Todos os Destaques da Semana de Alta-Costura
Uma das mais importantes datas do calendário é a semana de Alta-Costura, onde as maisons que fazem parte do Chambre Syndicale de la Haute Couture apresentam coleções exclusivas belíssimas de peças que são feitas artesanalmente com materiais da mais alta qualidade.
De 03 a 06 de Julho, grandes marcas como Chanel, Valentino, Elie Saab, Christian Dior e Armani Privé apresentam suas belíssimas e imponentes criações para a temporada de Outono/Inverno 2023/24 em desfiles que são verdadeiros grandes eventos esperados todos os anos.
Confira abaixo os principais destaques dos primeiros dias da Semana de Alta-Costura:
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Chanel
Com desfile às margens do Sena, com a Torre Eiffel e os Bateaux Mouches como plano de fundo, o desfile da Alta-Costura da Chanel foi, mais uma vez, um dos acontecimentos mais esperados da temporada.
O desfile foi aberto com um look composto por casaco trespassado e calças compridas habilmente largas usado pela embaixadora francesa da marca, Caroline de Maigret, que foi seguido por um redingote e saia bouclé salpicada de antracite com uma blusa preta semi-transparente.
Os paralelepípedos da passarela foram pintados com um padrão rosa e violeta, cores também usadas em casacos alongados de lã em flor de rosas; blusas artísticas com riscas diagonais em forma de pastilha elástica, tops roxos decorados ou uma bata camponesa de musa artista. Até mesmo botões de calças, casacos e túnicas eram em tons de rosa.
Os looks de noite desta coleção se apresentaram surpreendentemente jovens e simples, muitas vezes rematados com delicados motivos florais e gráficos.
“Jogar com opostos e contrastes, com descontração e elegância, é como estar numa linha entre a força e a delicadeza, que, na Chanel, é o que chamamos de fascínio”, explicou a diretora criativa da maison, Virginie Viard, no programa da coleção.
O look final do desfile, tradicionalmente sendo uma noiva, foi um vestido de organza branca com pétalas de tecido no decote, um look essencialmente francês, da maison de moda mais essencialmente parisiense.
Thom Browne
A Thom Browne fez sua estréia na Semana de Alta-Costura e tinha instruções claras para seu desfile: usar o melhor cinza. Com a canção agridoce “Fade to Grey” da banda britânica Visage como trilha sonora, o resultado foi uma produção prodigiosa e uma grande apresentação, na qual a marca americana conseguiu a grande proeza de montar um verdadeiro desfile de alta-costura no interior da casa de ópera mais famosa da França.
Os convidados sentaram-se no famoso palco inclinado e a cortina subiu lentamente para revelar milhares de modelos de papel vestindo o terno de flanela cinza de Browne sentados em todos os assentos do local, formando uma platéia falsa.
Na passarela, modelos vestindo kilts carregavam malas cinza, e a supermodelo veterana Alek Wek substituiu o cantor do Visage, Steve Strange, como o espírito solitário. De vez em quando esfregando o rosto para secar as lágrimas.
O redingote e o kilt de Wek definem o cenário em termos de alfaiataria. A sobrecasaca e o kilt de Wek definiram o cenário em termos de alfaiataria. Antes disso, apareceu um homem-pássaro em uma versão desconstruída da vestimenta, com sua cabeça coberta por metade de uma cabeça de pássaro feita de arame e tecido, que foi confeccionado pelo mestre dos chapéus londrino, Stephen Jones.
Então, a marca mergulhou na alta costura em termos de silhueta e embelezamento, cortando casacos em forma de sino de igreja com chapéus combinando e sonhou com mangas de borboleta gigantes. E, embora fosse a alta costura de Paris, Browne sempre será da Nova Inglaterra. Assim, ele cobriu a maioria dos looks em referências regionais – veleiros, gaivotas, âncoras e baleias, enquanto lagostas douradas navegando em cordas e roldanas cobriram diversos dorsos.
