Patricinhas de Beverlly Hills e a moda: os anos 90 estão de volta!
Quem já era nascido nos anos 90, ou até mesmo quem é fã da época sabe que toda garota já quis ter o closet e montar os looks de Cher Horowitz, a queridinha do filme Patricinhas de Beverlly Hills. Atualmente, os looks inspirados no filme e nos anos 90 voltaram com tudo, e estão ditando tendências nas ruas e passarelas.
Originalmente denominado como Clueless, Patricinhas de Beverlly Hills foi lançado nos Estados Unidos no ano de 1995. O filme foi vagamente baseado na obra literária Emma, de Jane Austen, e tem como protagonista a personagem Cher Horowitz, interpretada por Alicia Silverstone.
Patricinhas de Beverlly Hills foi dirigido Amy Heckerling e produzido por Scott Rudin. Depois de tanto sucesso, o filme foi transformado também em uma série de tevê, em 1996.
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
O filme gira em torno da Cher, uma menina rica e mimada, que é muito popular em sua escola. Em meio a diversas situações e contratempos, Cher encontra Tai Frasier: uma menina desajeitada e desarrumada. A partir disso, a protagonista e sua melhor amiga, Dionne, veem a oportunidade de transformar Tai em uma menina bonita e popular.
O elenco conta com Alicia Silverstone, interpretando a protagonista; Stacey Dash como a melhor amiga; e Britanny Murphy como Tai Frasier. Infelizmente, Britanny Murphy veio a falecer em 2009.
Repercussão e Prêmios
O filme foi produzido em 40 dias, e teve ajuda de Herb Hall, um professor de drama real em Beverly Hills High School, que conhecia toda a rotina e o contexto. Clueless arrecadou mais de 11 milhões de dólares somente no primeiro final de semana. Além disso, o filme foi muito bem recebido pelo público e pelas críticas especializadas.
As Patricinhas de Beverlly Hills foi nomeado um dos “novos clássicos”, pela revista Entertainment Weekly. Além disso, a mesma revista nomeou o filme como uma das melhores comédias dos últimos 25 anos.
Além disso, o filme deixou um grande legado, e serviu de inspiração para novas tramas e até mesmo clipes musicais. Como exemplo, temos o clipe de Iggy Azalea, “Fancy”, que foi todo planejado com base em Clueless. “
Fancy” está cheio de remakes e recursos visuais inspirados na trama, e foi gravado na mesma escola de Los Angeles em que o filme foi produzido.
Clueless também foi inspiração de stylists e grifes famosas, tornando-se uma referência no mundo da moda.
Em 2013, a marca WildFox lançou a coleção “The Kids in American”, totalmente inspirada no filme Patricinhas de Beverlly Hills.
https://www.instagram.com/p/B1PyXsthFm2/
Além disso, em fevereiro deste ano, a Vogue lançou uma matéria sobre Clueless, e cita que os “looks usados pelas célebres personagens dos anos 90 aparecem como inspiração incontornável no inverno 2019”. A Versace também fez questão de aderir a tendência e ainda acrescentou algumas cores ao tão famoso conjuntinho amarelo.
As Patricinhas de Beverlly Hills ditam tendência
A responsável por todas as tendências que vemos hoje é Mona May, figurinista do filme.
Em entrevista para a MTV, Mona fala sobre a pesquisa de figurino para o filme: “Moda é como qualquer outro personagem no roteiro, e era muito importante para a Amy não apenas refletir o espírito feminino, mas que o roteiro também refletisse nas roupas. Então, pesquisei em desfiles de moda, o que estava acontecendo em Paris, Milão e Londres, para trazer todas essas coisas novas, mas tinha que ornar com o roteiro, que era sobre esse grupo de meninas jovens, então transmitimos o espírito da moda para o colegial”.
E quem diria que mais de 20 anos depois o filme “Patricinha de Beverlly Hills” ia voltar e arrasar nas passarelas? Pois é. E o fato é claro: o filme dos anos 90 voltou com tudo e anda ditando tendências de moda, principalmente no inverno deste ano. Dá só uma olhada!
