maria-grazia-chiuri-deixa-a-direcao-criativa-da-dior-relembre-as-criacoes-iconicas-da-estilista-290525
|

Maria Grazia Chiuri deixa a Dior: Relembe as criações mais icônicas da estilista

A notícia que era apenas um rumor nos bastidores da moda agora é oficial: Maria Grazia Chiuri deixa a direção criativa da Dior, após nove anos à frente das coleções femininas de alta-costura, prêt-à-porter e acessórios da maison francesa. A confirmação veio na manhã desta quinta-feira, 29 de maio de 2025, encerrando um ciclo que marcou a história da marca com criatividade, engajamento e resultados comerciais expressivos.

O último desfile da designer aconteceu em 27 de maio, em Roma, com a apresentação da coleção Cruise 2026, uma despedida simbólica na cidade que carrega parte de sua trajetória pessoal e profissional.

Relembre os modelos de bolsas e sapatos icônicos criados por Maria Grazia Chiuri durante sua trajetória na Dior e o impacto que deixaram na história da marca francesa.

Foto da estilista  Maria Grazia Chiuri que saiu da direção criativa da marca Dior depois de 9 anos.
Maria Grazia Chiuri: depois de 9 anos a estilista deixa a direção criativa da Dior. (Foto: Reprodução/Instagram @mariagraziachiuri)Clique na imagem e confira criações da Dior! 

A primeira mulher à frente da Dior: um marco histórico

Quando foi nomeada em 2016, Maria Grazia Chiuri se tornou a primeira mulher a assumir o posto de diretora criativa da Dior em toda a história da maison. O cargo havia sido anteriormente ocupado apenas por homens, como Christian Dior, Yves Saint Laurent, John Galliano e Raf Simons (hoje na Prada).

Sabia que no Etiqueta Única você pode vender sua bolsa de luxo com discrição e rapidez no maior brechó de luxo online do Brasil? Descubra como vender suas bolsas de luxo agora!

Ao longo de quase uma década, a estilista que anteriormente passou pela Fendi e na também italiana Valentino ao lado de Pierpaolo Piccioli, imprimiu sua visão feminista e contemporânea sobre o luxo. A designer trouxe temas sociais para a passarela e transformando desfiles em plataformas de discurso cultural. Frases como, por exemplo, “We Should All Be Feminists” e “Sisterhood is Global” deixaram claro o seu posicionamento e ajudaram a reposicionar a Dior como uma marca alinhada às questões do século XXI.

Desfiles icônicos de Maria Grazia na Dior que ficarão na marcados na história da grife. (Fotos/Reprodução marieclaire).

Os maiores sucessos de Maria Grazia Chiuri na Dior

Um dos legados mais expressivos de Maria Grazia Chiuri é, sem dúvida, sua capacidade de criar produtos-desejo — especialmente no universo dos acessórios. Sob sua liderança, a Dior lançou bolsas e calçados que rapidamente se tornaram ícones da marca e sucessos de vendas ao redor do mundo.

Entre os maiores hits da era da Ex-Diretora Criativa, estão, por exemplo:

  • Dior Book Tote: lançada em 2018, virou febre por seu formato estruturado e pela possibilidade de personalização com nome. Hoje, é sinônimo de elegância funcional.
  • Slingback J’Adior: o sapato slingback com fita bordada foi um divisor de águas, misturando sofisticação com personalidade fashionista.
Montagem de fotos do Slingback J'adior e Bolsa Book Tote: hits de sucesso de Maria Grazia na Dior.
Slingback J’adior e Bolsa Book Tote: hits de sucesso de Maria Grazia na Dior. Clique na imagem e descubra mais!
  • Dior Bobby: lançada em 2020, homenageia o cão de Christian Dior. É discreta, atemporal e uma das preferidas das celebridades.
  • Dior Vibe: trouxe o luxo esportivo para o centro da moda, com estética atlética e apelo jovem.
  • Diorcamp: com proposta mais utilitária e casual, conquistou quem busca elegância sem rigidez.
  • Saddle Bag (reedição): embora criada originalmente por John Galliano, a reinterpretação moderna feita por Maria Grazia em 2018 ajudou a reviver o status cult da bolsa.
Montagem de fotos de modelos de bolsas da Dior.
Bolsa Bobby e Vibe: dois modelos best-sellers criados por Maria Grazia na maiosn. Clique na imagem e descubra mais!

