|

UGG: o sapato perfeito para enfrentar o inverno

A UGG conseguiu se tornar uma marca referência em conforto e luxo, algo extremamente desafiador dentro da indústria da moda. Isso aconteceu por causa das suas botas de cano alto, forradas com lã de ovelha e couro de carneiro e que conquistaram celebridades e consumidores do mundo da moda ao redor de todo o globo.

Essas peças são ideais para os dias frios, pois além de serem quentinhas, são incrivelmente confortáveis. Há quem as compare até mesmo com pantufas. De qualquer forma, essas botas estão entre os itens mais desejados do universo fashion.

Você conhece a história da marca que revolucionou o conceito de conforto, além de ser o sapato perfeito para encarar os dias de frio com estilo? Descubra tudo a seguir.

O surgimento do modelo UGG

Apesar de todo o sucesso, não se sabe ao certo a que país pertence o mérito da criação do modelo Ugg. A Austrália e a Nova Zelândia disputam entre si por esse reconhecimento.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Uma das histórias acerca dessa bota conta que um tipo semelhante de calçado passou a ser popular entre os surfistas australianos que participavam de competições nas praias da Baía de Byron, vestindo-os entre as baterias para se aquecerem. Couro de carneiro e forro com lã de ovelha sempre foram os mais utilizados na fabricação dos calçados.

A Baía de Byron fica localizada na costa leste do continente australiano, onde conta com mares de águas cristalinas, com pontos estratégicos e muito atrativos para a prática de surfe.

Os praticantes desse esporte descobriram essa região entre as décadas de 1960 e 1970.Durante as temporadas de competições, o local ficava repleto de surfistas que, durante sua estadia, buscavam maneiras de manter seus pés quentes e secos.

Austrália X UGG

A Austrália é um importante produtor de couro de carneiro e lã de ovelha. Pensando nisso, os surfistas teriam passado a desenvolver botas artesanais que fossem eficazes em manter os seus pés protegidos da umidade. Dessa forma, o país acredita ser o responsável pela criação do modelo.

Outra história envolve tosquiadores, que teriam criado essas botas para impedir que os seus dedos dos pés congelassem durante as suas jornadas de trabalho.

Há também teorias acerca do nome da marca, que teria surgido em analogia à palavra “ugly”, que significa “feio” em inglês, devido a sua aparência controversa.

Há uma teoria que conta que durante a Primeira Guerra Mundial, os pilotos australianos usavam “uggs voadoras”. Seriam botas de couro de carneiro com canos longos que iam até acima do joelho, para que assim evitassem que suas pernas congelassem nas cabines despressurizadas dos aviões da época.   

Botas UGG.
Nada mais quentinho e estiloso do que um sapato UGG no inverno. (Fotos/Reprodução instagram @ugg). Clique na imagem e descubra diversos calçados da marca com descontos incríveis!

A marca UGG

A história da marca que fez fama investindo nesse modelo inusitado de calçados teve início em 1978, com a chegada do surfista australiano Brian Smith à costa sul do estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

O jovem esportista levou algumas dúzias das botas feitas de couro de carneiro com o intuito de vendê-las aos surfistas locais. Ele acreditava que isso seria um grande modelo de negócio devido ao estilo de vida relaxado e casual dos moradores daquela região do país americano.

Uma aposta assertiva: todos exemplares levados na mala foram vendidos rapidamente. Foi com apenas 500 dólares iniciais que Smith fundou a marca UGG® AUSTRALIA e iniciou seu negócio.

As botas caíram quase que instantaneamente no gosto dos surfistas californianos, e dessa forma a marca se estabeleceu inicialmente como uma marca masculina.

Já em meados dos anos 1980, a UGG se tornou um símbolo do estilo de vida e da cultura da Califórnia, e ganhou espaço em lojas de surfe e em outros estabelecimentos ao longo de toda a costa do estado, desde San Diego e San Francisco até Santa Cruz. Logo o público feminino também passou a usar as botas.

Foi apenas uma questão de tempo até que as botas da UGG tomassem conta do mercado para além dos territórios praianos, surgindo aos poucos em grandes e pequenas cidades ao longo dos Estados Unidos.

Elas passaram também a ser comercializadas em lojas de artigos de esqui, o que foi uma porta de entrada para que se tornassem uma grande tendência nas estações de esqui mais visadas pelo turismo, como Aspen e Vail, ambas localizadas no estado do Colorado.

Seja no inverno ou verão a UGG tem um sapato perfeito para cada temporada.(Foto/Reprodução instagram @ugg). Clique na imagem e descubra diversos calçados da grife descolada.

O lançamento da UGG no mercado de luxo

Com um crescimento incrível, a empresa alcançou no ano de 1995 o faturamento em vendas de 18 milhões de dólares. Isso chamou a atenção da Deckers, empresa de comércio de sandálias, que veio a comprar a UGG® AUSTRALIA. Foi a partir disso que a label foi transofrmada em uma marca de calçados de luxo.