O famoso conjuntinho xadrez
O look mais famoso do filme é, com certeza, o conjunto xadrez. As peças foram feitas pela marca Dolce & Gabbana, e conquistaram corações ao longo dos anos.
Ah, se Cher soubesse o quão famoso seria seu conjuntinho xadrez! Este ano, as peças voltaram com tudo: não só nas ruas, mas também nas passarelas.
https://www.instagram.com/p/B6_edMsn2Ar/
Durante a Semana da Moda de Milão, foram apresentados diversos looks inspirados na trama. A coleção de Sara Battaglia, por exemplo, foi visivelmente influenciada pelas saias plissadas e xadrezes. Além disso, a Dolce & Gabbana e a Versace também aderiram a tendência, lançando inclusive a versão masculina.
A gargantilha preta
Atualmente chamada de chocker, a gargantilha preta fininha voltou à moda, como um revival dos anos 80 e 90.
Hoje em dia, o acessório é usado em diversas composições de looks: dos mais clássicos aos mais ousados. Além disso, a gargantilha se tornou um enorme sucesso durante o New York Fashion Week de 2016, e vem sendo usada até hoje.
Os looks minimalistas
Se Cher vivesse hoje em dia, com certeza ela seria fashionista! E isso se confirma ainda mais quando relembramos os looks minimalistas da protagonista. Para sair à noite, ou ir à festa com os amigos, a personagem abusada de vestidos tubinhos mais curtos, sem estampas nem aplicações. Ou seja: looks minimalistas.
https://www.instagram.com/p/B50PK-IHUFC/
Durante a trama, podemos ver um vestido da Calvin Klein, que virou ícone e foi recriado pela marca posteriormente.
Atualmente, os vestidos minimalistas são tendência em todo o mundo, e podem ser utilizados não só para situações mais formais, como também para looks casuais ou durante o dia-a-dia.
Sobreposições
De fato, as sobreposições marcaram grande parte dos anos 90 e do comecinho dos anos 2000. Cher também abusava delas: eram sobreposições durante a aula de educação física, para ir à escola ou fazer compras no shopping.
https://www.instagram.com/p/BqpBpAdlRli/
É interessante reparar que a personagem usava muitas transparências, mas tudo era colocado de um jeito moderno e muito delicado.
Atualmente, existem muitas pessoas e estilistas que ainda apostam nas sobreposições, apesar de ser uma truque fashion que deve ser usado com cautela.
O fato é que o uso de sobreposições dá vida e versatilidade a diversas peças de roupas.
As Candy Colors e o estilo Preppy
Nós já falamos aqui no blog sobre o estilo Preppy durante o filme Grease. Esse estilo também está muito presente em Patricinhas de Beverlly Hills, não só nos looks de Cher, mas em grande parte do elenco.
https://www.instagram.com/p/B6Hegplni6g/
Quando paramos para prestar atenção, é possível ver as patricinhas utilizando looks que você facilmente encontra à venda hoje em dia: saias com botões, malhas e suéteres, vestidos curtos de veludo, entre outras peças.
Além disso, as cores mais claras, em tons pasteis, sempre denotam inocência e ingenuidade. Além disso, o estilo Preppy toma grande parte das montagens de looks, com saias plissadas, meias ¾ e sapatos Marry Jane.
Isso sem falar nos sapatos estilo “Marry Jane”. Em um look do filme, Cher usa um par prateado, desenhado pela Gucci, junto com uma saia xadrez e uma meia acima do joelho. Para adaptar o look, troque por meias mais curtas e use uma saia de comprimento médio.
90’s are back!
Deu para perceber que os anos 90 voltaram, não é mesmo? E você? O que acha dessas tendências?
O fato é que toda garota queria pertencer ao grupo das Patricinhas de Beverlly Hills. Se você é uma dessas meninas, prepare seu guarda-roupa! É hora de voltar no tempo e montar novos looks baseados em coleções de grandes marcas e, claro, em nosso filme preferido.