capa do post sobre mulheres a frente de grandes marcas
|

4 Mulheres à frente de grandes marcas de Luxo

É comemorado hoje, 08 de Março, o Dia Internacional da Mulher. A celebração foi instituída após um evento intitulado “Dia da Mulher” que ocorreu em Fevereiro de 1909 na cidade de Nova York, marcado por diversas manifestações pela igualdade de direitos civis e a favor do voto feminino, o qual era proibido até então.

A data homenageia as mulheres de todo o mundo e simboliza a história de superação, dedicação e luta por direitos no decorrer da história.

Confira abaixo quatro mulheres que estão à frente de grandes marcas de luxo:

04. Miuccia Prada – Prada & Miu Miu

A moda sempre esteve presente na vida de Miuccia Prada, já que a mesma é neta de Mario Prada, um dos fundador da luxuosa marca Prada.

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Mario e seu irmão, Martino, fundaram a marca no ano de 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (irmãos Prada em italiano). Os irmãos abriram sua primeira loja na prestigiada Galleria Vittorio Emanuele II em 1913, onde vendiam e produziam exclusivos acessórios de luxo, como malas de viagem, bolsas e acessórios em couros especiais e diferenciados, como couro de leão marinho, que era importado da Inglaterra.

A marca ficou conhecida por seus artigos de alta qualidade e luxo e, já em 1919, a loja em Milão virou a favorita da realeza e aristocracia italiana. Além de ser apontada como fornecedora oficial da Família Real Italiana.

Miuccia Prada nos anos 90. (Foto: Reprodução/Instagram @whatmiuccia)
Miuccia Prada nos anos 90. (Foto: Reprodução/Instagram @whatmiuccia)

Antes de ingressar no mundo da moda, Miuccia cursou Ciências Políticas na Universidade de Milão. Ingressou na marca da família (que tinha sua mãe, Luiza Prada como sucessora de Mario) nos anos 80, no departamento de acessórios, onde atualizou o design de toda a linha e também criou uma linha de mochilas confeccionada em nylon (ideia inovadora na marca, já que utilizavam apenas couro em suas peças).

Sua primeira coleção feminina para a Prada foi desfilada em 1988 e foi um sucesso de crítica. Em 1993, lançou a Miu Miu como uma segunda linha da Prada, que tinha como inspiração o seu próprio guarda roupa, além de possuir um estilo jovial e moderno.

Estando à frente da empresa, Miuccia a transformou em um império da moda e a consolidou como uma das referências no setor de luxo. Sua carreira é marcada por sua criatividade e pela busca do diferencial e inovador em suas criações.

Miuccia Prada. Clique na imagem e confira criações da Prada! (Foto: Reprodução/Instagram @whatmiuccia)
Miuccia Prada. (Foto: Reprodução/Instagram @whatmiuccia)

03. Chemena Kamali – Chloé

Chemena Kamali nasceu na Alemanha em 1981 e se formou na Universidade de Trier.

Kamali entrou no mundo da moda através de um mestrado na Central Saint Martin’s University of the Arts de Londres com a famosa professora Louise Wilson, onde se formou em 2007.

“Quando você cresce na Alemanha nos anos 90, Karl Lagerfeld era realmente um ícone, um herói nacional, e fiquei atraída pelo que ele fez na Chloé. Como parte do meu curso de graduação tive que fazer um estágio. Todos os outros estudantes estavam enviando vinte inscrições para todas as grandes casas de Paris, Milão e Londres, e eu não enviei nenhuma inscrição. Eu só queria ir para Chloé – por causa do Karl, e também porque era o início da passagem de Phoebe [Philo] lá”, contou ela em entrevista para a Vogue US.

Chemena Kamali. (Foto: Reprodução/Vogue Brasil)
Chemena Kamali. (Foto: Reprodução/Vogue Brasil)

Começou sua carreira na própria Chloé, como parte da equipe de Phoebe Philo e mais tarde retornou como Diretora de Design para Clare Waight Keller em 2012. Em 2016, ela foi Diretora de Design de Pronto-a-Vestir Feminino para Anthony Vaccarello na Saint Laurent.

Em 2023, foi anunciado que Chemena foi nomeada como a nova Diretora Criativa da Chloé, marcando um retorno significativo para ela e para a Maison. “O meu coração sempre foi da Chloé. É assim desde que entrei pelas suas portas, há mais de 20 anos. Voltar parece natural e muito pessoal para mim. É uma grande honra para mim assumir esta função e dar continuidade à visão que Gaby Aghion e Karl Lagerfeld definiram no início da história da maison”, disse ela na época.

A estilista apresentou sua primeira pré-coleção para a Chloé em Paris em janeiro de 2024, seguida pela coleção Outono/Inverno 2024, que foi desfilada em Fevereiro do mesmo ano, onde apresentou silhuetas que brincam com a estrutura e fluidez e trazendo movimento às peças.

