Raia de Goeye – o luxo brasileiro que conquistou o mundo
Se você pensa que o sucesso da moda é só internacional, se engana redondamente. É justamente neste sentido que a Raia de Goeye inovou nas passarelas, tendo se tornado um sucesso absoluto durante 10 anos!
As estilistas trouxeram para as pistas o conceito de liberdade, muito bem trabalhado em suas roupas e em toda a sua coleção. Aliás, precisamos ressaltar que elas não fizeram questão nenhuma de acompanhar todos os ditames da moda internacional, mas sim, fazendo moda para mulheres reais. Quer conhecer e saber um pouquinho mais dessa marca que vem ganhando espaço cada vez maior? Fica aqui com a gente!
A história da marca
Ela nasceu a partir da junção de duas estilistas de visão muito além de seu tempo, que se conheceram desde pequenas, Paula Raia e Fernanda de Goeye . A marca sempre deixou transparecer em suas criações o luxo, a exclusividade e a sofisticação que a Alta-Costura deve ter, deixando sempre todo esse glamour transbordar nas passarelas onde suas coleções eram ovacionadas.
Mas tanto talento, no início, não estava sendo voltado para a construção de todo um paradigma da moda, mas sim, para a arquitetura. Fernanda e Paula cursavam faculdade de Arquitetura e Urbanismo juntas e tinham, inclusive, o plano de abrirem um escritório juntas! Mas, como às vezes, o destino precisa dar uma mãozinha, Eliana Tranchesi, dona da Daslu, convidou Fernanda para desenvolver uma linha de roupas voltada para um público mais jovem e casuais.
Nesse momento, Fernanda pode sentir que o seu grande chamado na vida era a moda. Trancou sua faculdade de Arquitetura e se mudou para Nova York, onde passou a estudar no Fashion Institute Of Technology, um dos principais centros de estudo de moda da cidade.
Aqui no Brasil, Paulo resolveu trancar sua faculdade e investir no curso de Artes Plásticas, o que viria a contribuir e muito para a sua colaboração dentro da marca paulistana, na direção criativa da Mixed.
A união das forças
Sempre estudando e contribuindo para suas respectivas grifes, Fernanda e Paula se reencontraram e decidiram unir suas forças. E foi assim que nasceu a Raia de Goeye. Tudo aconteceu num encontro no bairro de Nova York, quando elas tomaram essa decisão e definiram o nome da marca.
Para quem ainda não entendeu, trata-se da junção do sobrenome de cada uma das meninas.
Posteriormente, faria também parte da equipe da RG, Ana Paula Vilela, que estaria no setor administrativo da empresa. Fora através dela que a marca conseguiu seu pontapé inicial e começou a trabalhar com grandes projetos.
Um novo conceito nascia
O mais incrível dessa marca é que ela começou a sua trajetória de forma brilhante, levando em consideração, principalmente, o público feminino e sua liberdade de expressão.
Diferente do que acontece com outras Maison, neste caso, elas resolveram quebrar paradigmas e reinventar o conceito de “moda”, não seguindo as principais tendências.
Se tivéssemos que escolher apenas uma palavra que traduzisse o seu significado seria liberdade. Com peças delicadas e bastante sofisticadas, elas conseguiram traduzir o luxo com detalhes simples, porém elegantes.
A grande estréia oficial do lançamento da marca acontecer na cidade do Rio de Janeiro. Ao todo, haviam mais de seis coleções diferentes até que, finalmente, o convite para desfilarem da São Paulo Fashion Week chegasse à porta.
Assim sendo, em 2004-2005 elas puderam entrar de forma deslumbrante para o seleto grupo de estilistas nacionais de sucesso.
A crítica
Com sua grande inauguração, a crítica ficou espantada que uma marca tão nova, tão jovem, pudesse ser tão perfeita ao se atentar a detalhes, ao conseguir interpretar o corpo feminino como ninguém e principalmente, proporcionar conforto e estilo a mulher brasileira sem deixar que estas peças tivessem o luxo poderoso que elas possuem.
A parceria entre as duas deu muito certo! O sucesso foi excepcional e juntas, elas conseguiram grandes feitos.
