capa do post sobre Louvre anunciar sua primeira exposição de moda
|

Museu do Louvre anuncia sua primeira exposição de moda!

Para os amantes da moda e de sua história, uma das melhores maneiras de aprender sobre sua evolução, além de livros e documentários, é visitar museus ou exposições. Neles estão expostos diversos exemplares de vestimentas, acessórios e calçados de diversos períodos, dando a oportunidade de um aprendizado de forma prática, lúdica e muitas vezes até mesmo interativa.

Além de museus dedicado à grande casas de moda, estilistas e moda em geral espalhados ao redor do mundo, existem exposições sobre temas, coleções de marcas ou pessoas específicas que tiveram grande importância na indústria sendo inauguradas todos os meses que valem a visita.

E uma nova exibição sobre moda, que promete ser uma das mais badaladas de 2025, acaba de ser anunciada: no icônico e importante Museu do Louvre, que está organizando sua primeira exposição focada na indústria.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confira abaixo mais detalhes sobre a primeira exposição de moda do Museu do Louvre:

A primeira exposição de Moda do Louvre

Louco pelas decorações de interiores do século XVIII, o falecido estilista alemão Karl Lagerfeld visitava frequentemente o Museu do Louvre, conhecia de cor o seu acervo e se inspirava nos seus suntuosos móveis e telas laqueadas.

Em Janeiro de 2025, algumas das criações de Alta Costura e de coleções Métiers d’Art do designer para a Chanel, todas inspiradas em itens do Louvre, invadirão o célebre museu de Paris, que está montando sua primeira exposição focada na moda, mostrando como objetos preciosos desde os tempos bizantinos até o Segundo Império Francês alimentou a imaginação dos designers – e continua a fazê-lo.

“Esta é realmente a primeira vez que o Louvre decide criar uma exposição sobre a relação entre a moda e as suas próprias coleções”, disse Olivier Gabet, diretor do departamento de artes decorativas do Museu do Louvre, ao site Women’s Wear Daily.

O objetivo da mostra é “realmente tentar compreender porque os museus podem ser interessantes e importantes para os designers de moda e como as coleções, especialmente no Louvre, podem nutrir e inspirar as coleções dos estilistas”.

Prevista para ocorrer de 24 de janeiro a 21 de julho, a exposição – cujo título ainda não foi finalizado – vai apresentar cerca de 65 conjuntos e 30 acessórios. Eles serão instalados nos 901 metros quadrados que exibem o vasto acervo de artes decorativas do Louvre, que vai desde armaduras, cerâmicas, marfins, tapeçarias, instrumentos científicos, joias, bronzes, vitrais e prataria até os luxuosos apartamentos de Napoleão III.

Criado oficialmente em 1893, o museu acumula um acervo de 20 mil objetos, dos quais pouco mais de um terço estão em exposição. Como não possui acervos de moda, exceto alguns casacos luxuosos da Ordem do Espírito Santo, o Louvre irá pegar emprestado looks de uma série de designers de moda e marcas da França, Itália, Reino Unido e Estados Unidos.

Apartamento de Napoleão II no Museu do Louvre. (Foto: Reprodução/Instagram @museelouvre)
Apartamento de Napoleão II no Museu do Louvre. (Foto: Reprodução/Instagram @museelouvre)

Para esta exposição, Oliver Gabet optou por focar em “criações mais recentes” – dos anos 60 até hoje – e está ansioso para demonstrar como a moda contemporânea está muitas vezes enraizada na história, com designers se inspirando em obras de arte objetos decorativos para criar silhuetas e cores.

Segundo Gabet, a nova mostra pode fazer com que um “tipo diferente de público” possa olhar as “coleções muito históricas” do museu, que ele reconhece que podem ser diferentes e extrínsecas, especialmente para os jovens.

“Acho que o design de moda é uma excelente ponte entre gerações e museus – uma forma de falar sobre algo que é muito antigo de uma forma muito fresca, muito nova e muito viva. Espero que seja outra forma de olhar para a coleção do Louvre,” disse Oliver em uma entrevista.

Gabet, que é curador da exposição, disse que pretende tornar imediatamente óbvias as ligações entre os objetos históricos e as criações de moda recentes, embora reflitam vários graus de inspiração – às vezes quase direta e literal, às vezes mais confusas em um mood board.

Galeria Apollo no Louvre. (Foto: Reprodução/Instagram @museelouvre)
Galeria Apollo no Louvre. (Foto: Reprodução/Instagram @museelouvre)

O espírito da exposição é exaltar o fato de os designers de moda e outros criativos alimentados pelos museus serem muitas vezes os melhores embaixadores destas instituições, atraindo percepções e ligações diferentes das dos curadores ou historiadores da arte.