Até 1998, a UGG compunha suas coleções com duas opções de botas (cano alto e cano baixo) e quatro modelos de chinelos, além de alguns modelos de calçados casuais.

Nessa época, a empresa começou a investir fortemente em estratégias de marketing e na distribuição de suas peças para lojas selecionadas. A principal ideia por trás disso era fazer com que a marca se tornasse mais conhecida entre os consumidores de alto poder aquisitivo.

Logo as botas UGG já estampavam as páginas das revistas de moda mais emblemáticas do ramo fashion. Isso contribuiu para que elas se tornassem populares nas cidades mais antenadas do mundo, aparecendo nas ruas de Nova York, Londres e Amsterdã.

Os modelos acolchoados e quentinhos da UGG são perfeitos para o inverno.(Foto/Reprodução instagram @ugg). Clique na imagem e descubra diversos calçados UGG.

A transformação das últimas décadas

Foi a partir da década de 2000 que a história da empresa UGG passou a percorrer um trajeto promissor dentro do mercado de marcas de luxo. Isso aconteceu depois que as suas botas caíram no gosto de celebridades com grande influência no mundo da moda.

Um dos marcos mais importantes para que isso se tornasse realidade foi quando Oprah Winfrey, uma das maiores apresentadoras da TV americana, declarou em seu programa o seu amor por suas botas UGG.

Logo em seguida as peças já passaram a compor o look de celebridades como Cameron Diaz, Kate Hudson, Sarah Jessica Parker e até mesmo da rockstar Avril Lavigne, o que comprovou o poder das botas de agradar diversas tribos diferentes.

Aconchegantes e quentinhos, a UGG tem o sapato perfeito para o inverno.(Fotos/Reprodução instagram @ugg). Clique na imagem e descubra diversos calçados da marca de sapatos quentinhos.

As botinhas ao redor do mundo

A polêmica com as fabricantes das chamadas “uggs genéricas” na Austrália surgiu após a fama conquistada pela UGG entre as celebridades.

As botas já eram produzidas há décadas por um pequeno segmento industrial no país da Oceania. Porém essa imagem caseira criou um grande contraste com a imagem sofisticava das botas que a empresa se empenhava em cultivar nos Estados Unidos.Mesmo com esse desentendimento, as botas UGG se tornaram um ícone fashion. Mas foi, a partir de 2004 passaram a ser uma presença constante nas passarelas de moda de Milão, Paris e Nova York.

Em 2006, a empresa começou a inaugurar suas primeiras lojas próprias, marcando presença principalmente em Nova York e Tóqui. Além disso, também ganhou espaço nos mercados europeu e asiático.

Além disso, uma parceria com o famoso estilista Jimmy Choo foi feita em 2009, o que gerou um verdadeiro frenesi no universo da moda e gerando um boost nas vendas da UGG.

A UGG continuou inaugurando novas lojas nos anos seguintes, em cidades como Honolulu, Chicago e San Francisco. O contraste dessas luxuosas e conceituadas boutiques era enorme em relação às lojas de família e postos de gasolina na Austrália que ainda comercializavam as “uggs genéricas”.

A UGG está presente em mais de 100 países do mundo e possui mais de 150 lojas próprias, além de marcar presença em renomadas lojas de departamento.Seu faturamento de 2015/2016 foi de 918 milhões de dólares.

Ugg X Jimmy CHoo
Estilo e conforto com a colaboração da UGG X Jimmy Choo para um look fashionista no inverno. (Foto/Reprodução instagram @sento_benni_komiss). Clique na imagem e descubra diversos calçados da marca de sapatos quentinhos.

Ampliação de produtos para além do inverno

Se engana quem pensa que a UGG se manteve restrita apenas aos modelos de botas acolchoados e imitados ao inverno, lançados inicialmente. Com o passar dos anos, a marca diversificou bastante a sua linha de produtos.

Se engana quem pensa que a UGG se manteve restrita apenas aos modelos de botas lançados inicialmente. Com o passar dos anos, a marca diversificou bastante a sua linha de produtos.Calçados infantis, sapatilhas, botas de couro, pantufas, sandálias, sapatos casuais foram lançados. Assim como meias, luvas, gorros, bolsas e até mesmo uma linha de roupas.

Em 2013, um grande e ousado passo foi dado por parte da marca, que lançou a sua primeira linha Home, composta por itens domésticos como travesseiros, cobertores, tapetes e demais peças desse segmento. Tudo sempre com a qualidade e conforto diferenciados que se tornaram a principal marca registrada da empresa.

A UGG lançou uma nova geração do seu modelo tradicional de botas em 2016, batizada de Classic II. Esse lançamento apresenta tecnologia aprimorada, fornecendo maior tração e amortização para quem as veste, além de melhorar a capacidade de repelir água. As botas da nova coleção são mais confortáveis, leves e duráveis do que a sua versão inicial.Com tecnologia aprimorada, esse lançamento fornece maior tração e amortização para quem a veste, além de também repelir melhor a água. Essa peça é mais confortável, leve e durável do que era inicialmente.

