capa do post sobre dia mundial do meio ambiente
|

Marcas de luxo e suas práticas sustentáveis

No dia 05 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data tem como objetivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

A indústria têxtil é considerada como a segunda mais poluente do planeta, sendo responsável por emitir dentre 8 a 10% de carbono na atmosfera, além de gerar uma grande quantidade de resíduos nos oceanos.

Porém, nos últimos anos, inúmeras marcas de luxo vêm encontrando diferentes soluções mais sustentáveis, que tenham menos impactos no meio ambiente para fabricar suas icônicas peças.

Confiram abaixo algumas destas ações que tem como objetivo tornar a indústria da moda mais eco-friendly:

Grupo LVMH – Nona Source

Em Abril de 2021, o grupo francês LVMH, que abriga marcas de luxo como Louis Vuitton, Fendi, Christian Dior, dentre outras, criou o Nona Source, uma plataforma de revenda online que oferece tecidos e peles dos estoques remanescentes das maisons do grupo a preços competitivos, ou seja, com um desconto médio de 70% no preço de atacado, para apoiar jovens estilistas.

O projeto foi desenvolvido internamente por especialistas em sourcing de materiais do grupo de luxo e tem como objetivo “oferecer a todos os profissionais de moda e design a possibilidade de comprar facilmente materiais aos quais muitas vezes não têm acesso, a preços competitivos e em estoque”.

Nona Source do Grupo LVMH. (Foto: Reprodução/Instagram @nona_source)
Nona Source do Grupo LVMH. (Foto: Reprodução/Instagram @nona_source)

Stella McCartney – Bolsa feita de couro de cogumelo

A marca britânica Stella McCartney é conhecida desde sua fundação por ter pilares na sustentabilidade e veganismo, não utilizando peles de animais em suas peças, optando por couros veganos. Em Maio de 2022, deu um passo muito importante no quesito inovações ecológicas ao anunciar o lançamento de uma bolsa confeccionada com couro de cogumelo.

Batizada de Frayme, o modelo é feito à base do tecido Mylo, criado em parceria com os laboratórios MycoWorks e Bolt Threads. Fabricada na Itália por artesãos formados para trabalhar com o novo material, seu design é inspirado na icônica bolsa Falabella, e inclui uma alça de corrente de alumínio reciclável de grandes dimensões que envolve a bolsa, além de um medalhão de zamac. A Frayme será uma edição limitada, com exemplares numerados de 1 a 100.

Bolsa Frayme Stella McCartney. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @stellamccartney)
Bolsa Frayme Stella McCartney. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @stellamccartney)

Prada, Alexander McQueen e Emporio Armani – Matérias primas recicladas

As marcas Prada, Emporio Armani Alexander McQueen resolveram inovar em suas escolhas de matérias primas, dando preferência àquelas recicladas. A primeira está usando Econyl, um nylon reciclado feito à partir de redes de pesca abandonadas em diversas peças e tem como objetivo eliminar o nylon virgem de sua cadeia produtiva ainda em 2022.

Já a grife britânica está utilizando poliéster reciclado – conhecido como poly faille – em seus vestidos. Enquanto a Emporio Armani elegeu usar materiais reciclados e fibras regeneradas de couro em suas coleções.

Acessórios Prada confeccionados com Econyl. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)
Acessórios Prada confeccionados com Econyl. Clique na imagem e confira mais criações da marca! (Foto: Reprodução/Instagram @prada)

Impacto de sites de Second Hand

Por mais que sites de artigos second hand não sejam marcas, eles são grandes contribuintes para um futuro mais sustentável e possuem a sustentabilidade como um de seus principais pilares. Segundo um relatório de 2022 do site americano ThredUp, o mercado de segunda mão é um dos que mais cresce no momento, sendo esperado um crescimento de 24% em 2022.

Ainda segundo o relatório, graças ao grande crescimento do mercado second hand, os consumidores estão cada dia mais praticando uma economia circular e conseguem reconhecer que suas ações podem ter grande impacto no meio ambiente. Este tipo de consumo e prática de negócio ajuda a diminuir as emissões de carbono, o desperdício de peças e tecidos e o uso excessivo de matérias primas.

Além disso, o mercado second hand está trazendo mais consciência sustentável ao público em geral. De acordo com a ThredUp, 56% dos consumidores acham que as marcas devem ter um papel maior na redução do impacto ambiental da indústria da moda.

O que achou destas inovações de marcas de luxo e sobre o impacto do mercado second hand no meio ambiente? Nos conte nos comentários!

Posts Similares

Inscreva-se em nossa Newsletter e Ganhe até 15% off em sua próxima compra no Etiqueta Única

Cadastre-se em nossa newsletter e receba dicas, novidade e promoções em primeira mão do Etiqueta Única, além de um Cupom e desconto de até 15% para suas próximas compras!