Todas as roupas e acessórios estarão espalhados pelas galerias permanentes do Louvre, com a arquiteta de interiores Nathalie Crinière recrutada para fazer a cenografia. Crinière colaborou com Gabet em exposições de grande escala na Les Arts Décoratifs, incluindo a de grande sucesso da Dior em 2017.

A exposição também homenageará Madame Carven, pois ela e o marido foram grandes benfeitores do Louvre, doando uma importante coleção de móveis e objetos decorativos do século XVIII. “Portanto, serão diferentes camadas de relacionamento”, disse Gabet. Os participantes vão desde Dolce & Gabbana e Yohji Yamamoto “talvez alguma surpresa com designers de moda mais jovens”, brincou ele.

O projeto do Louvre será único pela profundidade do acervo, que abrange mais de uma dezena de séculos, e pelo facto de a exposição não ser monográfica, apresentando o trabalho de cerca de 40 designers.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • 3 Acessórios de marcas de luxo na Cyber Week

    Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
  • Best of Ferragamo na Cyber Weeek: 3 Acessórios Presenteáveis

    Ferragamo é cinema, história e design exclusivo. Fundada em 1927 por Salvatore Ferragamo, que conquistou Hollywood calçando musas como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, a maison continua a evoluir sob Maximilian Davis, trazendo frescor e sofisticação ao legado de quase cem anos. Os acessórios femininos vão além dos sapatos: flats, bolsas-desejo e bijoux que mais…
  • As Melhores Bolsas de Luxo na Cyber Week

    As bolsas datam dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares de vezes, sendo imaginada nos mais variados formatos, tecidos e detalhes. Um dos grandes marcos…
  • Versace em ebulição: a saída de Dario Vitale e o início da era Prada Group

    Breaking News: Dario Vitale deixa a Versace. A “Grife da Medusa” mal teve tempo de respirar após seu retorno à órbita de um grande conglomerado italiano. Dois dias depois de o Prada Group concluir oficialmente a compra da maison, o designer anuncia sua saída do cargo de diretor criativo. Um movimento que, embora surpreendente à…
  • Cloud Dancer é a cor do Ano de 2026!

    Todos os anos a Pantone Color Institute escolhe a cor do ano, que serve de referência e aposta não apenas para os profissionais da moda, mas também para as mais diferentes indústrias existentes. O processo de escolha da cor requer decisões muito ponderadas e uma análise de tendências consistente. Para chegar à decisão a cada…
  • Surpresa: Gucci apresenta Coleção Pre-Fall 2026 em Lookbook!

    Um dia depois do impactante desfile Chanel Métiers d’Art  em Nova York, a Gucci pegou o mercado de luxo de surpresa ao liberar hoje, o lookbook completo de sua coleção Pre-Fall 2026, batizada de “Generation Gucci”. Fotografado pelo próprio Demna, o material funciona como um manifesto visual que antecipa o que veremos em fevereiro, quando…
  • Pequenos Acessórios Femininos Louis Vuitton na Cyber Week

    A história de uma das maiores marcas de luxo é frequentemente contada por meio de suas bolsas icônicas, mas existe um outro capítulo, menor no tamanho, imenso no impacto, que merece luz própria: os acessórios femininos da Louis Vuitton. São criações delicadas que quando observadas de perto, fica claro que o encanto está nos detalhes….
  • 4 Peças da Valentino que valem o investimento na Cyber Week

    Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
  • As bolsas Dior para investir na Cyber Week

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…
  • Bolsas Louis Vuitton na Cyber Week: Achados que só Fashionistas Reconhecem!

    A história da Louis Vuitton não é só marcada por best-sellers globais como a Speedy, Capucines e a Alma, mas também por bolsas que atraem quem olha moda além da superfície. Embora nem sempre estejam nos feeds ou nas vitrines mais disputadas, alguns modelos menos famosos (injustamente) guardam características que os tornam atemporais: linhas bem…
  • Semana de Moda de Nova York irá Banir uso de Pele

    A Semana de Moda de Nova York (NYFW), que dá início ao calendário internacional de desfiles, acaba de anunciar uma mudança histórica. O Conselho de Designers de Moda da América (CFDA) confirmou que o uso de peles de origem animal estará proibido em todos os eventos e apresentações da programação oficial a partir de setembro…
  • Chanel apresenta Desfile Métiers d’Art 2026 no Metrô de NYC!

    Quando se trata de revelar suas novas coleções, as marcas de moda, principalmente do ramo de luxo, gostam de fazer grandes espetáculos e eventos. Mas, no entanto, ninguém faz algo tão grande como a marca francesa Chanel. A Chanel é conhecida por seus desfiles com cenários e temas extravagantes, nunca poupando esforços para fazer de…