Foto do desfile Chanel para capa post alta-costura

Por que prestar atenção na Semana de Alta-Costura de Paris?

Cada dia mais, a semana de moda de Paris vem atraindo investidores, compradores, marcas e designers únicos, chamando a atenção da mídia global e ditando os rumos da moda, tornando-se assim, um evento essencial para o universo fashion.

Para se ter uma ideia, no ano passado, a marca francesa Yves Saint Laurent disse que a couture morreria muito em breve, já que maisons de peso dessa área estavam abandonando-a, como a própria marca que ajudou a fundá-la. Contudo, não foi isso que observamos na Paris Haute Couture Fashion Week deste ano.

Ao todo, 37 marcas passaram pela passarela e representaram suas ideias e criações em looks despojados e criativos, entre grifes consideradas de Alta-Costura, como a Chanel e a Dior, fazendo desse evento, algo grandioso e memorável

Por que fazer alta-costura?

Fazer alta-costura quer dizer criar uma coleção à parte, que tenha o seu foco voltado para  trabalho e criação manual das peças que irão desfilar ali. O objetivo deste é fazer com que se tenha vestimentas únicas, exclusivas e com um nível artesanal elevadíssimo! E claro, isso agrega valor para a marca!

A couture, então, acaba sendo o momento ideal para as maisons mostrarem a outras marcas, especialistas, jornalistas e ao mundo todo que conseguem fazer peças únicas, desejáveis, que sejam cobiçadas e vendidas a quem mereça usá-las.; peças que jamais serão copiadas.

Assim sendo, a semana da moda tem como objetivo principal divulgar o trabalho de uma vida das companhias que lá desfilam, além de divulgar essas mesmas marcas para um grupo seleto, escolhido a dedo, para prestigiar esse evento e que tenham alto poder aquisitivo.

https://www.instagram.com/p/B7ygUITJgGT/

O que se tem observado é que, a semana de moda de Paris, tem-se tornado o alvo de cobiça de muitos especialistas da área, sendo a mais procurada do universo da moda.

E os motivos disso acontecer são vários. Para aquelas marcas que são maiores e mais conhecidas pelo seu prêt-a-porter (expressão francesa que quer dizer pronto para vestir), entrar nessa semana de moda como convidada abre a possibilidade de sair do calendário tradicional da moda que, para muitos desses, já está saturado; ganhando assim mais destaque em suas novas coleções.

Não podemos nos esquecer que esse também é um momento de marketing. Companhias de grife jovens desfilam em suas passarelas para conseguirem sair do anonimato e conseguir investidores, sem nos esquecer das grandes marcas, que aproveitam as passarelas para demonstrarem ao mundo o porquê, mesmo após tantos anos, continuam sendo cobiçadas pelo mundo todo.

Passaram por aqui, marcas como: Christian Dior, Giambattista Valli, Chanel, Giorgio Armani, Valentino, Fendi e Jean Paul Gaultier, marcas que, por acaso, você também encontra aqui, no Etiqueta Única.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • As Bolsas Burberry no Black Month que Você Precisa Conhecer!

    Neste ano, as bolsas Burberry no Black Month ocupam o spotlight com alguns dos modelos mais reconhecidos da marca. São peças que atravessam tendências e continuam firmes no topo das buscas. Consegue adivinhar os protagonistas? Se até pouco tempo atrás você ainda achava que a maison era “só” aquela marca de trench coats com estampa xadrez, prepare-se…
  • As Bolsas Crossbody da Gucci no Black Month do Etiqueta Única

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
  • 4 Bolsas Bottega Veneta para investir no Black Month

    A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
  • As Bolsas Mini que são imperdíveis no Black Month do EÚ

    Um dos acessórios mais amados e necessários atualmente, a bolsa é um must have no guarda roupa de qualquer pessoa. A peça surgiu com o objetivo de nos auxiliar a carregar diferentes objetos no dia a dia de uma maneira que fosse prática e muito funcional. Porém, ao decorrer dos séculos, foi tão reinventada no…
  • Boss Jewelry chega ao Brasil com Coleção Masculina

    Atenção, homens: o universo das joias masculinas está em expansão. A Boss Jewelry acaba de ampliar sua presença no Brasil com uma coleção dedicada ao universo masculino, reforçando o interesse crescente dos homens por acessórios que ultrapassam a função decorativa e passam a fazer parte da construção do estilo. Integrando o portfólio do Movado Group,…
  • Tudo sobre o Tema do Met Gala 2026!

    m dos eventos mais aguardados do calendário anual do mundo da moda é o Met Gala. Conhecido formalmente como Costume Institute Gala, o evento ocorre toda primeira segunda feira do mês de maio no Metropolitan Museum of Art em Nova Iorque. Organizado pela revista Vogue, ele arrecada fundos para o Instituto de Figurinos do museu, além de…
  • Sapatos Chanel no Black Month: Os Modelos Mais Desejados

    Se no teaser de O Diabo Veste Prada 2 quem domina o enquadramento são os saltos vermelhos da Valentino, na primeira versão do filme o burburinho girou em torno de certos sapatos da Chanel. No título inicial, bastou Andy Sachs (Anne Hathaway) cruzar a porta usando “as Chanel boots” para Gisele Bündchen, no papel de…
  • Saiba como desapegar de suas peças de luxo no Etiqueta Única!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
  • Tênis Louis Vuitton no Black Month: 3 Modelos para Colecionar

    A cada temporada, fica mais claro que os tênis deixaram de ser apenas um detalhe do look — eles contam histórias, revelam gostos e, muitas vezes, marcam um estilo antes mesmo da roupa. No universo da Louis Vuitton, isso ganha outra dimensão. A maison, que começou moldando baús para viajantes do século XIX e depois…
  • 3 Sapatos de Salto Alto para investir no Black Month

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Sapatos de marcas de luxo podem possui um valor bem…
  • Bolsas de Marcas Italianas que são imperdíveis no Black Month

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…
  • Mocassim Feminino: Os Modelos de Luxo no Black Month

    Poucos modelos de sapatos atravessam tantas eras e mudanças de tendências de moda com a mesma força quanto o mocassim feminino. A peça, que surgiu entre povos indígenas da América do Norte e, mais tarde, ganhou espaço no guarda-roupa masculino, hoje domina o closet das mulheres com naturalidade. E os dados confirmam: a Saint Laurent…