Tudo sobre a Gucci Love Parade!
A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional.
A maison italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as queridinhas do momento entre diversas celebridades e fashionistas ao redor do mundo.
Fundada em 1921, a marca celebra 100 anos de história no mundo da moda em 2021 e ao longo do ano vem comemorando o centenário de diferentes maneiras, desde parcerias e lançamento de novas peças.
Continuando as comemorações, na última terça feira, 02 de Novembro, a maison italiana realizou um desfile no Hollywood Boulevard, em Los Angeles batizado de “Gucci Love Parade” que reuniu centenas de celebridades e está dando o que falar no mundo da moda.
Confiram abaixo uma breve história da Gucci e detalhes sobre o desfile:
A Gucci
A marca Gucci foi fundada pelo italiano Guccio Gucci na cidade de Florença em 1921.
Guccio nasceu no dia 26 de Março de 1881 em Florença, cidade localizada no norte da Itália. Filho de um artesão com origem humilde, adquiriu bom gosto e aprecio para a elegância, além de encantar-se com o luxo das malas com brasões de famílias nobres enquanto trabalhava como ascensorista, maleiro e, posteriormente, maître no renomado Hotel Savoy em Londres, Inglaterra na virada do século 19.
No ano de 1921, resolveu voltar para sua cidade natal e abrir sua primeira loja, utilizando todas as economias que conseguira guardar enquanto trabalhava no hotel londrino. Assim, começou a vender acessórios de viagens (malas e valises de alto padrão), sempre feitos em couro de alta qualidade que vinham da região da Toscana, confeccionados pelos melhores artesãos da cidade. Como o seu sucesso era notório, ele conseguiu dinheiro para abrir atrás de sua loja, sua própria oficina e passou, então, a produzir sua mercadoria no local.
A década de 30 foi um importante marco para a história da Gucci. Ela passa a ter uma renomada clientela internacional que vinham para buscar alguns produtos específicos, como os já famosos sapatos, luvas, bolsas e cintos.
Assim sendo, ele se vê obrigado a dar mais um passo em direção ao sucesso: ele expande seus negócios mudando-se para um lugar muito maior em Lugarno Guicciardini, em 1937. E foi a partir de Lugarno que as famosas franjas e estribos passaram a se tornar a assinatura da marca italiana. Em poucos anos, o leque de produtos foi expandido, passando a oferecer malas, baús de viagem, cintos, sapatos e luvas, mas com um design inspirado no estilo equestre (com o detalhe de horsebit se tornando sua marca registrada), o que acabou atraindo uma cartela de clientes muito mais refinada
Com clientela fina e requintada, Gucci resolveu expandir mais uma vez e abriu sua primeira grande loja na cidade de Roma, em 1938, no sofisticado endereço da Via Condotti. Nos anos que se seguiram, seus filhos Ugo, Aldo e Vasco passaram a fazer parte do negócio da família.
No ano de 1947, a Gucci lançou um modelo de bolsa que se tornaria o carro chefe e um dos modelos mais icônicos e clássicos da marca: a bolsa Gucci com alça de bambu japonês que, de modo literal, seduziu as mulheres com sua elegância e o seu charme. A novidade foi uma forma encontrada por Guccio para lidar com a escassez de material causada pela Segunda Guerra Mundial.
A marca veio adotar o famoso logo com o duplo G entrelaçado com um deles invertido apenas no final da década, além da clássica assinatura vermelha e verde, que viria a se tornar marca registrada da Gucci.
Após décadas de sucesso, mas também de polêmicas e uma ameaça de esquecimento no mercado de luxo, a marca italiana se restabeleceu graças à direção criativa de Tom Ford, que assumiu o cargo de diretor criativo na década de 90 e foi responsável por diversas peças icônicas, como a Horsebit Clutch.
Desde 2015, no entanto, o cargo foi assumido por Alessandro Michele e a Gucci ganhou um visual mais jovem e suas linhas de roupa ganharam grande destaque com estampas inovadoras que se tornaram características, como a de tigre, a abelha e a icônica frase “Blind for Love” (“Cego por Amor” em tradução livre), além de influências das décadas passadas como estampas geométricas, superfícies metalizadas e cores da estética vintage.
Atualmente, faz grande sucesso entre a geração millennial, fato com que faz com que ocupe o cargo de uma das marcas mais populares do momento.
Gucci Love Parade
A Gucci Love Parede é a nova coleção criada por Alessandro Michele, diretor criativo da marca para celebrar os 100 anos da Gucci e foi apresentada na última terça feira, 02 de Novembro em um mega desfile realizado no Hollywood Boulevard, em Los Angeles. O evento contou com a presença em peso de celebridades e embaixadores da marca como as atrizes Dakota Johnson, Olivia Wilde, Gwyneth Paltrow e as cantoras Miley Cyrus, Lizzo e Billie Eilish.
O local escolhido tem uma motivo sentimental para Alessandro, cuja mãe trabalhava na indústria cinematográfica como assistente em uma produtora.
“Lembro-me de todas as histórias que ela me contava, dos detalhes e do brilho, sobre aquela fábrica de sonhos. Quando comecei a pensar na forma que queria celebrar esse novo capítulo em meu trabalho cheio de aventuras, eu pensei na minha mãe e seu precioso legado”, disse ele.
Foram apresentados mais de 100 looks durante o desfile, que combinavam itens clássicos com peças mais modernas. Uma das grandes inspirações da coleção foi o glamour Hollywoodiano de diferentes épocas do cinema, desde as estrelas da era do Filme Mudo aos heróis do Oeste.
Vestidos glamurosos bordados com paetês e plumas que combina o estilo dos 1940 com dos anos 70, smokings com renda tecnicolor presos com buquês de tecidos frouxos, blusas “souvenir” casuais Gucci, ternos com estampa de flores boiler, leggings e macacões de vinyl sexys com monograma da marca foram algumas das peças vistas na passarela.
“Os Estados Unidos deram à moda tantas peças icônicas através do cinema e tiveram sucesso no que nós podemos chamar de moda real,” disse Michelle em uma reflexão de que, para ele, Hollywood reverbera nas ruas, em como as pessoas se vestem diariamente e “distorcem” peças icônicas para que elas ganhem novos significados.
O que achou desta nova coleção da Gucci? Gostaria de ter alguma peça? Nos conte nos comentários!