Foto: Reprodução/Instagram @voguebrail
|

O Legado de Thierry Mugler no mundo da moda

Thierry Mugler é conhecido por seus designs esculturais que possuem forte dose de apelo sexual e também pelo fetichismo na década de 1980.

No último domingo, 23 de Janeiro, o mundo se deparou com a triste e repentina notícia nas redes sociais do falecimento do estilista francês, que tinha 73 anos de idade.

Sua carreira de décadas no mundo da moda foi marcada pela teatralidade de suas criações e pelos cortes precisos, sendo um precursor na indústria, além de ser importante para diferentes aspectos, como o novo conceito de sexy na moda .

Confiram abaixo o legado e a marca deixada por Thierry Mugler no mundo da moda:

O Começo

 Manfred Thierry Mugler nasceu no dia 21 de Dezembro de 1948 na cidade de Estrasburgo, França. Sempre fascinado pelas artes criativas, descobriu aos 9 anos de idade a dança, o que o levou a entrar para o Ballet of the National Rhine Opera aos 14 anos. Lá, ele dançou profissionalmente por seis anos, onde aprimorou a sua compreensão sobre performance.

Em paralelo a carreira de dançarino, Thierry passou a frequentar a Escola de Belas Artes em 1966, aos 18 anos. Lá, teve diversas habilidades desenvolvidas, incluíndo a desenhar suas próprias roupas. Alguns anos mais tarde, quando tinha 24 anos de idade, o jovem mudou-se para a capital francesa, onde trabalhou como fotógrafo profissional e também como vitrinista para a boutique Gudule.

Não demorou muito para então que ele começasse a desenhar roupas que eram vendidas na Gudule, e, posteriormente a ser designer freelancer para lojas de Londres, Milão e Barcelona.

Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @france24)
Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @france24)

O nascimento da marca Thierry Mugler

A primeira linha própria de roupas de Thierry Mugler foi lançada em 1973, sendo batizada de Café Paris. O estilista tunisino Azzedine Alaïa logo se juntou à Mugler, ajudando a criar um visual que combinava a estética punk com os clássicos ternos de ombros largos inspirados nos uniformes militares franceses, resultando em um visual sofisticadamente urbano. A parceria entre ambos durou até o final da década de 1970.

Um ano após o lançamento da linha, em 1974, o estilista recebeu apoio financeiro para abrir sua própria empresa, nascendo assim a Thierry Mugler. Dois anos depois, Melka Tréanton, uma influente editora de moda da época, ajudou a lançar a sua carreira ao exibir seu trabalho em um evento da marca de cosméticos Shiseido, no Japão.

A primeira loja em Paris veio alguns anos mais tarde, em 1978, mesmo ano em que lançou sua linha de roupas masculinas.

Peças de Thierry Mugler. Clique na imPeças de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @voguefrance)
Peças de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @voguefrance)

Anos de Alta e Reconhecimento

O primeiro desfile com a presença do público em geral aconteceu apenas em 1984, onde teve a presença de 06 mil pessoas – metade delas, pagantes. Foi ali onde o francês mostrou seu talento e transformou a passarela em um grande espetáculo. A decisão de convidar o público foi muito inovadora, principalmente para uma época onde a informação era pouco acessível e a moda de elite era extremamente exclusiva. Este formato de desfile foi adotado posteriormente por outros designers.

Dentre as décadas de 1980 e 1990, as peças de Thierry conquistaram um grande trunfo comercial, tornando-o um grande renomado estilista internacional. Suas criações esculturais eram consideradas verdadeiras obras de arte, sempre inovadores e iconoclastas.

As grandes top models da época como Naomi Campbell, Linda Evangelista e Cindy Crawford eram as musas e estrelas de seus desfiles, que tinham como característica marcante serem performáticos, encarnando arquétipos fantásticos com doses certeiras de erotismo.