Números e impacto: a Dior sob a gestão de Maria Grazia

Durante sua passagem, a Dior se consolidou como uma das marcas mais lucrativas do grupo LVMH, com crescimento anual nas vendas de moda feminina e acessórios. A abordagem sensível e ao mesmo tempo estratégica de Maria Grazia gerou não só buzz cultural, mas resultados financeiros concretos.

Ela também se destacou por construir pontes com o artesanato global, levando bordadeiras da Índia, ateliês africanos e artistas contemporâneos para colaborarem com a maison, tornando cada coleção um manifesto estético e político.

E agora? Jonathan Anderson já está na Dior masculina — e a feminina?

O futuro da direção criativa da Dior feminina ainda é um mistério. Porém, um nome já vem gerando especulação: Jonathan Anderson, responsável por transformar a Loewe eum dos estilistas mais influentes da moda contemporânea.

Em abril de 2025, ele foi anunciado como novo diretor criativo da linha masculina da Dior, substituindo Kim Jones. Embora ainda não tenha feito sua estreia na maison — o primeiro desfile está previsto para o segundo semestre deste ano —, sua chegada já movimentou o cenário fashion.

E agora surge a dúvida: será que Jonathan Anderson também assumirá a linha feminina da Dior, unificando a direção criativa da casa sob sua visão autoral? Uma possibilidade que divide opiniões, mas que faria sentido em termos estratégicos, dada a ascensão do designer no mercado de luxo e sua habilidade em reinterpretar o legado de grandes maisons com sensibilidade e originalidade.

Foto do estilista Jonathan Anderson, ex-loewe, atual diretor da Christian Dior Masculina.
Jonathan Anderson, ex-loewe, atual diretor da Christian Dior Masculina. (Foto/Reprodução instagram @jonathananderson).

Quem será o próximo diretor criativo da Dior feminina?

Com a saída oficial de Maria Grazia Chiuri, uma das perguntas que não quer calar entre fashionistas, insiders e investidores é: quem vai assumir a direção criativa da Dior feminina? Será um nome disruptivo? Um retorno de algum estilista da maison? Ou Jonathan Anderson também irá comandar as duas frentes?

Seja qual for a escolha, o novo capítulo da Dior promete ser decisivo para o futuro da marca — e o mundo da moda está atento.

Maria Grazia Chiuri, por sua vez, encerra seu ciclo na maison parisiense deixando muito mais do que coleções memoráveis. Ela reestruturou a forma como a marca conversa com o mundo, trouxe uma visão mais inclusiva e moderna, e criou peças que entraram para a história. As especulações apontam que a estilista deve retornar para a Fendi onde atuou entre 1989 e 1999. A grife italiana também faz parte do guarda-chuva do conglomerado LVMH.

Mas e você, quem aposta que será o próximo diretor criativo da Dior?

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

Jonathan-Anderson-reinventa-a-JW-Anderson-apos-assumir-a-Dior-

Jonathan Anderson reinventa a JW Anderson após assumir a Dior

Novo cargo, nova fase e zero apego ao calendário tradicional. O estilista Jonathan Anderson aposta em um modelo fora da curva para sua marca própria, enquanto aquece as passarelas da Dior. Nova casa, mesma assinatura Jonathan Anderson está vivendo um daqueles momentos raros em que tudo parece acontecer ao mesmo tempo — e sob controle….
capa do post sobre best of saint laurent bags no etiqueta Única

Best of Saint Laurent no Etiqueta Única

A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…
capa do post sobre alessandro michele ser novo diretor criativo da valentino

Quem é Alessandro Michele? 5 Curiosidades sobre o designer italiano!

