Gucci Comemora 100 anos de fundação!
A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional.
A maison italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as queridinhas do momento entre diversas celebridades e fashionistas ao redor do mundo.
Fundada em 1921, a marca celebra 100 anos de história no mundo da moda neste ano e vem preparando diferentes celebrações para comemorar não apenas seu centenário, mas também suas criações revolucionárias.
Conheça mais um pouco da história desta marca tão icônica, suas peças que são um marco na indústria da moda e seus planos para os 100 anos:
A Gucci
A marca Gucci foi fundada pelo italiano Guccio Gucci na cidade de Florença em 1921.
Guccio nasceu no dia 26 de Março de 1881 em Florença, cidade localizada no norte da Itália. Filho de um artesão com origem humilde, adquiriu bom gosto e aprecio para a elegância, além de encantar-se com o luxo das malas com brasões de famílias nobres enquanto trabalhava como ascensorista, maleiro e, posteriormente, maître no renomado Hotel Savoy em Londres, Inglaterra na virada do século 19.
No ano de 1921, resolveu voltar para sua cidade natal e abrir sua primeira loja, utilizando todas as economias que conseguira guardar enquanto trabalhava no hotel londrino. Assim, começou a vender acessórios de viagens (malas e valises de alto padrão), sempre feitos em couro de alta qualidade que vinham da região da Toscana, confeccionados pelos melhores artesãos da cidade. Como o seu sucesso era notório, ele conseguiu dinheiro para abrir atrás de sua loja, sua própria oficina e passou, então, a produzir sua mercadoria no local.
A década de 30 foi um importante marco para a história da Gucci. Ela passa a ter uma renomada clientela internacional que vinham para buscar alguns produtos específicos, como os já famosos sapatos, luvas, bolsas e cintos.
Assim sendo, ele se vê obrigado a dar mais um passo em direção ao sucesso: ele expande seus negócios mudando-se para um lugar muito maior em Lugarno Guicciardini, em 1937. E foi a partir de Lugarno que as famosas franjas e estribos passaram a se tornar a assinatura da marca italiana. Em poucos anos, o leque de produtos foi expandido, passando a oferecer malas, baús de viagem, cintos, sapatos e luvas, mas com um design inspirado no estilo equestre (com o detalhe de horsebit se tornando sua marca registrada), o que acabou atraindo uma cartela de clientes muito mais refinada
Com clientela fina e requintada, Gucci resolveu expandir mais uma vez e abriu sua primeira grande loja na cidade de Roma, em 1938, no sofisticado endereço da Via Condotti. Nos anos que se seguiram, seus filhos Ugo, Aldo e Vasco passaram a fazer parte do negócio da família.
No ano de 1947, a Gucci lançou um modelo de bolsa que se tornaria o carro chefe e um dos modelos mais icônicos e clássicos da marca: a bolsa Gucci com alça de bambu japonês que, de modo literal, seduziu as mulheres com sua elegância e o seu charme. A novidade foi uma forma encontrada por Guccio para lidar com a escassez de material causada pela Segunda Guerra Mundial.
A marca veio adotar o famoso logo com o duplo G entrelaçado com um deles invertido apenas no final da década, além da clássica assinatura vermelha e verde, que viria a se tornar marca registrada da Gucci.
Após décadas de sucesso, mas também de polêmicas e uma ameaça de esquecimento no mercado de luxo, a marca italiana se restabeleceu graças à direção criativa de Tom Ford, que assumiu o cargo de diretor criativo na década de 90 e foi responsável por diversas peças icônicas, como a Horsebit Clutch.
Desde 2015, no entanto, o cargo foi assumido por Alessandro Michele e a Gucci ganhou um visual mais jovem e suas linhas de roupa ganharam grande destaque com estampas inovadoras que se tornaram características, como a de tigre, a abelha e a icônica frase “Blind for Love” (“Cego por Amor” em tradução livre), além de influências das décadas passadas como estampas geométricas, superfícies metalizadas e cores da estética vintage.
Atualmente, faz grande sucesso entre a geração millennial, fato com que faz com que ocupe o cargo de uma das marcas mais populares do momento.