Chemena Kamali. (Foto: Reprodução/Instagram @voguerunway)
Chemena Kamali. (Foto: Reprodução/Instagram @voguerunway)

02. Stella McCartney – Stella McCartney

Filha do famoso ex-baixista dos Beatles, Sir Paul McCartney, e da fotógrafa americana Linda McCartney, a designer precisou provar todo seu potencial e talento no mundo da moda. Stella McCartney demonstrou interesse pelo mundo da moda desde adolescente, costurando sua primeira jaqueta aos 13 anos de idade.

Em 1986, foi assistente do estilista Christian Lacroix e, em seguida, estagiou com Edward Sexton, que era alfaiate de seu pai. Em seu desfile de graduação na conceituada Central Saint Martins em Londres, sua coleção chamou grande atenção, não apenas pela trilha sonora composta por seu pai ou pela presença de grandes nomes da moda como Naomi Campbell e Kate Moss, mas também por seu estilo consciente natural, feminino, sexy e, ao mesmo tempo elegante.

Stella McCartney. (Foto: Reprodução/Atmos Earth)
Stella McCartney. (Foto: Reprodução/Atmos Earth)

A coleção foi comprada imediatamente pela butique londrina Tokio, e logo em seguida suas criações começaram a ser vendidas nas melhores lojas de departamento do mundo, como Browns, Joseph, Bergdorf Goodman e Neiman Marcus.

Sua marca homônima nasceu em 2001, depois de passar pela direção criativa da marca francesa Chloé. Stella McCartney trabalha com alfaiataria precisa e mantem um estilo feminino e sofisticado.

A estilista foi a primeira designer que mostrou que é possível uma marca existir no ambiente de luxo vendendo acessórios e roupas que passam longe de qualquer animal. Suas peças utilizam matérias-primas ecológicas e tecidos orgânicos, cujo estilo sensual e elegante é repleto de estampas delicadas como flores e borboletas.

Stella McCartney. (Foto: Reprodução/Vogue Business)
Stella McCartney. (Foto: Reprodução/Vogue Business)

01. Maria Grazia Chiuri – Dior

Maria Grazia Chiuri nasceu em Fevereiro de 1964 em Roma, Itália.

Estudou no Istituto Europeo di Design, localizado em sua cidade natal. No começo dos anos 80, Maria conheceu, através de amigos, Pierpalo Picciolli, que se tornou seu grande amigo e parceiro por muitos anos. Em 1989, foi contratada pela Fendi para trabalhar no departamento de acessórios e convenceu Pierpalo a se juntas à ela. A dupla permaneceu na marca por 10 anos, até Maria Grazia ser contratada pela Valentino para trabalhar no departamento de acessórios, levando seu parceiro criativo junto consigo.

No departamento, a dupla transformou as linhas de bolsas e de óculos de sol, repaginando os modelos existentes na marca. Quatro anos depois, Maria e Pierpalo foram selecionados para serem os estilistas da Red Valentino e, mais tarde, foram responsáveis pelas linhas de acessórios de toda a marca.

Maria Grazia Chiuri. (Foto: Reprodução/Fashion Network)
Maria Grazia Chiuri. (Foto: Reprodução/Fashion Network)

Após a aposentadoria de Valentino Garavani em 2007 e a breve estadia de Alessandra Facchinetti como diretora criativa da marca, Maria Grazia e Pierpalo foram apontados como co-diretores criativos em 2008, cargo que ocuparam por 8 anos. A dupla trouxe a Valentino de volta ao seu glamour e reconhecimento, revitalizando toda a marca.

A vida de Maria Grazia mudou mais uma vez em Julho de 2016, quando foi anunciada como a sucessora de Raf Simons na Dior. A italiana, pela primeira vez, deixou seu parceiro criativo para trás e assumiu a direção criativa da icônica marca francesa sozinha, se tornando a primeira mulher a assumir o cargo na história da Dior.

Sob a direção de Maria Grazia, a Dior trouxe de volta a marcante bolsa Saddle, criou novos modelos de it bags, além de trazer novas estratégias de marketing, como trabalhar com influencers nas mídias sociais.

Maria Grazia Chiuri. (Foto: Reprodução/Business of Fashion)
Maria Grazia Chiuri. (Foto: Reprodução/Business of Fashion)

Estas são apenas algumas das incríveis mulheres que estão à frente de grandes marcas de luxo! Qual delas possui criações que se alinham mais com seu estilo?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

omega-apresenta-novo-relogio-Seamaster-Planet-Ocean-Worldtimer-210325

Omega apresenta um Relógio Worldtimer como você nunca viu!

