Tudo sobre o figurino de “Elvis”, novo filme sobre o rei do rock!
Um dos filmes mais aguardados e comentados de 2022, “Elvis” é dirigido pelo diretor Baz Luhrmann, que também dirigiu outros clássicos como “Moulin Rouge” e “Romeu e Julieta”, e estrelado pelo americano Austin Butler, que dá vida ao icônico rei do rock, Elvis Presley e o renomado ator Tom Hanks.
O longa teve sua estreia no renomado Festival de Cinema de Cannes no mês de Maio e foi ovacionado pelo público. Além de atuações que estão sendo muito elogiadas por críticos do ramo e pelo público, outro fator que chama grande atenção na produção é o figurino, já que Elvis era conhecido por seus looks para lá de chamativos, diferentes e estilosos.
Confiram abaixo mais detalhes sobre o incrível figurino de “Elvis”:
Sobre o Filme
“Elvis” é uma cinebiografia do rei do rock, Elvis Presley (Austin Butler), que acompanha as décadas de sua vida, e sua ascensão à fama, a partir do relacionamento do cantor com seu controlador empresário “Colonel” Tom Parker (Tom Hanks).
A história mergulha na dinâmica entre o cantor e seu empresário por mais de 20 anos em parceria, usando a paisagem dos EUA em constante evolução e a perda da inocência de Elvis ao longo dos anos como cantor. No meio de sua jornada e carreira, Elvis encontrará Priscilla Presley (Olivia DeJonge), fonte de sua inspiração e uma das pessoas mais importantes de sua vida.
O Figurino
Além de seguir a vida do cantor e sua carreira na música, o longa mostra como Elvis usava seu guarda-roupa a fim de se destacar entre os demais e passar a mensagem que queria.
A encarregada de recriar o estilo único de Elvis foi Catherine Martin (que é esposa de Baz Luhrmann, diretor do longa), ganhadora do Oscar por seu trabalho em “O Grande Gatsby” e “Moulin Rouge”, e contou com a colaboração de Miuccia Prada.
Para conceber os looks do longa, que foram feitos especialmente para ele, Miuccia revisitou modelos dos arquivos da Prada e da Miu Miu e mergulhou no trabalho de Bill Belew, figurinista que desenhou as icônicas roupas de Elvis. O resultado foi uma mistura coesa das três décadas representadas no longa (1950, 60 e 70), mas também uma expressão dos DNAs das duas marcas.
As peças foram criadas a partir de peças de arquivo e de imagens reais das roupas usadas por Elvis e Priscilla Presley, como os ternos coloridos e metalizados. Miuccia também recuperou o espírito revolucionário e o desejo por liberdade que dominavam o cenário cultural da época.
Em uma entrevista à Vogue Americana, Catherine contou que os pais do cantor guardaram todos os recibos das compras que faziam – esse comportamento seria uma consequência da Grande Depressão (1929) do país. Com pouco dinheiro, o cantor usou a criatividade e, segundo a figurinista, abusou das calças onduladas, camisas de renda delicadas, lenços de pescoço e delineador nos olhos para criar o próprio estilo. Sem se importar com a opinião de terceiros, Elvis misturava as peças chamativas porque acreditava em sua combinação.
“Ele achava que os looks eram lindos, poderosos, fortes e se sentia bem neles. As pessoas também amavam vê-lo naquelas roupas”, disse Martin.
“Elvis” renova a relação de longa data entre Miuccia Prada, Baz Luhrmann e Catherine Martin, que já haviam trabalhado juntos na criação de peças exclusivas para “O Grande Gatsby”, em 2013, e para o figurino de Leonardo DiCaprio no filme “Romeu e Julieta”.
“É uma grande amizade. Podemos não nos ver por um ano e, quando nos reencontramos, é como se tivéssemos nos visto há cinco minutos – o que eu acho incrível. É realmente especial porque temos os mesmos interesses. somos curiosos, queremos entender como o mundo funciona. Nós amamos mistério”, disse Miuccia em uma entrevista para a Vogue EUA.
O longa estreiou em território nacional no dia 14 de Julho.