Quantas lojas Gucci existem no Brasil?
A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional.
A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as queridinhas do momento entre diversas celebridades e fashionistas ao redor do mundo. Com tanta demanda, a maison possui presença global, contando com centenas de lojas espalhadas pelo mundo, inclusive no Brasil!
Confira abaixo quantas lojas Gucci existem no Brasil e uma breve história da marca:
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Uma breve história da Gucci
A marca Gucci foi fundada pelo italiano Guccio Gucci na cidade de Florença em 1921.
Guccio nasceu no dia 26 de Março de 1881 em Florença, cidade localizada no norte da Itália. Filho de um artesão com origem humilde, adquiriu bom gosto e aprecio para a elegância, além de encantar-se com o luxo das malas com brasões de famílias nobres enquanto trabalhava como ascensorista, maleiro e, posteriormente, maitrê no renomado Hotel Savoy em Londres, Inglaterra na virada do século 19.
No ano de 1921, resolveu voltar para sua cidade natal e abrir sua primeira loja, utilizando todas as economias que conseguira guardar enquanto trabalhava no hotel londrino. Assim, começou a vender acessórios de viagens (malas e valises de alto padrão), sempre feitos em couro de alta qualidade que vinham da região da Toscana, confeccionados pelos melhores artesãos da cidade. Como o seu sucesso era notório, ele conseguiu dinheiro para abrir atrás de sua loja, sua própria oficina e passou, então, a produzir sua mercadoria no local.
A década de 30 foi um importante marco para a história da Gucci. Ela passa a ter uma renomada clientela internacional que vinham para buscar alguns produtos específicos, como os já famosos sapatos, luvas, bolsas e cintos.
Assim sendo, ele se vê obrigado a dar mais um passo em direção ao sucesso: ele expande seus negócios mudando-se para um lugar muito maior em Lugarno Guicciardini, em 1937. E foi a partir de Lugarno que as famosas franjas e estribos passaram a se tornar a assinatura da marca italiana. Em poucos anos, o leque de produtos foi expandido, passando a oferecer malas, baús de viagem, cintos, sapatos e luvas, mas com um design inspirado no estilo equestre (com o detalhe de horsebit se tornando sua marca registrada), o que acabou atraindo uma cartela de clientes muito mais refinada.
Com clientela fina e requintada, Gucci resolveu expandir mais uma vez e abriu sua primeira grande loja na cidade de Roma, em 1938, no sofisticado endereço da Via Condotti. Nos anos que se seguiram, seus filhos Ugo, Aldo e Vasco passaram a fazer parte do negócio da família.
No ano de 1947, a Gucci lançou um modelo de bolsa que se tornaria o carro chefe e um dos modelos mais icônicos e clássicos da marca: a bolsa Gucci com alça de bambu japonês que, de modo literal, seduziu as mulheres com sua elegância e o seu charme. A novidade foi uma forma encontrada por Guccio para lidar com a escassez de material causada pela Segunda Guerra Mundial.
A marca veio adotar o famoso logo com o duplo G entrelaçado com um deles invertido apenas no final da década, além da clássica assinatura vermelha e verde, que viria a se tornar marca registrada da Gucci.
Após décadas de sucesso, mas também de polêmicas e uma ameaça de esquecimento no mercado de luxo, a marca italiana se restabeleceu graças à direção criativa de Tom Ford, que assumiu o cargo de diretor criativo na década de 90 e foi responsável por diversas peças icônicas, como a Horsebit Clutch.
Em 2015, no entanto, o cargo foi assumido por Alessandro Michele e a Gucci ganhou um visual mais jovem e suas linhas de roupa ganharam grande destaque com estampas inovadoras que se tornaram características, como a de tigre, a abelha e a icônica frase “Blind for Love” (“Cego por Amor” em tradução livre), além de influências das décadas passadas como estampas geométricas, superfícies metalizadas e cores da estética vintage.
Atualmente está sob o comando de Sabato de Sarno e faz grande sucesso entre a geração millennial, fato com que faz com que ocupe o cargo de uma das marcas mais populares do momento.
Lojas Gucci no Brasil
Uma das marcas de luxo mais renomadas e conhecidas do mundo, a Gucci chegou no território brasileiro em 2008, ao abrir uma loja em São Paulo no Shopping Iguatemi. A unidade de 470 m² contou com decoração segue o design criado pela estilista Frida Giannini, padrão seguido pelas mais de 500 lojas da maison espalhadas pelo mundo na época.
Desde então, 16 anos após a inauguração de seu primeiro ponto de venda próprio no Brasil, a Gucci expandiu sua presença e atualmente conta com 12 lojas no país, sendo seis delas em São Paulo, duas no Rio de Janeiro, uma em Goiânia, uma em Brasília, uma em Recife e uma em Porto Alegre, sendo esta a mais recente delas, inaugurada em 2023.
Já sabia quantas lojas a Gucci tinha no Brasil? Já foi em alguma? Nos conte nos comentários.