Marcas de Moda realizam desfile no Metaverso
As plataformas digitais vem crescendo muito nos últimos anos, sendo uma delas a Decentraland, que é autointitulada metaverso. Ela vem chamando a atenção sobretudo pelas movimentações de compras e vendas de terrenos que já organizou.
Sua nova empreitada no entanto começou no último dia 23 de Março com sua própria semana de moda, que ganhou uma versão totalmente virtual e imersiva.
Inúmeras marcas de moda marcaram presença, como Dolce & Gabbana, Paco Rabanne, Forever 21 e Tommy Hilfiger.
Confiram abaixo mais sobre a Semana de Moda do Metaverso:
Metaverso Fashion Week
Localizado no Fashion District, ou “Distrito da Moda” em português, o evento é o primeiro do gênero em Decentraland e aconteceu durante os dias 23 a 27 de Março, contando com desfiles, exposições, shows e afterparties realizadas por mais de 60 marcas do mundo da moda. Dolce & Gabbana, Estée Lauder, Tommy Hilfiger, Hugo Boss e Forever 21 são alguns dos nomes confirmados para o evento que teve duração de quatro dias.
O Fashion District é um dos loteamentos mais caros de Decentraland e foi aberto ao público durante a Semana de Moda do Metaverso, onde foi possível acessar uma série de novas regiões criadas especificamente para o evento, onde marcas de designers fizeram suas apresentações.
“Procuramos apresentar a moda de todas as formas possíveis, de desfiles a experiências de varejo, moda apresentada como arte, filmes, fotografias, e até moda apresentada de maneiras que se estendem além dos limites da realidade — no metaverso, tudo é possível”, afirmou um anúncio de Decentraland.
Além da inovação e inclusão da tecnologia para o uso de roupas, sapatos e acessórios, uma das principais intenções do MVFW foi tornar as semanas de moda mais acessíveis as pessoas, viso que são eventos extremamente exclusivos.
Para visitar o MVFW não foram necessários ingressos ou convites VIP, apenas uma carteira digital. Desta forma, entusiastas da moda puderam se conectar ao metaverso diretamente do navegador de seus computadores para ficar por dentro das principais novidades apresentadas no evento.
“Uma das desvantagens dos desfiles de moda tradicionais é que eles são muito restritivos para a pessoa comum, quase sempre sendo apenas para convidados. O MVFW será acessível a qualquer pessoa em todo o mundo”, disse a brasileira Giovanna Casimiro, que comandou a organização do Metaverse Fashion Week.
Durante toda a realização do evento, lojas em formato pop-up estiveram abertas para a comercialização de NFTs de roupas, sapatos e acessórios, que também podem ter seus pares físicos. Além de nomes clássicos do mundo da moda, marcas cujo foco é a tecnologia e o metaverso também tiveram um espaço garantido no Fashion District.
Em uma entrevista à revista Exame, Giovanna explicou o interesse de usuários por peças de roupa virtuais e como elas podem evidenciar o aspecto artístico da moda. “No mundo da moda também existe muito a questão do colecionismo. Então você não está tratando a moda do ponto de vista de uma vestimenta, mas também uma peça artística colecionável em uma discussão mais ampla. Eu acho isso interessante porque é uma intersecção mais evidente de arte e moda”, disse ela.
Já conheciam o metaverso e sabiam sobre sua semana de moda? Nos conte nos comentários!