Foto: Reprodução/Instagram @voguebrail
|

O Legado de Thierry Mugler no mundo da moda

Thierry Mugler é conhecido por seus designs esculturais que possuem forte dose de apelo sexual e também pelo fetichismo na década de 1980.

No último domingo, 23 de Janeiro, o mundo se deparou com a triste e repentina notícia nas redes sociais do falecimento do estilista francês, que tinha 73 anos de idade.

Sua carreira de décadas no mundo da moda foi marcada pela teatralidade de suas criações e pelos cortes precisos, sendo um precursor na indústria, além de ser importante para diferentes aspectos, como o novo conceito de sexy na moda .

Confiram abaixo o legado e a marca deixada por Thierry Mugler no mundo da moda:

O Começo

 Manfred Thierry Mugler nasceu no dia 21 de Dezembro de 1948 na cidade de Estrasburgo, França. Sempre fascinado pelas artes criativas, descobriu aos 9 anos de idade a dança, o que o levou a entrar para o Ballet of the National Rhine Opera aos 14 anos. Lá, ele dançou profissionalmente por seis anos, onde aprimorou a sua compreensão sobre performance.

Em paralelo a carreira de dançarino, Thierry passou a frequentar a Escola de Belas Artes em 1966, aos 18 anos. Lá, teve diversas habilidades desenvolvidas, incluíndo a desenhar suas próprias roupas. Alguns anos mais tarde, quando tinha 24 anos de idade, o jovem mudou-se para a capital francesa, onde trabalhou como fotógrafo profissional e também como vitrinista para a boutique Gudule.

Não demorou muito para então que ele começasse a desenhar roupas que eram vendidas na Gudule, e, posteriormente a ser designer freelancer para lojas de Londres, Milão e Barcelona.

Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @france24)
Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @france24)

O nascimento da marca Thierry Mugler

A primeira linha própria de roupas de Thierry Mugler foi lançada em 1973, sendo batizada de Café Paris. O estilista tunisino Azzedine Alaïa logo se juntou à Mugler, ajudando a criar um visual que combinava a estética punk com os clássicos ternos de ombros largos inspirados nos uniformes militares franceses, resultando em um visual sofisticadamente urbano. A parceria entre ambos durou até o final da década de 1970.

Um ano após o lançamento da linha, em 1974, o estilista recebeu apoio financeiro para abrir sua própria empresa, nascendo assim a Thierry Mugler. Dois anos depois, Melka Tréanton, uma influente editora de moda da época, ajudou a lançar a sua carreira ao exibir seu trabalho em um evento da marca de cosméticos Shiseido, no Japão.

A primeira loja em Paris veio alguns anos mais tarde, em 1978, mesmo ano em que lançou sua linha de roupas masculinas.

Peças de Thierry Mugler. Clique na imPeças de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @voguefrance)
Peças de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @voguefrance)

Anos de Alta e Reconhecimento

O primeiro desfile com a presença do público em geral aconteceu apenas em 1984, onde teve a presença de 06 mil pessoas – metade delas, pagantes. Foi ali onde o francês mostrou seu talento e transformou a passarela em um grande espetáculo. A decisão de convidar o público foi muito inovadora, principalmente para uma época onde a informação era pouco acessível e a moda de elite era extremamente exclusiva. Este formato de desfile foi adotado posteriormente por outros designers.

Dentre as décadas de 1980 e 1990, as peças de Thierry conquistaram um grande trunfo comercial, tornando-o um grande renomado estilista internacional. Suas criações esculturais eram consideradas verdadeiras obras de arte, sempre inovadores e iconoclastas.

As grandes top models da época como Naomi Campbell, Linda Evangelista e Cindy Crawford eram as musas e estrelas de seus desfiles, que tinham como característica marcante serem performáticos, encarnando arquétipos fantásticos com doses certeiras de erotismo.

Peças de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @voguefrance)
Peças de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @voguefrance)

Entrada para a Alta Costura

Em 1992, quase 20 anos após sua primeira coleção, Thierry Mugler apresentou sua coleção de estréia na Alta Costura. Para a ocasião tão marcante e especial, o francês chamou 20 costureiras  para criar peças únicas articuladas em torno do espartilho, retomando a figura da ampulheta, que havia sido abandonada por conta da tendência do oversized nos anos 1980.

Suas coleções eram marcadas por terem muitos elementos fetichistas, como o constante uso de botas de salto alto, gargantilhas, coletes de montaria, couro e borracha. Sua popularidade dependia de sua ousadia, seu uso inovador de materiais e sua capacidade de canalizar a sexualidade.

Peças de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @dazedfashion)
Peças de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @dazedfashion)

O Perfume Angel e saída de cena

Em 1990, Thierry Mugler decide expandir seus negócios e lança sua linha própria de fragrâncias. O primeiro lançamento, que se tornou um clássico, foi o perfume Angel, lançado em 1992. O francês pediu ao perfumista francês Olivier Cresp que criasse algo que ressoasse a todos, ligado à suavidade e à infância, ao mesmo tempo em que trouxesse um apelo sensual, dando vontade de devorar quem o utilizasse.

Após 600 experimentos, Cresp consegue atingir o objetivo, criando o primeiro perfume gourmand (que remete a ingredientes utilizados na culinária) da história. Seu aroma marcante leva notas de mel, chocolate, baunilha, caramelo, patchouli e sândalo.

O frasco, em formato de estrela azul celeste e talhado como um diamante, foi desenvolvido pelo ateliê Verreries Bross. A proposta inusitada agradou mais que o esperado, fazendo do Angel o ícone de uma geração. Angel Men (1996), Alien (2005), Mirror, Mirror (2007) e Womanity (2010) são outros perfumes da marca que se destacam.

