capa do post sobre marcas de moda e o desmatamento
|

A ligação das marcas de moda ao desmatamento

Comemorado no dia 04 de Outubro, o Dia da Natureza foi criado com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da preservação do meio ambiente. O dia foi escolhido por conta da celebração a São Francisco de Assis, um frade católico e santo que se destacou por ser defensor da natureza e dos animais.

Infelizmente, a consequência de nossos atos e também da indústria, principalmente da moda, já são visíveis nos dias atuais e só se intensificam com o passar do tempo. A indústria têxtil é conhecida por ser uma das mais poluentes que existem, não apenas poluindo as águas, mas também gerando grandes quantidades de resíduos e possui ligação direta com o desmatamento de florestas.

Confiram mais sobre o papel da moda e sua ligação com o desmatamento da natureza:

Moda e Desmatamento

Não é novidade para ninguém que a indústria da moda é considerada uma das maiores contribuintes para a poluição do Planeta Terra. Em um relatório inédito publicado pela ONG Stand.earth, em Novembro de 2021, foi divulgada a relação de pelo menos 50 grandes marcas de moda e fornecedores cuja atividade contribui para a destruição da floresta amazônica, sendo a principal causa a confecção de peças e acessórios em couro.

A atividade pecuária não é apenas uma das grandes responsáveis pelas emissões de gases do efeito estufa (GEEs) no país, mas também é o principal motivo de desmatamento no bioma, onde árvores são destruídas para transformar as terras em pastagens (53 milhões de hectares destruídos na bacia amazônica em 2017, em comparação com 14 milhões em 1985, segundo a plataforma Mapbiomas).

Como falamos acima, indústria pecuária é o maior impulsionador do desmatamento da floresta amazônica e das florestas tropicais em todo o mundo. O desmatamento causado pela pecuária na Amazônia é responsável por quase 2% das emissões globais de CO2 anualmente, o equivalente às emissões de todos os voos de avião em todo o mundo. E estamos falando apenas da floresta Amazônica, desconsiderando regiões de destaque para a pecuária, como o Cerrado. Ou seja, na realidade, esse valor tende a ser muito maior.   Vale lembrar que a indústria da moda emite 2,1 bilhões de toneladas de GEEs anualmente – 4% das emissões globais que podem ser volumes maiores, tendo em vista a dificuldade em rastrear sua rede.

A partir de uma das principais fornecedoras brasileiras, a JBS (conhecida por seu impacto no desmatamento da Amazônia), a investigação, que ainda estava em curso quando o relatório foi publicado, resultou em mais de 400 conexões individuais da rede de suprimento entre diversas empresas, como curtumes brasileiros, processadores de couro em vários países, fabricantes de produtos e marcas de moda em todo o mundo. Dentre os nomes mencionados no documento, estão as marcas Louis Vuitton, Dior, H&M, Nike, Zara, Tiffany & Co e Tommy Hilfiger, dentre muitas outras.

A produção de artigos de couro é uma das principais causas do desmatamento.
A produção de artigos de couro é uma das principais causas do desmatamento.

Embora o estudo da ONG não demonstre uma relação direta entre cada grife e o desmatamento da Amazônia, os pesquisadores encontraram múltiplas conexões nas cadeias globais de abastecimento da indústria da moda. Na verdade, para atender à demanda do consumidor por bolsas, sapatos e outros artigos de couro, a indústria da moda terá que abater 430 milhões de vacas por ano até 2025, segundo um artigo do jornal inglês The Guardian.

Entre incêndios e atividades agrícolas intensivas, a maior floresta tropical do mundo tem experimentado um declínio alarmante nos últimos anos. Segundo um estudo publicado no último mês de abril pela Nature Climate Change, entre 2010 e 2019, a Amazônia emitiu cerca de 18% a mais de carbono do que absorveu, com 4,45 bilhões de toneladas liberadas, ante 3,780 milhões de toneladas armazenadas.

A atividade pecuária é uma das principais responsáveis pelo desmatamento da Floresta Amazônica.
A atividade pecuária é uma das principais responsáveis pelo desmatamento da Floresta Amazônica.