Peças Icônicas
Ao longo de seus 100 anos de existência, a Gucci criou centenas que modelos de peças que foram um marco em sua história e que são, até hoje, grandes sucessos e marcas registradas. Separamos abaixo algumas das mais marcantes, confiram:
Gucci Soho
Um dos modelos mais conhecidos e de maior sucesso da Gucci é a Soho Disco. Com um design elegante e sofisticado, ela é uma bolsa versátil e atemporal, excelente para todas as situações.
Mas, o que muitos não sabem é de que a linha Soho vai muito além de apenas um modelo de bolsa! Existem diversos produtos dentro dela que servem diversos propósitos, como a Soho Shoulder Tote (lançada em 2012 e possui um estilo clássico e muito espaço interno, porém foi descontinuada e se tornou muito procurada em mercados second hand), Soho Disco (também lançada em 2012 e até hoje um dos maiores sucessos da marca italiana) e diversos outros modelos como clutches, hobo, maternidade, etc.
Gucci Marmont
Lançada em 2016, a Gucci Marmont é um dos modelos mais recentes e também de grande sucesso da Gucci! Ela foi criada pelo diretor criativo da marca italiana, Alessandro Michele, e tem como inspiração uma fivela usada pela Gucci nos anos 70, fazendo assim como que o modelo tenha um mood desta década.
Desde seu lançamento, a bolsa logo se tornou queridinha de inúmeras celebridades, fashionistas e mulheres ao redor do mundo, sendo chama por diversas pessoas como a “it bag da época”. A Marmont possui um estilo muito sofisticado, chic e muito prático! Seus detalhes já se tornaram muito característicos do modelo: a textura chevron, a clássica fivela dos anos 70 da Gucci com o duplo G em ferragem e suas alças em corrente.
Atualmente, a Gucci Marmont está disponível em três tamanhos diferentes: mini, small e medium, além de diferentes materiais (sendo o couro o mais clássico), uma grande variedade de cores e estampas.
Mule Princetown
O modelo Princetown foi um dos responsáveis pela volta do mule no mundo da moda! Muito elegante e sofisticado, o sapato é confeccionado em couro e possui o clássico e icônico horsebit da marca italiana. Com diferentes variações que se adequam aos mais diferentes estilos, ele contém duas versões: com ou sem pelinhos na parte posterior, dando a escolha para quem quer sapato com um ar mais descolado ou mais formal e clássico.
Celebrações de 100 anos de fundação
Para celebrar uma data tão importante do centenário, a Gucci está apostando em diferentes maneiras de comemorar. Uma delas é uma parceria com a Tokyo Tower, um dos pontos turísticos mais conhecidos do Japão, onde criaram uma experiência de realidade virtual envolvendo a clássica flor de cerejeira.
Projetada pelo produtor musical e engenheiro de som britânico Ken Scott, os visitantes bastavam acessar o site da parceria e apontar a câmera do celular para a tela e esperar a experiência começar. Além disso, a Tokyo Tower foi iluminada nos dias 19 de 26 de março com cores que simbolizavam a Gucci e as cerejeiras como uma forma de comemoração.
Outra forma de celebrar os 100 anos de marca, foi a entrada da Gucci no mundo da alta relojoaria. A label italiana apresentou sua primeira coleção no último dia 06 de Abril que foi criada por seu diretor criativo, Alessandro Michele.
A nova proposta da marca é composta por quatro linhas diferentes, que incluem o Gucci 25H, G-Timeless, Grip e uma série de relógios de alta relojoaria. Todos os modelos possuem inspiração na tradição artesanal e diferentes elementos clássicos e característicos da Gucci, sendo eles elementos naturais, flora e fauna, e o duplo G entrelaçado que é seu monograma oficial e uma homenagem à seu fundador, Guccio Gucci.
Uma curiosidade sobre o modelo Gucci 25h é que o número 25 foi usado pois Alessandro Michele o considera um talismã e o utiliza com bastante frequência em suas criações. Além disso, o calibre GG727.25 tem simbolismos numerológicos: o sete transmite plenitude, o dois representa o equilíbrio e cooperação e o cinco simboliza a curiosidade e liberdade.
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Estas são algumas das ações que a marca planeja para 2021 com a intenção de comemorar seus 100 anos de existência! O que acham dela? Gostariam de ter alguma criação? Nos conte nos comentários.
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