Pontos específicos e parcerias de sucesso

Há também uma loja especial que pode ser encontrada no complexo Disney Springs, em Orlando. Lá, os admiradores da marca podem encontrar coleções exclusivas, inspiradas em personagens da Disney.

Que as botas UGG conquistaram um enorme sucesso, isso é inegável. No entanto, elas representam uma das maiores polêmicas dentro do universo da moda. Na contramão de quem ama o conforto oferecido pelo modelo e defenda-o incondicionalmente, há também quem argumente que a peça é muito cara e proporciona desarmonia à silhueta do corpo devido ao seu design.

De qualquer forma, é inegável que essas botinhas se tornaram queridas por muitas pessoas ao redor do mundo, e se tornaram um fenômeno importante dentro do segmento mundial de calçados.

Mais recentemente, a marca firmou uma parceria de sucesso com a marca de Bolsas Telfar, queridinha de celebridades como Beyoncé (inclusive a label é citada em uma música da cantora) e Oprah Winfrey.

Meia Ugg e Bolsa Ugg X Telfar. Revestimentos quentinhos que fazem a UGG ter além da bolsa, o sapato perfeito para o inverno.(Fotos/Reprodução instagram @ugg). Clique na imagem e descubra diversos itens a marca.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Pulseiras de Luxo: Os 6 Modelos Que Dominam as Buscas

    No universo das joias, poucas categorias crescem tanto em relevância quanto as pulseiras de luxo. Elas carregam a estética das grandes maisons, refletem seus códigos de design e se tornaram protagonistas nas plataformas de busca. À medida que consumidores procuram peças com assinatura forte e acabamento impecável, alguns modelos se destacam e concentram a atenção…
  • Louis Vuitton irá realizar desfile da coleção Cruise em Nova York!

    A temporada de desfiles de coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, irá começar muito em breve! A Louis Vuitton é conhecida por ser uma marca que não poupa esforços quando…
  • As bolsas crossbody da Chanel no Black Month

    pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com mais de um século de história, a maison francesa desenvolveu produtos em diversos segmentos de moda, mas o…
  • Black Month: Os Acessórios de Luxo que Dão Um UP em Qualquer Look

    Existe algo quase mágico nos acessórios de luxo certos. Eles entram no look como quem não quer nada, mas mudam a narrativa inteira: afinam o styling, entregam identidade e deixam até o visual mais básico com cara de produção de editorial. E quando vêm das maisons que dominam esse universo, como, por exemplo, Louis Vuitton,…
  • Black Month: Os Sapatos rasteiros para aproveitar

    Por muitos anos, era quase mandatório que as mulheres se sacrificassem em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas, este pensamento está mudando e, cada vez mais, o conforto e a comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo…
  • As bolsas das marcas mais valiosas no Black Month do EÚ

    A bolsa é um dos acessórios mais queridos e necessários na vida de uma mulher. Sua invenção data dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares…
  • As Bolsas de Luxo Amadas Mas Menos Conhecidas que Dominam o Black Month

    No universo das bolsas de luxo, algumas peças se tornam lendas instantâneas. Outras, porém, seguem um caminho mais silencioso. Não aparecem em todos os editoriais, não disputam atenção com ícones históricos, mas conquistam algo talvez ainda mais valioso: o amor de quem usa, guarda, revende, recompra. E é justamente nesse território, das bolsas de luxo…
  • As bolsas mais desejadas do Black Month do Etiqueta Única

    Quando o assunto é mercado e marcas de luxo, alguns nomes como Chanel, Hermès, Dior, Prada são apenas alguns dos que ganham destaque e são referência no ramo. Estas grandes casas de moda conquistaram fama não apenas por sua importância na história da moda, mas também por suas criações que acabaram caindo no gosto de…
  • As Novidades das Marcas de Luxo que Acabaram de Aterrissar no Etiqueta Única

    As peças de luxo sempre despertaram mais do que simples interesse: elas movimentam um mercado atento ao valor do artesanato, à consistência criativa das maisons e ao comportamento de quem busca peças que atravessam temporadas. Em um cenário em que valores podem subir ano após ano, entender quais modelos realmente fazem sentido no guarda-roupa —…
  • 4 Peças Favoritas de novembro para aproveitar no Black Month

    Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
  • Best of Prada no Black Month do Etiqueta Única

    Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou…
  • As Bolsas Burberry no Black Month que Você Precisa Conhecer!

    Neste ano, as bolsas Burberry no Black Month ocupam o spotlight com alguns dos modelos mais reconhecidos da marca. São peças que atravessam tendências e continuam firmes no topo das buscas. Consegue adivinhar os protagonistas? Se até pouco tempo atrás você ainda achava que a maison era “só” aquela marca de trench coats com estampa xadrez, prepare-se…