Peças de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @voguefrance)
Peças de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @voguefrance)

Entrada para a Alta Costura

Em 1992, quase 20 anos após sua primeira coleção, Thierry Mugler apresentou sua coleção de estréia na Alta Costura. Para a ocasião tão marcante e especial, o francês chamou 20 costureiras  para criar peças únicas articuladas em torno do espartilho, retomando a figura da ampulheta, que havia sido abandonada por conta da tendência do oversized nos anos 1980.

Suas coleções eram marcadas por terem muitos elementos fetichistas, como o constante uso de botas de salto alto, gargantilhas, coletes de montaria, couro e borracha. Sua popularidade dependia de sua ousadia, seu uso inovador de materiais e sua capacidade de canalizar a sexualidade.

Peças de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @dazedfashion)
Peças de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @dazedfashion)

O Perfume Angel e saída de cena

Em 1990, Thierry Mugler decide expandir seus negócios e lança sua linha própria de fragrâncias. O primeiro lançamento, que se tornou um clássico, foi o perfume Angel, lançado em 1992. O francês pediu ao perfumista francês Olivier Cresp que criasse algo que ressoasse a todos, ligado à suavidade e à infância, ao mesmo tempo em que trouxesse um apelo sensual, dando vontade de devorar quem o utilizasse.

Após 600 experimentos, Cresp consegue atingir o objetivo, criando o primeiro perfume gourmand (que remete a ingredientes utilizados na culinária) da história. Seu aroma marcante leva notas de mel, chocolate, baunilha, caramelo, patchouli e sândalo.

O frasco, em formato de estrela azul celeste e talhado como um diamante, foi desenvolvido pelo ateliê Verreries Bross. A proposta inusitada agradou mais que o esperado, fazendo do Angel o ícone de uma geração. Angel Men (1996), Alien (2005), Mirror, Mirror (2007) e Womanity (2010) são outros perfumes da marca que se destacam.

Perfume Angel de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @tak_ch_ee_23)
Perfume Angel de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @tak_ch_ee_23)

Sete anos mais tarde, em 1997, a empresa de cosméticos Clarins se torna principal acionista da marca e acaba suspendendo as linhas de roupa, tendo foco total apenas nas fragrâncias. Três anos após isso, Thierry acaba se aposentando, se mudando para a cidade de Nova Iorque e sumindo dos olhos do público. A partir daí, colocou toda sua energia criativa na produção de figurinos, incluíndo uma colaboração com o Cirque du Soleil.

Thierry Mugler e celebridades

Após sua aposentadoria, o estilista fez um breve retorno aos holofotes em 2009, quando se tornou consultor artístico de Beyoncé e desenhar os figurinos da turnê I Am…. A cantora havia ficado encantada pelo trabalho de Thierry após ver um espartilho do estilista em exibição na exposição ‘Superheroes’ (‘Superheróis’ em tradução livre)no Costume Institute, do Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

O designer foi responsável pela criação de 58 looks usados pela diva pop. Além disso, dirigiu três segmentos da apresentação, incluindo o final, e orientou outros detalhes, da iluminação à coreografia.

Cantora Beyoncé em criações de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @astrobih_)
Cantora Beyoncé em criações de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @astrobih_)

Dez anos mais tarde, Mugler deu outra breve pausa na aposentadoria para criar um look para Kim Kardashian usar no Met Gala. A criação dele se tornou uma das mais históricas do evento, sendo este um espartilho de látex que se agarrava ao corpo de Kim, como um vestido molhado, e cristais frisados pendiam remetendo à água escorrendo. A peça levou em torno de 8 meses para ser confeccionada.

