Capa do post sobre a Chloé

Chloé – o luxo e a sofisticação do prêt-à-porter

Audaciosa, charmosa, feminina, delicada e jovem… Se pudéssemos resumir tudo o que a Chloé significa em alguns adjetivos, creio que esses seriam bastante apropriados. Muito provavelmente você não deve ter visto outdoors com seu nome (e de fato, ela não é nenhuma celebridade).

Mas quem conhece essa marca francesa, sabe que o luxo e sofisticação são seu sobrenome e não abrem mão do bom gosto e requinte que a marca proporciona.

Atualmente, conseguimos ver que ela vem ganhando a admiração de diversas famosas, tornando-se símbolo de uma moda mais jovial, mas que não perde a elegância em seus mínimos detalhes.

Conhecendo a história

Tudo começou em 1952, quando a parisiense Gabrielle Aghion, que nasceu em Alexandria- Egito, dona de uma beleza negra jamais vista, resolveu criar uma estilo que conseguisse representar o “prêt-à-porter de luxo”, de modo que deixassem as mulheres mais soltas, mais libertas e confortáveis dentro de suas vestimentas, algo que não era muito visto naquela época.

Juntou-se com um sócio, o Jacques Lenoir e assim nasceu a Chloé. O nome fora escolhido devido ao forte apelo feminino que a marca tem para com o mesmo público, tornando a comunicação mais fácil, além de ser um nome impactante e fácil de ser pronunciado pelo mundo todo.

A grife entrou no mercado e passou a ser reconhecida por desenvolver de forma impecável o comércio de roupas prontas (ou se você preferir, pode chamar de prêt-à-porter).

https://www.instagram.com/p/B7OOGMmDap2/

Além disso, a própria Gaby, nome carinhoso com que os amigos a chamavam, foi a responsável pela criação de um novo termo que descrevesse, com perfeição, o estilo “luxury prêt-à-porter” (algo como pronta entrega luxuosa, em tradução livre). Lembrando que até este presente momento, a ideia principal da marca era conseguir associar de forma ímpar, a alta costura com o luxo, tudo feito sob medida.

Para que tudo saísse dentro do seu gosto e conforme o planejado, Gaby cuidou de todos os passos de sua primeira coleção feminina, desde o desenvolvimento das peças, passando pela escolha do tecido e até ajudando nos acabamentos finais, pregando botões à mão. Nesse início, também deu o suporte de vendas para que as pessoas conseguissem captar com essência o real significado da marca francesa Chloé.

Desfile de estreia da marca

Depois do seu lançamento no mercado e de sua rápida aceitação pelo público, a marca, em 1956, resolveu fazer o seu primeiro desfile no famosos Café de Flore. Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o espaço, ele é um verdadeiro reduto de artistas franceses.

E foi dentro desse cenário maravilhoso que a marca inaugurou sua coleção, trazendo para a passarela roupas delicadamente femininas, que vinham com tecidos finos, que tinham um ar romântico e uma pegada leve, rejeitando todo a formalidade e todo o padrão que até aquele momento, vigorava entre as mulheres na década de 50.

https://www.instagram.com/p/B6iqVrcH826/

Desde sua criação, a marca sempre conseguiu recrutar jovens estilistas talentosos, como Maxime de la Falaise, Christiana Bailly, Tan Giudicelli, Graziella Fontana, Carlos Rodriguez e Guy Paulin.

Na década de 60, a Chloé fez parte de toda uma geração revolucionária que viria, por fim, definir o que seria o estilo prêt-à-porter dentro da moda francesa. Apostou de forma veemente em roupas que representassem a modernidade e jovialidade, sempre quebrando padrões e libertando um espírito bastante audacioso.

A direção de Karl Lagerfeld

Todo esse espírito jovem e revolucionário fora mantido e aprimorado quando um jovem de 28 anos de idade com o nome de Karl Lagerfeld assumiu a direção criativa da Chloé, no ano de 1966. A revolução começou neste minuto!

https://www.instagram.com/p/Bv2M9Uuhr3Z/?hl=en

Ele conseguiu transformar a marca em um verdadeiro fenômeno mundial, sendo a preferida de muitas celebridades naquela época, como por exemplo, a ex-primeira dama dos Estados Unidos, a Kackie Kennedy. Também entraram para o hall da fama, nomes como Brigitte Bardot, a cantora lírica Maria Callas e a atriz Grace Kelly.

A primeira loja da Chloé

Com o sucesso batendo a porta, seria pouco improvável que a loja não desse mais um passo para conseguir se concretizar dentro do mercado da moda. E assim, ela abriu as portas pela primeira vez, com sua própria loja em 1971, na rua Gribeauval, em Paris. Em 1975, a grife resolveu lançar o seu primeiro perfume dedicado ao público feminino. Foi exatamente durante todo esse período que as blusas no estilo romântico de gaze e as saias longas definiram o guarda-roupas de toda uma geração.

