Conheça a incrível trajetória de Michael Kors
A Michael Kors é uma marca americana criada em 1981 que vem crescendo e aparecendo cada vez mais dentre as grandes maisons nos últimos anos. Ela leva o mesmo nome do estilista criador e combina perfeitamente a sofisticação com a casualidade, compondo com maestria o estilo esportivo luxuoso, com acessibilidade aos consumidores.
A marca vem se expandindo e se tornando a queridinha de muitas celebridades, modelos e claro, de muitas brasileiras, que visitam religiosamente suas lojas no Brasil e no exterior.
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Confiram abaixo mais sobre a trajetória do estilista:
O começo de tudo
Nascido no dia 09 de agosto de 1959, Karl Anderson Jr, mais conhecido como Michael Kors Filho, o designer é filho de uma ex-modelo e nasceu na cidade de Long Island, um subúrbio da populosa cidade de Nova York.
Os holofotes se viraram para ele quando ainda era menino, após fazer longas viagens com a mãe até a capital e fazer testes de comerciais e ator mirim. Posteriormente, ele estudou moda na Fashion Institute of Technology, uma das instituições mais tradicionais e respeitadas nesse ramo em Nova York.
Michael entrou na instituição muito jovem, com apenas 19 anos de idade e já criava coleções para a histórica Butique Lothar’s, que fora um ponto de encontro de fashionistas em Manhattan na década de 70.
Não demorou muito para que Michael atraísse a atenção de jornais e revistas de moda da época, resolvendo mergulhar de cabeça e criar a sua própria marca em 1981. Para que isso fosse possível, Michael contou com a importante ajuda de seu sócio, John Orchulli.
Primeira coleção no mercado
A primeira coleção de roupas femininas Michael Kors veio para causar um verdadeiro efeito na alta sociedade da cidade. Ela conseguia traduzir uma mistura perfeita entre a sensibilidade modernista e a sofisticação.
Em pouco tempo a coleção já estava disponível nas araras das lojas de departamento mais conceituadas da cidade, como Lord& Taylor, Bloomingdale’s, Neiman Marcus, Bergdorf Goodman e Saks Fifth Avenue.
O estilo traduzido em suas peças, que o tornaria famoso e renomado, veio através da inspiração no estilista Roy Halston, um verdadeiro ícone da moda americana na década de 60 e 70, que vestiu Elizabeth Taylor, Liza Minelli e a icônica primeira dama americana Jacqueline Kennedy.
Michael conseguia combinar, perfeitamente, o luxo e a sofisticação, sem deixar de lado o conforto e a simplicidade. Nascendo assim um novo sentido para o termo sportswear.
Dedicou o sportswear para mulheres de qualquer idade e nacionalidade, que, embora envolvidas no ambiente de moda, estavam longe de ser consideradas Fashion Victims (termo que fora criado para pessoas que compram artigos de vestuário que apareçam em destaque na revista, sem que a mesma tenha discernimento sobre o que gosta de usar ou não; elas compram porque precisam estar na moda).
O segredo de suas coleções
O segredo do sucesso de Michael Kors é a mistura de peças aparentemente simples e esportivas, mas com o uso de detalhes bastante luxuosos e brilhos.
Dá-se destaque especial para a combinação de camisetas básicas com pérolas e as saias de comprimento até os joelhos, clássicas da marca. Também devemos citar os vestidos jérsei que vieram com pesadas jaquetas de esqui e o jeans que tinham estolas de pele.
No ano de 1983, MK recebeu seu primeiro prêmio por inovação e originalidade na moda americana, o DuPont American Original Award e, desde então, o “mais velho jovem estilista de Nova Iorque”, título que ele mesmo gostava de expor para todos.
Foi no ano de 1984 que as coleções da marca começaram a ser desfiladas nas passarelas da semana de moda, ganhando maior reconhecimento no mercado de moda. No final desta década, a marca resolveu expandir um pouco a sua linha de criações, passando a lançar no mercado sua primeira linha de calçados femininos.
No início da década de 90, como forma de expandir seus consumidores, a marca resolveu investir numa nova linha: a Kors Light, que possuía um preço mais acessível que a marca principal. Outro acontecimento importante que aconteceu na mesma época, foi a primeira campanha da marca sendo protagonizada por Christy Turlington e fotografada por Steven Meisel.
