capa do post do oscar adotar uma conduta de vestimenta sustentável
|

Oscar irá adotar código de vestimenta sustentável

O Oscar é considerado a principal premiação da indústria cinematográfica e é uma das mais aguardadas todos os anos pelos amantes do cinema e também daqueles apreciadores da moda.

Criado em Los Angeles em 1927, teve sua primeira edição apenas no ano de 1929, que aconteceu no Hotel Roosevelt, onde premiou as realizações cinematográficas mais proeminentes dos anos de 1927 e 1928 e foi apresentado por Douglas Fairbanks e William C. deMille.

Sua primeira edição televisionada aconteceu em 1953, mas foi apenas exibida nos Estados Unidos e Canadá.  Já a primeira exibição em cores ocorreu no ano de 1966, em 1969 a cerimônia foi exibida ao redor do planeta e no ano seguinte o Brasil e México foram os primeiros países (além dos EUA e Canadá) a exibirem a premiação ao vivo. Atualmente, mais de 200 países exibem o Oscar, se tornando  um dos maiores eventos televisivos do mundo.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Uma das principais atrações da premiação, com toda certeza, são os looks desfilados por atrizes, atores e profissionais do ramo no icônico tapete vermelho, geralmente sendo criações belíssimas das principais casas de moda do mundo. Para a edição de 2023, o Oscar irá mudar seu código de vestimenta com foco total na moda sustentável, que é um assunto que cresceu grandiosamente ao longo dos anos.

Confiram abaixo mais detalhes sobre o novo código de vestimenta do Oscar:

O novo código

A  95ª edição do Oscar irá acontecer no dia 12 de Março 2023, mas, será o estilo e a marca de roupas escolhidas pelos convidados que serão o ponto de foco da noite, mas o caráter ecológico das mesmas. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pretende aumentar seus esforços de sustentabilidade tornando seu prestigioso tapete vermelho mais ecológico.

Como já falamos acima, todos os anos, os convidados da premiação são observados bem de perto e suas roupas são devidamente examinadas e, em seguida, expostas nas mídias sociais. Esta é uma vantagem para as principais marcas de luxo do mundo, que obviamente veem nisso uma oportunidade de divulgar criações que, quase sempre, ainda não estão à venda ou são criações exclusivas.

Para a próxima edição, a expectativa é que a cerimônia tome um novo rumo com um dress code mais comprometido com a moda sustentável. Uma escolha incentivada pela própria Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Em parceria  com o Red Carpet Green Dress (RCGD), organização que promove a sustentabilidade no mundo do entretenimento e do design, a Academia quer deixar seu tapete vermelho mais sustentável.

A atriz Zendaya no tapete vermelho do Oscar de 2021. (Foto: Reprodução/Instagram @theacademy)
A atriz Zendaya no tapete vermelho do Oscar de 2021. (Foto: Reprodução/Instagram @theacademy)

A entidade pretende atingir esse objetivo adotando os princípios do “Guia de Estilo Sustentável”, cuja edição “sob medida” será enviada aos convidados na próxima cerimônia. Uma estreia que pode revolucionar os tapetes vermelhos de muitos eventos ao redor do mundo. Confira ele detalhadamente abaixo:

O guia de estilo sustentável online da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

O guia online de estilo sustentável incentiva os convidados, sejam eles indicados ou apenas convidados, a recorrerem a peças vintage, aluguel, ao empréstimo de roupa dos arquivos das grandes casas de moda e até ao upcycling.

“Embora a Academia permaneça consistente em seu compromisso de operar como uma organização socialmente responsável, com sustentabilidade em seu núcleo, reconhecemos que sempre podemos fazer mais. Estamos orgulhosos de nos associarmos à RCGD Global. Sua liderança intelectual e experiência, juntamente com o envolvimento ativo dos membros da Academia, continuarão a apoiar nosso impulso necessário em direção ao futuro”, explica Jeanell English, vice-presidente executiva de impacto e inclusão da Academia.

