Top Marcas de Relógios de luxo para o Natal
Os relógios são usados há muito tempo para fins práticos, estéticos e colecionáveis. Eles existem desde o século XIV e, desde então, fabricá-los tornou-se uma forma de arte que estimulou os principais relojoeiros a buscar a mais alta qualidade, desempenho e estética.
Para algumas pessoas, este é um dispositivo indispensável que não é apenas usado para contar o tempo mas também pode simbolizar status e realização. Os modelos de luxo são peças que possuem alto valor devido à todo trabalho artesanal e minucioso necessário, fazendo com que sejam objetos de desejo e cobiça para milhares de pessoas.
Confira abaixo as top marcas de relógios de luxo para presentear no Natal:
Rolex
A marca Rolex foi fundada por Hans Wilsdorf e seu cunhado, Alfred Davis, em 1905.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Após estágios em relojoarias na Suíça, o alemão Hans Wilsdorf, na época com apenas 24 anos, resolveu abrir sua própria marca e, junto ao cunhado inglês, fundaram a empresa Wilsdorf & Davis. Com sede na cidade de Londres, Inglaterra, a empresa importava, montava e distribuía relógios com mecanismos suíços da Hermann Aegler.
Um ano mais tarde, o grande sucesso veio graças a decisão de Wilsdorf de especializar-se apenas em relógios de pulso, um mercado que ainda era emergente na época. Os primeiros modelos de relógio feitos por eles, geralmente eram marcados como W&D, porém só na parte traseira da caixa. Por mais que os relógios de bolso fossem uma norma da época, Hans já vislumbrava as vantagens de usá-los no pulso.
A produção da W&S incluía uma vasta variedade de desenhos de caixas: casuais, formais e esportivas. Estes modelos eram vendidos para joalheiros que, posteriormente, colocavam suas próprias marcas nos relógios. Foi então em 1908 que o nome Rolex foi adotado, por ser de fácil pronúncia em todos os países da Europa e curto o suficiente para se adequar a um mostrador de relógio. A escolha do nome foi arbitrária e sem nenhum significado em especial, além de ser a primeira marca a usar o sufixo “ex”.
Mesmo tendo consciência que os modelos precisavam melhorar sua precisão, o alemão pressentia que os modelos de relógio de pulso poderiam se tornar não apenas elegantes, mas também confiáveis. Para convencer o público de que seus inovadores relógios eram dignos de confiança, equipou-os com mecanismos extremamente pequenos e precisos, produzidos por uma manufatura de relógios sediada em Biel, na Suíça.
Em um primeiro momento, foi alvo de criticas dos mais conservadores, mas ganhou apoio dos atletas e aventureiros da época, que tinham a necessidade de consultar as horas de uma maneira mais prática. Primeiramente, a Rolex se concentrou na qualidade de seus mecanismos, e sua incansável dedicação para desenvolver um dispositivo que pudesse garantir a precisão cronométrica de seus relógios não demorou a dar fruto.
Em 1910, a empresa enviou um de seus relógios para ser testado no Official Watch Rating Centre, em Biel na Suíça, e foi concedido a ele o Certificado Suíço de Precisão Cronométrica, fato inédito para um modelo de pulso. Outra vitória e validação da marca veio quatro anos mais tarde, em 1914, quando o Observatório Kew de Londres concedeu um certificado de precisão “classe A”, distinção até então conferida exclusivamente à cronômetros da Marinha. Esta foi a primeira vez que um relógio de pulso recebeu o status de “cronômetro” – uma classificação que, até mesmo nos dias de hoje, é obtida por relativamente poucos relógios.
A partir daí, os relógios Rolex se tornaram sinônimos de precisão. Atualmente, a empresa é uma das melhores marcas de relógio do mundo, com modelos que são símbolo de sofisticação, elegância, qualidade e até mesmo status. Possuindo diversos modelos que agradam aos mais variados modelos e que também atendem a todas necessidades.