Em 1997, foi nomeado como diretor criativo da maison francesa Celine, posto que assumiu por seis anos e foi considerado um dos principais responsáveis por reinventar a marca e trazê-la de volta aos holofotes da moda mundial.
Primeira loja Michael Kors
Como a marca já tinha suas coleções espalhadas nas principais lojas de departamento dos Estados Unidos, o estilista sentiu que era hora de abrir sua loja própria. Então, no ano 2000, a primeira loja Michael Kors foi inaugurada no número 974 da Madison Avenue, coração de Nova York.
Nos anos que se passaram, a marca também ganhou mais quatro endereços: na Rodeo Drive (um dos redutos mais luxuosos de Los Angeles), Manhasset (próximo da Long Island), Tóquio, no Japão e em Dubai, nos Emirados Árabes.
Também foi nesse período de expansão, que a marca resolveu mergulhar de vez no universo feminino, expandindo seus produtos ao lançar uma linha de óculos de sol, bolsas, fragrâncias e relógios, segmentos que se tornaram um dos principais carros chefes em vendas da marca.
A partir de 2004, lançou duas novas linhas: a MICHAEL Michael Kors, introduzida simultaneamente em aproximadamente 350 pontos de venda espalhados pelos Estados Unidos, incluindo também acessórios de couro e alfaiataria masculina, e a Kors, que vinha com versões fiéis aos originais, mas em tecidos alternativos, portanto tendo um valor mais acessível das peças mais luxuosas de sua própria coleção, como casacos com aplicações de pele e vestidos elaborados.
A marca ganhou grande destaque quando Michael passou a ser jurado do programa Project Runaway ao lado da ex-modelo Heidi Klum e da editora chefe da revista Elle americana, Nina Garcia.
Um ano antes, ele se uniu ao John Idol, antigo executivo da Ralph Lauren, para expandirem a marca para o público em massa, criando o “luxo populista”.
Michael Kors no Brasil
A primeira loja Michael Kors LifeStyle no Brasil foi inaugurada em 2013 no Shopping Village Mall, localizado no Rio de Janeiro. O projeto foi assinado pelo time de designers de interiores in-house e refletia a mesma estética das demais lojas da marca ao redor do mundo. Antes da inauguração, o estilista contou em uma entrevista:
“O Brasil é o lugar onde pude conhecer as pessoas mais bonitas, chiques e divertidas. Eles têm um estilo de vida glamoroso sem muito esforço, e isso não poderia estar mais alinhado com o meu design e filosofia. Estou muito ansioso para ter a primeira loja aqui.”
Nos anos seguintes, a marca abriu inúmeras novas lojas no Brasil (desta vez da marca principal) e, atualmente, conta com 4 lojas próprias localizadas em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e uma no Catarina Fashion Outlet em São Roque.
Queridinho das Celebridades e Realeza
Fora de seus ateliês, Michael Kors sempre esteve rodeado de celebridades. Seja em eventos sociais, premiações da moda ou de caridade, o estilista é próximo de muitas atrizes e fashionistas que se tornaram clientes fiéis da marca.
Além dos tapetes vermelhos, seus vestidos também foram usados pela Duquesa de Cambridge e pela Rainha Letizia da Espanha, e também pela ex-primeira dama americana Michelle Obama, que escolheu um design de Michael Kors para sua primeira foto oficial em 2009 e usou a marca em diversas outras ocasiões.
Michael Kors no Mundo
Atualmente, a marca está presente em mais de 3.700 pontos de venda das principais lojas de departamento e multimarca ao redor do mundo, além de possuir mais de 500 lojas próprias (sendo algumas em formato de outlet) espalhadas em 58 países diferentes.
Você sabia?
Uma das principais curiosidades sobre Michael Kors é que o mesmo não sabe costurar! O estilista apenas concebe os modelos e os desenha, passando para a sua produção posteriormente.
Com sua capacidade de combinar conforto e praticidade com elegância e sofisticação, o americano conquistou uma legião de consumidores fiéis ao redor do globo. O que acham da marca e seus produtos? Possuem algum? Nos contem nos comentários!
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