Hermès abre oficina sustentável na França
Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores.
A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos têxteis de 175 mil toneladas ao ano apenas no Brasil, onde apenas 36 mil toneladas são reaproveitadas segundo dados da ABIT.
Atualmente, inúmeras marcas de luxo estão tomando medidas para tornarem suas ações mais sustentáveis, diminuindo assim seu impacto no meio ambiente. Para se tornar mais eco-friendly, a maison francesa Hermès irá inaugurar uma oficina de couro sustentável. Confira mais detalhes abaixo:
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
A Maroquinerie de Louviers
A maison francesa Hermès, abriu uma nova oficina de artigos de couro em Louviers, na França, criando 280 empregos e fortalecendo ainda mais seu compromisso com a criação sustentável de empregos e a habilidade artesanal.
Batizado de Maroquinerie de Louviers, este é o segundo centro de artigos de couro da empresa na Normandia. Ele irá empregar 260 trabalhadores no setor de couro e outros funcionários em cargos que incluem gerenciamento, logística e recursos humanos. Dentro da oficina, serão produzidas bolsas, pequenos artigos em couro, selas e rédeas.
A oficina de 6.200 metros quadrados foi projetada pela arquiteta franco-libanesa Lina Ghotmeh e é um espaço exclusivo para artesãos. Este é o primeiro edifício industrial a receber o selo francês E4C2 e foi construído em um local industrial brownfield usando mais de 500.000 tijolos produzidos a 70 quilômetros de Louviers, informou a empresa em um comunicado.
A Louviers École Hermès des savoir-faire, inaugurada em 2022, treina artesãos em corte e trabalho de mesa para desenvolver sua versatilidade. A selaria, o mais antigo dos ofícios de Hermès, está localizada no centro do espaço.
A posição do edifício maximiza a iluminação e ventilação naturais, reduzindo a necessidade de iluminação artificial, aquecimento e ar condicionado. As necessidades energéticas são satisfeitas por 13 sondas a 150 metros de profundidade, que fornecem energia geotérmica, e mais de 2.300 metros quadrados de painéis solares, garantindo a autonomia energética da oficina.
Os jardins ondulados, projetados pelo arquiteto paisagista belga Erik Dhont, preservam a biodiversidade local, mantendo a maior parte das árvores originais e apresentando um sistema de recuperação e direcionamento da água da chuva para o lençol freático. O edifício é um excelente exemplo do compromisso da Hermès com o desempenho ambiental, desenvolvimento regional e práticas socialmente responsáveis.
O que acharam desta novidade da marca francesa? Nos conte nos comentários!