banner summer sale

capa do post sobre Louvre anunciar sua primeira exposição de moda
|

Museu do Louvre anuncia sua primeira exposição de moda!

Para os amantes da moda e de sua história, uma das melhores maneiras de aprender sobre sua evolução, além de livros e documentários, é visitar museus ou exposições. Neles estão expostos diversos exemplares de vestimentas, acessórios e calçados de diversos períodos, dando a oportunidade de um aprendizado de forma prática, lúdica e muitas vezes até mesmo interativa.

Além de museus dedicado à grande casas de moda, estilistas e moda em geral espalhados ao redor do mundo, existem exposições sobre temas, coleções de marcas ou pessoas específicas que tiveram grande importância na indústria sendo inauguradas todos os meses que valem a visita.

E uma nova exibição sobre moda, que promete ser uma das mais badaladas de 2025, acaba de ser anunciada: no icônico e importante Museu do Louvre, que está organizando sua primeira exposição focada na indústria.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Confira abaixo mais detalhes sobre a primeira exposição de moda do Museu do Louvre:

A primeira exposição de Moda do Louvre

Louco pelas decorações de interiores do século XVIII, o falecido estilista alemão Karl Lagerfeld visitava frequentemente o Museu do Louvre, conhecia de cor o seu acervo e se inspirava nos seus suntuosos móveis e telas laqueadas.

Em Janeiro de 2025, algumas das criações de Alta Costura e de coleções Métiers d’Art do designer para a Chanel, todas inspiradas em itens do Louvre, invadirão o célebre museu de Paris, que está montando sua primeira exposição focada na moda, mostrando como objetos preciosos desde os tempos bizantinos até o Segundo Império Francês alimentou a imaginação dos designers – e continua a fazê-lo.

“Esta é realmente a primeira vez que o Louvre decide criar uma exposição sobre a relação entre a moda e as suas próprias coleções”, disse Olivier Gabet, diretor do departamento de artes decorativas do Museu do Louvre, ao site Women’s Wear Daily.

O objetivo da mostra é “realmente tentar compreender porque os museus podem ser interessantes e importantes para os designers de moda e como as coleções, especialmente no Louvre, podem nutrir e inspirar as coleções dos estilistas”.

Prevista para ocorrer de 24 de janeiro a 21 de julho, a exposição – cujo título ainda não foi finalizado – vai apresentar cerca de 65 conjuntos e 30 acessórios. Eles serão instalados nos 901 metros quadrados que exibem o vasto acervo de artes decorativas do Louvre, que vai desde armaduras, cerâmicas, marfins, tapeçarias, instrumentos científicos, joias, bronzes, vitrais e prataria até os luxuosos apartamentos de Napoleão III.

Criado oficialmente em 1893, o museu acumula um acervo de 20 mil objetos, dos quais pouco mais de um terço estão em exposição. Como não possui acervos de moda, exceto alguns casacos luxuosos da Ordem do Espírito Santo, o Louvre irá pegar emprestado looks de uma série de designers de moda e marcas da França, Itália, Reino Unido e Estados Unidos.

Apartamento de Napoleão II no Museu do Louvre. (Foto: Reprodução/Instagram @museelouvre)
Apartamento de Napoleão II no Museu do Louvre. (Foto: Reprodução/Instagram @museelouvre)

Para esta exposição, Oliver Gabet optou por focar em “criações mais recentes” – dos anos 60 até hoje – e está ansioso para demonstrar como a moda contemporânea está muitas vezes enraizada na história, com designers se inspirando em obras de arte objetos decorativos para criar silhuetas e cores.

Segundo Gabet, a nova mostra pode fazer com que um “tipo diferente de público” possa olhar as “coleções muito históricas” do museu, que ele reconhece que podem ser diferentes e extrínsecas, especialmente para os jovens.

“Acho que o design de moda é uma excelente ponte entre gerações e museus – uma forma de falar sobre algo que é muito antigo de uma forma muito fresca, muito nova e muito viva. Espero que seja outra forma de olhar para a coleção do Louvre,” disse Oliver em uma entrevista.

Gabet, que é curador da exposição, disse que pretende tornar imediatamente óbvias as ligações entre os objetos históricos e as criações de moda recentes, embora reflitam vários graus de inspiração – às vezes quase direta e literal, às vezes mais confusas em um mood board.

Galeria Apollo no Louvre. (Foto: Reprodução/Instagram @museelouvre)
Galeria Apollo no Louvre. (Foto: Reprodução/Instagram @museelouvre)

O espírito da exposição é exaltar o fato de os designers de moda e outros criativos alimentados pelos museus serem muitas vezes os melhores embaixadores destas instituições, atraindo percepções e ligações diferentes das dos curadores ou historiadores da arte.

