Capa do post sobre a origem da Louis Vuitton

Qual a Origem da marca Louis Vuitton?

Talvez uma das marcas de luxo mais renomadas de todo o mundo, a Louis Vuitton é conhecida por suas incríveis criações da mais alta qualidade, que vão desde malas de viagem as clássicas bolsas, passando por roupas, sapatos, acessórios e artigos para casa.

Com mais de 160 anos de história com muita dedicação e genialidade, suas peças confeccionadas no icônico canvas são reconhecidas por qualquer um, especialmente sua estampa de monograma.

Mas, você sabe como surgiu esta grande maison? Não?! E ntão confira mais sobre a origem da marca Louis Vuitton e sua história:

O Começo de Tudo

O origem da Louis Vuitton se tem em uma pequena aldeia na região de Jura, perto da fronteira da França com a Suíça. Louis Vuitton nasceu no dia 4 de agosto de 1821 em uma família humilde de moleiros e carpinteiros. Com apenas 16 anos de idade, decidiu viajar para a capital do país, Paris, a pé (uma distância de aproximadamente 400km) com o objetivo de aprender em dois anos como trabalhar com madeira.

Algum tempo depois, o jovem Louis foi contratado como aprendiz por Monsieur Maréchal, um fabricante de baús de viagem que tinha como clientela a alta sociedade parisiense, que usavam os objetos para transportar seus pertences em suas mudanças e deslocamentos pelo país.

Louis Vuitton.
Louis Vuitton.

Muito trabalhador, Louis Vuitton se dedicou ao máximo à função e tentou criar algo que fosse diferente, útil, prático e bonito para se diferenciar dos produtos já oferecidos, conceito que foi pioneiro para época.

O destino de Louis começou a mudar em 1851, quando era levado ao Palais des Tuilleries para embalar as bagagens da Imperatiz Eugênia todas as vezes que o Imperador Napoleão III viajava. A partir daí, o jovem francês começou a colher os frutos de todo seu trabalho duro e tempo de pesquisa.

O Nascimento da Marca

Foi então, em 1854, que Louis Vuitton inaugurou a Maison Louis Vuitton Malletier no número 4 da Rua Neuve dês Capucines, localizada no centro de Paris, próximo à icônica Praça Vendôme.

Sua primeira ideia inovadora foi a de criar um tecido que fosse altamente resistente e revestido (uma lona encerada impermeável, surgindo assim o conceito de “malas a prova d’água”) para ser o substituto do couro. Vuitton criou um tecido menos restrito do que a pele natural e com cheiro mais agradável (já que as na época, as malas de viagem eram conhecidas por terem mau odor). Além da mudança de tecido, o estilista também começou a revestir os cantos dos baús com canteiras de madeira, tornando-os mais resistentes.

Mesmo com sua oficina aberta, Louis Vuitton atendia pedidos para produtos exclusivos e inovadores, como o baú que se transformava em uma cama, outro que se transformava em charrete e um exemplar flutuante.

Família Louis Vuitton
Família Louis Vuitton

Quatro anos após a inauguração de sua Maison, ele criou as primeiras “malles plates”, um novo formato de baú (que possuía agora tampa reta, diferente dos modelos usuais com abaulada) que visava facilitar a acomodação em porões de navios e empilhamentos em trens e acrescentou o detalhe de sua assinatura pintada em cinza em cada exemplar. O seu apuro artesanal chamou a atenção de inúmeros nobres e membros da sociedade, que cada vez vais encomendavam com Louis Vuitton.

Com o grande crescimento da empresa e da demanda de encomendas, Georges Vuitton, filho de Louis, se juntou ao pai em 1870. No mesmo ano, Louis criou o ‘Gris Trianon’, produto que revolucionou o princípio do baú com seu material canvas na cor cinza claro. Mesmo volumoso, o Trianon era muito leve, pois era confeccionado em madeira álamo.

Em 1876, a marca teve de tomar sua primeira atitute contra imitações (ação que ainda é muito comum atualmente) ao mudar a famosa lona cinza do modelo Trianon para listras nas cores bege e marrom (que se tornaram as cores características da Louis Vuitton).

Expansão da Louis Vuitton

Pouco mais de trinta anos após sua inauguração, a marca francesa inaugurou sua primeira loja fora da França, localizada na badalada Oxford Street em Londres.

Georges Vuitton assumiu a direção da marca e criou um sistema de fechamento inteligente para malas e baús, mostrando que herdou os genes criativos do pai. O fecho era um sistema único de trancas formadas por duas fivelas com molas, fazendo com que não fosse facilmente aberto, ganhando assim a confiança de famílias abastadas que precisavam levar consigo objetos de grande valor.