As lojas Chloé levam o seu estilo para a arquitetura
As lojas Chloé levam o seu estilo para a arquitetura

Nos anos 80, mantinham-se as coleções em constante mudança, sempre como forma de reafirmar a capacidade da Chloé ser atemporal, podendo ser usada para qualquer ocasião. O estilista Martine Sitbon contribuiu bastante para esse sucesso.

A aquisição pelo grupo Dunhill Holding

Em 1985, a marca fora adquirida pelo grupo Dunhill Holding, que hoje em dia é conhecido como Richemont e a forma de se comunicar com o mundo expandiu de uma maneira absurda! Os anos 90 foi fundamental para a concretização internacional da marca, tendo sido o ano de grandes lançamentos, como o perfume de maior sucesso, o Narcisse (1992) e também o Innocence (1996).

Contudo, a marca não conseguiu acompanhar os avanços da tecnologia e nem da moda. Passou a ficar com o aspecto mais retrô e perdeu destaque no mercado.

https://www.instagram.com/p/B310dZyn64F/

Foi neste momento que ela apostou num novo nome para fazer parte do seu time: Stella McCartney, que assumiu a direção criativa da maison em 1997, reinventando a marca por completo!

Mantinha-se a pegada romântica através do lançamento de uma coleção vintage, que elevou a Chloé para um novo nível de fama. As famosas estampas abacaxi, até o dia de hoje, são fortes dentro do mercado e bastante conhecidas pelo universo da moda, caracterizando pra sempre a história da marca.

https://www.instagram.com/p/B2_3aEbgZv-/

Após sua saída, em 2001, Phoebe Philo passou a administrar o comando da linha de criação da Chloé. Assim, ela conseguiu atrair rapidamente o público mais jovem, que estava atrás de peças que imprimisse personalidade e sensualidade. Esse novo estilo adotado por ela chamou a atenção de novas celebridades, como Kirsten Dunst, Lou Doillon e Natalie Portman.

A primeira coleção de sapatos e bolsas

O ano de 2002 foi muito marcante e determinante para a marca. Assim como tudo o que vinha sendo produzido pela marca, os artigos e acessórios caíram no gosto da mulher moderna rapidamente.

O primeiro grande sucesso da marca fora o modelo bolsa Paddington Chloé, que vinha com um inconfundível cadeado, tornando-se alguns anos depois, o verdadeiro símbolo da marca e um case de sucesso de vendas no mundo todo!

No entanto não paramos por aí e a marca acabou lançando diversas novidades, sendo que as bolsas Chloé começaram a ter grande destaque na mídia.

https://www.instagram.com/p/B2b5U0-oOkW/

Atraía muito bem o público mais jovem devido a peças como minissaias, tops e shorts curto, sem contar os vestidos e calças que marcaram toda uma geração.

A Chloé sob a direção de Paulo Melim

Em 2006, a direção criativa ficou por conta de ninguém menos que Paulo Melim Andersson e claro que ele trouxe muitas novidades para a marca. Para se ter ideia do tamanho, no ano seguinte, a Chloé foi a primeira marca de luxo a conseguir oferecer a seus usuários uma versão estilizada e moderna no iPhone através de seu e-commerce.

https://www.instagram.com/p/B1T0HlgngBH/

Também conseguiu ampliar o seu repertório, ao fazer parceria com Hannah MacGibbon, para a elaboração de uma linha de perfumes, sendo que ela, posteriormente, ocuparia o cargo de diretora artística da grife. Ela apresentou sua primeira coleção em 2009 e veio para arrasar, apostando de forma definitiva em todas as tonalidades de nude, marcando de maneira exemplar a silhueta feminina, sem deixar vulgar. Foram peças fluidas e elegantes, que encantaram o mundo da moda.

Chloé lança linha de óculos e perfume

Em 2011, Clare Waight-Keller passou a comandar o posto de diretora criativa da grife renomada e assinou não só a criação da coleção feminina, mas também da linha infantil da marca, dos acessórios, dos perfumes, da moda praia, jeans e óculos de sol e grau.

https://www.instagram.com/p/BxXilFSADUl/

Para quem não conhece a história deste ícone da moda, ela se formou em Moda no Ravensbourne College of Art, que fica em Londres e iniciou sua carreira profissional na Gucci, atuando através da majestosa direção de Tom Ford.

https://www.instagram.com/p/B1Oqhq9AO77/

Em 2012, a loja inaugurou sua principal casa para comemorar os 60 anos de história da marca na Rue Saint-Honoré (uma das principais e mais badaladas ruas da França). Além disso, neste ano também lançou uma cápsula que teve como base a utilização de 16 hits da marca, que contaram com criações de diversos estilistas, como a própria Gaby Aghion, Phoebe Philo, Karls Lagerfeld, Hannah MacGibbon e Stella McCartney.

No ano de 2014, a marca lançou oficialmente o seu perfume Roses Chloé, que tinham suas notas inspiradas nos perfumes das rosas.

