capa post sobre bolsas clássicas fendi que nunca saem de moda
|

Maria Grazia Chiuri é a nova diretora de criação da Fendi!

Após a chocante notícia que Silvia Venturini Fendi deixaria a direção criativa da Fendi, icônica grife italiana co-fundada por seu avô em 1925, no final de Setembro deste ano, a maison finalmente revelou quem irá ocupar seu lugar: Maria Grazia Chiuri.

Confira abaixo mais detalhes sobre o apontamento de Maria Grazia Chiuri como diretora de criação da Fendi:

Maria Grazia na Fendi

Após deixar a Dior em maio de 2025, a estilista italiana Maria Grazia Chiuri foi nomeada diretora criativa da Fendi. Isso confirma as especulações de que Chiuri estava indo para a grife romana, que, assim como a Dior, faz parte do portfolio do conglomerado de luxo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton.

Este é um retorno à Fendi para Chiuri, que iniciou sua carreira na casa de moda italiana em 1989, ajudando a impulsionar a oferta de acessórios da marca.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

“Maria Grazia Chiuri é um dos maiores talentos criativos da moda atual, e estou muito feliz por ela ter escolhido retornar à Fendi para continuar expressando sua criatividade dentro do grupo LVMH, após compartilhar sua visão ousada da moda. Rodeada pelas equipes da Fendi e em uma cidade que lhe é querida, estou convencido de que Maria Grazia contribuirá para a renovação artística e o sucesso futuro da maison, ao mesmo tempo em que perpetua sua herança única,” disse Bernard Arnault, presidente e CEO da LVMH.

Foto: Reprodução/Instagram @fendi.
Foto: Reprodução/Instagram @fendi.

A primeira coleção feminina de Maria Grazia Chiuri para o outono de 2026 será apresentada em Milão em fevereiro de 2026, disse o presidente e CEO da Fendi, Ramon Ros, em uma entrevista. Em seguida, serão apresentadas a coleção masculina em junho do mesmo ano e a de alta-costura em julho, o que representa um distanciamento do passado, já que agora “uma única pessoa trará consistência em todos os aspectos e solidez a longo prazo à narrativa”.

Questionado se a função de diretora de criação era uma nova função para a Fendi, ele respondeu que “sim, e é uma função que lhe permite expressar plenamente sua visão. Este momento atual de incerteza na indústria pode ser superado e pode ser uma oportunidade se a criatividade for vista como um motor para isso, mas é preciso alguém com determinação, controle total da área e uma visão forte que elimine todo o ruído branco e se concentre nos produtos, sem parar por aí, mas mergulhando fundo, criando um legado criativo com a comunidade”.

Ele elaborou ainda mais, afirmando que a função implica “não mais simplesmente criar roupas bonitas, mas sim curar uma cultura e ser um espelho do mundo em que vivemos”.

Maria Grazia Chiuri. (Foto: Reprodução/Business of Fashion)
Foto: Reprodução/Business of Fashion

“Retorno à Fendi com honra e alegria, tendo tido o privilégio de iniciar minha carreira sob a orientação das fundadoras da casa, as cinco irmãs”, disse Chiuri em um comunicado. “A Fendi sempre foi uma fonte de talentos e um ponto de partida para muitos criativos da indústria, graças à extraordinária capacidade dessas cinco mulheres de fomentar e nutrir gerações de visão e talento. Sou grata ao Sr. Arnault por me confiar a tarefa de ajudar a escrever um novo capítulo na história desta extraordinária empresa fundada por mulheres.”

No final de setembro, Silvia Venturini Fendi foi nomeada presidente honorária, o que confirmou as especulações de que, após a saída de Kim Jones de seu cargo de diretor artístico das coleções de Alta Costura, Prêt-à-Porter e Coleções de Peles para mulheres em outubro de 2024, mais mudanças poderiam ocorrer na marca.

Fendi e Chiuri “compartilham os mesmos valores do artesanato italiano, e ela pode fortalecer a produção também no nível industrial”, disse Ros, destacando um foco renovado na criação de “produtos únicos e icônicos, que darão alegria aos clientes e os fortalecerão a longo prazo e não por uma estação ou apenas para serem descolados ou estarem na moda, e Maria Grazia é a pessoa certa para fazer isso”.

Maria Grazia Chiuri. (Foto: Reprodução/Fashion Network)
Foto: Reprodução/Fashion Network

O fato de Chiuri já ter trabalhado na Fendi e conhecer bem a marca ajuda a “compartilhar a história da marca e o que ela pode se tornar. Com a nomeação de Silvia como presidente honorária, eles trarão mais visibilidade e atenção ao arquivo e ao que foi feito no passado, que nem sempre é tão reconhecido ou conhecido lá fora”, argumentou Ros. “Estamos trabalhando para o próximo capítulo, os próximos 100 anos, cheios de paixão e visão para levar a marca onde ela merece estar.”

