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Dia Nacional da Mata Atlântica: Aprenda a praticar o consumo consciente!

Comemorado no dia 27 de Maio, o Dia Nacional da Mata Atlântica foi criado por Decreto Federal no dia 21 de Setembro de 1999. A data se refere ao dia 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.

A Mata Atlântica abrange as maiores cidades e regiões metropolitanas do Brasil e nela moram mais de 145 milhões de pessoas. Além disso, mais de 80% da produção econômica nacional é gerada nessa região, considerada o centro socioeconômico do país. Porém, infelizmente a vegetação remanescente ocupa cerca de 29% da área de cobertura vegetal original do bioma.

O que faz deste dia uma data importante para a luta de proteção e preservação do planeta e meio ambiente. Recentemente, o mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo.

A indústria têxtil é a segunda mais poluente do planeta, responsável pela emissão de 10% de emissões de carbono na atmosfera, além de gerar uma grande quantidade de resíduos. Ela vem enfrentando sérios problemas ambientais, que além do carbono, envolve desperdício de água (uma calça jeans gasta aproximadamente 3.400 litros de água para ser confeccionada), de energia e produtos químicos no processo de produção de fibras.

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Mas, você sabe o que é consumo consciente e como praticá-lo? Confirma mais sobre o assunto abaixo:

O que é consumo consciente?

Antes de entrarmos no conceito de consumo consciente, é necessário entender mais sobre a moda circular e como ela está afetando o comportamento dos próprios consumidores que estão mudando seu modo de pensar e agir, e tem uma maior preocupação com o impacto de suas próprias ações no meio ambiente.

Moda Circular

O conceito de moda circular baseia-se nos princípios fundamentais da economia circular e do desenvolvimento sustentável, que seriam: Preservar e aumentar o capital, otimizar a produção de recursos e fomentar a eficácia dos processos. A partir destes princípios, ela se diz respeito ao ciclo de vida de um produto, ou seja, desde o seu design até o final de sua vida útil, passando por sua produção e o usuário.

Ele foi primeiramente introduzido na primavera de 2014, em um momento em que o temo sustentabilidade estava presente na pauta de agendas políticas e ambientais na Europa. Uma de suas percursoras foi Anna Brismar, chefe e dona da empresa de consultoria sueca Green Strategy, que o apresentou em um projeto para organizar um evento sobre moda sustentável em Estocolmo, além da equipe de sustentabilidade da cadeia de lojas, também sueca, H&M.

grafico de moda circular

A moda consciente questiona a maneira em que as roupas são feitas, usadas e reutilizadas. Atualmente, é possível reciclar cerca de 90% das peças de vestuário, calçados e acessórios descartados, mas apenas 15% são de fato reutilizados.

Mudança do perfil dos consumidores

Com o conceito de moda circular se tornando muito forte e conhecido, além das mudanças climáticas e os impactos cada vez em maior escala no meio ambiente, notou-se uma mudança no perfil dos consumidores de moda. Agora, eles começam a ter novos anseios e preocupações no seu comportamento de consumo. Segundo Margarida Lunetta, gerente de transformação circular do Instituto C&A:

“A conexão direta e afetiva que nós consumidores temos com nossas roupas fazem com que as pessoas, especialmente as mais jovens, tornem-se cada vez mais sensíveis aos impactos do setor – seja no meio ambiente, seja na vida dos/as trabalhadores/as dessa indústria. Muitos consumidores querem se relacionar com marcas que se posicionem com relação ao assunto e que estejam transformando essa realidade.”

Ainda segundo Margarida, as empresas e marcas têm responsabilidade no trabalho consciente em relação ao comportamento de consumo e os produtos feitos e vendidos por elas. Seus consumidores devem entender seu papel na hora de consumir e serem educados na prática do consumo consciente.

Afinal, o que é consumo consciente e como praticá-lo?

Com a mudança de comportamento dos consumidores, o conceito de consumo consciente vem se tornando mais forte e popular a cada dia. Este movimento não é necessariamente sobre escolher um produto eco-friendly, mas sim sobre ser consciente sobre o que se está comprando, além de estimular o consumidor a refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo de vida das peças que tem mesmo buscando seguir as tendências sazonais da moda.

consumo consciente de roupas, no entanto, deve-se levar em consideração todo o ciclo de vida completo da peça, desde o design à confecção. E você pode praticá-lo de diferentes formas, com o slow fashion (que tem todos os envolvidos na produção de uma peça têm a mesma relevância: trabalhadores, comunidades, meio ambiente e consumidores), valorizar a produção local (que em sua maioria tem uma grande preocupação em reduzir impactos ambientais da cadeia produtiva e não costumam utilizar mão de obra escrava).

Outra forma de praticar o consumo consciente e sustentável é consumir produtos second-hand e desapegar das peças que estão paradas no seu guarda-roupa.

Uma das formas mais eficientes de praticar o consumo consciente é consumir peças secon-hand e desapegar do que você não usa mais. Desapegue com o Etiqueta Única já!
Uma das formas mais eficientes de praticar o consumo consciente é consumir peças secon-hand e desapegar do que você não usa mais. Desapegue com o Etiqueta Única já!

O Etiqueta Única está comprometido em promover uma economia de moda circular da forma mais cômoda e fácil para você e desapegar de suas peças conosco é uma maneira de fazer parte dessa missão! Vender suas peças significa manter itens de luxo em circulação, estendendo o tempo de vida de cada peça e contribuindo para a economia sustentável.

Já pensou em desapegar das suas peças? É super fácil e o Etiqueta Única faz tudo por você! Saiba como vender suas peças sem sair de casa!

Confira também: Todas as tendências vistas no Festival de Cannes

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