As Marcas Brasileiras para aproveitar na Summer Sale
Quando pensamos em marcas de luxo, os primeiros nomes que vêm em nossa cabeça são o de grifes internacionais como Chanel, Gucci, Louis Vuitton, Prada, dentre outras, certo?
A indústria brasileira de moda possui inúmeras marcas incríveis de diferentes vertentes da moda e, dentro do nicho de luxo, diversas se destacam não só por suas criações, mas por sua história e sucesso dentro e fora do país.
Confira abaixo as marcas brasileiras para aproveitar e investir na Summer Sale do Etiqueta Única:
H.Stern
A HStern é uma das joalherias mais conhecidas e aclamadas do território nacional. Sua história começou com Hans Stern, que nasceu em 1922 na cidade de Essen na Alemanha. Cego só começou a enxergar, com o olho direito, apenas aos dois anos de idade. Quando tinha 16 anos, em 1939, fugiu da Alemanha nazista e desembarcou no Rio de Janeiro.
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Aos 22 anos, trabalhava como datilógrafo em uma empresa de importação e exportação de minerais. Durante uma viagem para Minas Gerais, ele conheceu as pedras brasileiras e, fascinado, as trouxe para a então capital, Rio de Janeiro, e as vendeu para estrangeiros. Dali em diante, todos passaram a conhecer as águas-marinhas, turmalinas, ametistas e citrinos. Poucos anos mais tarde, em 1945, o jovem empreendedor, após vender um acordeão Hohner por US$ 200, abriu a HStern (durante anos escrita com ponto) em um pequeno sobrado na Rua Gonçalves Dias, em frente à tradicional Confeitaria Colombo.
Inicialmente, comprava e vendia apenas pedras preciosas. Enquanto a maioria dos joalheiros lapidava rubis, safiras e esmeraldas, ele se aventurava pelos garimpos do sertão brasileiro viajando sobre lombo de burro em busca das ametistas, topázios, turmalinas e águas-marinhas nacionais. Lapidação de pedras preciosas e fabricação de joias passaram a fazer parte do negócio da HStern logo a seguir, com a instalação da primeira oficina de ourivesaria.
Insatisfeito com o padrão de qualidade de lapidação e ourivesaria, Hans chamou artesãos europeus para trabalhar na sua empresa. Preocupado com a qualidade, criou, em 1947, um Certificado de Garantia Internacional que estabelecia a autenticidade e qualidade de cada material precioso utilizado na confecção da peça adquirida. O Certificado de Garantia, entregue até hoje a cada cliente da marca, assegura ainda o direito aos serviços de manutenção como limpeza e polimento da joia em todas as lojas HStern ao redor do mundo.
A primeira loja em solo carioca foi inaugurada em 1949, sendo localizada no salão de desembarque onde atracavam navios de cruzeiros de luxo vindos da Europa e dos Estados Unidos, geralmente cheios de turistas, foi estratégico e determinante para o sucesso inicial de sua empreitada. A jogada de marketing naquele tempo era mostrar aos turistas como as joias eram produzidas. Logo depois inaugurou outra loja dentro do hotel Quitandinha em Petrópolis.
Nos próximos anos, a H.Stern continuou a crescer e se tornar popular, principalmente com os turistas estrangeiros. Em 1958, foi a primeira joalheria da América Latina a montar um laboratório gemológico para analisar pedras preciosas e metais nobres, e pesquisar novas matérias-primas. Por ali passam até hoje todas as pedras preciosas usadas pela empresa, que seguem os critérios de classificação do respeitado GIA, o Gemological Institute of America, garantindo assim a qualidade inquestionável de cada uma delas. Na década de 1960, o design H.Stern já era referência, não somente no Brasil, como também no mundo. Reis e rainhas, artistas e um sem-número de celebridades visitavam a matriz da H.Stern, no Rio de Janeiro.
