PatBo desfila coleção na Semana de Moda de NYC!
Patricia Bonaldi é uma das estilistas brasileiras mais conhecidas atualmente. Nascida em Uberlândia no estado de Minas Gerais, Patricia trancou sua faculdade porque sabia que sua vida estava no mundo da moda. Iniciou sua carreira fazendo alguns modelos para as mulheres de sua cidade e com o tempo, sua marca passou a ficar conhecida cada vez mais e não parou de crescer até hoje.
Com grande sucesso em território nacional, a estilista mineira começou a expandir a marca PatBo e entrou para o mercado internacional, em um primeiro momento tendo suas peças vendidas por grandes lojas de departamento como Neiman Marcus e Harrods e, em 2021, teve seu debut fisico nas passarelas estadunidense e a abertura do primeiro ponto de venda fora do Brasil, localizado no bairro do Soho em Nova Iorque.
Agora, Patricia entrou oficialmente para o calendário oficial da Semana de Moda de Nova Iorque e se tornou membro do CFDA (Council of Fashion Designers of America). No último dia 12 de fevereiro, a estilista apresentou sua primeira coleção como integrante oficial da Semana de Moda Nova Iorquina.
Confiram mais detalhes sobre o desfile da PatBo na NYFW:
A coleção F/W 2022 de PatBo
A coleção de Outono/Inverno 2022 da PatBo honra as origens da marca por meio do trabalho manual. O desfile é uma celebração do fazer à mão e resgata a fundação da marca por meio do uso e preservação de bordados e ornamentos, trabalho pelo qual a estilista é conhecida.
A coleção mistura a extrema feminilidade do trabalho da marca, traduzida na riqueza de materiais vistos em ornamentos e bordados feitos à mão por bordadeiras formadas pela escola de bordadeiras criada por Patricia Bonaldi em sua terra natal, Minas Gerais, com uma alfaiataria bem construída e moderna, o que mostra o amadurecimento da marca em comparação com a temporada passada.
No quesito cores, a estilista elegeu uma cartela mais sóbria, com cores como bege, branco, cinza, roxo e verde escuro. Estampas exclusivas e aplicações de broches em casacos e parkas acolchoado também fizeram parte dos looks, detalhes que deram um ar mais contemporâneo as peças.
A trajetória de Patricia Bonaldi
Patricia Bonaldi é um dos maiores nomes da moda brasileira no momento e também sinônimo de muita persistência e trabalho. A estilista natural de Uberlândia, Minas Gerais, teve uma uma infância humilde, trancou a faculdade de Direito e embarcou para o Japão já com o intuito de formar um pé de meia.
Após voltar ao Brasil, Bonaldi decidiu investir suas economias e abrir uma multimarcas na cidade que cresceu. Apesar de vender diferentes marcas, suas clientes sempre se interessavam no que ela estava usando, que eram peças que a própria criava. Foi a partir daí que surgiram as demandas do sob medida, que aumentaram a cada dia.
Logo após a abertura de sua multimarcas em 2002, a mineira criou sua própria coleção. A PatBo, marca que levou Patricia a ser reconhecida em território nacional foi lançada apenas em 2012, dez anos após seu início na indústria da moda, devido a necessidade de encarar novos desafios.
“A marca traz a expertise do hand made que desenvolvi na Patricia Bonaldi, mas imprime um lado mais experimental e destemido, que me permite ousar e me superar criativamente, fazendo uma moda fun e fashionista. As coleções também são amplas, transitando por evening, jeans, casual e beachwear,” disse ela em uma entrevista a Vogue Brasil.
O bordado é uma marca registrada das peças de Patricia Bonaldi e foram os responsáveis por levá-la ao estrelato e se tornar a queridinha de centenas de celebridades e fashionistas. Este é um detalhe tão importante para a estilista que ela fundou uma escola para ensinar a técnica e torná-las bordadeiras.
“Durante muitos anos ensinamos técnicas tradicionais de bordados e pedrarias em Uberlândia. Capacitando essas pessoas, estamos valorizando nossa cultura e talento, e impedindo que essa mão de obra, que é tão importante, se torne escassa. Acredito que se não mantermos viva essa expertise, podemos num futuro não tão distante não tê-la mais. O objetivo é ensinar e profissionalizar mulheres de diversas idades técnicas de manufatura artesanal e preservar esse saber que é tão antigo e valioso,” disse ela
Sempre focada no trabalho e com o desejo de fazer com que sua marca cresça cada vez mais e se torne conhecida, Patricia começou o projeto de internacionalizar a PatBo, sendo o primeiro passo ter suas peças sendo vendidas em diferentes pontos de distribuição, que hoje chegam a 250 espalhados em diferentes continentes, que incluem multimarcas como Bergdorf Goodman, Harrods, Net-a-Porter e Moda Operandi.
Seus esforços para atrair mais clientes internacionais renderam frutos e a mineira apresentou sua primeira coleção em formato físico em 2021 durante a Semana de Moda de Nova Iorque, além de abrir sua primeira loja no exterior na cidade. Apenas um ano mais tarde, Bonaldi foi convidada a se juntar ao CFDA (Council Of Fashion Designers of America) e a entrar para o calendário oficial de desfiles organizados por ele e se junta a marcas como Michael Kors, Carolina Herrera e Zimmermann. Ela se torna assim a primeira brasileira a integrar o CFDA.
Ver essa foto no Instagram
O que acharam do desfile da marca brasileira? Já conhecia sua trajetória? Nos conte nos comentários!