Stories

Novidades

  • 3 Acessórios de marcas de luxo na Cyber Week

    Os acessórios são peças muito importantes e essenciais em qualquer look. Apostar em diferentes modelos é uma maneira muito simples e fácil de transformar a produção e dar um toque estiloso, diferente e sofisticado à ela. Engana-se quem pensa que só vale apostar nos acessórios que estão em alta no momento! Existem diversos modelos que…
  • Best of Ferragamo na Cyber Weeek: 3 Acessórios Presenteáveis

    Ferragamo é cinema, história e design exclusivo. Fundada em 1927 por Salvatore Ferragamo, que conquistou Hollywood calçando musas como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe, a maison continua a evoluir sob Maximilian Davis, trazendo frescor e sofisticação ao legado de quase cem anos. Os acessórios femininos vão além dos sapatos: flats, bolsas-desejo e bijoux que mais…
  • As Melhores Bolsas de Luxo na Cyber Week

    As bolsas datam dos tempos pré-históricos, quando o povos nômades encontraram uma solução para levar consigo suas comidas. Há também gravuras em pirâmides egípcias, que mostram pessoas levando sacos amarrados à cintura. Ao longo dos séculos, ela foi reinventada milhares de vezes, sendo imaginada nos mais variados formatos, tecidos e detalhes. Um dos grandes marcos…
  • Versace em ebulição: a saída de Dario Vitale e o início da era Prada Group

    Breaking News: Dario Vitale deixa a Versace. A “Grife da Medusa” mal teve tempo de respirar após seu retorno à órbita de um grande conglomerado italiano. Dois dias depois de o Prada Group concluir oficialmente a compra da maison, o designer anuncia sua saída do cargo de diretor criativo. Um movimento que, embora surpreendente à…
  • Cloud Dancer é a cor do Ano de 2026!

    Todos os anos a Pantone Color Institute escolhe a cor do ano, que serve de referência e aposta não apenas para os profissionais da moda, mas também para as mais diferentes indústrias existentes. O processo de escolha da cor requer decisões muito ponderadas e uma análise de tendências consistente. Para chegar à decisão a cada…
  • Surpresa: Gucci apresenta Coleção Pre-Fall 2026 em Lookbook!

    Um dia depois do impactante desfile Chanel Métiers d’Art  em Nova York, a Gucci pegou o mercado de luxo de surpresa ao liberar hoje, o lookbook completo de sua coleção Pre-Fall 2026, batizada de “Generation Gucci”. Fotografado pelo próprio Demna, o material funciona como um manifesto visual que antecipa o que veremos em fevereiro, quando…
  • Pequenos Acessórios Femininos Louis Vuitton na Cyber Week

    A história de uma das maiores marcas de luxo é frequentemente contada por meio de suas bolsas icônicas, mas existe um outro capítulo, menor no tamanho, imenso no impacto, que merece luz própria: os acessórios femininos da Louis Vuitton. São criações delicadas que quando observadas de perto, fica claro que o encanto está nos detalhes….
  • 4 Peças da Valentino que valem o investimento na Cyber Week

    Considerado o “rei do chique”, Valentino se tornou um estilista icônico, respeitado e adorado pelas celebridades mais sofisticadas do planeta, além de ter transformado a história da alta costura. Com criações charmosas e que encantam pela excelência e qualidade, as criações da marca se diferenciam por serem luxuosas, soberbas (mas sem deixarem de serem elegantes)…
  • As bolsas Dior para investir na Cyber Week

    Uma das marcas de luxo mais tradicionais e conhecidas do mundo, a Dior é sinônimo de sofisticação, elegância e atemporalidade. Com mais de 70 anos de história, a maison francesa se tornou referência por suas peças refinadas e com estilo feminino, tendo diversos itens icônicos e que são referência, sendo suas bolsas os itens de maior sucesso…
  • Bolsas Louis Vuitton na Cyber Week: Achados que só Fashionistas Reconhecem!

    A história da Louis Vuitton não é só marcada por best-sellers globais como a Speedy, Capucines e a Alma, mas também por bolsas que atraem quem olha moda além da superfície. Embora nem sempre estejam nos feeds ou nas vitrines mais disputadas, alguns modelos menos famosos (injustamente) guardam características que os tornam atemporais: linhas bem…
  • Semana de Moda de Nova York irá Banir uso de Pele

    A Semana de Moda de Nova York (NYFW), que dá início ao calendário internacional de desfiles, acaba de anunciar uma mudança histórica. O Conselho de Designers de Moda da América (CFDA) confirmou que o uso de peles de origem animal estará proibido em todos os eventos e apresentações da programação oficial a partir de setembro…
  • Chanel apresenta Desfile Métiers d’Art 2026 no Metrô de NYC!

    Quando se trata de revelar suas novas coleções, as marcas de moda, principalmente do ramo de luxo, gostam de fazer grandes espetáculos e eventos. Mas, no entanto, ninguém faz algo tão grande como a marca francesa Chanel. A Chanel é conhecida por seus desfiles com cenários e temas extravagantes, nunca poupando esforços para fazer de…