O Desfile Masculino da Louis Vuitton em Xangai!
Começando a voltar ao “novo normal”, a Louis Vuitton foi uma das primeiras marcas a fazer um desfile presencial de sua nova coleção masculina. Com Xangai, na China, como plano de fundo, a marca francesa apresentou no dia 06 de Agosto criações assinadas por Virgil Abloh, diretor artístico da linha masculina da maison.
Com grandes estruturas na cor vermelho e estampas com as iniciais LV, o desfile teve um clima muito descontraído e uma duração de 30 minutos, o que geralmente é duas ou três vezes mais do que a duração de um desfile de moda tradicional, além de ter sido transmitido pelas redes sociais da marca.
Além das estruturas vermelhas com as iniciais da marca, o cenário também era composto por personagens gigantescos que estavam sob contêineres, enquanto isso, membros da equipe Louis Vuitton que vestiam macacões azuis e seguravam objetos que se pareciam com nuvens ou algodões doces.
Tal temática de nuvens e algodões doces não é uma novidade nos cenários de desfiles de Virgil, aparecendo em uma temporada passada. E isto não foi apenas uma coincidência, em uma entrevista com o site WWD em julho, o estilista contou que a moda masculina da Louis Vuitton será, a partir de agora, reciclada e itinerante.
“[Esse desfile] é provavelmente o maior salto que eu já dei na criação de uma nova maneira de trabalhar… [Os Desfiles agora] vão viajar pelo mundo, [e haverão] algumas novidades e outras coisas já vistas. As ideias – a própria base da moda – não são mais descartáveis.” disse ele.
A Coleção
Para a coleção Primavera/Verão 2021, Virgil Abloh inovou ao usar não apenas ideias recicladas, mas também materiais usados em coleções anteriores da Louis Vuitton, reforçando o que o estilista contou em sua entrevista ao WWD.
Modelos desfilaram looks com cores fortes, peças que possuíam cortes exagerados, chapéus que chamavam a atenção por sua extravagância, estampas de desenhos e personagens animados não apenas nas roupas, mas principalmente nos acessórios como bolsas e malas. O desfile também teve como estrela o ex-integrante da banda de K-POP EXO, Kris Wu, que é embaixador da maison francesa.
No manifesto apresentado para a imprensa e convidados, o estilista, consciente que é o primeiro negro a ocupar seu cargo na Louis Vuitton, disse:
“Para todos os efeitos e nuances, muitas vezes tenho explicado a minha realidade como um homem negro em uma casa de luxo francesa. Estou bem ciente das minhas responsabilidades. Em vez de pregar sobre isso, espero dar o exemplo e abrir a porta para as gerações futuras. … É meu desejo imbuir os códigos tradicionais de luxo com meus próprios valores progressistas. A nuance, como o sarcasmo, pode ser difícil de entender.”
Ainda sobre a ideia de reciclar ideias e materiais para esta coleção e também para as futuras, a Louis Vuitton contou que apenas dois looks do desfile foram confeccionados com materiais novos. Outros 25 looks foram feitos a partir de tecidos reciclados e outros 25 possuíam itens que foram re-utilizados de coleções anteriores, tirados dos looks favoritos do time de criação da marca francesa.
Vocês podem conferir o desfile completo da coleção Primavera/Verão 2021 da Louis Vuitton, intitulada “Upcycling Ideology” abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=jTwW4ZrqT3w
O que acharam desta coleção? Gostaram? E o que acham da iniciativa da marca e de Virgil Abloh de reciclar e re-utilizar itens e ideias de coleções passadas? Nos conte nos comentários!