A Chloé pelo mundo

Como nós dissemos, a Chloé é nome que nos vem à cabeça quando falamos sobre estilo prêt-à-porter. Ao todo, a marca possui mais de 120 lojas espalhadas e comercializadas pelos mais diversos do mundo: Londres, Paris, Hong Kong, Tóquio, Los Angeles, Marbella, Las Vegas, Nova York e Dubai.

https://www.instagram.com/p/Bw95ADznB9Y/

Tudo isso sem contar sua forte presença em lojas de departamento, como a Bloomingdale’s, Harrods, Neiman MArcus, Selfridges, Harvey Nichols e Bon Marché.

Cerca de 40% da receita bruta que é gerada para a marca vem da comercialização de seus produtos na Europa, 25% vem dos Estados Unidos.

Curiosidades sobre a Chloé

  • Se acordo com o Francês, o É que tem no final do nome da marca “Chloé” não deve ser pronunciado de forma aberta, como nós falamos, mas sim, como Ê. A forma certa de pronunciar seria Clo-ê.
  • Em 2013, com 92 anos de idade, Gaby Aghion compareceu a uma grande homenagem, pessoalmente. A intenção da cerimônia era condecorá-la como a Cavaleira da Legião da Honra da França, sendo cedida pelo ministro da cultura. Nesse momento, podemos perceber que ela sai do tradicional e entrou no hall exclusivo de ícones da moda, onde seu nome irá perdurar por muitos anos!
  • Chloé significa vem do grego e significa “Folhagem Nova”. Indica ambição, disciplina e perseverança, além de ser um nome tipicamente feminino.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Pulseiras de Luxo: Os 6 Modelos Que Dominam as Buscas

    No universo das joias, poucas categorias crescem tanto em relevância quanto as pulseiras de luxo. Elas carregam a estética das grandes maisons, refletem seus códigos de design e se tornaram protagonistas nas plataformas de busca. À medida que consumidores procuram peças com assinatura forte e acabamento impecável, alguns modelos se destacam e concentram a atenção…
  • Louis Vuitton irá realizar desfile da coleção Cruise em Nova York!

    A temporada de desfiles de coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, irá começar muito em breve! A Louis Vuitton é conhecida por ser uma marca que não poupa esforços quando…
  • As bolsas crossbody da Chanel no Black Month

    pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com mais de um século de história, a maison francesa desenvolveu produtos em diversos segmentos de moda, mas o…
  • Black Month: Os Acessórios de Luxo que Dão Um UP em Qualquer Look

    Existe algo quase mágico nos acessórios de luxo certos. Eles entram no look como quem não quer nada, mas mudam a narrativa inteira: afinam o styling, entregam identidade e deixam até o visual mais básico com cara de produção de editorial. E quando vêm das maisons que dominam esse universo, como, por exemplo, Louis Vuitton,…
  • Black Month: Os Sapatos rasteiros para aproveitar

    Por muitos anos, era quase mandatório que as mulheres se sacrificassem em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas, este pensamento está mudando e, cada vez mais, o conforto e a comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo…
  • As bolsas das marcas mais valiosas no Black Month do EÚ

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • As Bolsas de Luxo Amadas Mas Menos Conhecidas que Dominam o Black Month

    No universo das bolsas de luxo, algumas peças se tornam lendas instantâneas. Outras, porém, seguem um caminho mais silencioso. Não aparecem em todos os editoriais, não disputam atenção com ícones históricos, mas conquistam algo talvez ainda mais valioso: o amor de quem usa, guarda, revende, recompra. E é justamente nesse território, das bolsas de luxo…
  • As bolsas mais desejadas do Black Month do Etiqueta Única

    Quando o assunto é mercado e marcas de luxo, alguns nomes como Chanel, Hermès, Dior, Prada são apenas alguns dos que ganham destaque e são referência no ramo. Estas grandes casas de moda conquistaram fama não apenas por sua importância na história da moda, mas também por suas criações que acabaram caindo no gosto de…
  • As Novidades das Marcas de Luxo que Acabaram de Aterrissar no Etiqueta Única

    As peças de luxo sempre despertaram mais do que simples interesse: elas movimentam um mercado atento ao valor do artesanato, à consistência criativa das maisons e ao comportamento de quem busca peças que atravessam temporadas. Em um cenário em que valores podem subir ano após ano, entender quais modelos realmente fazem sentido no guarda-roupa —…
  • 4 Peças Favoritas de novembro para aproveitar no Black Month

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
  • Best of Prada no Black Month do Etiqueta Única

    Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou…
  • As Bolsas Burberry no Black Month que Você Precisa Conhecer!

    Neste ano, as bolsas Burberry no Black Month ocupam o spotlight com alguns dos modelos mais reconhecidos da marca. São peças que atravessam tendências e continuam firmes no topo das buscas. Consegue adivinhar os protagonistas? Se até pouco tempo atrás você ainda achava que a maison era “só” aquela marca de trench coats com estampa xadrez, prepare-se…