Embora ambos fizessem parte do grupo LVMH há anos, Ros conheceu Chiuri durante o verão, “quando estávamos finalizando os candidatos, e sempre a respeitei como líder feminina, por sua consistência, determinação e vocação, que são os alicerces de uma maison de sucesso. Ela é uma profissional incrível e sua disciplina é incrível. Ela é dedicada e se dedicou bastante; leva anos para se tornar tão habilidosa. Tudo isso se encaixa na nossa ideia de produtos únicos e duradouros”.

Questionado sobre os principais talentos de Chiuri, Ros disse que ela “tem uma empatia muito forte com os clientes, é muito inteligente e, em um segundo, entende o contexto, o que está acontecendo no mundo e o que o mundo precisa. Isso é importante, porque às vezes os designers precisam ser mais sociólogos do que designers”.

Maria Grazia Chiuri. (Foto: Reprodução/Fashion Network)
Foto: Reprodução/Fashion Network

O que achou da escolha de Maria Grazia Chiuri como diretora de criação da Fendi? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • As Pulseiras de Marcas de Luxo na Cyber Week

    Há algo de magnético nas pulseiras de luxo, sejam bijoux desejadas ou joias lapidadas em metais preciosos. Mesmo quando ocupam pouca superfície na pele, carregam um universo inteiro de significados: o DNA de uma maison, seus gestos arquitetônicos, seus códigos gráficos eternizados em ouro, esmalte ou cristais. São peças que traduzem o espírito de uma…
  • 3 Peças da Balenciaga que você encontra na Cyber Week

    Uma das marcas de luxo mais cools e descoladas que existem, a Balenciaga foi foi fundada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga Eizaguirre em 1937 em Paris. Muito importante para o mundo da moda, suas roupas eram conhecidas por terem confecção e cortes perfeitos, além da grande influência da cultura e história espanhola. Após cair em esquecimento…
  • As bolsas crossbody da Gucci imperdíveis na Cyber Week

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…
  • Yang Mi se torna a Nova Embaixadora Prada: Por que essa escolha faz sentido?

    A nomeação de Yang Mi como embaixadora Prada não soa como um anúncio isolado, mas como uma peça que se encaixa perfeitamente no modo como a maison italiana constrói sua presença cultural. A atriz chinesa, uma das figuras mais influentes da televisão e do cinema na Ásia, chega à marca num momento em que a…
  • 3 Bolsas Pequenas de Sucesso na Cyber Week

    Elas quase cabem na palma da mão, mas parecem carregar uma energia desproporcional ao tamanho. As bolsas pequenas de sucesso conquistam justamente por isso: condensam estilo em centímetros e funcionam como pequenas interrupções de cor, textura ou metal na rotina. Quem escolhe versões mini das marcas de luxo entende que, às vezes, o essencial é…
  • 4 Bolsas Clássicas da Bottega Veneta para investir na Cyber Week

    A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
  • 3 Acessórios de marcas de luxo na Cyber Week

    Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
  • Best of Ferragamo na Cyber Weeek: 3 Acessórios Presenteáveis

    Ferragamo é cinema, história e design exclusivo. Fundada em 1927 por Salvatore Ferragamo, que conquistou Hollywood calçando musas como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, a maison continua a evoluir sob Maximilian Davis, trazendo frescor e sofisticação ao legado de quase cem anos. Os acessórios femininos vão além dos sapatos: flats, bolsas-desejo e bijoux que mais…
  • As Melhores Bolsas de Luxo na Cyber Week

    As bolsas datam dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares de vezes, sendo imaginada nos mais variados formatos, tecidos e detalhes. Um dos grandes marcos…
  • Versace em ebulição: a saída de Dario Vitale e o início da era Prada Group

    Breaking News: Dario Vitale deixa a Versace. A “Grife da Medusa” mal teve tempo de respirar após seu retorno à órbita de um grande conglomerado italiano. Dois dias depois de o Prada Group concluir oficialmente a compra da maison, o designer anuncia sua saída do cargo de diretor criativo. Um movimento que, embora surpreendente à…
  • Cloud Dancer é a cor do Ano de 2026!

    Todos os anos a Pantone Color Institute escolhe a cor do ano, que serve de referência e aposta não apenas para os profissionais da moda, mas também para as mais diferentes indústrias existentes. O processo de escolha da cor requer decisões muito ponderadas e uma análise de tendências consistente. Para chegar à decisão a cada…
  • Surpresa: Gucci apresenta Coleção Pre-Fall 2026 em Lookbook!

    Um dia depois do impactante desfile Chanel Métiers d’Art  em Nova York, a Gucci pegou o mercado de luxo de surpresa ao liberar hoje, o lookbook completo de sua coleção Pre-Fall 2026, batizada de “Generation Gucci”. Fotografado pelo próprio Demna, o material funciona como um manifesto visual que antecipa o que veremos em fevereiro, quando…