Kim Kardashian com criação de Thierry Mugler no Met Gala. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @kimkardashian)
Kim Kardashian com criação de Thierry Mugler no Met Gala. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @kimkardashian)

Thierry Mugler foi um nome muito importante no mundo da moda e sempre será lembrado por seu talento, ousadia e criações que são desafiadoras, sensuais e verdadeiras obras de arte.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post de bolsas louis vuitton perfeitas para trabalhar

Dicas de autenticidade de bolsas Louis Vuitton!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…

Best of Cartier para o Dia dos Namorados

A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com…
capa do post sobre a nova exposição da Prada

Dia dos Namorados: 4 Bolsas Prada para emocionar!

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…

Dia dos Namorados: 4 Tênis Masculinos que são Presentes Infalíveis!

O Dia dos Namorados está se aproximando e, como de costume, a pergunta que não quer calar volta a assombrar muitos corações apaixonados: qual presente masculino mais agrada aos homens? Por alguma razão, encontrar o presente perfeito para os companheiros pode ser uma tarefa árdua, uma verdadeira caça ao tesouro onde o “X” parece se…
capa do post sobre comfy shoes para usar o ano todo

5 modelos de comfy shoes para usar o ano todo!

Por muitos anos, era quase mandatório as mulheres sacrificarem-se em sapatos desconfortáveis para estarem elegantes e sofisticadas. Mas este pensamento está mudando e cada vez mais o conforto e comodidade vem sendo colocados em primeiro lugar. Atualmente, as opções existentes de calçados que priorizam o conforto sem deixar de lado o estilo e a beleza…
capa do post sobre coleção de perfumes da Fendi

Fendi lança coleção de perfumes de luxo

A Fendi é uma marca de luxo fundada em Roma, na Itália, em 1925, que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau de qualidade e sofisticação. A marca italiana tem como símbolo o seu logotipo de F invertido (chamado de Zucca na versão maior e Zucchino na versão pequena),…
capa do post sobre bolsas saint laurent para presentear no natal

Super Sale: Melhores Oportunidades Yves Saint Laurent!

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…

O desfile da Celine no deserto e os rumores da saída do estilista Hedi Slimane!

Fofoca fashion: O mais recente desfile da Celine Men Winter 24 está causando alvoroço. Os motivos? São diversos! Em primeiro lugar, a escolha da locação foi o impressionante deserto californiano. Além disso, há fortes boatos circulando de que Hedi Slimane, estilista da marca desde 2018, está prestes a deixar a Celine. Se verdade ou não,…

As Joias Tiffany & Co que são perfeitas para o Dia dos Namorados

Uma das marcas de joias mais celebradas e desejadas do mundo, a Tiffany & Co foi fundada por Charles Lewis Tiffany e John B. Young em Nova Iorque em 1837. Com 185 anos de história, a joalheria lendária foi eternizada por Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. A Tiffany & Co é uma das…
capa do post sobre porque é a melhor hora para vender bolsas de luxo

Por que agora é a melhor hora para desapegar de bolsas de luxo?

O mundo da moda passou a ter inúmeras preocupações além de tendências: a sustentabilidade, o consumo consciente e como seus produtos estão impactando o mundo. Uma ótima forma de praticá-lo é desapegando de suas peças, principalmente suas bolsas de grifes de luxo. Você não apenas ajuda o meio ambiente, mas também faz com as peças…

Louis Vuitton: Tudo sobre a Origem do Nome da Marca Francesa!

Fundada em 1854 e atualmente sob o comando do estilista Nicolas Ghesquière na linha feminina e de Pharrell Williams na masculina, a Louis Vuitton continua a ser uma das grifes de luxo mais valiosas e desejadas globalmente. Mas você já parou para pensar por que a marca se chama Louis Vuitton? Para entender por que…
capa do post sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única

Tudo sobre o serviço de autenticidade do Etiqueta Única!

Quando falamos sobre artigos de luxo, seja qual for sua categoria, um dos pontos mais importantes é a sua autenticidade, principalmente quando comprados em lojas de second hand. Já que, infelizmente, atualmente a falsificação destes produtos é muito frequente. O Etiqueta Única é o maior portal de artigos de luxo semi novos do Brasil e…