Malas Louis Vuitton

Onde são feitas as malas da Louis Vuitton?

Para muitos, os primeiros produtos que vêm a mente quando se pensa na Louis Vuitton são suas icônicas bolsas, como a Speedy, Neverfull e Alma. Mas, muitos podem não saber que são os artigos de viagem da marca que a fizeram ser reconhecida mundo afora e que lhe fizeram ser a grande marca que é hoje!

Com diversos modelos de artigos de viagem que vão desde os icônicos baús, às malas de mão até os modelos de rodinha, a marca francesa se tornou pioneira na inovação neste setor, além de ser referência de qualidade e luxo.

Confiram mais sobre os icônicos artigos de viagem Louis Vuitton e seu processo de fabricação:

A Louis Vuitton e a tradição de artigos de viagens

O começo de tudo se deu quando o jovem Louis Vuitton, com apenas 16 anos de idade, decidiu viajar para Paris a pé (uma distância de aproximadamente 400km de sua cidade natal, uma pequena aldeia na região de Jura) com o objetivo de aprender em dois anos como trabalhar com madeira.

Passou-se um tempo e Louis foi contratado como aprendiz por Monsieur Maréchal, um fabricante de baús de viagem que tinha como clientela a alta sociedade parisiense, que usavam os objetos para transportar seus pertences em suas mudanças e deslocamentos pelo país.

Mala Louis Vuitton

Muito trabalhador e visionário, Louis Vuitton se dedicou ao máximo à função e tentou criar algo que fosse diferente, útil, prático e bonito para se diferenciar dos produtos já oferecidos, conceito que foi pioneiro para época.

Sua vida mudou para sempre em 1851, quando era levado ao Palais des Tuilleries para embalar as bagagens da Imperatiz Eugênia todas as vezes que o Imperador Napoleão III viajava.

Três anos mais tarde, em 1854, o francês decidiu inaugurar a Maison Louis Vuitton Malletier no número 4 da Rua Neuve dês Capucines, localizada no centro de Paris, próximo à icônica Praça Vendôme. Sempre com o objetivo de trazer inovações para suas mercadorias, a primeira ideia inovadora foi a de criar um tecido que fosse altamente resistente e revestido (uma lona encerada impermeável, surgindo assim o conceito de “malas a prova d’água”) para ser o substituto do couro.

Vuitton criou um tecido menos restrito do que a pele natural e com cheiro mais agradável (já que as na época, as malas de viagem eram conhecidas por terem mau odor). Além da mudança de tecido, o estilista também começou a revestir os cantos dos baús com canteiras de madeira, tornando-os mais resistentes.

Malas vintage Louis Vuitton

Quatro anos após a inauguração de sua Maison, ele criou as primeiras “malles plates”, um novo formato de baú (que possuía agora tampa reta, diferente dos modelos usuais com abaulada) que visava facilitar a acomodação em porões de navios e empilhamentos em trens e acrescentou o detalhe de sua assinatura pintada em cinza em cada exemplar. O seu apuro artesanal chamou a atenção de inúmeros nobres e membros da sociedade, que cada vez vais encomendavam com Louis Vuitton.

Com o grande crescimento da empresa e da demanda de encomendas, Georges Vuitton, filho de Louis, se juntou ao pai em 1870. No mesmo ano, Louis criou o ‘Gris Trianon’, produto que revolucionou o princípio do baú com seu material canvas na cor cinza claro. Mesmo volumoso, o Trianon era muito leve, pois era confeccionado em madeira álamo.

A dedicação da marca para artigos de viagem era tanta, que foram criados produtos sob encomenda exclusivamente para esse setor, como a Wardrobre (uma “mala-cama”) em 1879, mala-secretária, mala para sapatos, as icônicas caixas de chapéus, dentre outras criações incríveis e inéditas para a época. Dezesseis anos após a entrada de Georges na empresa, o jovem mostrou que herdou a mente criativa do pai ao criar em 1886 fechos de malas e bagagens com um sistema de fechamento inteligente, que consistia em um sistema único de trancas formado por duas fivelas com molas.

Fecho inteligente de malas Louis Vuitton
Fecho inteligente de malas Louis Vuitton

Este novo sistema fez com que as bagagens não fossem facilmente abertas, o que fez a maison ganhar a confiança de famílias abastadas que precisavam levar consigo objetos de grande valor.

Nos anos que se passaram, a marca francesa continuou a produzir artigos de viagens e bolsas e se tornar referência por seus modelos inovadores, sofisticados, luxuosos e com a mais alta qualidade e longa durabilidade.

Onde são fabricados os artigos atualmente?

Uma grande dúvida pode surgir onde são fabricados os produtos da Louis Vuitton, já que inúmeras marcas tem sua produção em países ocidentais, principalmente a China. Entretanto, na Louis Vuitton é diferente! Seus produtos em couro são fabricados exclusivamente em ateliês localizados na França, Espanha e Estados Unidos.

