O Etiqueta Única na mídia brasileira!
O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas de luxo como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas um investimento, já que possuem um alto valor.
O Etiqueta Única é o maior portal online de seminovos de luxo do Brasil, que faz a intermediação da compra e venda de artigos de luxo seminovos entre terceiros. Com quase 10 anos de mercado, o EÚ conta com o maior acervo online de produtos de luxo originais seminovos (contando com mais de 46.600 mil peças), além de frisar a importância do consumo consciente para uma vida mais sustentável e, também, reforçar os benefícios de abrir mão de itens que não são mais usados para dar espaço a novas peças.
Com tantos anos de história, o Etiqueta Única se consolidou como referência no setor de artigos second hand de luxo do Brasil, crescendo mais a cada ano e fazendo possível que inúmeras pessoas consigam comprar uma peça de luxo tão sonhada em bom estado de conservação e com certificado de autenticidade.
Pela longa trajetória e tradição, o portal ganhou grande reconhecimento na mídia especializada, saindo em matérias para diversos veículos renomados no país, como a revista Vogue Brasil, revista Glamour, site Exame.com, revista L’Officiel, jornal Valor Econômico, entre muitos outros! Confiram abaixo um pouco do que eles disseram sobre o EÚ:
Exame
Startup fatura R$ 10 milhões como ‘brechó de luxo’
Que tal comprar uma bolsa Christian Dior com 76 mil reais de desconto? E uma gravata Ermenegildo Zegna pelo mesmo preço de marcas nacionais? Essa é a proposta da Etiqueta Única, plataforma que reúne compradores e vendedores de produtos de luxo. E o segredo é apostar em second hand – que também passou a convencer a clientela pela sustentabilidade.
“Percebo que, para as gerações Z e Millennials, esse tipo de consumo acontece pela consciência dos impactos ambientais e porque entendem que bens de luxo são mais duráveis que fast fashion. Fora aquelas que tinham preconceito e percebem o benefício de pagar 7 mil reais na bolsa que custaria 20 mil reais na loja. Ninguém está ligando se comprou seminova e ainda economizou 13 mil reais. Então, acaba entrando no ciclo”, diz Nelson Barros, CEO da empresa.
Bazar de luxo na garagem da família
E tudo começou informalmente, dentro de uma garagem, vendendo apenas para familiares e amigos, com inspiração nas negociações de second hand que já eram comuns fora do Brasil em 2013. Mesmo com poucos clientes, o ticket médio era alto, o que inspirou a montar um e-commerce. Naquele ano, veio o único investimento externo e o negócio passou a crescer.
“Criei o business plan para digitalizar depois de quase três anos em garagens e recebemos um aporte com prazo relativamente curto. Era menos do que precisávamos para estruturar tudo [o valor não foi revelado] e aproveitamos para aumentar a credibilidade. Porque não somos marca. Somos um portal intermediador. E precisamos que acreditem na gente”, afirma.
Como garantir que nenhum produto é falso
Para garantir a autenticidade de produtos, existem equipes dedicadas à inspeção manual de todos os itens – considerado um dos principais diferenciais da Etiqueta Única pelos fundadores –, seguindo um manual (criado internamente) com as características e especificidades de cada fabricante. Além disso, fotos, logística e até a higienização ficam por conta da empresa.
“Com isso, a gente também melhora a credibilidade. E não temos taxas-surpresa: nosso faturamento é com comissionamento e, por isso, o vendedor só paga depois que a peça é vendida. Só cobramos uma tarifa de 70 reais caso o anunciante retire o produto antes de completar três meses na plataforma, por conta do trabalho para fotografar e preparar os produtos”, diz.
Para conferir mais o que a Exame disse sobre o Etiqueta Única, clique aqui.
Metrópoles #1
Fundador do Etiqueta Única, Nelson Barros fala sobre o brechó on-line
O brechó Etiqueta Única se consagrou como um renomado portal de luxo on-line. A plataforma foi criada para intermediar a compra e venda de artigos seminovos. Com peças de vestuário, acessórios e calçadas, a empresa trabalha com marcas como Chanel, Louboutin, Gucci, Balenciaga, Louis Vuitton e Prada. Fundador do empreendimento, Nelson Barros conversou com a coluna sobre a trajetória do negócio.
O Etiqueta Única nasceu há oito anos, quando o second hand ainda não estava tão difundido no país. Formado em administração, Nelson Barros já tinha experiência no mercado financeiro e nutria o sonho de empreender.
“Em 2010, junto a um amigo, fundamos uma empresa focada em otimização e higienização de sistema de ar condicionados para eficiência energética. Em paralelo, com a minha mulher Patricia [Barros], vimos uma oportunidade no mercado de seminovos de luxo”, lembra. “Inicialmente no ‘boca a boca’, arrecadamos peças de amigos e conhecidos e começamos a fazer os primeiros bazares na garagem de casa.”
Ao longo dos últimos anos, o mercado de revendas teve um crescimento significativo. Entre os motivos que conquistam a clientela, estão a vantagem de preços mais acessíveis, a exclusividade e também a preocupação com o meio ambiente.
O Etiqueta Única acompanha a tendência. Nos últimos três anos, teve um crescimento médio de 40%. Somente em 2020, mesmo em meio à pandemia, mais de 25 mil produtos foram vendidos. A multimarcas de revendas destaca que um dos diferenciais é o Credit Month, ação de compra que gera 5% em créditos para novas aquisições no site.
Metrópoles #2
Entenda por que comprar uma bolsa de luxo pode ser um investimento
Comprar uma bolsa de luxo é um sonho de muitos fashionistas. No entanto, a aquisição pode estar muito além de um capricho ou da vontade de compor looks com o acessório. O ato pode ser um verdadeiro investimento. Mesmo em meio à pandemia, que gerou uma crise global, alguns itens de luxo tiveram valorização significativa.
No mercado de luxo, há marcas específicas que sempre estão em alta. No topo, estão etiquetas francesas, como Hermès, Dior, Chanel, Louis Vuitton, Saint Laurent e Balenciaga. Em empresas de revenda de luxo, elas são as mais procuradas. Marcas italianas também são relevantes na temática. Entre elas, estão Gucci, Bottega Veneta, Fendi, Prada, Valentino.
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Nos últimos tempos, um fator que tem contribuído é a alta do mercado de segunda mão. A conscientização em relação ao impacto da moda no meio ambiente e a consolidação das mídias sociais como a grande voz do consumidor moderno transformaram o desapego na tendência que mais cresce no universo fashion.
De acordo com uma pesquisa da empresa de análise de varejo GlobalData, o valor global movimentado pelo second hand deve ir de US$ 24 bilhões para US$ 51 bilhões.
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Sócia-fundadora do brechó on-line Etiqueta Única, Patricia Barros ressalta que Chanel e Hermès são as marcas que mais valem a pena para revenda. “Muitas marcas valorizam ao longo do tempo, por exemplo, uma bolsa da Chanel, a Double Flap Pequena, que você podia comprar por R$ 25.800, por volta de três anos atrás, hoje custa nas lojas R$ 48.200”.
No Etiqueta Única, alguns modelos sempre estão em alta. “Os procurados com muita frequência são as Double Flap da Chanel, Neverfull da Louis Vuitton, Constance da Hermès, St Louis da Goyard e Marmont da Gucci”, evidencia.
Para conferir a matéria completa, clique aqui.
Você tem interesse em desapegar de peças que estão paradas no seu armário mas não sabem como? É um processo muito fácil e rápido e o Etiqueta Única faz tudo para você! Saiba como vender suas peças sem sair de casa!