Conheça a história da calça jeans!
O jeans é uma peça básica no guarda roupa de qualquer pessoa. É uma peça “coringa” e versátil que pode ser usada em qualquer momento do dia, seja para trabalhar como para sair a noite.
Uma peça tão clássica e atemporal, ela está presente no dia a dia de milhares de pessoas, compondo looks incríveis que são usados por indivíduos dos mais diferentes e opostos estilos. Além disso, o jeans é muito democrático, podendo ser usado por todos, independente de seu biotipo.
Mas, será que você sabe qual é a história dessa peça tão familiar para todos nós? Você sabe quando foi criado? Ou sua trajetória para chegar no que ele é hoje em dia e o que conhecemos atualmente?
Confiram mais sobre a história da calça jeans:
O começo de tudo
O começo da história do jeans começa por volta de 1792 na cidade de Nimes, localizada no sul da França. No princípio, o tecido que conhecemos hoje por jeans era um tecido de algodão sarjado, robusto e durável, que ficou popularmente conhecido com “tecido de Nimes” e, com o tempo, foi abreviado para “denim” e serviu de matéria prima para a calça jeans.
O uso da palavra “jeans” no entanto, não é de origem francesa, mas sim italiana, já que esta é forma jocosa pela qual os franceses se referem aos cidadãos e produtos de Gênova, Cidade no norte da atual Itália e que foi invadida por Napoleão Bonaparte em 1797 e anexada ao Primeiro Império Francês.
Com as transações que foram trazidas pelo novo Império, o denim chegou a cidade de Cristóvão Colombo, e foi lá que ele começou a tomar forma e a cor mais parecida com o que ele é hoje, ou seja, com a cor índigo original.
A chegada na América do Norte e Levis Strauss
A Levi’s foi fundada por Loeb Strauss em 1850 em São Francisco na Califórnia.
Loeb nasceu na região da Bavária, na Alemanha em 1829. Aos 18 anos, em 1847, imigrou para Nova Iorque com sua família e começou a vender tecidos, botões, linhas, tesouras e outros pequenos objetos com dois de seus irmãos mais velhos. Ao saber da corrida do ouro na Califórnia, decidiu mudar-se para São Francisco para aproveitar o comércio e abriu uma loja de tecidos e roupas com sua irmã e cunhado, a Levi Strauss & Company.
Os negócios começaram a prosperar quando Loeb (agora chamado de Levi) contratou um alfaiate, para fazer calças com os rolos de lona que não havia conseguido se desfazer, depois de ouvir reclamações de mineiros que não tinham calças resistentes disponíveis. A lona se transformou em uma calça marrom com três bolsos fundos para guardar pepitas e as ferramentas que ficavam penduradas.
A invenção de Levi foi aceita de imediato não só por mineiros, mas também por agricultores, ferroviários e vaqueiros. Apesar do grande sucesso, os consumidores reclamavam que a calça poderia ter uma cor menos opaca, com aspecto de suja, além do material ser muito rígido e desconfortável. Levi foi então em busca de um tecido que possuía a mesma resistência da lona, mas que fosse mais flexível e confortável.
No ano de 1860 Levi trocou a lona pela serge de Nimes (o denim), um tecido de algodão sarjado resistente e grosseiro destinado à roupa dos escravos negros do sul e alguns anos mais tarde o tingiu com corante de uma planta chamada Indigus, dando a calça a cor azul, ganhando o nome de “blue jeans” pelos americanos.
A marca começou a confeccionar as primeiras calças jeans do mundo e obteve grande sucesso e popularidade, abriu filiais pelos Estados Unidos e utilizar os catálogos como publicidade. Em 1873, junto ao alfaiate lituano Jacob Davis, registraram a patente nº 139.121 no Departamento Americano de Marcas e Patentes sob a calça jeans e o processo para rebitar com metal os cantos dos bolsos e ganchos frontais das calças masculinas criada por Jacob.
Após o registro da patente, foram mais 80 anos para que a calça jeans saísse da mineração e fábricas e se tornar um artigo popular e fazer parte do cotidiano. Foi apenas em 1950, graças ao ator James Dean, que passou a adotar o jeans em seus looks, que a calça jeans se popularizou entre todos e se tornou um item coringa no guarda roupa de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Como criar looks com Jeans
Jeans + Camiseta
Uma das combinações mais versáteis e tradicionais com o jeans, ela é perfeita para momentos casuais e despojados, sejam eles noturnos ou diurnos. Além disso, ela é muito atemporal, fazendo com que possa ser usada em qualquer momento do ano.
Você pode combinar o seu modelo favorito de calça com uma camiseta com estampas ou frases divertidas ou, caso goste de algo mais discreto e minimalista, um modelo liso. Nos pés, vai do que você se sente mais confortável ou que seja adequado para a ocasião: desde sandálias rasteiras, tênis, até sapatos de salto alto ou botas, o combo jeans+camiseta combina com tudo e é uma opção certeira e não tem como errar.
Jeans + Camisa
Se a combinação com a camiseta for um pouco informal para você, a com a camisa é a solução perfeita! Este visual é sofisticado e elegante na medida certa, mas sem ser muito formal ou sério demais, já que o jeans dá aquele ar um pouco mais despojado e descolado ao look.
Você pode combiná-lo com diferentes calçados e até mesmo outras peças de roupas e acessórios, que farão toda a diferença. Caso você queira uma dose a mais de refinamento, os sapatos de salto alto (principalmente o scarpin) são a opção perfeita. Mas, caso queira algo mais confortável, sapatilhas, mules, sandálias rasteiras e até mesmo tênis podem ser uma ótima escolha!
Jeans + Blazer
A combinação do jeans com o blazer é super versátil e atemporal! Enquanto a calça possui um ar mais descontraído e informal, o blazer é mais sofisticado e formal. Quando juntos, criam um visual balanceado e muito elegante, que é perfeito para o ambiente de trabalho!
Caso queira uma produção com uma pegada um pouco mais casual, aposte em uma camiseta e sapatos sem salto ou com salto baixo, mas, caso queira um toque a mais de sofisticação, camisas ou blusas em tecido mais nobres são as escolhas certeiras! Esta é uma combinação livre de erros, não tenha medo de apostar nela!
Look All Jeans
A tendência all jeans vem ganhando força há alguns anos e vem demonstrando que não irá embora tão cedo! Com diversas combinações possíveis, ela se tornou a queridinha de celebridades e fashionistas para suas produções do dia a dia.
Você pode montar diferentes looks com distintos propósitos que se adaptam para todos os estilos e gostos. Seja com calça e jaqueta, uma peça única, um conjunto, você sempre estará com um visual moderno e descolado!
Já conhecia a história da calça jeans? Qual a sua maneira favorita de usar essa peça tão versátil e atemporal? Nos conte nos comentários!