A marca expandiu internacionalmente ainda na década de 1960, e não parou de crescer desde então. Suas joias materializam sonhos e emoções, é sinônimo de beleza e bom gosto no Rio de Janeiro, em São Paulo, Nova York, Paris, Frankfurt, Xangai, Tel Aviv e em outras importantes cidades ao redor do mundo. Ao longo de mais de sete décadas, a marca se consolidou como uma joalheria de enorme prestígio no segmento de alto luxo.
Mixed
Fundada em 1989 em São Paulo por Riccy Souza Aranha, a Mixed é atualmente uma das maiores marcas de luxo do Brasil.
A moda esteve sempre presente na vida de Riccy e de sua família (tanto no quesito de comprar e criar peças), já que a estilista desde pequena acompanhava seu pai e irmãos na fábrica e servia de modelo para a marca da família.
A Mixed está presente no mercado de moda nacional há mais de 30 anos e tem como perfil de consumidora uma mulher contemporânea, estilosa e sofisticada, que está, em qualquer momento e em qualquer circunstância, chique desde a manhã até à noite. A marca também busca o reconhecimento pela qualidade de suas peças e suas peças são exclusivamente fabricadas no Brasil.
Riccy comanda a empresa ao lado de seus filhos (que entraram pouco a pouco ao longo dos anos) e ocupa o cargo de diretora criativa da marca, e costuma dizer que o segredo para o sucesso é ter personalidades importantes dentro da equipe.
Atualmente conta com a linha principal feminina, uma infantil (chamada de Mixed Kids comandada por suas filhas Carol e Ciccy), além da Zapalla, marca de seu filho José Eduardo, que foi integrada a empresa há poucos anos como a linha masculina.
Cris Barros
Fundada por sua estilista homônima em 2002, a marca Cris Barros se destaca no cenário atual da moda nacional por seu grande sucesso entre as consumidoras brasileiras.
Antes de abrir sua marca própria, Cris já tinha experiência no mundo da moda, foi modelo até os 17 anos de idade e formou-se em desenho de moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Se especializando posteriormente no ramo fashion ao fazer mestrado no Instituto Marangoni, localizado em Milão. Enquanto estudava na Itália, trabalhou com o estilista francês Stephan Jason, conhecido por ter feito parte da equipe de Yves Saint Laurent.
Após voltar ao Brasil, trabalhou para a Zoomp no time de Renato Kherlakian no departamento de relações públicas de marketing e imagem. O desejo de ter sua própria marca sempre esteve na mente da estilista, mas, por ter uma personalidade paciente e meticulosa, esperou a hora perfeita para realizar.
Foi então que, em agosto 2002, Cris Barros finalmente resolveu criar sua marca homônima, depois de passar alguns anos na Zoomp (onde adquiriu conhecimento da visão global do funcionamento de uma marca, como produção, marketing, finanças e lojas) e ter criado peças próprias que vendia para suas amigas próximas.
A estilista divide o comando da marca com sua irmã, Dani Verde, e seu cunhado, Luís Felipe Verdi, que embarcaram com ela em seu sonho de ter um negócio próprio. Atualmente, cada um comanda uma divisão da empresa, com ela atuando como diretora criativa, participando desde a criação do conceito das coleções (como desenvolvimento das peças, escolha de matéria prima, provas de roupas, lookbooks, etc).
O estilo da marca, segundo o que a própria Cris definiu em uma entrevista, é “espontâneo, muito feminino e que está em constante evolução, no sentido de sempre tentar se superar a cada nova coleção.” A estilista diz que trabalha com emoção e paixão e que, quando cria suas peças, quer transportar suas clientes para um universo específico.
Vivara
A Vivara é uma das maiores joalherias nacionais existentes. A história da marca começa logo após o término da Segunda Guerra Mundial, quando a família Kaufman, de origem romena, decidiu imigrar para o Brasil. Com diversas gerações de experiência em joalheria, a família tinha entre seus membros alguns ourives habilidosos, e investiu nesse setor para se estabilizar no novo país.
