Os Destaques da Semana de Moda Masculina!
O calendário do mundo da moda está de volta em seu cronograma habitual e os desfiles voltaram a seus formatos originais cheios de glamour, prestígio e presença de centenas de convidados. Para dar início a segunda temporada de desfiles do ano, a Semana de Moda Masculina começou no dia 16 de Junho na cidade de Milão, Itália e irá dar continuidade até se encerrar em Paris no dia 25 de Junho.
Durante os primeiros dias intensos de desfiles, grandes marcas como Prada, Giorgio Armani, Valentino e Fendi apresentaram suas principais apostas para a temporada de Primavera/Verão 2024.
Confira abaixo os principais destaques da Semana de Moda Masculina até agora:
Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!
Fendi
A Fendi levou seu desfile para um novo destino: a nova fábrica eco-friendlyda marca localizada em uma bucólica encosta da Toscana ao norte de Florença.
A mistura de vestuário de trabalho de luxo, artesanato astuto e trocadilhos visuais inteligentes, foi a forma de revelar uma coleção que se baseou na maquinaria e nas competências artesanais presentes na fábrica. Em uma passarela que se estendia por entre máquinas de costura e tecnologia CAD/CAM para microcorte de couro, o desfile abriu com casacos de trabalho em linho fino e clusters em pele crua.
Muitos looks foram complementados por bolsas de couro resistente, como se fossem destinadas à carpinteiros ou jardineiros. Todos os modelos traziam uma bolsa e, se não tinham, usavam uma maleta ou avental. Silvia Venturini, diretora criativa da maison, fez muitos trocadilhos visuais espirituosos – desde bolsas de couro para transportar quatro xícaras de café recicláveis até um casaco de Vison com as mesmas riscas bege e brancas de um cluster tricotado em pele.
Modelos também foram vistos trajando camisas ou turkas confeccionadas em algodão com estampa listrada ou popelina mate, cortadas a meio da pele, sem mangas e usando colares de asas. Mesmo que a coleção tenha sido inspirada em workwear, camisas de seda com estampas de martelos, chaves de fenda, chaves inglesas e alicates também foram apresentadas nas passarelas.
No entanto, o coração comercial da questão foram os casacos camisa em pele de bezerro, blazers de rena costurados na sela ou um brilhante caftan de camurça que estavam impressas as medidas exatas de um cortador de moldes.
Valentino
A Valentino abriu a temporada de moda masculina em Milão na última sexta feira, 16 de Junho, com uma declaração de moda gentilmente cavalheiresca em um desfile na universidade mais famosa da cidade, a Università degli Studi di Milano.
Para a temporada de Primavera/Verão 2023, Pierpaolo Piccioli apresentou peças com estilo atemporal, artisticamente modernizado por ricos tecidos tecnológicos e uma sensação de cores sutis. Roupas em rosa chiclete vibrante, cobre suave, preto como aquele de uma noite sem estrelas, fúcsia e cinza foram algumas das cores vistas na passarela.
Mas, o grande destaque foram as estampas ampliadas, onde pétalas e o labelo de orquídeas se tornaram imagens de um pé de largura nas jaquetas, e as peônias floresceram nas jaquetas.
“Os contextos transformados podem mudar a percepção, de modo que a alfaiataria, outrora emblemática de poder e sucesso, agora pode ser usada por uma nova geração como uma expressão de individualidade”, disse Pierpalo nas notas do programa do desfile.
O estilista também incluiu elementos de alta-costura – blazers crus ou jaquetas azuis alongadas bordadas com flores de tecido, cardigãs gigantes feitos em couro denim e um impressionante trench coat com uma rosa branca e uma haste de um metro e meio habilmente costurada na lapela.
Batizada de ‘Narratives’, a coleção também contava com vários looks com citações do romance A Little Life, de Hanya Yanagihara, editora-chefe da revista T do jornal New York Times.
Prada
Para seu desfile masculino, a Prada já começou a surpreender seus convidados com o a decoração do local do desfile, que foi transformado em uma fábrica metálica de aço inoxidável. Assentos de placa de diamante e uma passarela e teto feitos de painéis de aço perfurado, do tipo que eles usam em celas de prisão de alta segurança, completavam a décor.
Nas passarelas, modelos usavam, inicialmente, uma paleta de cores sombrias de azul meia-noite, cinza navio de guerra e antracite, e trajando jeans cuidadosamente passados, camisas de crepe de linho, shorts largos e camisas militares rígidas. Um detalhe de cola pingando imitava algumas grandes camisas sociais listradas de seda preta e branca, com punhos franceses, embora sem abotoaduras.
Também foram vistas peças que brincavam com apetrechos de caça e pesca com coletes com diversos bolsos, paletós e tops com argolas e argolas prateadas, mangas compridas e sem abotoaduras. À medida que o desfile avançava, as camisas ganhavam um ar abstrato – os bolsos gradualmente se transformavam em flores de tecido e cactos.
Para os dias mais úmidos, volumosos casacos de detetive em limão, violeta, caramelo ou areia – alguns até encimados pelos coletes de caça e parkas esportivas para caminhadas, usadas com shorts coloniais ingleses de bolso profundo.
Nos calçados, meias pretas e muitos mocassins e chinelos de couro envernizado em tons de tomate, carmesim ou preto, fazendo com que os modelos estivessem indo trabalhar em um escritório. Várias modelos usavam faixas de cabelo cortadas como uma coroa de espinhos de plástico, o mesmo objeto enviado aos convidados junto com seus convites.
Estes são apenas alguns destaques da Semana de Moda Masculina! Qual seu desfile favorito?