Patek Philippe
A Patek Philippe foi fundada pelo Conde Antoine Norbert de Patek (um nobre polonês exilado) e por François Czapek (um relojoeiro de Varsóvia) em 1839 no pequeno e aconchegante vilarejo de Plan-les-Ouates, situado perto da cidade de Genebra, Suíça, com o nome de Patek, Czapek & Co.
A empresa possuía apoio financeiro de diversos relojoeiros poloneses e produzia relógios de bolso por encomenda. Seus modelos eram inspirados em temas da história e cultura da Polônia, com retratos de heróis revolucionários, lendas dos séculos X e XII, e o culto da Madonna Negra de Czestochowa. Nesta época, empregavam meia dezena de empregados e fabricavam por ano, cerca de duzentos relógios da mais alta qualidade.
Rapidamente, a Patek, Czapek & Co se tornou a melhor relojoaria da Suíça e, em 1844, resolveram mostrar ao mundo suas fabulosas peças na exposição internacional de Paris. Lá dupla de fundadores conheceu o francês Jean Adrien Philippe, que anos antes havia inventado o sistema de corda para relógios de pulso que dispensava o uso de uma chave usada na época.
Um ano depois da exposição de Paris, François Czapek resolveu sair da sociedade, o que fez com que a marca fosse conhecida por Patek & Co até janeiro de 1851. Foi nesta época que Jean Adrien Philippe se tornou sócio e “emprestou” seu nome, fazendo com que a marca ficasse conhecida por Patek Philippe & Co.
Uma das maiores razões pelo grande sucesso de seus relógios era seu alto padrão de fabricação e também a praticidade do sistema de corda de seus relógios. Nos primeiros anos de parceria de Patek e Philippe, a Rainha Vitória da Inglaterra já era uma cliente assídua de seus relógios e nos anos seguintes, foi seguida por diversos outros monarcas, presidentes, papas e magnatas.
Atualmente, a Patek Philippe comercializa seus modelos em mais de 100 países através de 500 das mais renomadas e conceituadas joalherias. Além de possuir apenas 3 lojas próprias (chamadas de Patek Philippe Salons) localizadas em Genebra, Londres e Paris. A marca oferece, aproximadamente, 200 modelos diferentes de relógios em suas linhas regulares que atendem as mais diferentes necessidades.
IWC Schaffhausen
A IWC Schaffhausen foi fundada por Florentine Ariosto Jones em 1868 na cidade de Schaffhausen, na Suíça.
A companhia foi criada com o intuito de combinar as inovações das técnicas de produção americanas com as habilidade tradicionais dos mestres relojoeiros suíços.
Enquanto a maioria das marcas de relógios que possuem sede na Suíça estejam localizadas no oeste do país, a IWC Schaffhausen está localizada no leste, onde faz uso das águas do Rio Reno para energia hidráulica. Fato que mostra o comprometimento da empresa com a sustentabilidade, sendo a primeira marca de relógio ao Global Reporting Initiative Standards, onde listou seus objetivos sustentáveis.
Dentro da IWC Schaffhausen estão seis famílias de relógios: Pilot’s Watches, Portugieser, Ingenieur, Aquatimer, Da Vinci e Portofino. A vasta variedade inclui relógios para o dia-a-dia, modelos esportivos e aqueles que só podem ser descritos como verdadeiras obras de arte, sendo assim muito luxuosos.
Atualmente, a marca é conhecida por suas criações que alinham a sofisticação com a durabilidade, que são elegantes com uma qualidade inigualável, os fazendo um dos melhores no mercado.
Cartier
A Cartier é uma marca francesa fundada por Louis-François Cartier em 1847.
Louis-François assumiu o controle a pequena oficina de seu mestre, Adolphe Picard, em 1847 que era localizada na Rue Montorgueil, a mais chique e cara da época e resolveu patentear sua própria marca representada pelo famoso coração entre as iniciais L e C em um losango. Apenas quatro anos depois de sua fundação, graças a Condessa Nieuwerkerke, a Cartier se tornou fornecedora da Corte Real de Napoleão III. Além disso, em 1853 implantou o atendimento personalizado e elitizado, o que trouxe uma clientela exclusiva e privada para a maison.
