Rolex compra a Rede de Relojoaria Bucherer
No fascinente universo das marcas de luxo, os movimentos estratégicos muitas vezes deixam o mercado de queixo caído. E uma notícia acaba de balançar todo o setor: a Rolex adquiriu a Bucherer, uma das mais luxuosas redes de relojoaria do mundo.
O anúncio da aquisição foi feito oficalmente há poucas horas e já causou grande burburinho. Entenda tudo sobre a compra da Bucherer pela Rolex e o que muda no comércio de relógios de luxo nesse post.
A Compra da Varejista Bucherer pela Rolex
A Rolex é uma das marcas mais famosas de relógios desejada por homens e mulheres de todas as nacionalidades. Com mais de 110 anos de existência, a grife suíça foi responsável por inúmeros avanços na indústria da relojoaria e atualmente se configura como uma das mais importantes no ramo. Os relógios Rolex são conhecidos por sua alta precisão, qualidade e durabilidade.
Uma curiosidade que muitos podem não saber sobre a Rolex é que ela faz seu próprio ouro. O motivo para tal fato é que eles querem ter total controle da produção e usinagem do mesmo. Isso também significa que ela mesmo pode garantir a qualidade e a aparência do material. A marca é a única empresa relojoeira que fabrica seu próprio ouro com uma verdadeira fundição interna.
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No entanto, apesar de tantos anos de tradição e de prestígio, existe hoje apenas uma loja no mundo pertencente e operada pela própria Rolex. E ela fica localizada na sua cidade natal, Genebra. Todas as outras lojas Rolex espalhadas pelo mundo são de varejistas oficiais autorizados. E segundo comunicado oficial da própria marca, a aquisição da Bucherer não afetará no relacionamento com esses parceiros.
Em todo caso, é inegável que a compra da rede Bucherer permitirá um controle melhor da venda de relógios Rolex tanto novos quanto usados. Além disso, a aquisição resulta em uma maior distribuição e exposição das criações da grife. Isso por que a Bucherer tem mais de 100 lojas divididas entre a Europa e Estados Unidos.
Os detalhes da venda da Bucherer
Embora maiores detalhes, inclusive os termos financeiros, não tenham sido divulgados, já se sabe que a prestigiada rede de relojoaria continuará a operar de forma independente e também manterá o seu já conhecido nome.
Para quem não sabe, a Bucherer é uma referência mundial no mercado de revenda de relógios. Entre as marcas famosas que são vendidas por ela estão ainda a Chopard e Patek Philippe Grifes que continuarão fazendo parte da rede, mesmo após ser comprada pela Rolex.
Na verdade, a centenária Bucherer é mais do que uma relojoaria; é um destino que oferece uma experiência completa de luxo, desde relógios de alta classe até peças de joalheria deslumbrantes. Além disso, grande parte do seu reconhecimento vem do seu atendimento personalizado.
A multimarcas nasceu em 1888, em Lucerna, e foi criada por Carl-Friedrich Bucherer com sua esposa, Luise. No entanto, foi a visão empreendedora dos dois fihos, Ernst e Carl Eduard Bucherer que fizeram a empresa varejista expandir.
Um fato curioso em toda essa história, é que em 1924, a Bucherer, estabeleceu uma parceria com Hans Wilsdorf, o fundador da Rolex, para vender os seus relógios. Agora em 2023, ironicamente, a casa suíca suíça é comprada pela marca de relógios que revendia.
A aquisição da Bucherer pela Rolex representa um movimento estratégico marcante. Ao unir duas potências do mundo do luxo, a Rolex não só expande sua presença global, mas também consolida sua influência na distribuição.
Através da rede de lojas da Bucherer, a Rolex ganha um canal adicional para levar suas criações excepcionais aos consumidores apaixonados. Essa operação não apenas fortalece as marcas envolvidas, mas também pode criar experiências de compra ainda mais significativas para os clientes.
Conheça a História da Rolex
A marca Rolex foi fundada por Hans Wilsdorf e seu cunhado, Alfred Davis, em 1905.
Após estágios em relojoarias na Suíça, o alemão Hans Wilsdorf, na época com apenas 24 anos, resolveu abrir sua própria marca e, junto ao cunhado inglês, fundaram a empresa Wilsdorf & Davis. Com sede na cidade de Londres, Inglaterra, a empresa importava, montava e distribuía relógios com mecanismos suíços da Hermann Aegler.
Um ano mais tarde, o grande sucesso veio graças a decisão de Wilsdorf de especializar-se apenas em relógios de pulso, um mercado que ainda era emergente na época. Os primeiros modelos de relógio feitos por eles, por exemplo, eram marcados como W&D, porém só na parte traseira da caixa. Além disso, por mais que os relógios de bolso fossem uma norma da época, Hans já vislumbrava as vantagens de usá-los no pulso.
A produção da W&S incluía uma vasta variedade de desenhos de caixas: casuais, formais e esportivas. Esses modelos eram vendidos para joalheiros que, posteriormente, colocavam suas próprias marcas nos relógios. Foi então em 1908 que o nome Rolex foi adotado, por ser de fácil pronúncia em todos os países da Europa e curto o suficiente para se adequar a um mostrador de relógio. A escolha do nome foi arbitrária e sem nenhum significado em especial, além de ser a primeira marca a usar o sufixo “ex”.
Mesmo tendo consciência que os modelos precisavam melhorar sua precisão, o alemão pressentia que os modelos de relógio de pulso poderiam ser também confiáveis. Foi então que, para convencer o público de que seus inovadores relógios eram dignos de confiança, equipou-os com mecanismos extremamente pequenos e precisos, produzidos por uma manufatura de relógios sediada em Biel, na Suíça.
As mudanças para o reconhecimento
Em um primeiro momento, foi alvo de criticas dos mais conservadores, mas ganhou apoio dos atletas e aventureiros da época, que tinham a necessidade de consultar as horas de uma maneira mais prática. Primeiramente, a Rolex se concentrou na qualidade de seus mecanismos, e sua incansável dedicação para desenvolver um dispositivo que pudesse garantir a precisão cronométrica de seus relógios não demorou a dar fruto.
Em 1910, a empresa enviou um de seus relógios para ser testado no Official Watch Rating Centre, em Biel na Suíça, e foi concedido a ele o Certificado Suíço de Precisão Cronométrica, fato inédito para um modelo de pulso. Outra vitória e validação da marca veio quatro anos mais tarde, em 1914, quando o Observatório Kew de Londres concedeu um certificado de precisão “classe A”, distinção até então conferida exclusivamente à cronômetros da Marinha. Esta foi a primeira vez que um relógio de pulso recebeu o status de “cronômetro” – uma classificação que, até mesmo nos dias de hoje, é obtida por relativamente poucos relógios.
A partir daí, os relógios Rolex se tornaram sinônimos de precisão. Atualmente, a empresa é uma das melhores marcas de relógio do mundo, com criações que são símbolo de sofisticação, elegância, qualidade e até mesmo status. Além disso, há diversos modelos que agradam aos mais variados modelos e que também atendem a todas necessidades.