Hoje é Dia da Sobrecarga da Terra: O que isso significa e como a moda influencia nesse contexto?
O mundo está avançando cada vez mais rápido quando o assunto é crescimento econômico e demográfico. Com isso, a população aumentou, as indústrias cresceram e o consumo aumentou deliberadamente, gerando impactos assustadores no planeta terra. Hoje, dia 2 de agosto de 2023, é considerado o Dia da Sobrecarga da Terra, e a moda, sendo a segunda maior indústria que polui no mundo, tem grande influência nesse contexto!
Confira: Dia da Sobrecarga da Terra, o que isso significa e como a moda influencia nesse contexto?
O que é a Sobrecarga da Terra?
Conhecido como “Earth Overshoot Day”, nesta data emblemática, assinalamos o momento em que o sistema de produção e consumo esgota todos os recursos naturais renováveis fornecidos pelo planeta, que deveriam ser suficientes para suprir as necessidades ao longo dos 12 meses do ano. É quando a humanidade transita do saldo verde, representado pelo superávit ambiental, para o saldo vermelho, caracterizando o déficit ecológico.
Sendo assim, esse dia da sobrecarga da terra, deveria acontecer por volta do fim do ano, garantindo que o que está sendo produzido, entre em equilíbrio com o que a terra pode oferecer. A Global Footprint Network é uma organização que estuda e pesquisa a forma como o mundo gerencia os recursos naturais. Portanto, segundo a pesquisa feita por eles, o dia da sobrecarga da terra vem declinando com o passar dos anos.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Em 1970, a sobrecarga da terra aconteceu em dezembro, já em 1990 aconteceu em outubro e nesse ano de 2023, acontece em agosto. No entanto, para determinar essa data, o instituto calcula dividindo a quantidade de recurso ecológico que a terra é capaz de fornecer, pela demanda da humanidade para aquele ano. Assim, o resultado eles multiplicam por 365, o número de dias do ano.
Gráfico 1 – Earth Overshoot Day
Sendo assim, com outro gráfico feito pela Global Footprint Network, foi possível observar que em 1961 a população humana era de aproximadamente 3 bilhões de habitantes, com uma biocapacidade de 9,75 bilhões de gha (hectares globais) e com a pegada ambiental (demanda da humanidade) de 7,22 bilhões de gha. Contudo, em 2022, com uma população de 8 bilhões de habitantes, a estimativa da biocapacidade para o ano passado foi de 12 bilhões de gha, com uma pegada ambiental de 20,6 bilhões de gha. Tendo então um déficit absoluto de 8,6 bilhões de gha e um déficit relativo de 71%.
Gráfico 2 – Pegada Ecológica e Biocapacidade
Consequentemente, a humanidade já excedeu a capacidade de suporte da Terra, e os efeitos alarmantes da crise ambiental e climática são visíveis. Os últimos 9 anos foram os mais quentes registrados no período do Holoceno, que abrange os últimos 12 mil anos. Além disso, os meses de junho e julho registraram as temperaturas mais elevadas dos últimos 120 mil anos.
Qual impacto da moda nesse contexto?
Segundo um estudo da Global Fashion Agenda, cerca de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartados nos últimos anos. Contudo, a projeção para os próximos oito anos, é de mais de 140 milhões de toneladas, aumentando em cerca de 60% esse descarte.
Com isso, segundo especialistas, a decomposição de roupas sintéticas pode levar centena de anos. O descarte incorreto, faz com que as roupas vão parar em aterros sanitários e os componentes químicos presentes nelas, podem contaminar o solo e a água. Além disso, a indústria da moda contribuiu com 2,1 toneladas de gases de efeito estufa em 2018, impactando ainda mais para as mudanças climáticas.
Sendo assim, para evitar o agravamento das mudanças climáticas no mundo, a indústria da moda terá que reduzir suas emissões de CO2 até 2030. Pensando nisso, novas formas de consumir podem ajudar a reverter essa situação e contribuir ainda mais para a sobrevivência do planeta.
Portanto, consumir peças de second hand e observar as possibilidades de passar novas peças para frente por meio de desapegos, é uma ótima forma de evitar que novos recursos sejam usados para a elaboração de peças novas. O Etiqueta Única é uma ótima forma de você adquirir esses artigos de second hand e passar para a frente o que você não usa mais. Saiba aqui!
Confira também: Saiba como desapegar de suas peças de luxo no Etiqueta Única!