As malas e bolsas da marca francesa são confeccionados em um ateliê especial na França, mais especificamente em uma casa localizada na cidade de Asnières, que fica a poucos minutos de Paris. Lá, o ambiente é dividido em diferentes setores e possui uma equipe composta por diferentes profissionais como serralheiros, montadores e carpinteiros que criam a mão as incríveis peças da marca, além de confeccionarem peças customizadas e exclusivas para clientes.

Para mostrar de perto todo o processo de criação de suas icônicas malas e baús de viagens, em 2018, a Louis Vuitton abriu as portas do ateliê de Asniéres para o diretor francês Loïc Prigent conferir em primeira mão todas as etapas de confecção dos artigos.

Já conheciam mais sobre a história da maison francesa e seu legado de artigos de viagens e onde são feitas? Nos contem nos comentários!

No Etiqueta Única vocês podem encontrar diversas malas Louis Vuitton em diferentes modelos com até 78% OFF!

Similar Posts

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Chanel aumenta seus preços na Europa!

Uma das marcas mais tradicionais do planeta, a Chanel está presente no mercado de moda há mais de 100 anos e é responsável por inúmeras peças que são icônicas até hoje, graças a genialidade de sua fundadora, Gabrielle Chanel. Coco Chanel (como é conhecida por todos) criou diversos modelos de roupas e acessórios que foram…
capa do post de motivos para desapegar com o etiqueta unica

8 Motivos para desapegar com o Etiqueta Única!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Existem diversas maneiras de praticá-lo, como adquirir peças second hand, ter consciência do que está comprando, refletir sobre a utilidade da roupa no dia a dia e sobre o tempo…
capa do post de frases para o dia dos pais

30 Frases para o dia dos pais 2022!

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do ano para centenas pessoas! Este é o dia para celebrar uma das pessoas mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento (ou a partir de qualquer outro momento de sua vida) e está…
capa do post sobre curiosidades sobre a prada

5 curiosidades sobre a marca Prada!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão. Ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser…
Foto: Reprodução/Instagram @krisjenner

A importância das irmãs Kardashian-Jenner no mercado second hand

O mercado de second hand de luxo vem crescendo a cada ano, mostrando que está cada vez mais em alta. A mudança do olhar das pessoas em relação às peças paradas no guarda-roupas, a ampliação do entendimento da importância do consumo consciente e a crise econômica causada pela pandemia fez com que as peças de…
capa do post sobre presentes para cada tipo de pai

Ideias de Presente para todo tipo de pai!

O dia dos pais está chegando rapidamente (neste domingo, não se esqueça!) e nos dias que antecedem esta data, vem a grande dúvida de como presentear essa figura tão especial na sua vida, não é mesmo? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí…
Foto: Reprodução/Instagram @cphfw

Semana de Moda de Copenhaguen e a Sustentabilidade

Um dos assuntos mais em alta dos últimos anos, a sustentabilidade vai muito além do cuidado com o meio ambiente, se tratando também do nosso estilo de vida e de nossas escolhas e ações como consumidores. A indústria têxtil é uma das mais poluentes e maior impacto ambiental que existe, tendo uma estimativa de resíduos…
Capa do post sobre guia do desapego

O Guia Completo do Desapego!

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências e o que vestir: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo se tornaram pauta de discussões entre marcas e consumidores, além de serem assuntos frequentes em cúpulas e reuniões entre países. Este movimento não é necessariamente sobre…
capa do post de bolsas estariam ultrapassando os sneakers?

Estariam as bolsas masculinas ultrapassando os tênis no mercado de resale?

Foi-se o tempo em que certos modelos de bolsas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos anos modelos masculinos de bolsas de mão e tiracolo estão dominando as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais. E agora, elas estão dominando o mercado de luxo de resale, que cresce mais…
Foto 1: Reprodução/Instagram @amyastridd; Foto 2: Reprodução/Instagram @chiaraferragni. Clique na imagem e confira peças similares!

5 Peças atemporais para usar o ano todo!

A cada temporada e estação nosso guarda-roupa sofre mudanças, podendo ser drásticas ou não, para se adequar as temperaturas que irão começas a se tornara muito frequentes. Na primavera/verão, ele consiste de peças mais leves e fresquinhas e já no inverno roupas mais pesadas e quentinhas são as mais queridas e frequentes. Porém, existem algumas…
capa do post sobre ideias de presente para pais executivos

4 Ideias de presente para Pais executivos!

O dia dos pais está se aproximando rapidamente (dia 14 de Agosto, não se esqueça!) e na semana que antecede esta data vem a grande dúvida como presentear essa figura tão especial na sua vida? Todo pai tem seu estilo e gosto que podem variar do clássico à moderno, casual, despojado e por aí vai. As…
Foto: Reprodução/Instagram @gucci

Conheça a Gucci Blondie, a nova sensação da Gucci!

A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. Com modelos que são sofisticados, elegantes e atemporais, mas ainda sim descolados e estilosos, a grife italiana se consolidou como uma…