A separação das sócias
No auge da fama, com o mundo todo a seus pés, em seu último desfile, as estilistas subiram na passarela e anunciaram o fim da parceria perante a impressa. Isso deixou todos chocados, já que a marca estava conquistando espaços memoráveis!
Segundo entrevistas que elas mesmo deram, o motivo pelo qual resolveram se separara foi:
Que dentro de um tempo curto, a Fernanda teria um período SABÁTICO onde focará sua atenção para a maternidade, curtindo o seu momento, enquanto a Paula continuaria focada no lançamento de novidades e de novas coleções.
Paula Raia e sua história na moda
Com o anúncio da separação das amigas, Paula decidiu continuar. E foi assim, carregando apenas o seu nome que surgiu a Paula Raia. A principal característica da criação desta grife nacional é o handmaking. Todas as peças produzidas por ela são feitas dentro do seu ateliê e por tal, acabam sendo submetidas a um processo manual para que cada detalhe saia do jeito planejado.
https://www.instagram.com/p/B0-_66Phq2M/
Mas não pense que ela acabou se acostumando, não! Ainda temos muitas novidades por vir. Muitas tecidos novas, muitas misturas e um público fiel à sua dedicação continuam incentivando-a a ir sempre atrás de novidades.
https://www.instagram.com/p/B1hVR63BEgn/
Ela também precisa explorar atentamente todos os detalhes e acessórios, como por exemplo, as joias e adornos minimalistas que são utilizados em suas confecções, dando mais vida e melhorando o acabamento final. Falar de Paula Raia é preciso, e mais do que isso, é entender que antes da quantidade chega a qualidade. Este é o foco da marca.
A volta de Fernanda Goeye
Como diz aquele ditado popular: o show não pode parar. Depois de um tempo longe do cenário da moda, Fernanda Goeye se uniu a suas irmãs e abriu as portas de seu novo estabelecimento comercial; parada obrigatória para quem quer estar sempre antenado na moda.
https://www.instagram.com/p/B4_N-EUnf9O/
Cláudia, Fernanda e Renata de Goeye abriram em grande luxo as portas da sua boutique, cujo o nome é pertencente a família: De Goeye. Muito bem localizado, o mesmo se encontra na rua Joaquim Antunes, ao lado dos Jardins, uma localização bastante privilegiada e muito conhecida devido a fama de seus restaurantes. Pela mesma região, também se encontra outros ateliês famosos, como o da Lethicia Bronstein.
Quem for conhecer o seu espaço, deve estar preparado para submergir num mar de alta classe, requinte e bom gosto. A label tem uma pegada mais urbana, com tecidos de punho nobre e vem com uma modelagem sem utilização de amarras. Segue bastante o estilo minimalista utilizado por ambas.
A coleção Verão/2017 contou com itens que davam para ser utilizados tanto na praia quanto em bailes. Não demorou muito até que elas caíssem, novamente, no gosto e na boa crítica popular. Suas coleções são aguardadas pelas hit-girls até hoje!
Curiosidade Especial
De Goeye não é apenas o sobrenome das meninas, não! Ao escolhê-lo, muitos coisas passaram pela cabeça das três, como por exemplo, a joalheria de seu bisavô nos anos 40. Naquela época, ele vendia prataria, joias e artigos de luxo da Hermès, sem contar os tradicionais relógios Piaget.
Embora ambas continuem se solidificando ainda mais dentro do seu cenário, cada uma com suas particularidades, ninguém jamais esquecerá aquela grife inicial que fora sucesso em críticas sociais e que a levaram a ser reconhecida e renomada não só no Brasil, mas no mundo todo.
https://www.instagram.com/p/B22SjjUngOc/
Embora a parceria tenha acabado, ainda resta uma amizade muito grande entre ambas, afinal de contas, foram 10 longos anos desenvolvendo peças e brilhando nas passarelas. Cada uma torce para o sucesso da outra e garantem que não há clima de rivalidade.
Quem ganhou com tudo isso foi a gente, que conseguimos pegar algumas peças selecionadas a dedo da Raia de Goeye e ainda contamos com as novidades criadas pela De Goeye e pela Paula Raia.