|

‘Recession Core’ e o luxo silencioso das marcas

A moda e a criação de tendências podem ser comparadas a um espelho, pois tudo que usamos e somos instigados a consumir, vem dos reflexos da sociedade no qual vivemos. A moda sofre influência econômica e política, por isso, se você é do time que gosta de analisar as tendências, é importante estar sempre atento às principais notícias do mundo.

No contexto geral em que estamos vivendo, um período de crise pós pandemia e uma possível recessão econômica devido a falência de grandes bancos americanos, a moda acaba acompanhando essas crises. Por isso, estéticas como a Recession Core ficam em alta, trazendo o luxo silencioso entre as grandes marcas, com menos estampas, opulências e logomania.

O contexto da crise e da recessão

A ‘Recession Core’ significa na sua tradução literal “tendência da recessão”, que nada mais é do que um período onde há uma redução na renda das famílias, aumento do desemprego e redução das atividades empresariais, como ofertas de crédito vindo de bancos, por exemplo. Independente do motivo pelo qual essa recessão é causada, a grande questão é que as pessoas seguram os gastos, por não saberem o que acontecerá no futuro, gerando grandes impactos na economia.

A crise que estamos sofrendo no momento, foi comparada pelos investidores com a crise de 2008, no qual grandes bancos como o Lehman Brothers começaram a falir. Juntamente com este banco, diversos outros decretaram falência em seguida, tudo isso por conta do desmoronamento do sistema imobiliário americano. Sendo assim, com a falência do banco Silicon Valley Bank (SVB) em 2023, o mundo está em alerta com um possível colapso da economia mundial.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Alguns filmes como “A Grande Aposta” e “Grande Demais para Quebrar” retratam o cenário da crise vivida em 2008, podendo ajudar a nos contextualizar sobre como ela aconteceu e as possíveis comparações com hoje em dia.

A recessão na moda

Como dissemos anteriormente, a moda é o reflexo não verbal da sociedade. Com isso, tudo que acontece ao nosso redor é um possível influenciador para a forma no qual vamos nos vestir. A Recession Core foi vista com força tanto nos desfiles de primavera/verão, quanto nos de outono/inverno.

Esse luxo silencioso das marcas, trazem peças minimalistas, indo totalmente oposto das tendências maximalistas Y2K de 2022. As roupas possuem menos estampas e consequentemente os monogramas, ou seja, quanto menos logo aparente como forma de ostentação, melhor. Juntamente com isso, a estética mais business, de roupas mais “sérias” que são vistas no mundo corporativo, também entram em jogo.

Os desfiles da Miu Miu e Saint Laurent para outono/inverno 2023, são os melhores exemplos quando o assunto é esse luxo velado das grandes marcas. A Recession Core pode ser comparada a estética old money, que busca peças sem logo mas que só um bom entendedor de moda sabe identificá-las, com isso, acabam gerando mais distinção sobre as outras classes que usam a logo como ostentação. O reflexo da crise acaba impactando muitas marcas de luxo por não ser empático salientar a opulência em meio a uma crise financeira.

Foto 1/2 Desfile Saint Laurent (Reprodução/Divulgação Vogue Runway); Foto 3/4 Desfile Miu Miu (Reprodução/Divulgação Vogue Runway). Clique na imagem e confira peças similares.

Assim como nos desfiles, vimos muitas influenciadoras e it girls no Instagram e Tiktok aderindo a essa moda minimalista, visando peças de mais qualidade e atemporalidade. Com isso, algumas características que podemos analisar nos looks são peças de tonalidades neutras, como bege e cinza, bastante presença de blazers, camisas sociais e regatas brancas básicas, além dos kitten heels que realçam mais o ambiente de trabalho.

Há quem ame ou quem odeie essa estética mais neutra e minimalista, porém analisando o contexto geral da moda e como ela é volátil, sabemos que assim como toda crise, ela vai passar e voltaremos a ver muita cor e logomania nos desfiles.

Foto 1: Reprodução/Instagram @matildadjerf; Foto 2: Reprodução/Instagram @gerganavivanova. Clique na imagem e confira peças similares.

Qual a sua opinião quanto a essa estética? Comenta ai! Confira também: Gucci lança a Gucci Continuum

recession core e o luxo silencioso das marcas

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…

Louis Vuitton: Tudo sobre a Origem do Nome da Marca Francesa!

Fundada em 1854 e atualmente sob o comando do estilista Nicolas Ghesquière na linha feminina e de Pharrell Williams na masculina, a Louis Vuitton continua a ser uma das grifes de luxo mais valiosas e desejadas globalmente. Mas você já parou para pensar por que a marca se chama Louis Vuitton? Para entender por que…
capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…
capa do post sobre sapatos mais desejados super sale

Os sapatos mais desejados na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

Top Marcas Italianas: Por que o Made in Italy se destaca no Mercado de Luxo?

Se você já se questionou por que as marcas italianas se destacam no universo do luxo, saiba que não está sozinho. No competitvo mercado da moda, poucos países brilham tão intensamente quanto a Itália. O “Made in Italy” é mais do que uma etiqueta, é um selo de qualidade e tradição que vai além das…

Jacob Elordi é o novo rosto da Bottega Veneta. Entenda por quê!

A Bottega Veneta, sob a liderança criativa de Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento, e há mais um motivo para isso: Jacob Elordi, ator queridinho da vez e ícone fashion masculino, é o novo rosto e embaixador da marca. Desde sua fundação em 1966 por…