Perfume Angel de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @tak_ch_ee_23)
Perfume Angel de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @tak_ch_ee_23)

Sete anos mais tarde, em 1997, a empresa de cosméticos Clarins se torna principal acionista da marca e acaba suspendendo as linhas de roupa, tendo foco total apenas nas fragrâncias. Três anos após isso, Thierry acaba se aposentando, se mudando para a cidade de Nova Iorque e sumindo dos olhos do público. A partir daí, colocou toda sua energia criativa na produção de figurinos, incluíndo uma colaboração com o Cirque du Soleil.

Thierry Mugler e celebridades

Após sua aposentadoria, o estilista fez um breve retorno aos holofotes em 2009, quando se tornou consultor artístico de Beyoncé e desenhar os figurinos da turnê I Am…. A cantora havia ficado encantada pelo trabalho de Thierry após ver um espartilho do estilista em exibição na exposição ‘Superheroes’ (‘Superheróis’ em tradução livre)no Costume Institute, do Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

O designer foi responsável pela criação de 58 looks usados pela diva pop. Além disso, dirigiu três segmentos da apresentação, incluindo o final, e orientou outros detalhes, da iluminação à coreografia.

Cantora Beyoncé em criações de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @astrobih_)
Cantora Beyoncé em criações de Thierry Mugler. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @astrobih_)

Dez anos mais tarde, Mugler deu outra breve pausa na aposentadoria para criar um look para Kim Kardashian usar no Met Gala. A criação dele se tornou uma das mais históricas do evento, sendo este um espartilho de látex que se agarrava ao corpo de Kim, como um vestido molhado, e cristais frisados pendiam remetendo à água escorrendo. A peça levou em torno de 8 meses para ser confeccionada.

Kim Kardashian com criação de Thierry Mugler no Met Gala. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @kimkardashian)
Kim Kardashian com criação de Thierry Mugler no Met Gala. Clique na imagem e confira criações do estilista! (Foto: Reprodução/Instagram @kimkardashian)

Thierry Mugler foi um nome muito importante no mundo da moda e sempre será lembrado por seu talento, ousadia e criações que são desafiadoras, sensuais e verdadeiras obras de arte.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

capa do post de bolsa mais barata Louis Vuitton

Quanto custa a bolsa mais barata da Louis Vuitton?

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre bolsas prada para presentear no dia das mães

Dia Das Mães: 4 Bolsas Prada perfeitas para presentear

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…
capa do post da primeira peça de luxo para investir

A Primeira Peça de Luxo para Investir

Peças de luxo são conhecidas por possuírem um valor bem elevado, principalmente quando falamos de bolsas. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos são valorizados a cada ano graças ao aumento de preço anual das principais marcas deste nicho. Com tantos modelos de diferentes marcas disponíveis no mercado, que possuem  designs…
capa do post sobre quanto custa bolsa dior bobby

Quanto custa uma bolsa Dior Bobby? Descubra o preço!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…

Conheça a Embaixadora da Miu Miu!

A Miu Miu é uma das marcas mais descoladas e divertidas do mundo da moda, conquistando fashionistas de todas as idades ao redor do mundo com suas criações estilosas e femininas. Desde a sua criação em 1993 por Miuccia Prada, a marca ganhou rapidamente uma legião de fãs fiéis, tornando-se uma das grifes mais importantes…
capa do post sobre peças básicas necessárias de se ter

8 Peças básicas necessárias de se ter!

O mundo moda é feito de tendências que estão sempre indo e vindo como em um ciclo, o que faz com que nosso guarda-roupa sofra mudanças constantes para acompanhar as trends que aparecerem a cada temporada. Porém, existem algumas peças básicas que nunca saem de moda e que são essenciais de se ter no armário….
capa do post de best of louis vuitton black week

4 Novas Bolsas Clássicas Louis Vuitton que toda fashionista deveria ter

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa do post sobre joias para presentear no dia das mães

5 Joias para presentear sua mãe no Dia das Mães

Joias são peças muito especiais e que estão presentes na história por séculos. Sendo muito delicadas e feitas do mais preciosos materiais, muitas delas são consideradas verdadeiras obras de arte, não apenas por seu design, mas por todo o trabalho manual envolvido em sua criação. Existem algumas marcas do ramo de luxo que se tonaram…
capa do post sobre desfile da dior em nova iorque

Tudo sobre o desfile da Dior em Nova Iorque!

Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de…

Os Embaixadores da Bottega Veneta: Quem São e Qual o seu Papel?

A Bottega Veneta, sob a direção criativa do designer Mattieu Blazy, continua a se destacar como uma das marcas de luxo mais desejadas do momento. Fundada  em 1966 por Michele Taddei e Rengo Zengiaro, a grife italiana tem uma abordagem que a diferencia de outros nomes famosos no setor de luxo. Com um estilo caracterizado…
capa do post sobre peças clássicas da Chanel

As peças icônicas da Chanel que são atemporais

A Chanel é uma das marcas de luxo mais conhecidas, desejadas e comentadas ao redor do mundo. Criada pela icônica estilista Coco Chanel, a marca foi responsável por uma grande ruptura na história da moda com seu estilo clássico, elegante e sofisticado, que prezava, acima de tudo, o conforto e a mobilidade da mulher. Com…
capa do post de presentes de luxo para sua mãe

4 Presentes de luxo para presentear sua mãe!

Comemorado no segundo domingo do mês de maio (neste ano no dia 12 de Maio), o Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano para inúmeras pessoas. Este é o dia para celebrar uma das mulher mais importantes na sua vida, que cuidou de você desde seu nascimento e está sempre ao…