Com um talento gigante, Georges criou a estampa Damier em 1888, e, anos mais tarde, a estampa de monograma clássica (que é usada até hoje) como uma forma de tentar boicotar as imitações das peças da marca.

Bolsas clássicas da Louis Vuitton: Neverfull, Speedy e Alma.
Bolsas clássicas da Louis Vuitton: Neverfull, Speedy e Alma.

Nos anos que se passaram, a Louis Vuitton não parou de crescer e ganhar inúmeros admiradores. Com grandes talentos por trás da marca, peças icônicas foram criadas, como as bolsas Neverfull, Speedy e Alma, dentre diversas outras, que se tornaram o objeto de desejo de milhares de mulheres ao redor do planeta.

Atualmente, a maison francesa é considerada uma das marcas mais renomadas do mundo. E foi considerada pela BrandZ como a marca de luxo mais valiosa de 2019, com um valor estimado de US$47.2 bilhões de dólares.

Já conheciam mais sobre a origem desta maison tão querida? Nos contem nos comentários!

No Etiqueta Única vocês podem encontrar diversos produtos Louis Vuitton, desde as icônicas e tradicionais malas de viagem às clássicas peças em canvas com estampa de monograma com até 70% off!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Coach: Linha de Perfumes Masculinos tem um Novo Rosto, Jayson Tatum!

A Coach, famosa marca de luxo americana fundada em 1941 e criadora de bolsas-desejo como a Tabby, também se destaca por suas fragrâncias masculinas marcantes. Recentemente, a etiqueta anunciou que Jayson Tatum, estrela do Boston Celtics, será o novo rosto da linha de perfumes Coach for Men. Após se tornar embaixador dos relógios e óculos…
capa do post de best of new in

6 Modelos de bolsas das Top Marcas mais vendidas!

A bolsa é um acessório indispensável na vida de qualquer mulher. Ela surgiu com o simples intuito de ajudar a carregar os itens pessoais necessários de maneira fácil e prática. Mas, no decorrer do tempo, foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Quando pensamos nos modelos…
capa do post de ideias de presente dia dos pais

5 Ideias de Presente para o Dia dos Pais!

O Dia dos Pais está se aproximando rapidamente, faltando menos de um mês para esta data tão importante! Nas semanas que antecedem esta data vem a grande dúvida: como presentear essa figura tão especial na sua vida? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por…
capa do post sobre bolsas dior no etiqueta única

Best of Dior: Os modelos de bolsas da maison no Etiqueta Única

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…

Perfume da Versace Eros tem um Novo Rosto: Channing Tatum!

O perfume da Versace, Eros, ganhou um embaixador de peso. Trata-se do ator e amigo próximo da grife, Channing Tatum. Com 44 anos e 1,85m de altura, Channing é conhecido por seus papéis em filmes como “Magic Mike”, “Querido John” e “Anjos da Lei”. A escolha do astro para representar o Eros reforça a conexão…
capa do post sobre curiosidades sobre miuccia prada

4 Curiosidades sobre a estilista Miuccia Prada!

Miuccia Prada é uma das estilistas mais conhecidas do mundo atualmente. A frente da Prada e da Miu Miu, que tem como nome seu apelido de infância, a italiana sempre teve a moda em seu sangue, já que é neta de Mario Prada, um dos fundadores da icônica maison Prada. Ingressou na marca da família,…
capa do post sobre joias de marcas de luxo no etiqueta única

4 Joias de Marcas de Luxo no Etiqueta Única

Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Existem algumas marcas do ramo de luxo que se tonaram…
capa do post sobre nova exposição da Gucci no Japão

Gucci inaugura nova exposição no Japão!

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A grife italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que…

Moschino revela a Primeira Campanha de Adrian Appiolaza!

A Moschino, famosa etiqueta de moda italiana, sempre foi sinônimo de luxo e irreverência. Com a chegada de Adrian Appiolaza como diretor criativo, a grife está passando por uma nova fase. Isso por que o designer é o subtituto de ninguém menos que Jeremy Scott, que deixou sua marca na história da maison. O novo…
capa do post sobre bolsas valentino para investir

Valentino lança coleção de alta costura de perfumes!

Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações do estilista se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
capa do post sobre bolsas de marcas italianas para se ter

5 Bolsas de Marcas Italianas Icônicas para ter!

Quando pensamos em marcas de luxo, alguns dos primeiros nomes que se vêm na cabeça são Gucci, Prada, Fendi, Valentino, e por aí vai, certo? Por mais que tenham estilos e histórias completamente diferentes, elas tem um ponto em comum: seu país de origem, a Itália. Elas ganham grande notoriedade por diversos motivos: seja por…
capa do post sobre quantas lojas louis vuitton existem no mundo

As oportunidades Louis Vuitton no Etiqueta Única!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…