O estilista italiano Alessandro Michele talvez seja um dos designers mais conhecidos das últimas décadas. Anteriormente diretor criativo da Gucci e atualmente da Valentino, ele é conhecido por seu estilo maximalista e eclético e seu amor por colecionar. Nascido e criado em Roma, Michele se destaca por sua capacidade de misturar referências históricas com designs…

4 Bolsas Louis Vuitton que são perfeitas para Trabalhar!

Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
capa-10-curiosidades-sobre-pierpaolo-piccioli-novo-diretor-criativo-estilista-da-balenciaga-ex-valentino-260625

Quem é Pierpaolo Piccioli? 10 curiosidades sobre o novo diretor criativo da Balenciaga

O universo fashion está em contagem regressiva para assistir à estreia de Pierpaolo Piccioli como novo diretor criativo da Balenciaga, substituindo Demna Gvasalia. Após uma era marcada por experimentações radicais, a maison agora se prepara para uma fase de renovação — e Piccioli, com sua estética poética, inclusiva e profundamente emocional, é o nome que…
as-bolsas-bottega-veneta-mais-elegantes-para-o-inverno

3 Bolsas Bottega Veneta para um inverno mais elegante

As bolsas Bottega Veneta mais elegantes para o inverno não chamam atenção por ostentação, mas justamente pelo oposto: são silenciosas, refinadas e absolutamente atemporais. Em uma temporada que valoriza textura, presença e sofisticação sutil, os modelos da grife italiana seguem como escolhas certeiras para quem investe em estilo com estratégia. Mais do que tendências passageiras,…
capa do post sobre lorenzo musetti ser novo embaixador da bottega veneta

Tenista Lorenzo Musetti é o novo embaixador da Bottega Veneta!

A Bottega Veneta é uma marca italiana fundada em 1966 por Michele Taddei e Renzo Zengiaro e se tornou conhecida por seus produtos feito em couro e principalmente pelo intrecciato – tramas de couro trançadas que se tornaram marca registrada da marca Há alguns anos, a marca sofreu um grande rebranding, mudando não apenas sua identidade…
salvatore-ferragamo-e-os-lendarios-saltos-de-ouro-18-quilates-300625

Salvatore Ferragamo e os lendários Saltos de Ouro 18k

Nem tudo que reluz é ouro… mas, nesse caso, é sim. Os saltos de ouro puro da Ferragamo são uma das criações mais misteriosas da história da moda. Quase um segredo de atelier, pouco se sabe sobre como foram feitos — ou para quem. Uma joia para os pés que permanece envolta em luxo e…
capa do post sobre peças gucci com preços imperdíveis no etiqueta única

As bolsas de luxo Rosa que você encontra no Etiqueta Única

A bolsa é um acessório indispensável para as mulheres. Ela surgiu com o simples intuito de nos ajudar a carregar nossos itens pessoais de maneira fácil e prática, mas, no decorrer do tempo foi tão reinventada e incorporada ao mundo da moda que se tornou um item quase que obrigatório no look. Assim como nas…
capa do post sobre casacos para usar neste inverno

Os modelos de casacos que são perfeitos para este inverno!

O inverno começou, e com ele, os dias de temperaturas mais baixas e e bem frios já se tornaram realidade em grande parte do território nacional. Isso faz com que nosso guarda roupa sofra uma diversas mudanças para se adaptar ao novo clima. Os looks mais fresquinhos e com poucos artigos de vestuário dão lugar…
Como-Isabela-Capeto-chegou-ao-closet-de-Carrie-Bradshaw-marca-brasileira-de-luxo-na-serie-and-just-like-that-

Como Isabela Capeto chegou ao closet de Carrie Bradshaw?

“It’s not a dress. It’s an Isabela Capeto.” Sim, Carrie Bradshaw vestiu Isabela Capeto! A moda brasileira viveu recentemente um momento digno de replay. No quinto episódio da terceira temporada de And Just Like That…, a fashionista mais influente da ficção (e talvez da vida real), aparece usando um vestido assinado pela designer carioca que…