Atriz Jessica Chastain no tapete vermelho do Oscar de 2022. (Foto: Reprodução/Instagram @theacademy)
Atriz Jessica Chastain no tapete vermelho do Oscar de 2022. (Foto: Reprodução/Instagram @theacademy)

Sobre escolha de tecidos

Os convidados também serão incentivados a optarem por “têxteis derivados de fontes naturais”, como linho, cânhamo e lã, ou materiais de origem vegetal. Independentemente do traje escolhido, a Academia, em colaboração com o RCDG, também pede aos convidados para que privilegiem métodos de produção mais sustentáveis, nomeadamente no que diz respeito ao tingimento e marcas éticas.

Trata-se também de assegurar o destino final desses processos. O guia recomenda dar uma segunda vida a estas peças de vestuário excepcionais, como reservá-las para outro evento ou transformando-as, mas também vendendo ou doando a uma associação, por exemplo.

Atriz Carey Mulligan no tapete vermelho do Oscar de 2021. (Foto: Reprodução/Instagram @theacademy)
Atriz Carey Mulligan no tapete vermelho do Oscar de 2021. (Foto: Reprodução/Instagram @theacademy)

Basta saber agora se os convidados do Oscar irão seguir e respeitar o guia e esforços da Academia de se ter um tapete vermelho com maior foco na moda sustentável.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…

Louis Vuitton: Tudo sobre a Origem do Nome da Marca Francesa!

Fundada em 1854 e atualmente sob o comando do estilista Nicolas Ghesquière na linha feminina e de Pharrell Williams na masculina, a Louis Vuitton continua a ser uma das grifes de luxo mais valiosas e desejadas globalmente. Mas você já parou para pensar por que a marca se chama Louis Vuitton? Para entender por que…
capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…
capa do post sobre bolsas crossbody para presentear no dia dos namorados

4 Bolsas Crossbody para presentear no Dia dos Namorados

A história da bolsa crossbody é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. A mulher começou a ter um novo papel na sociedade, começando a ter maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com esta maior demanda, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade,…

Atletas Olímpicas são as Novas Embaixadoras da Dior!

Diante das iminentes Olimpíadas de Paris 2024, a tradicional grife francesa Dior divulgou seu novo time de “Embaixadoras Dior”, composto por 15 atletas femininas de destaque. A escolha estratégica não poderia ser mais oportuna. Afinal, Paris, a capital mundial da moda dessa vez não só sediará os desfiles das grandes maisons, mas também atrairá os…
capa-post-bolsas-que-voce-encontra-em-second-hand

Blast from the past: 4 Bolsas queridinhas que foram descontinuadas

A bolsa acabou se tornando um acessório indispensável para qualquer mulher ao longo dos séculos. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que acabou sendo obrigatória em qualquer look. A…

5 Bolsas Christian Dior para presentear no Dia dos Namorados!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…
capa do post sobre o desfile louis vuitton cruise 25

Tudo Sobre o Desfile Louis Vuitton Cruise 2025!

temporada de desfiles de desfiles das coleções Cruise, que são coleções que antecedem as clássicas de verão e, geralmente, acontecem em diferentes localidades ao redor do globo a cada ano que serviram de inspiração para tal coleção, já está a todo vapor! A última marca de luxo a apresentar sua coleção Cruise foi a Louis…
capa do post sobre sapatos mais desejados super sale

Os sapatos mais desejados na Super Sale!

O sapato é uma peça que está presente no guarda roupa de qualquer pessoa e é essencial no nosso dia a dia, sendo muitas vezes a peça mais importante do look. Ele está presente no mundo da moda há séculos, mais precisamente desde a antiguidade. Quando falamos sobre aqueles de marcas de luxo, sabemos que…

Top Marcas Italianas: Por que o Made in Italy se destaca no Mercado de Luxo?

Se você já se questionou por que as marcas italianas se destacam no universo do luxo, saiba que não está sozinho. No competitvo mercado da moda, poucos países brilham tão intensamente quanto a Itália. O “Made in Italy” é mais do que uma etiqueta, é um selo de qualidade e tradição que vai além das…

Jacob Elordi é o novo rosto da Bottega Veneta. Entenda por quê!

A Bottega Veneta, sob a liderança criativa de Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento, e há mais um motivo para isso: Jacob Elordi, ator queridinho da vez e ícone fashion masculino, é o novo rosto e embaixador da marca. Desde sua fundação em 1966 por…