Armani Privé
Giorgio Armani olhou para o leste nesta temporada em busca de inspiração. A marca sempre teve um amor pelas culturas do extremo oriente, mas, nesta temporada, parecia que ele havia montado um atelier em Xangai.
Seus seis primeiros looks foram ternos – calças harém combinadas com uma série de jaquetas dramáticas em lã granulada ou shantung prateado, muitas vezes finalizadas com rosas de tecido, o leitmotiv desta coleção. À medida que avançava para a noite, ele bordava jaquetas de malha em peonias de tecido, flores de ameixeira e flores de lótus, enquanto suas modelos usavam penteados Mikado intricados.
E em uma exibição superlativa de seu ateliê, a equipe de Armani bordou pagodes e templos em jaquetas e redingotes. Giorgio também exagerou um pouco nas bolsas – mostrando várias clutches triplas presas por correntes, a última delas na cor vermelha.
Armani sempre faz alta costura em seus próprios termos. Como sua noiva. Tradicionalmente, la mariée ou noiva que fecha todos os desfiles de alta-costura se veste de branco. Giorgio vestiu o dele na cor vermelha. E sendo a alta costura de Paris, o estilista intitulou a coleção de ‘Le Temps des Roses’.
“Um carnal, sedutor e misterioso desabrochar de rosas… Uma viagem de oeste a leste por silhuetas alongadas, para uma coleção revisitando, sem clichês românticos, a flor mais emblemática de todos os tempos”, disse Giorgio Armani.
Giambattista Valli
Para a apresentação de sua coleção de Alta-Costura para a temporada Outono/Inverno 2023-24, a Giambattista Valli decidiu deixar seu habitual espaço de apresentação de sucesso na luxuosa Place Vendôme. Em vez disso, eles inauguraram uma nova sede, recebendo um seleto grupo de convidados para seu desfile.
Tendo comemorado uma década na Alta-Costura em 2022, a maison embarcou em um novo capítulo em sua história. Eles não apenas exibiram seus novos escritórios, adornados com salas acarpetadas em rosa claro e decoradas com pétalas de flores fúcsia, mas também passaram por uma sutil evolução de design, adotando o conceito de “A Modernidade dos Clássicos”.
Mantendo-se fiel à sua identidade reconhecível, Giambattista Valli introduziu volumes mais relaxados e fluidos, trazendo uma lufada de ar fresco longe de silhuetas excessivamente estruturadas ou voluptuosas. Além disso, a paleta de cores que infundiu a coleção distanciou-se dos tons fluorescentes e brilhantes que costumam enfeitar alguns dos looks da casa de moda.
Em vez disso, fluiu de maneira mais clara, apresentando clássicos brancos, pretos e cinzas, suavemente escovados com tons de rosa pó e amarelo discreto. O toque ocasional de verde surgiu em dois looks únicos: um minivestido adornado com babados em cascata e um vestido drapeado assimétrico.
As estampas fizeram apenas aparições esporádicas em toda a coleção. Em primeiro lugar, como bolinhas pretas em um vestido sensual com recortes na cintura. Em segundo lugar, em um vestido de tafetá assimétrico com volumes de babados amarrados em um ombro e no quadril. Contra uma tela branca imaculada, este vestido foi imbuído de motivos florais rosa em perfeita harmonia com o cenário do desfile.
As características flores de Valli também adornavam rosas de organza de seda em decotes tomara que caia, magnólias bordadas em crepe construindo tops contemporâneos e estruturas ondulantes que lembram botões florescentes. Laços oversized serviram como fio condutor em toda a coleção, adornando capas e caudas ou apertando na cintura sobre conjuntos bordados e rendados em luxuoso veludo preto.
Claro, nenhuma apresentação de Giambattista Valli estaria completa sem a presença de tule e de fato ocupou o centro das atenções na passarela. O grand finale contou com um hipnotizante vestido rosa com babados combinado com um bustiê de renda bordado com lantejoulas.
Estes foram apenas alguns dos destaques dos primeiros dias da Semana de Alta-Costura! Qual seu desfile preferido?