Em 1859, alugou um imóvel no Boulevard des Italiens, imóvel onde ficaria por 40 anos, e sua localização avantajada perto dos Jardins des Tuileries e suas joias que possuíam toque leve, arejado, em contraste com os ornamentos formais e pesados da época atraíram uma ampla clientela, como as damas da alta sociedade que passavam por ali.
Além das damas francesas, a Imperatriz Eugénie da França se encantou com a Cartier e encomendou um conjunto de chá em prata e se tornou uma cliente fiel da maison. Em 1873, o filho de Louis-François, Albert, entrou como sócio na maison e expandiu os produtos da marca, incluíndo relógios. Em 1898, seu filho, Louis, também começou a trabalhar na marca e a loja passou a se chamar Alfred Cartier & Fils.
Louis Cartier, sempre inovador, criou o primeiro relógio de pulso com pulseira de couro do mundo, a pedido de seu amigo, o aviador brasileiro Alberto Santos Dumont. Atualmente, a Cartier é conhecida não apenas por suas incríveis joias, mas também por relógios que são alguns dos mais celebrados no mercado e se estabeleceu como uma das maiores marcas do ramo.
Breitling
A história da Breitling começou em 1884 na cidade montanhosa de St-Imier, quando o jovem Léon Breitling, filho de alemães e então com apenas 24 anos de idade, abriu uma pequena oficina especializada na fabricação de cronógrafos e medidores de alta precisão para uso esportivo, científico e industrial.
Ele possuía uma estratégia de produzir relógios com alta qualidade técnica que, aos poucos, foi dando resultados e, em 1892, o jovem relojoeiro realocou a pequena oficina para a vila de La Chaux-de-Fonds, centro da indústria de relógios suíços na época, e começou a se especializar na produção de cronógrafos.
Após a abertura da nova fábrica (que continha agora 60 funcionários), a empresa adotou um novo nome: G. Léon Breitling S.A. Montbrillant Watch Manufactory. No dia 11 de agosto de 1914, aos 54 anos, Léon Breitling faleceu, e seu filho, Gaston, assumiu o comando da empresa e iniciou a produção de relógios de pulso, ao conceber o primeiro cronógrafo com ponteiros centrais e contador de 30 minutos. Este é também o primeiro instrumento criado pela empresa que se destinava a equipar os pilotos do exército em guerra.
O primeiro cronógrafo com botões independentes foi criado no ano de 1923 e utilizava a coroa como botão, significando que ele separa as funções “início/paragem” da função “reinício”. Esta inovação patenteada permitiu, a partir de então, adicionar vários tempos sucessivos, sem ser necessário reiniciar o cronógrafo – quer se trate de cronometrar uma competição esportiva ou um tempo de voo.
Após a morte repentina de Gaston Breitiling em 1927, não havia nenhum herdeiro apropriado na família para assumir a empresa, portanto, os gerentes tomaram frente do negócio pelos próximos anos, o que foi um período delicado, já que coincidiu com a quebra da Bolsa de Valores em 1929 e a subsequente Grande Depressão Americana. Fato com que fez com que a empresa lutasse arduamente para se manter em atividade.
Felizmente, seus executivos foram capazes de conseguir encomendas suficientes até que Willy Breitling, filho de Gaston, pudesse assumir a empresa, em 1932. Ele possuía conhecimentos técnicos e comerciais do negócio e começou a dirigir a empresa de acordo com sua visão sobre o futuro. Pouco depois, em 1934, a Breitling introduziu uma importante inovação: um segundo botão de reinício que permitia a medição de vários períodos curtos sucessivos, tecnologia que é utilizada até hoje nas configurações dos equipamentos contemporâneos e adotada pela concorrência.
Nas próximas décadas, a marca não parou de crescer e lanças grandes inovações que entraram para a história da relojoaria como o Chronomat, Aerospace e o SuperQuartz™, se consagrando como uma das melhores marcas de relógios do mundo e também fornecedora das Forças Aéreas de diferentes países.
Estas são apenas algumas das top marcas de relógios de luxo para presentear no Natal! Qual delas combina mais com você ou com a pessoa que você irá presentear?