A primeira loja Vivara foi inaugurada em São Paul, no ano de 1962, localizada no centro da cidade. Lá, ele cravava diamantes com perfeição e desenvolvia peças sob medida. O estabelecimento tinha o compromisso de oferecer peças criadas com o mesmo cuidado com que os antigos ourives faziam joias exclusivas e eternas. Com clientes extremamente satisfeitos e demandas em expansão, os negócios prosperaram ainda mais com a chegada do jovem Nelson Kaufman, filho de David, em 1976.
Nelson cresceu vendo seu pai atuando nesse ramo e lidando com as delicadas peças de ouro e brilhantes. Através dessa influência, passou também a dedicar-se aos negócios da família, e começou a administrar os negócios da família.
A marca teve grande participação no movimento de popularização do mercado joalheiro no Brasil, conseguindo obter essa autoridade por meio da superioridade de suas peças e por manter um comércio de portas abertas e com a possibilidade de facilidades de pagamento para os seus clientes. Sempre mantendo um espírito de inovação na maneira de lidar com os seus negócios, criando e comercializando joias com design moderno e feitas com detalhes diferenciados.
Em 1981, foi inaugurada a primeira loja Vivara dentro de um shopping center. Dez anos depois desse marco, a empresa já contava com 10 lojas em funcionamento na capital paulista, um crescimento notável dentro de um mercado tão competitivo e rigoroso. Dando um salto no tempo para 2011, a joalheria lançou uma linha que veio a ser um dos seus maiores sucessos. Batizada de “Life by Vivara”, a linha oferece mais de 250 tipos de berloques, com temáticas referentes ao cotidiano, amor e trabalho, entre outros aspectos importantes inerentes à vida das pessoas.
Atualmente, a Vivara está presente em 20 estados brasileiros, e distribui anualmente mais de 900 mil catálogos. Sua fábrica, localizada em Manaus, emprega 80 profissionais altamente especializados, que desenham e executam as peças com o máximo de tecnologia.
Ainda assim, a marca preserva seu vínculo com os valores tradicionais da família Kaufman, sendo capaz de se renovar a cada coleção. O design criativo é um dos principais preceitos seguidos pela empresa, que surpreende seus consumidores a cada coleção lançada por meio do equilíbrio perfeito entre a alta qualidade e resistência e o requinte e simplicidade de suas joias.
Estilé
A Estilé foi fundada pelas amigas de infância Beatriz Carvalho e Victoria Beukers no final de 2017, quando surgiu a ideia de criar uma linha de bolsas com a produção de poucas unidades com o objetivo de ressignificar os designs artesanais que nasceram para falar por si só.
O sucesso foi instantâneo e logo se tornou uma febre entre as fashionistas brasileiras e objeto de desejo de muitas. Com peças inspiradas nos anos 60 e 70, os itens da marca são criados para se tornarem uma extensão de suas donas e despertar confiança máxima nelas.
“Somos melhores amigas há mais de 15 anos. A Estilé começou com duas amigas querendo empreender e traduzir um mindset próprio em um produto. Nosso primeiro pensamento foi: qual veículo pode ser usado pra isso? Acessórios icônicos. Qual material possibilita criações irrestritas e transmite uma quebra do “óbvio”? O acrílico. Temos personalidades e habilidades extremamente complementares o que deixa o processo todo muito eficiente e mais natural,” disseram elas em uma entrevista para a Farfetch.
As bolsas são feitas em acrílico, em versões estilo clutch que vão das mais clássicas e em cores mais neutras até peças cheias de atitude, com detalhes como brilhos e cores neon. Por mais que seja um grande sucesso, a produção da Estilé ainda continua reduzida e artesanal, o que faz com que elas esgotem com grande rapidez e atribui certa singularidade as peças.
Com o lema de ‘Statement designs for statement people’, a Estilé abre a possibilidade de brincar com diversos formatos, texturas, tamanhos, proporcionando junto a isso uma peça durável, seguindo o princípio do slow fashion.
Estas são apenas algumas das incríveis marcas brasileiras para aproveitar na Summer Sale do Etiqueta Única! Qual delas combina mais com você?