London Fashion Week adota requisitos de sustentabilidade
A sustentabilidade é um assunto muito importante atualmente, e não se trata apenas de cuidar do meio ambiente, mas também de estarmos mais conscientes do que e de quem consumimos.
Empresas de moda, principalmente do ramo de luxo, têm tido a preocupação de tomar medidas se tornem mais sustentáveis, seja adotando novas matérias primas ou ações que assegurem que suas produções tenham menor impacto no meio ambiente (tendo em conta que a indústria têxtil é a segunda mais poluente do planeta).
Depois da Semana de Moda de Copenhagen endurecer seus requisitos de sustentabilidade que todos os participantes devem seguir para poderem apresentar suas criações, é a vez da Semana de Moda de Londres adotar novas medidas a fim que seus participantes sejam mais sustentáveis.
Confira abaixo mais detalhes sobre os novos requisitos de sustentabilidade da London Fashion Week:
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Os Requisitos Sustentáveis
A semana de moda de Londres se tornará a primeira das “quatro grandes” semanas de moda (Nova Iorque, Londres, Milão e Paris) a introduzir requisitos de sustentabilidade para marcas participantes. As regram se aplicam para as grifes que fazem parte do Newgen, projeto do British Fashion Council que apoia e mentora talentos emergentes da moda.
o British Fashion Council (BFC) anunciou no dia 13 de Janeiro que está adotando a estrutura que a Copenhagen Fashion Week implementou a partir da temporada de inverno de 2023. Os critérios mínimos de Copenhague incluem ter uma estratégia formal e uma política de diversidade e inclusão para contratação, usar materiais menos danosos ao ambiente e remover materiais descartáveis em desfiles de moda (a estratégia e as expectativas de contratação são ajustadas dependendo do tamanho da marca).
Os requisitos mínimos do BFC serão trabalhados ao longo de 2025 com marcas que fazem parte da Newgen. A iniciativa de talentos já tem critérios de sustentabilidade obrigatórios para que as marcas sejam aceitas. A implementação completa seguirá para todas as marcas da Newgen a partir de janeiro de 2026 e, depois disso, o BFC trabalhará na construção de um plano para implementação mais extensa ao longo da programação da LFW.
“Estamos felizes em nos alinhar com os requisitos de sustentabilidade da Copenhagen Fashion Week em toda a BFC Newgen, que se baseia em nossos critérios mínimos e reafirma nosso compromisso em impulsionar mudanças positivas em toda a indústria da moda global. Essa parceria é um passo significativo para garantir que a sustentabilidade se torne parte importante do futuro da moda. Juntos estamos criando uma estrutura que capacita empresas emergentes de moda de designers a liderar o caminho e contribuir tangivelmente para uma indústria mais sustentável e responsável”, disse a CEO da BFC, Caroline Rush, em um comunicado de imprensa.
Os requisitos fazem parte do trabalho contínuo do BFC por meio de seu “think tank” focado em sustentabilidade, o Institute of Positive Fashion (IPF), lançado em 2020. Em novembro de 2024, a LFW também se tornou a primeira das quatro grandes semanas de moda a proibir o uso de peles exóticas, como crocodilo e cobra (Copenhague proibiu peles exóticas em março de 2024).
Os requisitos de sustentabilidade podem ser uma oportunidade para os designers londrinos se destacarem no cenário global, demonstrando as práticas de pensamento avançado que são necessárias para impulsionar a mudança na indústria.
“Esta parceria [com o BFC] não só promove o alinhamento muito necessário da indústria, mas também ressalta o potencial único das semanas de moda e conselhos para impulsionar mudanças positivas dentro da indústria. Com o British Fashion Council, um nome influente no cenário da moda global, vemos muito potencial para ampliar ainda mais o impacto do nosso compromisso coletivo com a sustentabilidade”, disse a CEO da Copenhagen Fashion Week, Cecilie Thorsmark.
O que achou dos novos requisitos de sustentabilidade da London Fashion Week? Este é apenas um passo para termos um mundo da moda mais sustentável.