capa do post sobre dia mundial do meio ambiente
|

Marcas de luxo e suas práticas sustentáveis

No dia 05 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

A indústria têxtil é considerada como a segunda mais poluente do planeta, sendo responsável por emitir dentre 8 a 10% de carbono na atmosfera, além de gerar uma grande quantidade de resíduos nos oceanos.

Porém, nos últimos anos, inúmeras marcas de luxo vêm encontrando diferentes soluções mais sustentáveis, que tenham menos impactos no meio ambiente para fabricar suas icônicas peças.

Confiram abaixo algumas destas ações que tem como objetivo tornar a indústria da moda mais eco-friendly:

Grupo LVMH – Nona Source

Em Abril de 2021, o grupo francês LVMH, que abriga marcas de luxo como Louis Vuitton, Fendi, Christian Dior, dentre outras, criou o Nona Source, uma plataforma de revenda online que oferece tecidos e peles dos estoques remanescentes das maisons do grupo a preços competitivos, ou seja, com um desconto médio de 70% no preço de atacado, para apoiar jovens estilistas.

O projeto foi desenvolvido internamente por especialistas em sourcing de materiais do grupo de luxo e tem como objetivo “oferecer a todos os profissionais de moda e design a possibilidade de comprar facilmente materiais aos quais muitas vezes não têm acesso, a preços competitivos e em estoque”.

Nona Source do Grupo LVMH. (Foto: Reprodução/Instagram @nona_source)
Nona Source do Grupo LVMH. (Foto: Reprodução/Instagram @nona_source)

Stella McCartney – Bolsa feita de couro de cogumelo

A marca britânica Stella McCartney é conhecida desde sua fundação por ter pilares na sustentabilidade e veganismo, não utilizando peles de animais em suas peças, optando por couros veganos. Em Maio de 2022, deu um passo muito importante no quesito inovações ecológicas ao anunciar o lançamento de uma bolsa confeccionada com couro de cogumelo.

Batizada de Frayme, o modelo é feito à base do tecido Mylo, criado em parceria com os laboratórios MycoWorks e Bolt Threads. Fabricada na Itália por artesãos formados para trabalhar com o novo material, seu design é inspirado na icônica bolsa Falabella, e inclui uma alça de corrente de alumínio reciclável de grandes dimensões que envolve a bolsa, além de um medalhão de zamac. A Frayme será uma edição limitada, com exemplares numerados de 1 a 100.

Bolsa Frayme Stella McCartney. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @stellamccartney)
Bolsa Frayme Stella McCartney. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @stellamccartney)

Prada, Alexander McQueen e Emporio Armani – Matérias primas recicladas

As marcas Prada, Emporio Armani Alexander McQueen resolveram inovar em suas escolhas de matérias primas, dando preferência àquelas recicladas. A primeira está usando Econyl, um nylon reciclado feito à partir de redes de pesca abandonadas em diversas peças e tem como objetivo eliminar o nylon virgem de sua cadeia produtiva ainda em 2022.

Já a grife britânica está utilizando poliéster reciclado – conhecido como poly faille – em seus vestidos. Enquanto a Emporio Armani elegeu usar materiais reciclados e fibras regeneradas de couro em suas coleções.

Acessórios Prada confeccionados com Econyl. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)
Acessórios Prada confeccionados com Econyl. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)

Impacto de sites de Second Hand

Por mais que sites de artigos second hand não sejam marcas, eles são grandes contribuintes para um futuro mais sustentável e possuem a sustentabilidade como um de seus principais pilares. Segundo um relatório de 2022 do site americano ThredUp, o mercado de segunda mão é um dos que mais cresce no momento, sendo esperado um crescimento de 24% em 2022.

Ainda segundo o relatório, graças ao grande crescimento do mercado second hand, os consumidores estão cada dia mais praticando uma economia circular e conseguem reconhecer que suas ações podem ter grande impacto no meio ambiente. Este tipo de consumo e prática de negócio ajuda a diminuir as emissões de carbono, o desperdício de peças e tecidos e o uso excessivo de matérias primas.

Além disso, o mercado second hand está trazendo mais consciência sustentável ao público em geral. De acordo com a ThredUp, 56% dos consumidores acham que as marcas devem ter um papel maior na redução do impacto ambiental da indústria da moda.

