Jeremy Scott deixa a Moschino
O mundo da moda foi pego de surpresa na tarde da última segunda feira, 20 de Março, com o anúncio de que o estilista Jeremy Scott deixaria seu cargo de diretor criativo da grife italiana Moschino, o qual ocupou nos últimos 10 anos.
A casa de moda havia, efetivamente, encontrado no designer americano o sucessor ideal do fundador da marca, Franco Moschino, com o seu toque de irreverência. Jeremy assumiu então a Moschino em Outubro de 2013, tendo sua estréia oficial na temporada de Outono/Inverno 2014/2015.
Desde sua primeira coleção, os desfiles da Moschino se tornaram um dos mais badalados e disputados durante a Semana de Moda de Milão.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
“Depois de dez anos, anuncio hoje que estou deixando a Moschino. Eu me diverti muito criando peças que vão viver para sempre. Sou muito grato por todo amor e apoio que recebi nessa última década. Finalizo esse capítulo cheio de animação e antecipação, e mal posso esperar para compartilhar com todos vocês o que levarei para as lojas em breve”, declarou Jeremy em uma postagem nas redes sociais.
Massimo Ferretti, presidente do Grupo Aeffe (o qual a Moschino faz parte), disse em um comunicado de imprensa, “Tive a sorte de ter a oportunidade de trabalhar com uma força criativa como a de Jeremy Scott. Quero agradecer-lhe pelos seus dez anos de compromisso com a marca e por lançar uma visão distinta e alegre que sempre fará parte da história da Moschino.”
A década a qual Jeremy Scott ficou à frente da grife italiana foi marcada por coleções de enorme sucesso, mas também por coleções que dividiram opiniões e, muitas vezes, foram polêmicas. O americano foi o responsável pela atualização da essência divertida e bem-humorada da Moschino com coleções pop e parcerias com celebridades, como Katy Perry e Anitta.
Além disso, perpetuou o DNA irreverente, surrealista e camp da marca, demonstrado, sobretudo, em efeitos trompe l’oeil, que confundem a visão, e por iconografias e outras referências ao imaginário cultural da atualidade. Assim como o fundador, Jeremy seguiu ironizando o sistema da moda e o consumismo por meio de suas coleções e desfiles.
Criações Memoráveis
Algumas de suas coleções mais emblemáticas foram a de Verão 2014, a qual foi inspirada na rede de fast food McDonalds, Verão 2015 que teve como inspiração na boneca Barbie e de Verão 2017, a qual as peças pareciam ser feitas de papel.
Outras criações que se tornaram verdadeira febre entre as fashionistas foram a bolsa Nappa Biker, que tinha formato de uma jaqueta de couro, a bolsa em formato de secador de cabelo, e, é claro, as icônicas capas de celular com os mais variados e polêmicos temas, como a em formato de limpador de vidro, de batata frita, e, é claro, a de urso.
O Met Gala, um dos maiores eventos do mundo da moda, também foi palco de algumas das criações mais excêntricas e marcantes de Jeremy Scott na Moschino. Alguns dos mais memoráveis foram o usado pela rapper Cardi B em 2018, o vestido de candelabro e hambúrguer usados por Katy Perry na edição de 2019, onde o tema era Camp.
Mais detalhes sobre os motivos da saída do estilista ou sobre quem irá substituí-lo não foram divulgados.