banner summer sale

capa do post sobre desfile de alta-costura de ss26 da dior

Tudo sobre o desfile de Alta-Costura SS26 da Dior!

Uma das datas mais importantes datas do calendário da indústria da moda é a semana de Alta-Costura, onde as maisons que fazem parte do Chambre Syndicale de la Haute Couture apresentam coleções exclusivas belíssimas de peças que são feitas artesanalmente com materiais da mais alta qualidade e que são verdadeiras obras de arte.

A primeira edição do ano de 2025 desta semana tão incrível acaba de começar na cidade de Paris e um dos desfiles mais esperados e concorridos desta temporada foi o da Dior, que marcou a primeira coleção de Alta-Costura do novo diretor criativo da casa, Jonathan Anderson.

Confira abaixo todos os detalhes sobre o desfile de Alta-Costura SS26 da Dior:

Dior Alta-Costura SS26

Christian Dior sempre amou seus jardins, e a abundância visual da natureza foi a chave para uma coleção de estreia de alta-costura de Jonathan Anderson para a Maison Dior, apresentada na última segunda-feira em Paris.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Desde o trio inicial de vestidos curvilíneos em forma de cones de topiaria até as pétalas de seda que adornavam os vestidos finais e os protetores de orelha de seda com estampa de ciclâmen usados ​​pela maioria das modelos, a natureza inspirou praticamente cada detalhe.

A inspiração veio de um buquê de ciclâmenes frescos que o antecessor britânico de Anderson, John Galliano, deu ao estilista norte-irlandês, tornando-se os “bastões poéticos” da coleção. Tanto que todo o teto da tenda do desfile da Dior no Museu Rodin era feito de musgo e ciclâmenes. Algumas pétalas começaram a secar e cair sobre a plateia enquanto o elenco saía da passarela prateada.

Fotos: Reprodução/Vogue Runway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runway.

Ao longo de toda a coleção, Anderson combinou silhuetas que fluíam sinuosamente como folhas e pétalas com as formas antropomórficas sugeridas pelas cerâmicas de Magdalene Odundo.

“Tudo gira em torno de como você usa a natureza como matéria-prima, como uma pena. Ou como você a recria, por exemplo, com seda e latão, que depois recebe uma pintura eletrostática. Então, trata-se de como você observa a natureza para entender como recriá-la, para reaprender com ela”, explicou Anderson em uma prévia matinal antes do desfile.

A natureza raramente se mostrou tão abundante quanto na Dior de Jonathan Anderson. Com alguns vestidos lindamente esculpidos em formato de peças de xadrez, feitos de flores de chiffon franzidas, que remeteram a muitos não à era Galliano na Dior, mas sim à de Raf Simons.

Fotos: Reprodução/Vogue Runway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runway.

Empregando seu toque ocasionalmente surreal em novas e marcantes bolsas: um rato prateado com correntes; uma minaudière em formato de joaninha; ou várias clutches em formato de abobrinha – embora uma delas seja azul.

Ele também inovou com uma série de tricôs – um material tradicionalmente não utilizado na alta-costura. Esculturais, com ombros à mostra, com nós na frente, todos os tricôs foram uma adição muito bem-vinda à coleção.

Seu uso de penas foi audacioso, incluindo penas de galo tingidas transformadas em saias que pareciam verdadeiros pores do sol em vermelho vivo. Já sua alfaiataria apresentou uma mistura impressionante de iconoclastia e tradição: jaquetas Bar com a frente invertida em lã antracite prateada.

Fotos: Reprodução/Vogue Runway.
Fotos: Reprodução/Vogue Runway.

O amor de Jonathan por miniaturas o levou a incorporar ideias de dois grandes, embora um tanto obscuros, retratistas do século XVIII – Rosalba Carriera e John Smart – em belos broches que parecem destinados a se tornarem itens de culto.

Essa era permeou todo o desfile – desde os notáveis ​​tecidos trompe l’oeil do século XVIII, tecidos em teares com mais de 200 anos, até o cenário. Cada parede era feita de espelhos desgastados e corroídos.

“Acho que a França gira em torno de espelhos, desde a ideia da moda, que é concebida em frente a espelhos, até o Salão dos Espelhos.

Sei que a alta-costura é destinada apenas a 0,001% da população, mas acho que ela precisa ser mostrada ao público em geral para se manter viva. É um ofício e uma habilidade incrivelmente únicos. Veja o que aconteceu na Escócia, onde agora só existem duas pessoas que sabem fazer kilts autênticos. Não podemos deixar isso acontecer na França!, disse Anderson.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • 4 Peças de Marcas de luxo Italianas na Summer Sale

    Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…
  • Jacquemus Inverno 2026: Marca francesa homenageia Paloma Picasso

    Mesmo quem não acompanha de perto o calendário das semanas de moda provavelmente já cruzou com alguma imagem da Jacquemus nas redes sociais: desfiles em cenários improváveis, silhuetas marcadas, acessórios que viralizam e uma estética imediatamente reconhecível. No inverno 2026, apresentado no último domingo (26/01) em Paris, Simon Porte Jacquemus voltou a provar por que…
  • Quem é a Embaixadora da Jacquemus? Marca Francesa Anuncia seu Primeiro Nome

    Toda grande marca de luxo tem um time de embaixadores. Mas você sabe quem é a embaixadora da Jacquemus? A marca francesa, embora muito mais jovem do que nomes parisienses como Dior, Louis Vuitton ou Chanel, conquistou uma base sólida de clientes e admiradores ao redor do mundo e anunciou recentemente a primeira “Embaixadora Jacquemus”….
  • Desfile Masculino da Hermès Inverno 2026/27: Despedida Histórica com Solados Laranja

    Final de semana agitado no mundo da moda! O desfile masculino da Hermès Inverno 2026/2027 em Paris, ainda ecoa entre fashionistas, clientes, admiradores e profissionais da indústria. Não apenas pela coleção em si, mas pelo que ela representou: o encerramento discreto, e profundamente chic, de um dos ciclos mais longos e consistentes da moda de…
  • 5 Bolsas Coloridas para investir na Summer Sale

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
  • 4 Oportunidades da Dior para não perder na Summer Sale

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de sete décadas de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
  • As bolsas clássicas da Gucci na Summer Sale

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • As peças imperdíveis da Summer Sale do EÚ

    Artigos de luxo são comumente conhecidos por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual e alta qualidade. Eles são considerados por muitos um investimento, já que muitas peças acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com…
  • Taylor Russell é a nova embaixadora da Dior!

    ma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
  • As Bolsas Crossbody da Chanel que são clássicas e atemporais

    história da bolsas transversal é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. Nesta época, a mulher começou a ter um novo papel na sociedade, já que houve maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com isso, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade, algo…
  • O Desfile Masculino da Dior Inverno 2026 por Jonathan Anderson é o Assunto da Vez!

    Um dia após a apresentação, o desfile masculino da Dior assinado por Jonathan Anderson na Paris Fashion Week Inverno 2026 continua entre os assuntos mais comentados nas redes sociais e nos bastidores da indústria. Não se trata apenas de impacto visual ou de peças ousadas, mas de uma coleção que reabre discussões antigas, e ainda…