Todas as roupas e acessórios estarão espalhados pelas galerias permanentes do Louvre, com a arquiteta de interiores Nathalie Crinière recrutada para fazer a cenografia. Crinière colaborou com Gabet em exposições de grande escala na Les Arts Décoratifs, incluindo a de grande sucesso da Dior em 2017.

A exposição também homenageará Madame Carven, pois ela e o marido foram grandes benfeitores do Louvre, doando uma importante coleção de móveis e objetos decorativos do século XVIII. “Portanto, serão diferentes camadas de relacionamento”, disse Gabet. Os participantes vão desde Dolce & Gabbana e Yohji Yamamoto “talvez alguma surpresa com designers de moda mais jovens”, brincou ele.

O projeto do Louvre será único pela profundidade do acervo, que abrange mais de uma dezena de séculos, e pelo facto de a exposição não ser monográfica, apresentando o trabalho de cerca de 40 designers.

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Jacquemus Inverno 2026: Marca francesa homenageia Paloma Picasso

    Mesmo quem não acompanha de perto o calendário das semanas de moda provavelmente já cruzou com alguma imagem da Jacquemus nas redes sociais: desfiles em cenários improváveis, silhuetas marcadas, acessórios que viralizam e uma estética imediatamente reconhecível. No inverno 2026, apresentado no último domingo (26/01) em Paris, Simon Porte Jacquemus voltou a provar por que…
  • Quem é a Embaixadora da Jacquemus? Marca Francesa Anuncia seu Primeiro Nome

    Toda grande marca de luxo tem um time de embaixadores. Mas você sabe quem é a embaixadora da Jacquemus? A marca francesa, embora muito mais jovem do que nomes parisienses como Dior, Louis Vuitton ou Chanel, conquistou uma base sólida de clientes e admiradores ao redor do mundo e anunciou recentemente a primeira “Embaixadora Jacquemus”….
  • Desfile Masculino da Hermès Inverno 2026/27: Despedida Histórica com Solados Laranja

    Final de semana agitado no mundo da moda! O desfile masculino da Hermès Inverno 2026/2027 em Paris, ainda ecoa entre fashionistas, clientes, admiradores e profissionais da indústria. Não apenas pela coleção em si, mas pelo que ela representou: o encerramento discreto, e profundamente chic, de um dos ciclos mais longos e consistentes da moda de…
  • 5 Bolsas Coloridas para investir na Summer Sale

    A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
  • Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

    O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
  • 4 Oportunidades da Dior para não perder na Summer Sale

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de sete décadas de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
  • As bolsas clássicas da Gucci na Summer Sale

    A Gucci é uma das marcas mais conhecidas e famosas no mundo da moda. Ela se tornou referência no ramo por suas por suas peças, principalmente suas bolsas, que possuem modelos inovadores, divertidos e qualidade excepcional. A marca italiana é conhecida atualmente por seu estilo descolado e muito moderno, repleta de peças coloridas, estampadas que são as…
  • As peças imperdíveis da Summer Sale do EÚ

    Artigos de luxo são comumente conhecidos por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual e alta qualidade. Eles são considerados por muitos um investimento, já que muitas peças acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com…
  • Taylor Russell é a nova embaixadora da Dior!

    ma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 76 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, como a clássica bolsa Lady Dior,…
  • As Bolsas Crossbody da Chanel que são clássicas e atemporais

    história da bolsas transversal é datada no final da Segunda Guerra Mundial, especificamente na década de 40. Nesta época, a mulher começou a ter um novo papel na sociedade, já que houve maior demanda da mão-de-obra feminina devido ao fato que os homens estavam na guerra. Com isso, surgiu a necessidade de ter maior mobilidade, algo…
  • O Desfile Masculino da Dior Inverno 2026 por Jonathan Anderson é o Assunto da Vez!

    Um dia após a apresentação, o desfile masculino da Dior assinado por Jonathan Anderson na Paris Fashion Week Inverno 2026 continua entre os assuntos mais comentados nas redes sociais e nos bastidores da indústria. Não se trata apenas de impacto visual ou de peças ousadas, mas de uma coleção que reabre discussões antigas, e ainda…
  • Dicas de Marcas e Roupas de Luxo para um Armário de Verão Elegante

    Quando o assunto é marcas e roupas de luxo específicas para o verão, o guarda-roupa pede uma combinação precisa entre frescor, refinamento e materiais nobres. Em uma estação marcada por altas temperaturas, menos camadas e mais exposição à luz natural, as peças ganham protagonismo absoluto. É justamente aí que entram as grandes maisons e nomes…