O que achou destas inovações de marcas de luxo e sobre o impacto do mercado second hand no meio ambiente? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • Balenciaga Le City East-West: Conheça a Nova Versão de um Clássico

    Enquanto o mundo da moda aguarda a estreia de Pierpaolo Piccioli, ex-diretor criativo da Valentino, à frente da Balenciaga, a maison de origem espanhola estabelecida em Paris dá um passo sutil, mas significativo: atualiza um de seus maiores clássicos, a icônica Bolsa Le City. Com quase 25 anos de história, o modelo que definiu o…
  • Valentino nomeia Riccardo Bellini como Novo CEO: O que muda?

    A Maison Valentino anunciou um novo CEO, movimentando o mercado de luxo e o universo da moda nesta semana. Após a bolsa Nellcotê roubar os holofotes recentemente nas gravações de ‘O Diabo Veste Prada 2’, a grife volta a gerar burburinho com esta mudança corporativa significativa, sinalizando novos rumos e reafirmando seu lugar no centro…
  • Por que comprar bolsas de luxo Second Hand? Veja diferentes razões!

    Uma das palavras mais faladas dos últimos anos do setor de luxo da moda é o resale, que nada mais é do que a revenda de peças que estão paradas em seu armário. Isso significa que, com o interesse nesta prática estar se popularizando, o grande preconceito com lojas second hands e brechós decaiu drasticamente….
  • 5 Peças da Saint Laurent imperdíveis no Etiqueta Única

    A Saint Laurent é considerada atualmente uma das marcas de luxo mais descoladas e cool, com peças modernas e estilosas, mas que ainda mantém a essência da marca de ser elegante, sofisticada e transformar e ditar o guarda-roupas da mulher contemporânea. Responsável por trazer o smoking e os macacões para o guarda roupa feminino, a…
  • Tênis Dior: Os Modelos Favoritos dos Sneakerheads

    Os tênis Dior ocupam um espaço singular no universo do luxo. Independentemente de quem esteja à frente da maison, a marca sempre soube unir design e exclusividade, lançando pares que se tornam objetos de desejo para colecionadores de ambos os sexos. A verdade é que quando se fala em Dior, a primeira imagem que vem…
  • As Bolsas Chanel em Alta no Etiqueta Única

    Com a chegada de Matthieu Blazy à uma das maiores marcas de luxo francesas marcada para o final do ano, a pergunta que paira é: quais bolsas Chanel permanecem em alta? O estilista, conhecido por seu trabalho marcante na Bottega Veneta, promete renovar o repertório da grife. Ainda assim, os clássicos da maison continuam imbatíveis…
  • 4 Mini Bags de Marcas de Luxo no Etiqueta Única

    Um dos acessórios mais amados e necessários atualmente, a bolsa é um must have no guarda roupa de qualquer pessoa. A peça surgiu com o objetivo de nos auxiliar a carregar diferentes objetos no dia a dia de uma maneira que fosse prática e muito funcional. Porém, ao decorrer dos séculos, foi tão reinventada no…
  • Dicas de autenticidade de bolsas Louis Vuitton!

    Uma das marcas de luxo mais renomadas e queridas do mundo da moda, a Louis Vuitton possui uma tradição de mais de 160 anos no mercado e é, atualmente, uma das mais valiosas do ramo. Conhecido por todos, o império Louis Vuitton possui peças icônicas que são sucesso de venda e sonho de consumo para…
  • Top 4 Bolsas para aderir ao Quiet Luxury: Modelos Discretos e Clássicos

    Se antes o status vinha estampado em letras garrafais, agora ele se esconde nos acabamentos impecáveis e na discrição calculada. O quiet luxury, conceito que reflete uma mudança de mentalidade em relação ao consumo, tem reposicionado a forma como olhamos para as bolsas de grife. Não se trata mais de ser visto, mas de ser…
  • Louis Vuitton “La Beauté”: A Primeira coleção de Maquiagem da Maison

    A espera acabou! Com La Beauté, a Louis Vuitton estreia no universo da maquiagem trazendo batons, balms e paletas que tornam a rotina diária de beleza um momento especial. As embalagens, impecavelmente desenhadas e colecionáveis, são quase uma extensão do DNA da maison: luxo, cuidado e aquele detalhe que faz toda a diferença. Cada item…
  • 5 Curiosidades sobre a Cartier!

    A Cartier é uma das marcas de joias mais antigas e tradicionais do mundo, sendo fundada em 1847 por Louis-François Cartier. A marca goza de uma reputação invejável por produzir e criar apenas joias, relógios e acessórios da mais alta qualidade. A empresa, que segue fielmente a filosofia “Inovar sem perder a classe, transformar com bom gosto…