A OMEGA, uma das marcas mais famosas da relojoaria suíça, sempre se destacou pelo desing exclusivo e precisão de seus modelos. Fundada em 1848, a grife construiu uma reputação sólida no mundo dos cronômetros de alta performance, sendo a escolha oficial da NASA e cravando seu nome na história ao ser o primeiro relógio na…
capa do post sobre bolsas das marcas de luxo mais valiosas

As bolsas das Marcas de Luxo Mais Valiosas Para Investir

O mercado de luxo é um dos setores que mais movimenta dinheiro na economia mundial anualmente, sendo este valor na casa dos bilhões. Quando pensamos no nicho de moda, as primeiras marcas que vem na mente de milhares de pessoas são Hermès, Chanel, Christian Dior, e por ai vai, certo? Estas grifes possuem uma extensa…
capa do post sobre dicas de como cuidar de peças de couro

4 Itens de Vestuário que nunca saem de moda

O mundo da moda é um eterno “vai e vem” de tendências. Diversas peças que estão em alta no momento podem acabar esquecidas na temporada seguinte, podendo retornar alguns anos mais tarde com novas versões e releituras, sendo este o ciclo natural das tendências. Porém, existem certas peças que são extremamente clássicas e atemporais, estando…
capa do post sobre bolsas no new in do etiqueta Única para investir

5 Peças do New In do Etiqueta Única para Aproveitar!

Peças de luxo são comumente conhecidas por terem um valor muito elevado, principalmente quando falamos de marcas mundialmente conhecidas por seu artesanato manual. Elas são consideradas por muitos um investimento, já que muitos modelos acabam se valorizando a cada ano, graças ao aumento de preço anual das principais grifes do nicho. Com tantos itens de…
Loewe-estilistas-da-Proenza-Schouler-assumem-a-Marca-espanhola-240325

Loewe: Estilistas da Proenza Schouler assumem a Marca Espanhola!

Loewe sob nova direção! Após semanas de especulações, o grupo LVMH finalmente confirmou o que muitos já imaginavam. A dupla de designers Jack McCollough e Lazaro Hernandez, fundadores da famosa grife americana Proenza Schouler, assumirá a direção criativa da marca espanhola. Quando? A partir de 7 de abril de 2025. Este movimento é mais uma…
capa do post sobre a nova bolsa da ferragamo, a soft bag.

Conheça a Soft Bag, nova it bag da Ferragamo!

A Salvatore Ferragamo é conhecida principalmente por seus incríveis e luxuosos sapatos, artigos em couro e peças de vestuário femininos e masculinos. Com um estilo clássico, elegante e sofisticado, se consagrou como uma das principais marcas italianas no setor de luxo. Por mais que seus calçados sejam um dos itens mais conhecidos e de sucesso,…
capa do post de como desapegar no aplicativo do eú

Saiba como desapegar pelo aplicativo do EÚ!

O mercado de luxo é um dos nichos que mais movimenta dinheiro na indústria da moda. Existindo há séculos, produtos de grandes marcas como Chanel, Louis Vuitton e Christian Dior que são o sonho de consumo de milhares de pessoas, além de serem consideradas investimentos, já que possuem um alto valor. Com o consumo consciente…
stella-mccartney-bob-esponja-a-collab-infantil-mais-sustentavel-do-ano-210325

Stella McCartney X Bob Esponja: A collab infantil mais sustentável do ano!

Stella McCartney construiu sua marca com uma proposta única: combinar moda de luxo com sustentabilidade. Fundada em 2001 pela estilista britânica que leva o mesmo nome, a grife é sinônimo de responsabilidade ambiental e compromisso com o bem-estar animal. Recentemente, a marca lançou uma coleção infantil especial em parceria com o desenho animado Bob Esponja…
capa do post sobre bolsas Louis Vuitton para investir na Second Hand Week

4 Maxi Bags para Aproveitar na Semana do Consumidor Extended

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática mas no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo fashion que se tornou item obrigatório em qualquer look. Existem centenas de modelos existentes no…
capa do post sobre peças Prada que valem o investimento no Black Month

Best of Prada na Semana do Consumidor Extended

Uma das marcas italianas mais conhecidas e valiosas no mundo da moda, a Prada foi fundada por Mario e Martino Prada em 1913 em Milão, com o nome de Fratelli Prada (Irmãos Prada em tradução livre). A grife ganhou grande notoriedade por seus artigos de alta qualidade e luxo e já em 1919, a loja em…

Tiffany & Co: Blue Box Café chega ao Brasil! Saiba quanto vai custar!

Já imaginou se sentar em um café onde o luxo e a sofisticação de Tiffany & Co. estão ao seu alcance? O icônico Blue Box Café, que tem encantado o mundo desde sua inauguração em Nova York, chega agora ao Brasil em uma pop-up exclusiva e limitada. Entre 27 de março e 30 de abril,…
capa do post de bolsas louis vuitton perfeitas para trabalhar

Dicas de autenticidade de bolsas Louis Vuitton!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…