Miu Miu – Conheça essa marca de luxo jovem e moderna
Uma das marcas mais descoladas, jovens e divertidas do mundo da moda, a Miu Miu atualmente é uma das queridinhas das fashionistas, que se encantam com suas criações estilosa com estilo bem feminino.
Criada há apenas 31 anos por Miuccia Prada, em poucos anos a grife conseguiu conquistar uma legião de consumidoras fiéis e se tornar extremamente importante na indústria, sendo responsável por diversas tendências ao longo dos anos. Mas, você já conhece sua história e trajetória na indústria da moda?
Confira abaixo mais detalhes sobre a história da Miu Miu:
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O início de tudo
A Miu Miu foi fundada por Miuccia Prada em 1992 e publicamente lançada no ano seguinte. Seu nome é uma referência ao apelido familiar de infância de sua fundadora.
Uma marca irmã da Prada, a grife foi concebida através do espírito independente e não convencional de Miuccia e é mais acessível e tem como alvo um grupo demográfico mais jovem de mulheres, concentrando-se em uma mistura de minimalismo e estilos vanguardistas.
Miuccia Prada teve a ideia de criar uma nova marca justamente dentro de suas lojas Prada, quando percebeu que um público mais jovem necessitada de uma demanda diferenciada. Com a criação dessa nova grife, ela elevou a Prada em um outro nível, muito mais fashion e moderna, sem perder, sobre tudo, o conceito de sofisticação e luxo.
Sua primeira coleção continha um tema de cowgirl, com jaquetas de camurça com franjas e saias de patchwork da pradaria. A partir de 1994, a marca apresentou suas coleções nos Estados Unidos durante três temporadas e, alguns anos mais tarde, transferiu seus desfiles para a Semana de Moda de Paris.
Ampliação de oferta de produtos
Em 2001, a Miu Miu deu um passo significativo ao lançar a sua primeira coleção de ready-to-wear. Isto marcou um momento crucial na história da marca, preparando o terreno para a sua evolução para um lugar de destaque na indústria da moda.
Embora a jornada da Miu Miu tenha recebido muitas críticas, a coleção de estreia foi particularmente apreciada por celebridades e jovens socialites, catapultando a marca para o centro das atenções. Em 2005, a Prada trabalhou para distinguir a Miu Miu como uma marca separada, estabelecendo um showroom separado para ela em uma villa Art Nouveau que serviu como a primeira sede da Prada em Milão.
Estilo e essência
No centro da filosofia de estilo da Miu Miu está um espírito de design distinto que transcende o comum. Posicionada como um posto avançado de feminilidade refinada, o DNA da marca incorpora um equilíbrio entre diversão e sofisticação que se caracteriza por uma mistura de inocência e rebeldia, evitando um visual fixo e abraçando mudanças constantes.
Sob a direção de Miuccia Prada, a grife vê a moda como um estado mental. A mudança é um elemento fundamental em sua abordagem, contribuindo para um resultado característico com um toque sensual e intelectual. A Miu Miu tornou-se conhecida por romper com as normas estéticas tradicionais, criando um espaço para a feminilidade individual e consciente.
Dos padrões caprichosos ao minimalismo elegante, a linguagem de design da Miu Miu é tão diversa quanto as mulheres que atende. É uma celebração da individualidade, permitindo que os usuários expressem suas personalidades com ousadia. O espírito de design da marca, em poucas palavras, é caracterizado por uma adoção destemida da experimentação, onde cada peça se torna uma tela de autoexpressão.
“A Miu Miu é um workshop de novas expressões de design que brincam com a natureza caleidoscópica da moda, onde a experimentação é o playground expressivo para a criatividade espontânea. Ao transformar a moda em um estado mental e ao utilizar a mudança como elemento chave para construir o mundo, a marca alcança um resultado cheio de personalidade, ostentando talento sensual e intelectual.
Charmosa e rebelde, a grife combina uma elegância ingênua e sofisticadamente crua com uma alma independente e despreocupada. A linguagem expressiva imediata e em constante evolução da Miu Miu narra uma feminilidade individual e consciente que permite espaço para uma criatividade sem limites,” diz o Grupo Prada em seu website oficial.
Iniciativas
Assim como sua marca irmã Prada, a Miu Miu possui diferentes iniciativas. Uma das mais conhecidas é o “Miu Miu Women’s Tale”, que é uma série de curtas-metragens de diretoras internacionais contemporâneas que partilham visões intelectuais e heterogêneas que interpretam o espírito da Miu Miu através da expressão da sua ideia pessoal de feminilidade.
Através da sua abordagem independente e não convencional, elas investigam criticamente o papel das mulheres na sociedade contemporânea, traduzindo visualmente as suas infinitas complexidades e contradições. Na série de curtas-metragens, apresentada em colaboração com o Festival de Cinema de Veneza na seção “Venice Days”, as coleções de Miu Miu tornam-se protagonistas indiferentes e nunca antinaturais que ganham sempre destaque enfeitando os corpos das mulheres que as usam.
Outra iniciativa da marca, desta vez em relação com a sustentabilidade, é “Upcycled by Miu Miu”, que consiste em uma coleção especial de vestidos vintage retrabalhados e transformados pela Miu Miu, cuidadosamente adquiridos em lojas e mercados de roupas vintage em todo o mundo.
O projeto foi lançado em dezembro de 2020 com uma seleção de 80 vestidos vintage, reinterpretados a partir dos códigos estéticos da Miu Miu. Em abril de 2021, a marca revelou uma nova colaboração com a Levi’s® dedicada ao denim vintage.
Em setembro de 2022, foi lançada uma edição limitada de jaquetas de couro, especialmente criadas e mostradas nas passarelas para a temporada outono/inverno 2022. Recentemente, em Janeiro de 2024, uma nova coleção Miu Miu Upcycled foi lançada, desta vez dedicada a bolsas denim e patches.
Já conhecia a história da Miu Miu e sua trajetória no mundo da Moda? O que acha da marca?