O desaparecimento gradual da Amazônia  é um dos “pontos de inflexão” identificados pelos especialistas, que pode causar uma mudança dramática e irreparável no sistema climático. Por isso, marcas de moda necessitam continuar seus esforços para encontrar formas mais sustentáveis de produção para que seu impacto na natureza seja menor.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Mocassim Feminino: Os Modelos de Luxo no Black Month

    Poucos modelos de sapatos atravessam tantas eras e mudanças de tendências de moda com a mesma força quanto o mocassim feminino. A peça, que surgiu entre povos indígenas da América do Norte e, mais tarde, ganhou espaço no guarda-roupa masculino, hoje domina o closet das mulheres com naturalidade. E os dados confirmam: a Saint Laurent…
  • 5 Combinações para usar no trabalho!

    Montar um look que seja adequado, mas, ainda sim estiloso para o ambiente de trabalho pode ser uma tarefa bem difícil para milhares de mulheres. Cada empresa possui seu próprio dress code, podendo ir desde os mais formais onde peças mais sérias são exigidas, até aqueles mais descontraídos e sem uma regra clara e específica….
  • 4 Tênis Clássicos de Marcas de Luxo no Black Month

    Os tênis são calçados que estão presentes no guarda roupa de qualquer pessoa. Eles estão fazendo cada vez mais sucesso entre as mulheres que querem alinhar o conforto com o estilo, aparecendo com frequência nas produções de street style das principais cidades do planeta. E, não é surpresa para ninguém, que diversas marcas de luxo…
  • As bolsas de luxo nada óbvias no Black Month

    A bolsa é um acessório que, atualmente, é indispensável e que está presente no dia a dia de qualquer mulher. O acessório surgiu com o objetivo de carregar os itens pessoais necessários de uma maneira mais fácil e prática. Contudo, no decorrer dos séculos, foi tão reinventado e incorporado ao mundo fashion que se tornou…
  • As Bolsas Hobo Gucci que Valem Cada Clique no Black Month

    Entre curvas suaves e alças arqueadas, as bolsas hobo Gucci conquistaram espaço definitivo no imaginário fashion. Com sua silhueta levemente desestruturada e atitude descontraída, elas traduzem a elegância que não precisa se esforçar e poucas casas dominam esse equilíbrio tão bem quanto a marca italiana. Fundada em 1921, em Florença, a maison agora sob comando…
  • 3 Joias Extraordinárias no Black Month

    Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Quando pensamos em marcas famosas por suas criações de joias,…
  • As Oportunidades de Sapatos no Black Month

    O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…
  • 4 Bolsas Coloridas no Black Month para usar neste verão

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • 5 Bolsas Gucci Nada Básicas no Black Month: Maximalismo Irresistível!

    Entre modelos discretos e elegantes, há um outro lado igualmente fascinante no universo da Gucci: o das bolsas nada básicas. A grife italiana, conhecida por desafiar o previsível, mantém em seu portfólio criações que fogem do óbvio, repletas de bordados, pedrarias, texturas e estampas que se tornaram parte do seu DNA visual. Ao contrário do…
  • LVMH compra La Joux-Perret e reforça seu domínio na Relojoaria Suíça

    O grupo francês LVMH, gigante do luxo que reúne nomes como Louis Vuitton, Dior, Hublot, TAG Heuer , entre outros acaba de dar mais um passo certeiro em direção à excelência relojoeira. A divisão de relógios do conglomerado anunciou a aquisição de uma participação minoritária na manufatura suíça La Joux-Perret, uma das mais respeitadas produtoras…
  • Sapatos com Saltos Esculturais no Black Month: 3 Modelos Statament!

    Entre tantas tendências que surgem e desaparecem a cada estação, há um detalhe que permanece como sinônimo de personalidade no universo fashion: os sapatos de luxo com saltos esculturais, conhecidos também como saltos statement. Eles são aqueles modelos que vão muito além da função de elevar a silhueta. Aqui, o salto torna-se o ponto de…
  • Antonin Tron é o novo diretor criativo da Balmain!

    Depois da notícia que Olivier Rousteing iria deixar seu cargo de diretor criativo da icônica marca de luxo francesa Balmain após mais de uma década, a casa de moda acaba de nomear seu sucessor: Antonin Tron, fundador da marca Atlein.