma mala para o verão pode ser relativamente fácil, já que são peças mais…
capa do post sobre autenticidade de bolsas chanel

As bolsas icônicas da Chanel que valem o investimento!

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com mais de…
moda-e-poluicao-estudo-revela-quais-marcas-mais-avancam-e-quais-falham-260625

Moda e Poluição: estudo revela quem avança e quem falha

Em um momento em que sustentabilidade virou palavra-chave — ou, ao menos, um item obrigatório no discurso de marketing —, um relatório sobre moda e poluição divulgado recentemente joga luz sobre uma verdade incômoda: muitas das grandes marcas ainda estão aumentando suas emissões de carbono, apesar das promessas de responsabilidade ambiental. Chamado Fossil Free Fashion…